contador de visitas

free web counter

terça-feira, maio 31, 2005

VITÓRIA DE SETUBAL vence a TAÇA DE PORTUGAL

..


..
Algo completamente diferente. A determinação, o crer e a frescura física vestiram as cores verde e branca do emblema de Setúbal na final do Jamor. O Benfica, na ressaca do título, foi menos equipa que a... campeã. E a Taça de Portugal volta a viajar merecidamente para a cidade do Sado, 38 anos depois.

Quem entrou no Estádio Nacional antes do início do desafio de ontem deparou-se com uma atmosfera de compreensível celebração benfiquista. Era o primeiro embate das águias na condição de campeões nacionais, um momento de (mais uma) possível consagração dos "novos heróis". Essa ilusão esvaiu-se, em ambiente febril. Era de outra história (competitiva) que se tratava, mesmo quando uma enorme tarja, no meio dos adeptos do Benfica, assegurava: "a magia continua". A magia não resistiu ao feitiço de José Rachão nem à erosão de uma semana longa, e assim o Vitória de Setúbal fez jus aos seus pergaminhos e à sua condição de histórico. Conquistou a (sua terceira) Taça de Portugal, a primeira das quais (há 40 anos) foi alcançada neste primeiro anfiteatro, frente ao Benfica.

O Setubal apresentou 4 brasileiros no time.

JORGINHO



HUGO ALCANTARA



EDER e AURI.
O Benfica na ressaca de um semana e comemorações, não produzu futebol que justificasse uma possível vitória, e acabou perdendo e bam, pra um Vitória cheio de raça e vontade de vencer.

BRASILEIRÃO - 6ª.RODADA

..
..
PROSSEGUIU O BRASILEIRÃO
DAMOS CONTA DA 6ª.RODADA


.
Santos perde para o Verdão e Botafogo assume a liderança

O Palmeiras saiu da crise com uma vitória por 2 a 1 diante de um Santos desfigurado, neste domingo, no Parque Antártica. Sem a presença de titulares como Robinho, David e Ricardinho, poupados para enfrentar o Furacão na Libertadores, o Peixe não conseguiu confirmar o favoritismo e deixou a liderança, já que permanece com 12 pontos enquanto o Botafogo, que venceu o Atlético Paranaense por 1a 0, chegou aos 15. O Fluminense, com 13, e o Juventude, com 14, também passaram na frente da equipe santista.

Já o Palmeiras conquistou sua segunda vitória na competição, chegou aos sete pontos e pulou para a 15ª colocação. No entanto, o melhor efeito para a equipe alviverde com o triunfo no classico é a volta da confiança, já que o time foi eliminado pelo São Paulo da Copa Libertadores e amargava uma posição próxima da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O primeiro gol da partida foi marcado pelo atacante argentino Gionio, logo aos oito minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, o zagueiro Daniel marcou o segundo do Verdão, mas foi expulso na seqüência, complicando a situação de sua equipe na partida. No entanto, o Santos não conseguiu aproveitar a vantagem de jogar com um a mais e fez apenas um gol, com Basílio, em cobrança de pênalti.

O novo líder do Campeonato Brasileiro passou apertado pelo Atlético Paranaense, que segue na lanterna sem conquistar nenhum ponto. Rafael Marques, no primeiro minuto de jogo, e Almir garantiram ao Botafogo a vitória por 2 a 0 e o total de 15 pontos, um a menos do que o Juventude, que bateu o Coritiba por 2 a 1 e assumiu a vice-liderança da competição. A equipe da de Caxias do Sul é a única ainda invicta na competição.

No clássico carioca, disputado em Volta Redonda, o Flamengo não conseguiu passar pelo time reserva do Fluminense e segue numa posição intermediária (12° lugar com oito pontos). Já o Tricolor chegou aos 13 pontos e ocupa a terceira colocação da tabela.

Ainda no primeiro tempo, o atacante Jean deu um susto em todas as pessoas que assitiam ao clássico. O atacante rubro-negro desmaiou em campo e a partida foi interrompida por oito minutos. Segundo o departmento médico do Flamengo, Jean teve uma crise de hipoglicemia e passará por exames para uma melhor avaliação das causas que o levaram ao desmaio.

Longe da disputa pela ponta, o Corinthians bateu o Atlético Mineiro por 1 a 0 em Belo Horizonte e conseguiu a terceira vitória consecutiva na competição, chegando aos dez pontos e pulando para a oitava posição. Já o Galo permanece com quatro pontos e caiu para a 20ª colocação, na frente apenas de Figueirense e Furacão. O técnico Tite, bastante questionado pela torcida, foi vaiado e pode deixar o comando do clube.

O grande destaque da partida foi o atacante Tevez. O argentino convertou o pênalti sofrido por ele mesmo e cavou a expulsão do zagueiro Adriano. Coelho e o próprio Tevez também levaram cartão vermelho.

Ainda no domingo, o Brasiliense bateu o Paraná por 1 a 0 e a Ponte Preta venceu o Vasco por 4 a 2. Com o resultado, a equipe campineira chegou aos 11 pontos e assumiu a quinta colocação. Já o Internacional sofreu, mas derrotou o Fortaleza por 1 a 0 e também subiu na tabela. Agora, o Colorado ocupa a quinta colocação com 12 pontos.

Duelo dos 'mistões' termina empatado: Com a cabeça bem longe do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Cruzeiro pouparam titulares na partida realizada no início da noite deste sábado, no Morumbi, na abertura da sexta rodada. O resultado não poderia ser outro: empate por 1 a 1.

A Raposa abriu o placar logo aos 45 segundos de jogo, com um gol do meia Adriano, após chutar duas vezes contra o gol de Rogério Ceni. O empate do Tricolor veio ainda na etapa inicial, em um pênalti duvidoso, porém convertido de forma brilhante pelo próprio Rogério. O jogo ainda marcou a estréia do atacante Roger, recentemente contratado junto à Ponte Preta, com a camisa 12 do time do Morumbi.

Agora, São Paulo e Cruzeiro se voltam de maneira integral, respectivamente, para a disputa da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, os paulistas recebem o Tigres, do México, no jogo de ida das quartas-de-final. No mesmo dia, os mineiros enfrentam o Paulista, em Belo Horizonte, precisando mais do que nunca de uma vitória no jogo de volta das semifinais da competição nacional.

Nas outras duas partidas que abriram a sexta rodada neste sábado, o Paysandu venceu o Goiás por 1 a 0, no Mangueirão, e aliviou um pouco a barra do técnico Paulo Campos, na corda bamba por conta dos maus resultados obtidos pelo Papão neste início de Brasileiro.

Já em Florianópolis, o Figueirense, mesmo com um atleta a mais durante boa parte do tempo, precisou esperar um pênalti no mínimo duvidoso, marcado aos 35 minutos do segundo tempo, para balançar as redes do São Caetano. A partida no Orlando Scarpelli terminou com o placar de 2 a 0 para o Figueira, e o Azulão ainda terminou o jogo com nove em campo, após as expulsões de Gustavo, ainda no primeiro tempo, e Douglas, já nos minutos finais do duelo.

6ª rodada
sábado, 28 de maio de 2005
Paysandu/PA 1 x 0 Goiás/GO
Figueirense/SC 2 x 0 São Caetano/SP
domingo, 29 de maio de 2005
Brasiliense/DF 1 x 0 Paraná/PR
Ponte Preta/SP 4 x 2 Vasco/RJ
Flamengo/RJ 0 x 0 Fluminense/RJ
Atlético/MG 0 x 1 Corinthians/SP
Palmeiras/SP 2 x 1 Santos/SP
Internacional/RS 1 x 0 Fortaleza/CE
Botafogo/RJ 2 x 0 Atlético/PR
Coritiba/PR 1 x 2 Juventude/RS

a CLASSIFICAÇÃO FICOU ASSIM:..
1 Botafogo 15
2 Juventude 14
3 Fluminense 13
4 Santos 12
5 Internacional 12
6 Ponte Preta 11
7 Cruzeiro 11
8 Corinthians 10
9 Coritiba 9
10 Goiás 8
11 São Paulo 8
12 Flamengo 8
13 São Caetano 8
14 Fortaleza 7
15 Palmeiras 7
16 Vasco 7
17 Brasiliense 6
18 Paysandu 6
19 Paraná 6
20 Atlético-MG 4
21 Figueirense 4
22 Atlético-PR 0

.
e teve o cássico FLA-FLU
...

FLAMENGO: Diego, Henrique, Júnior Baiano e Rodrigo; Leonardo (China), Da Silva, Jônatas, Renato e André Santos; Jean (Caio, depois Bruno Mezenga) e Obina
Técnico: Celso Roth
FLUMINENSE: Kléber, Schneider, Fabiano Eller, Antônio Carlos e Lino; Marcão, Radamés, Fernando Gomes (Juan) e Maicon (Léo Guerra); Leandro (Rodrigo Tiuí) e Tuta
Técnico: Abel Braga

Fla-Flu do desmaio de Jean-Clássico termina 0 a 0 no dia em que a sombra da trágica morte de Serginho pairou sobre o campo

THALES SOARES O Fla-Flu do dia 29 de maio de 2005 vai ficar conhecido por uma cena traumática, ocorrida aos 16 minutos do primeiro tempo. O atacante Jean cai no meio do campo e companheiros e adversários se unem de forma desesperada, chamando os médicos e alertando o árbitro Djalma Beltrami. O socorro foi rápido e, felizmente, nada de grave aconteceu. O fato lembra o caso do zagueiro Serginho, do São Caetano, que, no ano passado, morreu em campo num jogo com o São Paulo, numa cena parecida. O clássico terminou 0 a 0, mantendo o Fluminense entre os líderes do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos, e o Flamengo na zona intermediária, com oito. O desmaio de Jean mostrou o despreparo das pessoas envolvidas no espetáculo, que invadiram o campo numa atitude inpensada, que poderia ter atrapalhado o atendimento ao jogador. O fato teve uma certa influência no jogo. Afinal, uma situação como essa não passa despercebida. Antes disso, o próprio Jean e Rodrigo tiveram chances claras de abrir o marcador para o Flamengo. Depois da saída do atacante, que paralisou o jogo por nove minutos, o Fluminense ganhou espaço. Schneider e Tuta estiveram perto do gol e Marcão se embolou com Júnior Baiano, numa jogada discutível de pênalti. Na volta do intervalo, mais tranqüilos com a situação de Jean, rubro-negros e tricolores pareciam concentrados. A esta altura, o fato de jogar em Volta Redonda já havia até sido esquecido. Tiuí perdeu uma boa chance na seqüência de uma jogada que poderia ter se transformado em briga generalizada. O árbitro havia paralisado o jogo com a bola rolando. Ele deu bola ao chão e estava acertado que Renato chutaria a bola para fora. Radamés não quis saber, deu seqüência e o Fluminense quase fez o gol. Vários jogadores discutiram. Depois disso, Renato acertou a trave. Pouco depois, por um empurrão em Radamés, Henrique foi expulso. Por incrível que pareça, o Flamengo melhorou. A trave salvou Kléber num chute de Obina e Renato perdeu grande chance. Na seqüência, Schneider se enrolou com a bola e Diego ficou com ela. Fim de jogo. Um 0 a 0 que ficará na memória como o Fla-Flu do desmaio de Jean.

sábado, maio 28, 2005

GETÚLIO VARGAS

..
Getúlio Vargas e a Era Vargas

Biografia: Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

Realizações : criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.


O suicídio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.

Conclusão
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

gETÚLIO

quarta-feira, maio 25, 2005

SANTOS CAMPEÃO INTERCONTINENTAL 1962

..

A FABULOSA EQUIPA DO SANTOS NA NOITE EM QUE SE SAGROU CAMPEÃ INTERCONTINENTAL, VENCENDO O
BENFICA NO ESTÁDIO DA LUZ POR 5-2

Time base do Santos, campeão mundial em 1962: Em pé da esquerda para a direita - Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro. Agachados - Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe


.
SANTOS, CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBESHá 42 anos, o Santos de Pelé encantava o mundo


Foto Gazeta Press


Foi no dia 11 de outubro de 1962 que o Santos Futebol Clube conquistou o título máximo que um clube de futebol pode alcançar. Nesta data, o Peixe sagrou-se campeão mundial interclubes, em Lisboa. A partida que rendeu o título ao Santos foi um verdadeiro show de bola. O placar final foi de 5 para o Peixe e 2 para o Benfica. Este jogo é tido por muitos dos jogadores daquela época como a melhor apresentação do Santos em toda a sua história.

O jogo final foi marcado por muita tensão. O estádio estava lotado e, como não poderia ser diferente, a quase totalidade do público presente torcia para o Benfica. O Santos havia vencido o primeiro confronto, no Maracanã, por 3 a 2, em um jogo muito disputado. O clube português confiava tanto na vitória, que ouviam-se rumores de que já estavam sendo vendidos os ingressos para a terceira partida.

Na verdade, o que a torcida portuguesa viu foi o completo domínio do Santos, que chegou a estar vencendo por 5 a 0. Os gols do Benfica só foram feitos nos últimos cinco minutos de jogo. Os gols do Santos foram marcados pelo famoso trio: Coutinho, Pelé (3) e Pepe. Pelo bonito futebol, a equipe campeã deu sua volta olímpica sendo aplaudida de pé pela torcida adversária. No dia seguinte, os jornais lusitanos estampavam: "O Santos proporcionou a Lisboa um espetáculo inesquecível".

Lima, o curinga da Vila, se lembra da ocasião. "Este jogo, é especial. Parece que joguei esta partida ontem! Tudo que aconteceu antes, durante e depois foi muito emocionante! Foi a primeira vez que "A Voz do Brasil" não foi transmitida só para que os brasileiros pudessem ouvir a transmissão pelo rádio . Foi uma partida maravilhosa, quase perfeita, só não foi perfeita porque a perfeição é inatingível", acredita Lima.

O curinga chegou a fazer aposta com um funcionário do hotel onde a equipe ficou hospedada. "Critiquei eles, dizendo que vender ingressos para um terceiro jogo que havia grande possibilidade de não acontecer, pois o Santos tinha vantagem do empate, era coisa de português! Naquela época divulgávamos o café brasileiro, levando alguns pacotes nas viagens internacionais. Apostei que se o Benfica ganhasse, daria dois pacotes de café para o funcionário mas, se o Santos vencesse, ele teria que me dar duas garrafas de um legítimo vinho português. Quase fiquei bêbado!", brinca. "Ele veio me entregar o vinho com lágrimas nos olhos, então resolvi fazer uma troca e lhe dei o café, para ele não ficar tão triste".

Depois da final, a equipe campeã fez mais dois amistosos na Europa, só retornando ao Brasil uma semana depois. A comemoração teve que ser feita no país lusitano. "Fomos a uma casa de fados onde se apresentava uma cantora muito conhecida na época. Foi uma festa, ela ofereceu muitas músicas para nós. Não havia dúvidas de que tínhamos sido superiores e merecíamos o título", lembra Lima.

Quarenta anos depois, Zito, o capitão santista, relembrou o título. "Eu estava com gripe e achei até que não ia poder jogar. Estava com um pouco de falta de ar, mas não podia deixar de jogar naquela partida". Da emoção, Zito se recorda bem: "Foi maravilhoso, um dos melhores jogos que o Santos fez em toda sua história. Ficamos numa expectativa fantástica até o momento em que entramos em campo. Depois, só pensamos no jogo", contou o capitão.

Pepe, conhecido como o Canhão da Vila, se lembra da tática dos portugueses. "Eles tinham certeza de que aconteceria uma terceira partida. Atacaram muito, deixando muitos buracos na defesa. Além disso, os jogadores tinham muito medo da gente. Vinte e cinco anos depois da conquista, encontrei Torres, que era jogador do Benfica na época, e ele me disse: "Quando vimos aquele time todo de branco e aquele negro com a camisa 10 (Pelé), nos borramos todos" . Pepe acredita que aquela foi a melhor exibição do Peixe em todos os tempos. "Vivemos um sonho. Muitos torcedores acompanharam o time até Portugal", conta.

Na grande final, o técnico Lula fez uma alteração surpresa, colocando Olavo no lugar de Mengálvio e mudando a posição de Lima. "Só ficamos sabendo disso na hora da preleção", disse o Curinga. O time escalado para a decisão foi: Gilmar, Olavo, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe.

Na trajetória para o título, o Peixe marcou o total de 38 gols em 11 jogos. Foram 9 de Coutinho, 8 de Pelé, 5 de Pepe, 4 de Pagão, 4 de Dorval, 2 de Lima, 2 de Zito, 2 de Mengálvio, 1 de Tite e ainda um gol contra do uruguaio Caetano, no jogo em que o Santos conquistou a Taça Libertadores da América. A companha contou com 8 vitórias, 3 empates e saldo de 23 gols.

Ficha técnica
Benfica 2 x 5 Santos
Local: Estádio da Luz, em Lisboa
Data: 11/10/1962
Árbitro: Pierre Schinter (França)
Benfica: Costa Pereira; Humberto, Raul e Cruz; Caven e Jacinto, José Augusto, Santana, Euzébio, Coluna e Simões. Técnico: Otto Glória.
Santos: Gilmar; Olavo, Mauro e Dalmo; Zito, e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Luís Alonso Peres (Lula).
Gols: Pelé, aos 17 e 26 minutos do 1º tempo; Coutinho, aos três, Pelé, aos 19, Pepe aos 31, Euzébio, aos 41, e Simões aos 44 minutos do 2º tempo.

BENFICA CAMPEÃO DE PORTUGAL, 11 ANOS DEPOIS

..
BENFICA VENCE I LIGA
QUEBRANDO UM JEJUM DE
11 ANOS.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – SUPERLIGA

Clube Pts -
1. Benfica 65 34 19 8 7 51-31
2. FC Porto 62 34 17 11 6 39-26
3. Sporting 61 34 18 7 9 66-36
4. Sp. Braga 58 34 16 10 8 45-28
5. V. Guimarães 54 34 15 9 10 38-29
6. Boavista 50 34 13 11 10 39-43
7. Marítimo 49 34 12 13 9 39-32
8. Rio Ave 47 34 10 17 7 35-35
9. Belenenses 46 34 13 7 14 38-34
10. V. Setúbal 44 34 11 11 12 46-45
11. Penafiel 43 34 13 4 17 39-53
12. Nacional 41 34 12 5 17 46-48
13. Gil Vicente 40 34 11 7 16 34-40
14. Académica 38 34 9 11 14 29-41
15. U. Leiria 38 34 8 14 12 29-36
16. Moreirense 34 34 7 13 14 30-43
17. Estoril 30 34 8 6 20 38-55
18. Beira-Mar 30 34 6 12 16 30-56
.
cOMO FOI A ÚLTIMA JORNADA
SUPER LIGA – 34 ª JORNADA

U. Leiria 0-3 Rio Ave
Estoril 0-1 Marítimo
Belenenses 0-0 V. Setúbal
Penafiel 1-3 Gil Vicente
Sporting 2-4 Nacional
Boavista 1-1 Benfica
Beira-Mar 2-2 V. Guimarães
Moreirense 2-1 Sp. Braga
F.C. Porto 1-1 Académica

FORAM CAMPEÕES PELO BENFICA, OS BRASILEIROS:

LUISÃO
PAULO ALMEIDA
ALCIDES
GIOVANNI
ANDRÉ LUIS

terça-feira, maio 24, 2005

brasileirão - 5ª.rodada

..
..
PROSSEGUIU O BRASILEIRÃO
DISPUTANDO-SE NESTE
FIM DE SEMANA A 5ª.RODADA
EIS OS RESULTADOS:
.

22/05/2005
. 16:00 Santos 3 x 0 Atlético-MG Santos
. 16:00 Vasco 3 x 1 São Paulo Rio de Janeiro
. 16:00 São Caetano 1 x 0 Flamengo São Caetano do Sul
. 18:10 Corinthians 2 x 1 Figueirense São Paulo
. 18:10 Cruzeiro 2 x 0 Palmeiras Belo Horizonte
. 18:10 Atlético-PR 1 x 3 Internacional Curitiba
21/05/2005
. 16:00 Paraná 1 x 1 Ponte Preta Curitiba
. 16:00 Fortaleza 2 x 0 Brasiliense Fortaleza
. 16:00 Juventude 2 x 0 Paysandu Caxias do Sul
. 18:10 Goiás 4 x 0 Botafogo Goiânia
. 18:10 Fluminense 2 x 4 Coritiba Volta Redonda

Classificação - .
Pos. Time PG J
1 Santos 12 5
2 Fluminense 12 5
3 Botafogo 12 5
4 Juventude 11 5
5 Cruzeiro 10 5
6 Coritiba 9 5
7 Internacional 9 5
8 Goiás 8 5
9 Ponte Preta 8 5
10 São Caetano 8 5
11 São Paulo 7 5
12 Fortaleza 7 5
13 Flamengo 7 5
14 Vasco 7 5
15 Corinthians 7 5
16 Paraná 6 5
17 Atlético-MG 4 5
18 Palmeiras 4 5
19 Brasiliense 3 5
20 Paysandu 3 5
21 Figueirense 1 5
22 Atlético-PR 0 5



VASCO-Vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo com um show de Alex Dias


Curiosamente, o Vasco, que entrara nesta quinta rodada do Brasileiro como o pior dos times do Rio, foi o único que conseguiu vencer. E de forma convincente: 3 a 1, de virada, como o torcedor vascaíno gosta, sobre o todo-poderoso São Paulo. Com atuação inspirada de Alex Dias, autor de dois gols, que mostrou mais uma vez por que é considerado o melhor jogador do time. Foi a primeira vitória, dentro de campo, do Vasco na competição.

Foi uma partida boa de se ver. Muito movimentada, com os dois times preterindo a defesa pelo ataque. Tanto que, com apenas três minutos, o Vasco já havia chegado com perigo ao gol tricolor. Mas quem marcou primeiro foi o São Paulo, em uma jogada que envolveu seus dois melhores jogadores em campo: Cicinho, responsável pelo cruzamento, e Danilo, que marcou.

Apesar do mau momento que atravessava, o Vasco não se abalou e manteve o ímpeto, explorando as laterais, com Maciel, pela esquerda e, principalmente, Thiago, pela direita. Com isso, Coutinho teve facilidade para avançar pelo meio e empatar o jogo, com uma bomba de fora da área e com a ajuda de Rogério, que mais uma vez falhou, prejudicando a equipe.

Na segunda etapa, as duas equipes continuaram muito ofensivas. Porém, o Vasco teve uma diferença que foi primordial para a vitória: Alex Dias. Ele resolveu entrar de vez na partida e o resultado não demorou a aparecer. Bastaram apenas três minutos para ele receber um lançamento de Ives, cortar Renan e marcar o seu terceiro gol no Brasileiro.

Com a virada, o Vasco recuou e aí quem passou a trabalhar um pouco mais foi o goleiro Erivélton, que a cada dia se firma no gol vascaíno. Mas ainda faltava acabar com qualquer chance de reação do São Paulo. Como o dia era de Alex Dias, não poderia ser outro o responsável pela missão. Desta vez, porém, ele precisou de uma forcinha do zagueiro Edcarlos, que desviou a bola de cabeça, e do árbitro Evandro Roman, que na súmula lhe concedeu o gol

quarta-feira, maio 18, 2005

Daniela e Ronaldo

..

A relação de Ronaldo e Daniela Cicarelli chegou ao fim, mas o futebolista já ‘chutou a bola para a frente’. O craque do Real Madrid foi visto na companhia de uma das suas antigas paixões, Mireia Canalda, que curiosamente abandonou para ficar com Daniela. Já a apresentadora está arrasada com o fim do namoro.

sporting vencedor da taça das taças 1664

..
Taça das Taças: o cantinho de Morais na outra final do Sporting


Foi há exactamente 41 anos, a 5 de Maio de 1964, que o Sporting carimbou o passaporte para a final da Taça das Taças. Essa era, até esta noite, a única vitória dos «leões» numa meia-final europeia. Osvaldo Silva marcou em Madrid (65 m), o golo que garantiu a vitória sobre o Lyon e a presença na decisão, depois de um percurso que culminou com a conquista do troféu e ainda merece destaque no historial das competições europeias.

Não foi fácil o caminho até à final, mas o «leão mostrou a sua raça». O Atalanta foi o primeiro adversário e o Sporting precisou de três jogos para afastar os italianos. Em 1963/64 os golos fora valiam tanto como os caseiros e a eliminatória teve de ter desempate em campo neutro. Depois da derrota por 2-0 em Itália e da vitória por 3-1 no velhinho Alvalade, o Sporting venceu por 3-1 no Estádio Sarriá, em Barcelona.

Seguiu-se o muito modesto Apoel Nicósia. Sem dinheiro para pagar as viagens até Portugal os cipriotas aceitaram a «ajuda» do Sporting e realizaram os dois jogos em Alvalade. Os «leões» arrecadaram aquele que ainda hoje é recorde nas competições europeias: vitória por 16-1. Na segunda-mão, a cumprir calendário, venceram por 2-0.



MASCARENHAS, AUTOR DE 5 GOLOS AO APOEL

O todo-poderoso Manchester United foi o adversário dos quartos-de-final. Em Inglaterra o Sporting foi derrotado por 4-1 e em Alvalade fez o que muitos julgavam impossível: venceu por 5-0, com três golos de Osvaldo Silva, um de Geo e outro de Morais.



OSVALDO SILVA

Nas meias-finais a equipa leonina encontrou o Lyon e voltou a precisar de três jogos. Depois de empates em França (0-0) e Alvalade (1-1), o Sporting desempatou a seu favor em Madrid (1-0).

O adversário da decisão foi o MTK Budapeste. A final teve lugar a 13 de Maio, em Bruxelas. O jogo terminou empatado (3-3) após prolongamento e foi necessária uma finalíssima, dois dias depois em Antuérpia, para encontrar o dono do «caneco».

Morais entrou para a história. Aos 19 minutos marcou de canto directo o golo da vitória verde-e-branca. «Ensaiava muitas vezes esse tipo de lance. Só tinha de pedir ao Figueiredo para se pôr ao pé do guarda-redes, funcionando como ponto de referência, para lhe cortar a bola junto à cabeça. Ele tinha era de ter cuidado para não fazer obstrução. Nesse instante peguei a bola, acariciei-a como se fosse uma amante e disse-lhe baixinho que ela entraria directa na baliza do húngaro¿», recorda o herói da conquista, citado pelo site oficial do Sporting.

A «amante» satisfez o desejo: entrou e Morais marcou o golo épico. O Sporting conquistou o seu primeiro e único título europeu até ao momento. É a única Taça das Taças na mão de um clube português, já que a competição foi extinta em 1998/99.

SPORTING, TAÇA DAS TAÇAS, 1963/1964

Percurso até à final:

1ª Eliminatória:
Atalanta-Sporting, 2-0
Sporting-Atalanta, 3-1
Sporting-Atalanta, 3-1
(desempate em Barcelona)
2ª Eliminatória:
Sporting-Apoel Nicósia, 16-1
Sporting-Apoel Nicósia, 2-0

Manchester United-Sporting, 4-1
Sporting-Manchester United, 5-0

Lyon-Sporting, 0-0
Sporting-Lyon, 1-1
Sporting-Lyon, 1-0
(desempate em Madrid)

Final
Sporting-MTK Budapeste, 3-3 (a.p.)
(Mascarenhas, 40; Figueiredo, 45 e 80) (Sandor, 19; Kuti, 73; Sandor, 75)
Estádio do Heysel, em Bruxelas, 13 de Maio de 1964
3 mil espectadores
Sporting: Carvalho; Pedro Gomes, Pérides, A. Baptista, Carlos; Géo, F. Mendes; Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo e Morais.
MTK Budapeste: Kovalik; Keszei, Dansky, Jenei; Nagy, Kovacs; Sandor, Vasas, Kuti, Bodor, Halapi.

Finalíssima
Sporting-MTK Budapeste, 1-0
(Morais, 19)
Estádio Bosuil, em Antuérpia, 15 de Maio de 1964
19 mil espectadores
Sporting: Carvalho; Pedro Gomes, Pérides, A. Baptista, Carlos; Géo, F. Mendes; Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo e Morais.
MTK Budapeste: Kovalik; Keszei, Dansky, Jenei; Nagy, Kovacs; Sandor, Vasas, Kuti, Bodor, Halapi.

segunda-feira, maio 16, 2005

BRASILEIRÃO 4ª.RODADA

..
..
A TRANCA SEGUE O
BRASILEIRÃO:

NA FOTO, O FLAMENGO BATEU O SANTOS 2-1
.
.sábado, 14 de maio de 2005
Fortaleza/CE 2 x 1 Ponte Preta/SP
Figueirense/SC 1 x 2 Internacional/RS
São Paulo/SP 1 x 0 Coritiba/PR
Botafogo/RJ 2 x 1 Atlético/MG
domingo, 15 de maio de 2005
Paysandu/PA 3 x 2 São Caetano/SP
Juventude/RS 4 x 1 Vasco/rj
Atlético/PR 1 x 2 Corinthians/SP
Cruzeiro/MG 3 x 1 Goiás/GO
Flamengo/RJ 2 x 1 Santos/SP
Palmeiras/SP 1 x 2 Paraná/PR
Brasiliense/DF 0 x 3 Fluminense/RJ
...
BOTAFOGO, 2 ATLETICO MINEIRO, 1

.
Vitória por 2 a 1, do Botafogo, gols de César Prates e Túlio, sobre o Atlético Mineiro, na Arena Petrobras, na Ilha do Governador. Euller diminuiu. O goleiro alvinegro neutralizou o bombardeio desfechado em larga escala pelos mineiros, garantindo a liderança isolada temporária no Campeonato Brasileiro e fazendo o time atingir a marca de quatro vitórias seguidas, algo que não conseguia desde 81. A sorte esteve ao lado da equipe alvinegra durante o primeiro tempo, pois não conseguia articular nenhuma jogada de efeito diante do Atlético Mineiro. Pelo contrário. Os mineiros, ainda que sem muita inspiração, chegavam perigosamente à área de Jefferson. Alex Alves e Guilherme, que resolveram renunciar ao ataque, formavam uma dupla estéril. O meio-campo do Botafogo, inoperante, deixou o técnico PC Gusmão sem paciência. . César Prates, aos 17, bateu no ângulo esquerdo e Danrlei, paralisado, apenas acompanhou com os olhos a bola entrar. O Atlético pareceu voltar avassalador depois do intervalo. Foi apenas impressão. O Botafogo deixou de lado a estranha postura da etapa inicial, melhorando significativamente em relação ao que jogou. Numa excelente trama pela esquerda, com Gláuber, Túlio ampliou depois de chutar na saída do goleiro Danrley. O Atlético, porém, esboçou reação. Aos 15, numa tabela diante da zaga carioca, Euller descontou. A partida ficou mais disputada e o Botafogo pareceu estar mais consistente na marcação depois que Juca substituiu Gláuber. Mesmo assim, o Atlético, em algumas investidas, ofereceu certo perigo com Rodrigo Fabri e Fábio Júnior. Mas Jefferson atrapalhou os planos da dupla. Os cariocas, embora trabalhando melhor as jogadas, não conseguiam finalizar de forma eficiente

. Classificação
.
FASE ÚNICA
Classificação - .
Pos. Time PG J
1 Fluminense 12 4
2 Botafogo 12 4 4
3 Santos 9 4
4 Juventude 8 4
5 São Paulo 7 4
6 Cruzeiro 7 4
7 Ponte Preta 7 4
8 Flamengo 7 4
9 Coritiba 6 4
10 Internacional 6 4
11 São Caetano 5 4
12 Goiás 5 4
13 Paraná 5 4
14 Atlético-MG 4 4
15 Palmeiras 4 4
16 Fortaleza 4 4
17 Vasco 4 4
18 Corinthians 4 4
19 Brasiliense 3 4
20 Paysandu 3 4
21 Figueirense 1 4
22 Atlético-PR 0 4


FLAMENGO, 2 SANTOS,1
.Flamengo 2X1 Santos
Fla chega à segunda vitória no Brasileiro graças a Diego.
Goleiro fecha o gol e acaba com invencibilidade do Santos
Deivid, Robinho, Fabiano e Danilo devem ter tido pesadelos com Diego. O goleiro evitou cinco gols certos do Peixe. Tomou conta da área e deu a sua equipe a vitória por 2 a 1, ontem, na Arena Petrobras.
A importância do camisa 1 é ainda maior se for lembrado que os dois gols rubro-negros nasceram em contra-ataques armados após defesas do sucessor de Júlio César.

O placar acabou com a invencibilidade do Santos no Campeonato Brasileiro e fez com que o Rio de Janeiro acordasse hoje com os dois líderes do Campeonato Brasileiro: Botafogo e Fluminense. Foi também o primeiro resultado negativo de Gallo no comando do Peixe.

Não fosse pelas defesas de Diego, o primeiro tempo não teria apresentado nada. O futebol mostrado pelos dois times foi de uma indigência de dar dó. A defesa do Fla batia cabeça e os paulistas não aproveitavam. Os zagueiros alvinegros (e Henao) pareciam sonolentos e os cariocas também vacilaram.

Foram 45 minutos em que o Santos não foi o mesmo de sempre e o Flamengo, foi.

Os bocejos nas arquibancadas só cessaram na etapa final. Robinho começou a ser mais acionado e teve que ser parado várias vezes com faltas não vistas pela arbitragem. O time de Celso Roth começou a jogar mais pela esquerda, com Renato e Fellype Gabriel. As chances começaram a se suceder. É verdade que mais pelas deficiências defensivas das duas equipes do que por talento ofensivo. Mas, e daí?

Foi também no segundo tempo que Diego mostrou seu arsenal de defesas. Evitou dois gols certos de Deivid, um de Fabiano e outro de Danilo. Também foi buscar no pé da trave falta cobrada por Ricardinho.

Como a virada aconteceu depois de lances em que evitou gols, não é difícil imaginar quantos gols o Flamengo teria marcado se o goleiro fosse outro que não o "milagreiro" Diego.

domingo, maio 15, 2005

SUPER LIGA PORTUGUESA

..
BENFICA VENCE SPORTING 1-0
E FICA A UM PONTO DE SER
CAMPEÃP APÓS 11 ANOS DE JEJUM.
O BRASILEIRO LUISÃO, MARCA O
GOLO DO TÍTULO (?).
.

Benfica vence Sporting e está a um ponto do título
Um golo de Luisão, aos 83 minutos, deu a vitória ao Benfica no emocionante «derby» com o Sporting. Os «encarnados» estão agora a um ponto do título (basta-lhes empatar no Bessa), enquanto Sporting e Sp. Braga disseram adeus ao mesmo. O FC Porto venceu o Rio Ave (2-0) e ainda está na corrida...



ASF
... mas, para ser campeão, o «dragão» precisa de vencer a Académica, na última jornada, e esperar que o Benfica perca com o Boavista, no Estádio do Bessa. O V. Guimarães venceu o Boavista por 2-0 e garantiu presença na Taça UEFA, enquanto Moreirense e Estoril-Praia foram despromovidos à Liga de Honra, juntando-se ao Beira-Mar.

Não foi um «derby» muito bem jogado. O nervosismo apoderou-se dos jogadores e as «coisas» não saíam bem no momento da finalização. Três remates para cada lado, muito pouco em termos de produção atacante, na primeira parte. Benfica a trocar melhor a bola mas a falhar o último passe, o Sporting muito lento na transição entre o meio-campo e o ataque. O nulo justificava-se ao intervalo.

Na segunda parte, o Benfica entrou de rompante, como que a querer chegar depressa ao golo, criou oportunidades para isso, mas não as concretizou. José Peseiro mexeu na equipa, o Sporting reequilibrou o jogo, criou situações de perigo, mas também não teve arte e engenho para chegar ao golo.

Num jogo de nervos, rodeado por tanta emoção, adivinhava-se que o golo só poderia surgir de lance de bola parada ou, então, num rasgo individual de qualquer jogador. E assim aconteceu: aos 83 minutos, Petit foi chamado a transformar um livre, Luisão surge na área leonina para o desvio de cabeça, salta com Ricardo e chega ao golo. O guarda-redes leonino fica estatelado no relvado, depois de não ter conseguido segurar a bola, mas não se vislumbrou falta do central encarnado, tanto mais que saltou de costas com Ricardo. Um golo importante que poderá ditar o título para o Benfica. Basta-lhe, para isso, um empate no Bessa, na última jornada.

O Sporting disse adeus ao título e vira-se agora para a Taça UEFA, com o CSKA de Moscovo, em Alvalade. Depois do mau início de campeonato, os «leões» chegaram ao fim a discutir o título e bem merecem uma grande alegria na final europeia, tanto mais que se realiza no seu estádio.

Boa arbitragem de Paulo Paraty. A expulsão de Beto terá sido por palavras a um dos seus auxiliares.

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

BENFICA – Quim; Miguel (Mantorras, 78 m), Luisão, Ricardo Rocha e Dos Santos; Petit e Manuel Fernandes; Geovanni, Nuno Assis (João Pereira, 83 m) e Simão; Nuno Gomes (Alcides, 88 m).

SPORTING – Ricardo; Miguel Garcia, Beto, Polga e Rui Jorge (Tello, 66 m); Custódio; Rochemback (Hugo Viana, 73 m), João Moutinho e Pedro Barbosa; Douala (Pinilla, 70 m) e Sá Pinto.

Ao intervalo: 0-0

Golo: Luisão (83 m), de cabeça, na sequência de livre apontado por Petit.

Resultado final: 1-0

PORTUGAL E BRASIL vencidos pela FRANÇA no mundial de futebol de praia

..
PORTUGAL, APÓS VENCER O BRASIL
EM PLENA COPACABANA, NO MUNDIAL
DE FUTEBOL DE PRAIA, PERDE PARA
A FRANÇA, APÓS UM EMPATE 3-3
E NA MARCAÇÃO DE PENALTYS
.

.Brasil e Portugal fizeram ontem, em Copacabana, um dos melhores jogos da história do futebol de areia, válido pelas semifinais da I Copa do Mundo da Fifa. Empatados no tempo normal (5 x 5) e na prorrogação (1 x 1), o finalista só foi conhecido nas cobranças de tiro livre da marca do pênalti, onde o brasileiro Jorginho, segundo a cobrar, acertou a trave, e Madjer, melhor jogador na arena, deslocou Robertinho para levar os portugueses à final Dramático desde o início, o jogo foi um verdadeiro teste para cardíacos. Depois de aproveitar um erro de marcação, Madjer pegou o rebote do travessão para abrir o marcador, aos 2m03s. Cerca de um minuto depois, Romário de cabeça quase empatou. O zagueiro Hernani salvou em cima da linha. Mas, numa falta bem cobrada por Marinho, aos 4m12s, o montinho artilheiro tirou as chances de defesa de Robertinho. Portugal 2 a 0. Em desvantagem, o técnico Índio fez duas alterações. Benjamin e Romário deram lugar a Neném e Buru. Mais forte defensivamente, o Brasil retomou as rédeas do jogo e Buru poderia ter se tornado a estrela do dia. Em duas jogadas, dois gols. Um de cabeça e outro num chute rasante, o Brasil empatou. Madjer continuava incomodando, e de bicicleta botou novamente os portugueses em vantagem, 3m42s do fim do primeiro período. Sem deixar a peteca cair, Buru tabelou com Neném e de perna esquerda colocou a bola no ângulo direito do goleiro, Bruno. Assim, cabeça-a-cabeça seguiu o duelo das duas melhores seleções do mundo. No quinto minuto do segundo período, Benjamin, em jogada individual, deu o comando do marcador ao Brasil pela primeira vez no jogo. E, aos 10m06s, Chumbinho passou a bola para Neném, que de bicicleta fez um golaço. 5 a 3. Tudo dava a impressão de que a vaga na final estaria garantida, mas na saída de bola, Madjer acertou um belo chute, diminuindo para 5 a 4. O Brasil caiu de rendimento no período final, com isso, Portugal cresceu e Madjer, mais uma vez, soltou a perna para acertar um chute cruzado, 5 a 5. Quando restavam 30 segundos para o término, Brasil e Portugal partiram para o tudo ou nada, numa seqüência emocionante de jogadas, na tentativa de mudar o placar e, assim, evitar a prorrogação. Mas o esforço foi em vão.



--------------------------------------------------------------------------------
Voltar

Rio de Janeiro (RJ) - Nem Brasil, nove vezes campeão mundial, nem Portugal, que levou uma vez a taça. O primeiro campeão mundial 'oficial' com a chancela da Fifa é a França, que venceu os favoritos portugueses na manhã deste domingo, nas areias da praia de Copabacana, no Rio de Janeiro.
Após um dramático empate por 3 a 3 no tempo regulamentar e 0 a 0 na prorrogação, os franceses comandados pelo polêmico ex-jogador Eric Cantona levaram a melhor na decisão por pênaltis: 1 a 0, e o troféu da Fifa garantido.

Foi a primeira conquista mundial da França no futebol de areia. Das dez edições anteriores da Copa do Mundo, todas não-oficiais, o Brasil venceu nove e Portugal, uma. Os franceses haviam conquistado dois vice-campeonatos - uma derrota para os brasileiros, e outra para os portugueses em finais.

O primeiro tempo da partida, disputada sob forte calor, terminou sem gols. No segundo tempo, Mendy (o destaque do jogo) fez os dois primeiros gols da França, mas, no terceiro e último tempo, Madjer descontou para Portugal.

Mendy, então, fez 3 a 1 (seu nono gol na Copa), dando a impressão de que o jogo estaria liquidado. Mas os portugueses reagiram e conseguiram levar a decisão para a prorrogação: Belchior diminuiu para 3 a 2 e, de novo, igualou o placar, quando só faltavam oito segundos para o encerramento.

Após uma prorrogação sem gols, a França teve mais sorte nos pênaltis. Ottavy converteu sua cobrança, e Alan desperdiçou para Portugal, dando o título mundial aos franceses. Após a partida, Cantona e os outros jogadores comemoram muito nas areias de Copacabana, enquanto os portugueses, que eliminaram o Brasil na semifinal, não escondiam a decepção.

Confira os quatro primeiros colocados da Copa do Mundo de futebol de areia:

1) França (campeã)
2) Portugal (vice)
3) Brasil
4) Japão

terça-feira, maio 10, 2005

PAULO AUTRAN em Portugal

..


Autran é nascido no Rio de Janeiro, e é considerado um dos maiores atores da sua geração, estréia em 13 de Dezembro de 1949 na peça Um Deus Dormiu Lá em Casa. Trabalha no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), nos primeiros anos da carreira. Em 1955, forma com Tonia Carrero e Adolfo Celi a sua própria companhia. A estréia é triunfal com a montagem de Otelo, de Shakespeare, traduzido especialmente para a ocasião. Algumas de suas interpretações de clássicos, como Édipo Rei, My Fair Lady, Seis Personagens em Busca de um Autor, A Morte de um Caixeiro Viajante, marcam a história do teatro brasileiro. No cinema, protagoniza, em 1967, a obra-prima do cinema novo Terra em Transe e O País dos Tenentes, em 1987. Cria personagens memoráveis nas telenovelas Guerra dos Sexos e Sassaricando. Em 1995, obtém grande sucesso com a peça As Regras do Jogo, de Noel Coward. Aos 73 anos, realiza a antiga ambição de um ator shakespeariano, interpretando o infeliz e ancião protagonista de Rei Lear.
Carioca, nascido no dia 07 de setembro de 1922, o ator Paulo Autran diz que seu primeiro contato com o teatro foi aos 7 anos de idade, quando improvisou um figurino composto por calção e chinelos vermelhos e uns chifrinhos feitos por sua tia para interpretar um diabo, numa peça escrita por sua irmã mais velha. Autran conta que escreveu sua primeira peça aos 11 anos. Segundo diz o ator, aos risos, As Onças da Jamaica tinha uma avó muito velha, "mais de 30 anos, o auge da velhice na época".

Apesar das brincadeiras de criança, Paulo Autran estudou Direito, tendo, inclusive, escritório próprio. A mudança na carreira profissional ele diz ter que agradecer à atriz Tônia Carreiro. A primeira peça da dupla, que sempre trabalhou em perfeita sintonia, foi Um Deus Dormiu Lá em Casa, de Guilherme Figueiredo. No programa, cenas da versão para a televisão (1974) da peça.

Sobre a carreira no cinema, o ator fez filmes como Apassionata (1952) e Uma Pulga na Balança (1953), da Companha Vera Cruz, e O País dos Tenentes (1987), sempre com um olhar muito crítico, lançando frases como "o filme era muito bem feito, mas a história bobíssima". Autran conta, ainda, a mirabolante aventura de filmar Terra em Transe (1967), com Glauber Rocha, no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que corria o interior paulista com a peça Liberdade, Liberdade.

Na TV, destaque para o trabalho do ator em Pai Herói (1979), em que interpretava um personagem cômico em uma novela dramática, experiência que, depois, tornou-se regra nas novelas brasileiras, originando núcleos cômicos em novelas mais "sérias".

Algumas de suas frases:

" O teatro existe porque há gente querendo dizer algo"

"Fumo porque sou burro"

"A pessoa mais acompanhada do mundo é só"

Em 1987 faz a novela Sassaricando de Silvio de Abreu, Autran fazia o personagem Aparício Varella, dono e presidente das tecelagens Abdala, onde interpretava ao lado da grande atriz Jandira Martini.

Paulo Autran nasceu no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Aos 8 anos, mudou-se com a família para São Paulo. Nessa época, já cultivava um interesse pelo teatro, indo assistir a várias peças. Em 1945, formou-se em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), mas abandonou a profissão em 1949 para dedicar-se ao teatro.
No mesmo ano, a convite de Tônia Carrero, estreou na peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, de Guilherme Figueiredo. Logo em seu primeiro papel, Autran foi agraciado com o prêmio de melhor ator do ano de 1949.
A partir de 1951, fixou-se no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Em 1956, formou uma companhia teatral com Tônia Carrero e Adolfo Celi, que durou até 1961. Destacam-se, nessa fase, suas atuações em Otelo, Édipo Rei, A Viúva Astuciosa (de Goldoni) e Sem Saída (de Sartre). Em 1962, o musical My Fair Lady fez grande sucesso, permanecendo dois anos em cartaz.
Com a instauração da ditadura militar, o seu público passou a ser basicamente de jovens e universitários. Em diversas ocasiões, Autran teve de sair de uma apresentação diretamente para o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) para prestar depoimento. A peça Liberdade, Liberdade (1965) foi assistida por milhares de estudantes, que a encararam como uma forma de protesto contra o regime vigente no Brasil. Em 1970, a montagem de Brasil e Cia foi censurada. Autran teve de representar toda a peça para o chefe da Polícia Federal, para que ela fosse liberada.
Atuou, ainda, em várias outras peças aclamadas pelo público e pela crítica. Destacam-se Vida de Galileu (de Brecht, 1989), Rei Lear (de Shakespeare, 1996) e O Crime do Doutor Alvarenga (de Mauro Rasi, 1998). Em mais de 50 anos de carreira no teatro, atuou em mais de cem montagens. Dirigiu algumas peças, como Pai (1999), um monólogo com a atriz Beth Coelho, e Dia das Mães (2001), que teve no elenco a apresentadora Adriane Galisteu.
Paulo Autran também teve grandes momentos no cinema, em filmes como Terra em Transe (de Glauber Rocha, 1967). Recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília, por seu trabalho em O País dos Tenentes (1987). Na televisão, protagonizou ótimos momentos com Fernanda Montenegro na novela Guerra dos Sexos (1983).
Filmografia. Veneno (1952); Apassionata (1952); Uma Pulga na Balança (1953); É Proibido Beijar (1954); Destino em Apuros (1954); As Sete Evas (1962); Crônica da Cidade Amada (1964); Terra em Transe (1967); Mar Corrente (1967); O Menino Arco-Íris (1983); Vertigens (1985); O País dos Tenentes (1987); Fogo e Paixão (1988); Felicidade É... Sonho (1995); Tiradentes (1998); Oriundi (1999).
Na Televisão. Gabriela, Cravo e Canela (1960); Pai Herói (1979); Os Imigrantes (1981); Guerra dos Sexos (1983); Sassaricando (1987); Brasileiras e Brasileiros (1990); Hilda Furacão (minissérie, 1998).

PAULO AUTRAN está presentemente em PORTUGAL, onde veio representa VISITANDO MR.GREEN:




Escrita pelo americano Jeff Baron «Visitando Mr. Green» é a peça sobre os relacionamentos humanos, a estupidez dos preconceitos e a importância da compreensão entre as pessoas.
«Visitando Mr. Green», conta a história de um velho ranzinza, cheio de manias que vive sozinho. Mr. Green é acidentalmente atropelado pelo carro do executivo Ross Gardiner. Por essa razão Ross é obrigado pela justiça a prestar serviços19-05-2005 a 19-06-2005
4ª-Sab: 21h30: Dom: 19h00
Entrada: EUR 27,50 / ... / EUR 15,00

Paulo Autran (Actor / Actriz)
Dan Stulbach (Actor / Actriz)
Elias Andreato (Direcção Artística)
Jeff Baron (Texto)

Escrita pelo americano Jeff Baron «Visitando Mr. Green» é a peça sobre os relacionamentos humanos, a estupidez dos preconceitos e a importância da compreensão entre as pessoas.
«Visitando Mr. Green», conta a história de um velho ranzinza, cheio de manias que vive sozinho. Mr. Green é acidentalmente atropelado pelo carro do executivo Ross Gardiner. Por essa razão Ross é obrigado pela justiça a prestar serviços comunitários, visitando o Mr. Green uma vez por semana.
comunitários, visitando o Mr. Green uma vez por semana, de Jeff Baron
Teatro Tivoli

19-05-2005 a 19-06-2005
4ª-Sab: 21h30: Dom: 19h00
Entrada: EUR 27,50 / ... / EUR 15,00

Paulo Autran (Actor / Actriz)
Dan Stulbach (Actor / Actriz)
Elias Andreato (Direcção Artística)
Jeff Baron (Texto)

Escrita pelo americano Jeff Baron «Visitando Mr. Green» é a peça sobre os relacionamentos humanos, a estupidez dos preconceitos e a importância da compreensão entre as pessoas.
«Visitando Mr. Green», conta a história de um velho ranzinza, cheio de manias que vive sozinho. Mr. Green é acidentalmente atropelado pelo carro do executivo Ross Gardiner. Por essa razão Ross é obrigado pela justiça a prestar serviços comunitários, visitando o Mr. Green uma vez por semana

BRASILEIRÃO - 3ª.rodada

..
..
DISPUTOU-SE ESTE FIM DE
SEMANA A 3ªRODADA DO
CAMPEONATO BRASILEIRO,
EIS OS RESULTADOS.
.
.
Terceira rodada
Santos 2 x 1 Atlético-PR
Ponte Preta 2 x 0 Paysandu
Paraná 2 x 2 Juventude
Goiás 0 x 0 Figueirense
Inter P.A. 1 x 0 Flamengo
Corinthians 1 x 5 São Paulo
Coritiba 1 x 0 Palmeiras
Vasco 0 x 1 Botafogo
Fluminense 2 x 1 Cruzeiro
São Caetano 2 x 1 Fortaleza
Atletico Mineiro 0 x 1 Brasiliense
.
Classificação;
...... 1º Santos 9
2º Botafogo-RJ 9
3º Fluminense 9
4º Ponte Preta 7
5º Coritiba 6
6º Goiás 5
7º Juventude 5
8º São Caetano 5
9º São Paulo 4
10º Atlético-MG 4
11º Cruzeiro 4
12º Palmeiras 4
13º Flamengo 4
14º Vasco 4
15º Brasiliense-DF 4
16º Internacional 3
17º Paraná 2
18º Fortaleza 1
19º Figueirense 1
20º Corinthians 1
21º Atlético-PR 0
22º Paysandu-PA 0.
.
A derrota do VASCO no seu Estádio , com o BOTAFOGO por 0-1, e a escandalosa derrota do CORINTHIANS galático ( do ROGER, CARLOS ALBERTO, TEVEZ etc) igualmente em casa frente ao SÃO PAULO, com PAULO AUTUORI a estrear no comando do time, POR 1-5, FORAM DOS DESTAQUES.
.
VASCO 0 BOTAFOGO 1
.
Botafogo vence Vasco e também lidera Brasileiro


O Botafogo confirmou o bom início do Campeonato Brasileiro e venceu, neste domingo, o Vasco por 1 a 0 em São Januário. A vitória garantiu 100% de aproveitamento ao time carioca e a liderança do Nacional, ao lado do Santos e do Fluminense.
Com a vitória, o time de General Severiano chegou aos nove pontos, mesma pontuação do Santos. Ambos têm o mesmo saldo de gols, mas a equipe santista tem um número de gols pró maior. O Vasco se mantém com quatro pontos e sofre sua primeira derrota no Brasileiro, ficando na 13ª posição.

No primeiro tempo, o jogo foi equilibrado. Os dois times não conseguiram criar muitas jogadas de perigo, mas ambos brigaram bastante pela posse de bola. Pior ainda para o Botafogo foi a saída de Ramon com apenas 14min de jogo, após sofrer um chute de Jorginho Paulista no calcanhar esquerdo.

Ainda assim, o Botafogo teve a melhor oportunidade da etapa, aos 18min. Alex Alves carregou a bola pelo comando e, com um balão, passou para Almir na ponta esquerda. Ele entrou na área e chutou cruzado. Everton pegou a bola em dois tempos.

Aos 40min, O Vasco teve sua melhor chance, em uma cabeçada de Alex Dias que Jefferson defendeu à queima-roupa.

O segundo tempo foi bastante movimentado, com muita correria por parte do Vasco. Logo aos 3min, Romário recebeu sozinho e chutou em cima de Jefferson. Aos 11min, Thiago Maciel chegou à linha de fundo e cruzou para Alex Dias, que tocou sem força. A bola raspou a trave direita do goleiro alvinegro.

O Botafogo fez o gol da vitória aos 19min. Dois minutos antes, Rafael Marques pegou sobra do escanteio, driblou Everton e foi derrubado. O árbitro Edílson Pereira de Carvalho marcou pênalti. Na batida, Alex Alves marcou e garantiu a vitória ao Botafogo.

Na próxima rodada, o Vasco visita o Juventude e o Botafogo recebe o Atlético-MG. Ambos os jogos acontecem no domingo.

Ficha Técnica
Vasco 0 x 1 Botafogo
Equipes
.
VASCO
Everton
Thiago Maciel
(Diego)
Ciro
Alemão
Jorginho Paulista
Coutinho
Ygor
Róbson Luiz
Abedi
(Neto)
Alex Dias
Romário

Técnico:
Dário Lourenço
.
BOTAFOGO
Jefferson
César Prates
Rafael Marques
Scheidt
Oziel
Jonílson
Túlio
Almir
Ramon
(Glauber)
Alex Alves
(Ricardinho)
Caio
(Marcelinho)
Técnico:
Paulo C. Gusmão

GolOs
19min - 2 º tempo
Alex Alves

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (SP)
Público e renda: 15
.
CORINTHIANS, 1 SÃO PAULO, 5
.
São Paulo goleia e afunda o Corinthians em crise

O São Paulo goleou o Corinthians, neste domingo, e aumentou a crise do rival. Os 5 a 1, conseguidos pela equipe tricolor no estádio do Pacaembu, deverão custar o emprego do técnico Daniel Passarella.
Torcedores invadem o campo para agredir Passarella

Ele poderá ser o 13º técnico corintiano a ser demitido após uma derrota para o São Paulo. Os três últimos - Júnior, Juninho Fonseca e Tite - caíram após jogos contra o São Paulo.

O treinador, que já estava com uma situação delicada desde a eliminação da Copa do Brasil, foi bastante criticado pela torcida que compareceu ao estádio. Vários torcedores chegaram a invadir o gramado para tentar agredir o argentino.

Nas numeradas, o vice-presidente do MSI, Paulo Angioni, e o vice-presidente do clube, Andres Sanchez, também foram ameaçados e escaparam de agressões devido à ação dos seguranças do Corinthians.

Nas arquibancadas próximas ao portão principal, corintianos entraram em confronto com os policias. A confusão fez com que os reservas do São Paulo, que aqueciam no local, atravessassem o campo e fossem para perto de seus torcedores.

O show são-paulino e o vexame corintiano começaram logo aos 3min do primeiro tempo. O atacante Grafite sofreu pênalti de Marquinhos. O goleiro Rogério Ceni bateu e abriu o placar.

O gol fez com que o Corinthians, que já estava tenso em campo, se perdesse completamente. E o segundo gol não demorou a sair. Aos 13min, Rogério Ceni bateu falta na entrada da área, Tiago espalmou e, no rebote, Luizão marcou.

O domínio são-paulino continuava e o terceiro gol saiu três minutos depois, em uma jogada que mostrou nitidamente o estado de espírito do time. Danilo chutou de fora da área. A bola iria para fora, mas Carlos Alberto tentou afastar. Ele pegou mal na bola e marcou contra.

Perdido em campo, o Corinthians continuou a ser dominado em campo e o São Paulo só não ampliou a goleada porque diminuiu o ritmo. Por outro lado, os torcedores passaram a criticar o técnico Daniel Passarella, pedindo que ele deixasse a equipe.

No segundo tempo, o São Paulo marcou o quarto gol logo aos 2min. Júnior fez uma boa jogada pela esquerda e cruzou. Luizão só teve o trabalho de desviar para fazer o seu segundo no jogo.

A goleada fez o clima no Pacaembu explodir. Torcedores passaram a invadir o campo e entraram em confronto com os policiais. O jogo chegou a ser paralisado.

Enquanto a confusão estava no seu auge, aos 28min, o lateral Cicinho acertou um belo chute de fora da área, no ângulo de Tiago, e ampliou o vexame corintiano.

O Corinthians conseguiu descontar aos 44min. Carlos Alberto bateu pênalti sofrido por Gustavo Nery e marcou.
.
CORINTHIANS
Tiago
Anderson
Betão
(Bruno Octávio)
Marquinhos
Edson
Marcelo Mattos
Carlos Alberto
Roger
Gustavo Nery
Tevez
Gil
(Jô)

SÃO PAULO
Técnico:
D. Passarella

Rogério Ceni
Fabão
Alex
Edcarlos
Cicinho
Mineiro
Josué
Danilo
Júnior
(Fábio Santos)
Grafite
(Souza)
Luizão
(Diego Tardelli)
Técnico:
Paulo Autuori

terça-feira, maio 03, 2005

ARY DOS SANTOS

..
ARY DOS SANTOS foi um dos maiores vultos da poesia portuguesa, dominando claramente no pós-25 de Abril de 74.
.
Oriundo de uma família da alta burguesia, José Carlos Ary dos Santos, conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos, nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937.

Aos catorze anos, a sua família publica-lhe alguns poemas, considerados maus pelo poeta. No entanto, Ary dos Santos revelaria verdadeiramente as suas qualidades poéticas em 1954, com dezasseis anos de idade. É nessa altura que vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio Almeida Garrett.

É então que Ary dos Santos abandona a casa da família, exercendo as mais variadas actividades para seu sustento económico, que passariam desde a venda de máquinas para pastilhas até à publicidade. Contudo, paralelamente, o poeta não cessa jamais de escrever e em 1963 dar-se -ia a sua estreia efectiva com a publicação do livro de poemas " A Liturgia do Sangue".




Em 1969, ano que o próprio Ary dos Santos considerava ter marcado decisivamente a sua vida, inicia-se na actividade política ao filiar-se no PCP, participando de forma activa nas sessões de poesia do então intitulado "canto livre perseguido".

Entretanto, concorre, sob pseudónimo, ao Festival da Canção da RTP com os poemas "Desfolhada"e "Tourada", obtendo os primeiros prémios. É aliás através deste campo –o da música que o poeta melhor se tornaria conhecido entre o grande público.

Autor de mais de seiscentos poemas para canções, Ary dos Santos fez no meio muitos amigos. Gravou, ele próprio, textos ou poemas de e com muitos outros autores e intérpretes e ainda um duplo álbum contendo O Sermão de Santo António aos Peixes do Padre António Vieira.

À data da sua morte tinha em preparação um livro de poemas intitulado As Palavras das Cantigas, onde era seu propósito reunir os melhores poemas dos últimos quinze anos, e um outro intitulado Estrada da Luz - Rua da Saudade, que pretendia fosse uma autobiografia romanceada.

O poeta deixou-nos a 18 de Janeiro de 1984. Postumamente, o seu nome foi dado a um largo do Bairro de Alfama, descerrando-se uma lápide evocativa na casa da Rua da Saudade, onde viveu praticamente toda a sua vida.

Ainda em 1984, foi lançada a obra VIII Sonetos de Ary dos Santos, com um estudo sobre o autor de Manuel Gusmão e planeamento gráfico de Rogério Ribeiro, no decorrer de uma sessão na Sociedade Portuguesa de Autores, da qual o autor era membro.








Eis uma das suas mais conseguidas obras
.
Poeta Castrado, Não!

Serei tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudo dromedário
fogueira de exibição
teorema corolário
poema de mão em mão
lãzudo publicitário
malabarista cabrão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!

Os que entendem como eu
as linhas com que me escrevo
reconhecem o que é meu
em tudo quanto lhes devo:
ternura como já disse
sempre que faço um poema;
saudade que se partisse
me alagaria de pena;
e também uma alegria
uma coragem serena
em renegar a poesia
quando ela nos envenena.

Os que entendem como eu
a força que tem um verso
reconhecem o que é seu
quando lhes mostro o reverso:

Da fome já não se fala
--- é tão vulgar que nos cansa ---
mas que dizer de uma bala
num esqueleto de criança?

Do frio não reza a história
--- a morte é branda e letal ---
mas que dizer da memória
de uma bomba de napalm?

E o resto que pode ser
o poema dia a dia?
--- Um bisturi a crescer
nas coxas de uma judia;
um filho que vai nascer
parido por asfixia?!
--- Ah não me venham dizer
que é fonética a poesia!

Serei tudo o que disserem
por temor ou negação:
Demagogo mau profeta
falso médico ladrão
prostituta proxeneta
espoleta televisão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!

José Carlos Ary dos Santos

brasileirão - 2ª.rodada

..
..
A TRANCA CONTINUA A ACOMPANHAR
O CAMPEONATO BRASILEIRO -
O BRASILEIRÃO. EIS
OS RESULTADOS DESTA SEMANA:

.2ª rodada
sábado, 30 de abril de 2005
16h00 Palmeiras/SP 2 x 1 Brasiliense/DF
16h00 Vasco/RJ 0 x 0 Fortaleza/CE
16h00 Goiás/GO 0 x 0 São Caetano/SP 18h10 São Paulo/SP 1 x 1 Paraná/PR 18h10 Ponte Preta/SP 3 x 3 Atlético/MG domingo,1 de maio de 2005
16h00 Juventude/RS 1 x 0 Atlético/PR .
16h00 Figueirense/SC 0 x 1 Flamengo/RJ .
16h00 Botafogo/RJ 3 x 1 Corinthians/SP.
16h00 Cruzeiro/MG 3 x 2 Inter/RS .
18h10 Coritiba/PR 2 x 3 Santos/SP
18h10 Paysandu/PA 1 x 2 Fluminense/RJ .
.
1 Santos/SP 6
2 Botafogo/RJ 6
3 Fluminense/RJ 6
4 Atlético/MG 4
5 Goiás/GO 4
6 Cruzeiro/MG 4
6 Palmeiras/SP 4
6 Ponte Preta/SP 4
9 Juventude/RS 4
10 Flamengo/RJ 4
11 Coritiba/PR 3
12 São Caetano/SP 2
12 Vasco/RJ 2
14 Brasiliense/DF 1
15 São Paulo/SP 1
16 Fortaleza/CE 1
17 Corinthians/SP 1
18 Paraná/PR 1
19 Atlético/PR 0
20 Internacional/RS 0
21 Paysandu/PA 0
22 Figueirense/SC 0

Alex Alves fez dois na vitória do Botafogo diante dos galácticos do Corinthians
O tradicional duelo do futebol paulista com o carioca já está dando o que falar na edição 2005 do Campeonato Brasileiro. Santos, Fluminense e Botafogo terminaram a segunda rodada como líderes, com 100% de aproveitamento, e um futebol convincente.

NO BOTAFOGO-CORINTHIAS, RAMON CONDUZ UM ATAQUE DO FOGÃO
O time da Vila Belmiro leva vantagem sobre os rivais em relação ao saldo de gols. Neste domingo, o atual campeão brasileiro conseguiu uma vitória suada fora de casa diante do Coritiba por 3 a 2. Destaque para o estreante Fabiano, que entrou em campo para marcar dois gols.

O Botafogo, que se notabilizou nos últimos anos como um clube que luta contra o rebaixamento, venceu o time de estrelas do Corinthians por 3 a 1. A estrela da tarde foi o atacante Alex Alves, autor de dois gols. O experiente Ramon foi outro a marcar na vitória carioca. Gil fez o gol isolado do Timão, que permanece sem vencer na competição nacional.

Já o Fluminense conseguiu a segunda vitória seguida por 2 a 1. Desta vez, a vítima foi o Paysandu, no estádio Mangueirão. O lateral Gabriel, mais uma vez, apareceu com sucesso e marcou duas vezes através de cobranças de pênaltis.

Outros destaques ficaram por conta de times que vivem a desconfiança de suas torcidas. O Palmeiras obteve a primeira vitória diante do perigoso Brasiliense por 2 a 1, no Parque Antártica, com um gol do estreante Washington. Já o Flamengo foi até Florianópolis e superou o Figueirense por 1 a 0.

Ao contrário do Santos, o actual campeão paulista voltou a decepcionar. Depois da derrota por 2 a 1 para o Fluminense na estréia, o São Paulo não passou de um empate por 1 a 1 com o modesto Paraná Clube, em pleno Morumbi, e soma apenas um ponto em seis disputados no Brasileiro. Foi a última partida do Tricolor sob o comando do técnico interino Milton Cruz - na próxima rodada, contra o rival Corinthians, Paulo Autuori faz sua estréia no clube. O jogo deste sábado teve direito até a pênalty perdido pelo São Paulo: Luizão chutou por cima do gol.
Face aos fracos resultados do São Paulo a Directoria decidiu contratar o técnico PAULO AUTUORI, que já foi treinador do V.GUIMARÃES, MARÌTIMO e BENFICA.Futebol/Campeonato Brasileiro - (02/05/2005 20:37:16)
‘Invisível’, Autuori exige reação sem mudanças drásticas


São Paulo (SP) - Após comandar seu primeiro treino no São Paulo, o técnico Paulo Autuori admitiu não ter tempo para se adaptar. Ele não fará mudanças drásticas no time para enfrentar o Corinthians no próximo domingo, pelo Brasileirão. Com isso, espera ver o Tricolor mostrar poder de reação na competição.
“Eu procuro ser o mais invisível possível. Acho que o time deve ter a cara do clube e não do treinador”, afirmou Autuori, que não cogita uma derrota e nem um empate contra o time de Parque São Jorge. “A palavra catastrófico é muito forte para descrever um mau resultado neste clássico. Frustrante seria mais apropriado. Afinal, os times vitoriosos são aqueles que reagem nos momentos difíceis”, explicou o treinador.

São Paulo e Corinthians começaram o campeonato como favoritos, mas conquistaram apenas um ponto cada em duas rodadas. Estão, respectivamente, na 15ª e 17ª colocação. “Fica difícil dizer qual time é melhor. Saberemos quem está melhor no próximo domingo”, disse Autuori, evitando comparar o seu elenco com o do Timão.