contador de visitas

free web counter

domingo, julho 30, 2006

14ª.rodada do brasileirão

..
O VASCO VENCE O CRUZEIRO
EM SÃO JANUÁRIO E SOBE
MAIS UM DEGRAU, É JÁ
SÉTIMO.
.

RAMON O MARCADOR DO GOLO DA VITÓRIA GANHA MAIS UM LANCE
(desta vez o quarto direito venceu o segundo esquerdo, não é Nelson?)

Juventude 1 x 0 Figueirense
São Caetano 1 x 1 Ponte Preta
Palmeiras 4 x 2 Paraná
Atlético-PR 1 x 0 Flamengo
Vasco 1 x 0 Cruzeiro
Santa Cruz 1 x 0 Corinthians
São Paulo 0 x 4 Santos


CARLITOS TEVEZ não conseguiu evitar mais uma derrota do CORINTHIANS

Artilheiros


9 gols
Dodô (Botafogo)

8 gols
Wagner (Cruzeiro)

6 gols
Pedro Oldoni (Atlético-PR)
Schwenck (Figueirense)
Anderson Lima (São Caetano)

5 gols
Soares (Figueirense)
Tuta (Fluminense)
Souza (Goiás)
Éder Ceccon (Juventude)
Edmundo (Palmeiras)
Rodrigo Tiuí (Santos)
Ricardo Oliveira (São Paulo)

4 gols
Alan Bahia (Atlético-PR)
Rafael Moura (Corinthians)
Cícero (Figueirense)
Petkovic (Fluminense)
Ângelo, Cristiano Emerson e Leonardo (Paraná)
Almir e Tuto (Ponte Preta)
Nenê (Santa Cruz)
Reinaldo (Santos)
Alex Dias (São Paulo)
Abedi (Vasco)

sábado, julho 29, 2006

eleições presidenciais no brasil 2006

..
QUEM SÃO OS CANDITATOS
À ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA?
.
Candidatos já registrados junto à Justiça Eleitoral brasileira

Luiz Inácio Lula da Silva (PT / PRB / PCdoB) vice: José Alencar (nº 13)
Geraldo Alckmin (PSDB / PFL) vice: José Jorge (nº 45)
Heloisa Helena (PSOL / PSTU / PCB) vice: César Benjamin (nº 50)
Cristovam Buarque (PDT) vice: Jefferson Peres (nº 12)
José Maria Eymael (PSDC) vice: José Paulo Neto (nº 27)
Luciano Bivar (PSL) vice: Américo de Souza (nº 17)
Rui Pimenta (PCO) vice: Pedro Paulo Pinheiro (nº 29)

a PARTIR DE HOJE VAMOS APRESENTAR, UM POR UM, OS CANDIDATOS.
´Começamos por HELOISA HELENA

Heloísa Helena


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heloísa Helena, política brasileira.

Nascida: 6 de junho de 1963 , Pão de Açúcar, Brasil
Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho (Pão de Açúcar, 6 de junho de 1963) é uma enfermeira, professora e política brasileira. Atualmente exerce mandato de Senadora da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

É formada em enfermagem e professora do Centro de Saúde da Universidade Federal de Alagoas, na cadeira de Epidemiologia, licenciada sem vencimentos, desde que assumiu cargos eletivos, no início desta década.

Iniciou sua atividade política no movimento estudantil e, posteriormente, em movimentos docentes e sindicais, participando ativamente da luta de resistência à ditadura militar brasileira. Foi eleita vice-prefeita, pela coligação PSB-PT em 1992, que teria sido um primeiro grande revés das oligarquias alagoanas.

Em 1994, com expressiva votação na capital e interior do Estado, conquistou uma cadeira na Assembléia Legislativa, pelo Partido dos Trabalhadores.

Como legítima representante do Movimento Popular e Democrático, procurou incorporar no Legislativo os interesses populares, provocando e estimulando no parlamento discussões diretas das problemáticas da Saúde, Educação, Reforma Agrária, entre outras.

Figura ativa na luta de massas, distiguiu-se como sua intermediadora em todas as instâncias, enfrentando inclusive as forças repressiva e policiais do Estado. Nesse campo, destacam-se o apoio aos movimentos dos sem-terra e dos sem-teto, a invasão ao Palácio dos Mártires ao lado do funcionalismo público estadual, a tomada da Assembléia Legislativa por dezoito dias e, no 17 de julho que culminou com a derrubada do governo Divaldo Suruagy.

Nas eleições de outubro de 1998, Heloísa Helena é eleita a primeira senadora por Alagoas e do PT alagoano, com uma performance eleitoral de 374.931 votos, correspondendo a 55,92% dos votos para uma cadeira no Senado Federal, no Estado.

Por sua ligação com os movimentos sindical, popular, rural e indigenista, Heloísa Helena sempre combateu a violência e a impunidade. Participou da CPI do Crime Organizado em Alagoas, denunciando e fazendo enfrentamento às organizações criminosas dentro do aparato de segurança pública. Na Comissão Especial, requereu a presença dos representantes da segurança pública no Legislativo, para esclarecer a crescente onda de violência e violação dos direitos humanos no Estado. É defensora da extinção da imunidade política de governadores e parlamentares, em casos de envolvimentos ilícitos previstos no Código Penal, proposta que apresentou ainda no Legislativo alagoano.

Heloísa Helena se opõe às políticas neoliberais. No primeiro ano de mandato no Senado Federal, em 1999, destacou-se pela forma aguerrida que combateu as políticas sociais e econômicas do governo de FHC. Tendo uma presença marcante nos debates no plenário do Senado Federal e do Congresso Nacional, no exercício da vice-presidência da Comissão de Assuntos Sociais do Senado e nas reuniões das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Assuntos Econômicos, bem como no Conselho de Ética do Senado, de que é titular. Tal postura lhe credenciou para ser eleita líder do PT e do bloco de oposição no Senado para o ano de 2000.

Após a eleição de Lula para a presidência da república, Helena se tornou forte crítica da política neoliberal do novo governo. Foi então expulsa do PT em dezembro de 2003 por desobedecer a disciplina partidária, mantendo porém seu cargo no Senado. Em 2004, Helena e outros membros dissidentes do PT fundaram um novo partido, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), pelo qual é agora candidata à presidência do Brasil, numa coligação com o PCB e o PSTU.

Actualmente é membro titular das comissões permanentes de Assuntos Econômicos, de Serviços de Infra-Estrutura, de Fiscalização e Controle e suplente da Comissão de Assuntos Sociais. Além disso, é titular da Subcomissão Permanente do Idoso, da Subcomissão Permanente de Casos de Exploração do Trabalho e Prostituição Infanto-Juvenis, da Comissão Especial do Rio São Francisco, e da Comissão Mista de Planos, Orçamentos

HOSPEDARIA DO EMIGRANTE , EM SÃO PAULO

.


A imigração de gentes da Itália, Portugal, Espanha e outras origens, para o Brasil. e que chegavam a São Paulo, originou a necessidade de construção de um local de acolhimento.

A Hospedaria de Imigrantes, onde hoje funciona o Memorial do Imigrante, era um enorme conjunto de prédios destinado a abrigar os recém–chegados nos seus primeiros dias em São Paulo.

Após a cansativa viagem, os imigrantes ficavam na Hospedaria por até oito dias. Em geral esse prazo era suficiente para que acertassem os seus contratos de trabalho. Nesse período utilizavam gratuitamente todos os serviços disponíveis. Lá eles dormiam, faziam as suas refeições, recebiam atendimento médico e conseguiam seus empregos.

Ao longo da sua existência, a Hospedaria passou por algumas reformas que desfiguraram seu o aspecto original. A principal delas ocorreu na década de 1930, quando a fachada do edifício principal assumiu feições neoclássicas.

A princípio, as péssimas condições da hospedaria situada no bairro do Bom Retiro e o crescimento do fluxo imigratório, levaram a Assembléia Provincial, em 1885, a votar lei (n. 56, de 21 de março) autorizando o governo a construir um prédio para a alojamento de imigrantes.


Assumindo o governo da então província de São Paulo, Antonio Queiroz Telles, na época Barão de Parnaíba, escolhe um terreno nas imediações das Estradas de Ferro do Norte e da São Paulo Railway. Em julho de 1886, deu-se início à construção da Hospedaria de Imigrantes do Brás.

O prédio foi construído em forma de "E", com projeto arquitetônico de Antonio Martins Haussler, tendo capacidade para comportar mais de mil imigrantes.

A fachada do prédio, de arquitetura eclética (construção que mistura estilos arquitetônicos e decorativos diversos), tem traços predominantes da arquitetura neoclássica (construções à moda das construções em estilo clássico romano e grego).

As traços do estilo neoclássico aparecem no emprego dos seguintes elementos, os mais evidentes:

os arcos romanos
arcadas romanas
as colunas
frontão encimando a fachada
cornijas (molduras que formam saliências na parte superior de parede, porta)
parede com saliência com feitio de almofada
O uso do ferro fundido nos parapeitos do corredor no fundo do prédio central e em estrutura ornamentada, como na estação do ramal ferroviário da Hospedaria, caracterizam esta mistura de estilos, própria do Ecletismo.

Cronologia

1886 Início da construção, concluída em 1888.
1887 Ainda inacabada, recebe os primeiros imigrantes.
1892 É vinculada à recém–criada Secretaria da Agricultura, Viação e Obras Públicas.
1905 É instituído o Departamento de Terras, Colonização e Imigração (DTCI), que passa a administrar a Hospedaria.
1911 O Departamento Estadual do Trabalho assume a administração.
1924 Algumas dependências servem de presídio político, sob controle da Secretaria de Segurança Pública.
1929 Aloja desabrigados da maior enchente da cidade.
1932 Ocupada pela Força Pública, é utilizada como prisão para os getulistas.
1936 Início da primeira grande reforma dos edifícios. A fachada do prédio principal assume feições neoclássicas.
1939 O DTCI é convertido em Serviço de Imigração e Colonização.
1943 Com o Brasil presente na II Guerra Mundial, o DOPS deixa sob guarda, na Hospedaria, alguns imigrantes japoneses e alemães. Ainda naquele ano era instalada a Escola Técnica de Aviação, que ali permaneceria até 1951. Os anos 50 testemunham novas obras nos edifícios.
1967 Com a criação da Secretaria da Promoção Social, a Hospedaria recebe o nome de Departamento de Migrantes, ligado àquele órgão. Mais tarde funcionará conjuntamente com o Serviço de Imigrantes Estrangeiros.
1978 A Hospedaria recebe o último grupo de imigrantes. A administração do prédio passa para o Departamento de Amparo e Integração Social (DAIS), vinculado à Secretaria da Promoção Social.
1982 O conjunto arquitetônico é tombado pelo CONDEPHAAT.
1986 É criado o Centro Histórico do Imigrante, vinculado à Secretaria da Promoção Social.
1993 Assinatura do decreto de criação do Museu da Imigração que, subordinado à Secretaria de Estado da Cultura, passa a administrar o Centro Histórico do Imigrante.
1998 É criado o Memorial do Imigrante.

MAS FALEMOS AGORA DA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO EM GERAL PARA O BRASIL


O povoamento pré-colonial
Quando os primeiros portugues aportaram no Brasil, em 22 de abril de 1500, encontraram no território grupos humanos que já viviam ali há pelos menos 10 mil anos. Há diversas teses sobre a origem dos povos indígenas, mas a mais aceita que vieram da Ásia, atravessando o estreito de Bering, que ligava a Sibéria e com a América do Norte. Em 1500, sua população é estimado entre 2 e 5 milhões de indivíduos.

O povoamento português
Imigração Portuguesa para o Brasil durante o Período Colonial
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Períodos ....... 1500-1700 ...1701-1760... 1808-1817
nº.de portugueses. 100.000.... 600.000...... 24.000


Até a abertura dos portos ocorrida em 1808, o povoamento europeu no Brasil foi quase que exclusivamente português. Mais ..de 700.000 portugueses se deslocaram para sua colônia americana neste período. O povoamento lusitano começou efetivamente em 1532, a partir da fundação do povoado de São Vicente. A imigração de lusos no período colonial ficou por muito tempo estagnada, tendo em vista que Portugal tinha uma população muito pequena, e era difícil mandar colonos para o Brasil.


Entre 1500 e 1700, 100.000 portugueses se deslocaram para o Brasil, a maioria dos quais fazia parte da iniciativa privada que colonizou o País: grandes fazendeiros ou empresários falidos em Portugal que, através da distribuição de sesmarias, tentavam se enriquecer facilmente e retornar para Portugal. A colonização de exploração foi característica da colonização ibérica pois, ao contrário dos colonos anglo-saxões que tentavam uma vida melhor nas Américas, os colonos lusos procuravam enriquecemento rápido e retorno quase imediato à Metrópole. Dedicaram-se principalmente à agricultura, baseada no trabalho escravo, inicialmente efetuado por indígenas, mas sobretudo por escravos africanos

No século 18 aportaram no Brasil 600.000 portugueses, atraídos pela exploração de ouro que estava ocorrendo em Minas Gerais. Já não eram exclusivamente fazendeiros e agricultores, ganharam caráter urbano e se dedicaram principalmente à exploração do ouro e ao comércio.

No século 19 o Brasil tornou-se independente, dando fim a colonização portuguesa no País, embora a imigração de portugueses continuasse a crescer gradativamente.

Escravidão africana
Embora freqüentemente não seja vista como uma imigração, a escravidão africana no Brasil foi um movimento imigratório, todavia, foi realizado de forma forçada. Seu início ocorreu na segunda metade do século 16, e desenvolveu-se no século 18 até ser proibida em 1850. Ao todo, entraram no Brasil aproximadamente 3 milhões de africanos na forma de escravos.

O povoamento imigrante no Sul
Após a independência, a imigração passou a fazer parte da política Imperial, pois o Sul do Brasil continuava despovoado e alvo da cobiça dos países vizinhos. O governo passou a incentivar a implantação de núcleo de colonos imigrantes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A partir de então, imigrantes alemães, italianos e, em menor escala, eslavos passaram a ser atraídos para o Brasil.


A imigração para o Rio Grande do Sul começou em 1824, com a chegada de imigrantes alemães, que fundaram cidades como São Leopoldo e Novo Hamburgo. Os colonos recebiam 27 hectares de terra na região do Vale do Rio dos Sinos, onde podiam dedicar à agricultura. Pouco mais tarde, os alemães ganharam a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, onde fundaram cidades como Joinville e Blumenau. No Rio Grande do Sul, a colonização alemã se expandiu na direção dos vales dos rios da depressão central, interrompendo-se nas encostas de serras.

A colonização no Sul do Brasil seguiu em ritmo acelerado no entrar da década de 1870, agora efetuada por imigrantes italianos. Todas as colônias foram organizadas da mesma forma: eram divididas em léguas, recortadas no sentido longitudional por estradas. A maior parte dos colonos se dedicaram à cultura de vinho e ao trabalho nas vinícolas e fundaram cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Criciúma.

No Paraná, a colonização foi efetuada sobretudo por povos eslavos (poloneses e ucranianos), no final do século 19, onde se dedicaram à agricultura nos arredores de Curitiba (nos vales dos rios Negro e Ivaí).


Mão-de-obra imigrante no café

Um segundo momento importante da história da imigração no Brasil iniciou-se no final do século 19. Esse novo surto imigratório, incentivado pelo governo e pelos senhores do café, foi provocado com o objectivo de substituir a mão-de-obra escrava pela mão-de-obra imigrante. As fazendas de café (principalmente em São Paulo) atraíram 70% dos mais de 9,7 milhões de imigrantes desembarcados no Brasil nesse período. Esses imigrantes eram, em sua maioria, italianos, mas também haviam portugueses e espanhóis entre eles.

Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós decretava o fim do tráfico de escravos africanos no Brasil. Influenciados pelas teorias racistas que assolavam a Europa, os imigrantistas associavam os negros à indolência e à preguiça e, por isso, precisavam atrair trabalhadores europeus para substituir os escravos. Nas fazendas, organizava-se um sistema de colonato, uma forma de trabalho semi-assalariado. O imigrante e sua família recebiam o salário misto, entre dinheiro e uma pedaço de terra para plantar seu própio sustento. As jornadas de trabalho exaustivas e a exploração por parte dos fazendeiros faziam os imigrantes rapidamente deixarem as colheitas de café e partirem para os centros urbanos, onde se dedicaram ao comércio e à indústria.

A imigração no século 20
No século 20 o Brasil passou por um surto de urbanização. Milhares de pessoas deixaram o campo em busca de melhores condições de vida nas cidades, entre eles, muitos imigrantes. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os italianos se aglomeraram em regiões como a Mooca e Bela Vista, formando um grande número de imigrantes urbanos. Com isso, cresceu o número de operários trabalhando na indústria brasileira. Os imigrantes europeus trouxeram idéias novas que estavam acontecendo na Europa, como o anarquismo, sindicalismo, socialismo e formaram greves operárias que rapidamente se alastraram pelo país.

Imigrantes tipicamente urbanos, como os portugueses, sírios, libaneses e espanhóis se dedicaram em grande parte ao comércio nas cidades. O século 20 também viu crescer o número de judeus desembarcados no Brasil, assim como o início da imigração de japoneses, que alcançou grandes números na década de 1930.

A Lei de Cotas e o declínio imigratório
A Lei de Cotas foi revulgada durante o governo de Getúlio Vargas, na década de 1930. Para o governo, não havia mais espaço para os operários imigrantes, que traziam consigo uma longa tradição de lutas sindicais e libertárias. Essa lei dizia que só podiam entrar no Brasil até 2% por nacionalidade do total de imigrantes entrados no país nos últimos 50 anos, apenas os portugueses foram excluídos dessa lei. Com isso, a imigração foi gradativamente decaindo no país embora, somando-se às crises econômicas enfretadas pelo Brasil.

Os principais grupos de imigrantes

Portugueses

Os portugueses foram o maior grupo de imigrantes recebidos pelos Brasil, pois sua imigração remonta o século 16, quando os primeiros colonizadores começaram a se estabelecer no país. Os primeiros povoados portugueses no Brasil foram criados ao longo do litoral no primeiro século de colonização. Porém, uma grande imigração de portugueses para o Brasil teve início no século XVIII, em razão da descoberta de minas de ouro na colônia e a superpopulação de Portugal.

Após a Independência, em 1822, a imigração cresceu, mas os portugueses perderam o status de colonizadores e tornaram-se imigrantes comuns. No período colonial (1500-1822) entraram no Brasil aproximadamente 700.000 portugueses, e no período imigratório (1822-1960) aproximadamente 1,5 milhão, totalizando 2,2 milhões de imigrantes portugueses. A partir de fins do século XIX, acentua-se a imigração de portugueses oriundos de regiões nortenhas -- como Beira Alta e Trás-os-Montes, notadamente mais pobres.

descendentes de portugueses no Brasil de imigrantes - 30,8 milhões de pessoas
Italianos

A imigração italiana no Brasil teve início no ano de 1875. Eram oriundos sobretudo do Norte da Itália (Vêneto, Lombardia, Emília-Romanha, etc), seguidas pelas regiões do Sul (Campânia, Calábria, etc). Imigraram inicialmente devido à pobreza na Itália, que logo se somaram às I e II Guerras Mundiais, perseguições políticas, etc. Chegaram em grande número até 1950, quando entraram aproximadamente 1,6 milhão de italianos no Brasil.

Inicialmente se dedicaram à colonização nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas a grande maioria foi trabalhar nas plantações de café no Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo). Com o início do século 20, muitos italianos rumaram para as cidades e se tornaram operários, comerciantes, etc.

Numero de descendentes e italianos 25,2 milhões de pessoas

Espanhóis

A pobreza e o desemprego no campo foram os responsáveis pela imigração espanhola no Brasil. Começaram a chegar na década de 1880, sendo 75% com destino às fazendas de café em São Paulo. Imigraram em grande número para o Brasil até 1950, período em que entraram cerca de 900.000 espanhóis no país e eram principalmente oriundos da Galícia e Andaluzia.

No início do século 20 muitos espanhóis se dedicaram ao trabalho na indústria em São Paulo, onde grande parte dos operários eram espanhóis.

numero de descendentes e espanhoes 15,7 milhões de pessoas

Alemães

A imigração alemã no Brasil ocorreu no período de tempo entre 1824 e 1960, tendo entrado no país aproximadamente 860 mil alemães, sendo a maior parte na década de 1920, quando desembarcaram no Brasil 70 mil alemães. Eram das mais diversas parte da Alemanha, destacando-se as regiões de Hunsrück, Saxônia, Renânia, Holstein e Pomerânia. Concentraram-se sobretudo no Sul do Brasil, onde desde o início do século XIX foram criadas colônias alemães.

Os imigrantes recém-chegados da Alemanha recebiam lotes de terra e se dedicavam à agricultura. A imigração foi interrompida entre 1830 e 1844, devido os conflitos no Sul do Brasil. Aproximadamente cem mil alemães foram assentados em colônias agrícolas no Sul do Brasil durante o século XIX, todavia, nem todos se dedicaram à agricultura, também se dedicaram ao comércio nas cidades. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina absorveram a maioria dos imigrantes alemães, embora sua presença se faça notar no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

O século XX viu crescer o número de judeus que, fugindo as perseguições nazis, encontraram refúgio no Brasil.

numero de descendentes e alemães 19,8 milhões de pessoas

Japoneses

Bairro da Liberdade, reduto da maior colônia japonesa fora do Japão, em São Paulo, BrasilA imigração japonesa no Brasil teve início em 1908, quando os primeiros imigrantes desembarcaram no porto de Santos. Imigraram em grande número até 1940, quando entraram no Brasil cerca de 230.000 japoneses. Eram oriundos das províncias do extremo Sul e extremo Norte do Japão.

A imigração de japoneses inicialmente foi quase toda voltada para o fornecimento de mão-de-obra nas colheitas de café. Porém, a exploração, falta de adaptação e revoltas dos imigrantes japoneses fez o Brasil cancelar a imigração japonesa. Com o fim da I Guerra Mundial, formou-se um enorme fluxo de imigrantes japoneses partindo para o Brasil, em especial para São Paulo e Paraná, muitos dos quais rapidamente saíram do campo e rumaram para as cidades.

numero de descendentes e japoneses 2,9 milhões de pessoas

Árabes

A imigração árabe no Brasil teve início no final do século XIX, quando o Imperador Dom Pedro II fez uma visita ao Líbano e estimulou a imigração de libaneses para o Brasil. Líbano e Síria foram atacados e dominados pela Turquia, fazendo com que muitos sírios-libaneses imigrassem para o Brasil, muito dos quais possuíam passaporte da Turquia, e eram muitas vezes confundidos com turcos quando chegavam ao Brasil. Até 1930, cerca de 500.000 árabes entraram no Brasil.

A partir do início do século XX a imigração árabe no Brasil cresceu rapidamente, concentrando-se nos grandes centros urbanos, onde se dedicavam sobretudo ao comércio. A maioria dos árabes no Brasil eram cristãos.

descendentes e libaneses 10,1 milhões de pessoas descendentes e sirios 4,5 milhões de pessoas descentes e palestinos 200 mil pessoas turcos origens 24 mil pessoas outros 100 mil

Outros

Arquitetura Ucraniana no Parque Tingüi, em CuritibaOutras correntes imigratórias recebidas pelo Brasil foram: Poloneses700mil, Ucranianos460 mil e Russos370 mil, que se concentraram principalmente no Paraná; Austríacos300 mil , Belgas100mil, Holandeses180 mil, Lituanos280 mil e Suíços200mil no Sul; Chineses200 mil e Coreanos90 mil em São Paulo; entre outros.

Poloneses e descendentes 1,8 milhão pessoas, ucranianos e descendentes 990 mil pessoas, russos e descendentes 450 mil pessoas, autriacos e descendentes 700 mil - 1 milhão de pessoas, belgas e descendentes 80 mil pessoas, holandeses e descendentes de imigrantes , sem contar os descendentes no Nordeste sem status oficiais , 300 mil pessoas, lituanios e descendentes 1,2 milhão de pessoas, suíços e descendentes 400 mil pessoas, chineses e descendentes 250 mil , o numero pode passar dos 350 mil , há muitos ilegais, sul e nortes coreanos 100 mil oficias , nao oficial 300 mil,

outros mais 2 milhões de pessoas da Europa , Asia e Africa

Os novos imigrantes
Embora já não receba a grande quantidade de imigrantes que entrara no país no início do século 20, o Brasil é ainda um destino de escolha de diversos grupos de imigrantes, principalmente da Ásia e dos vizinhos da América do Sul. A partir da década de 1970, um grande número de muçulmanos libaneses se refugiaram da guerra no Brasil. No mesmo períodio, deu-se início a imigração de sul-coreanos e chineses, especialmente para São Paulo onde se didicaram à confecção de roupas. Desde meados da década de 1990, milhares de bolivianos têm entrado no Brasil, na maior parte de forma ilegal. Estima-se que mais de 200.000 bolivianos estejam vivendo ilegalmente na cidade de São Paulo, muitos deles sendo submetidos à jornadas de trabalho semi-escravas em fábricas de roupa.

bolivianos e descendentes no Brasil mais de 900 mil pessoas

desde 1990 cerca de 40 mil pessoas de varias nacionalidades imigrão para o Brasil oficialmente há um grande numero de pessoas ilegais principalmente de Boliva , China , Coreia do Norte , Coreia do Sul , Peru e Venezuela .

A partir da década de 1980, devido aos problemas sociais, pela primeira vez na História do Brasil o país passou a mandar trabalhadores para o exterior. As maiores comunidades brasileiras estão nos Estados Unidos da América (750.000 brasileiros), no Paraguai (350.000), Japão (250.000), Itália (65.000), Portugal (65.000), Suíça (45.000) e Inglaterra (30.000).

quinta-feira, julho 27, 2006

FLA vence VASCO e é campeão da COPA DO BRASIL

..

Flamengo é bicampeão e faz a quina no Vasco
Com facilidade, Rubro-Negro vence e é o primeiro brasileiro na Libertadores


- Foi um título como todo torcedor rubro-negro sonhou. Sem sustos, com um baile de bola, direito a gritos de "olé" e "vice de novo" ainda no primeiro tempo. Está certo que o Vasco ajudou... E muito. Valdir Papel foi expulso logo no início da partida, e o time entrou sem a tão falada "atitude" prometida pelo técnico Renato Gaúcho. No fim, 1 a 0 para o Flamengo, que já havia vencido a primeira partida por 2 a 0. O time conquista o bicampeonato da Copa do Brasil e fica com a primeira vaga brasileira na Libertadores de 2007.

É o quinto título seguido do Flamengo em cima do Vasco, o terceiro com Eurico Miranda na presidência. O dirigente foi insultado por torcedores cruzmaltinos no Maracanã e teve o nome gritado, ironicamente, pelos rubro-negros.

Vasco nem chega a assustar


Com um jogador a mais, o técnico Ney Franco colocou Obina ao lado de Luizão e passou a jogar com dois atacantes. Já Renato Gaúcho, que prometeu durante a semana que tiraria de campo ainda no primeiro tempo quem não demonstrasse atitude, via Wagner Diniz sentir o nervosismo da partida e Edílson andar em campo.

O golo era questão de tempo. Pouco tempo. E saiu aos 28 minutos com um chute forte e rasteiro de Juan da entrada da área. Festa no Maracanã e gritos de "vice de novo". O Vasco estava completamente desorganizado e entregue. Só depois do gol Renato Gaúcho resolveu mexer no time. Tirou Ramon e colocou Valdiram. O meia não gostou nem um pouco da mudança.

No segundo tempo, o Flamengo jogou com inteligência. Foi ao ataque com cautela, mas sempre com perigo. Obina perdeu uma boa oportunidade. Já o Vasco tentava correr, correr e correr. Mas sem qualquer objetividade. A festa rubro-negra só não foi perfeita porque integrantes de uma torcida organizada brigaram com os policiais na arquibancada. Tumulto, correria, pânico. Uma triste cena que em nada combinou com a merecida festa pelo título.

VASCO 0 x 1 FLAMENGO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Aristeu Tavares (RJ)

Cartões amarelos: Valdir Papel e Wágner Diniz (Vasco); Toró, Luizão e Renato Augusto (Flamengo)
Cartão vermelho: Valdir Papel (Vasco)
Gol: Juan, aos 28 minutos do primeiro tempo

VASCO
Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Andrade (Abedi), Igor, Ramon (Valdiram) e Morais (Ernane); Valdir Papel e Edílson
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO
Diego; Rodrigo Arroz, Fernando e Renato Silva; Leonardo Moura, Jônatas, Toró (Obina), Renato, Renato Augusto (Peralta) e Juan; Luizão (Léo)
Técnico: Ney Franco

BREGA E PIMBA

.
A MÚSICA BREGA (NO BRASIL E PIMBA EM PORTUGAL, É UM FENÓMENO INCONTORNÁVEL, E QUER SEJA EM FORMATO CD, VINYL OU VÍDEO CASSETES,OU EM CONCERTOS ESTRADA FÓRA, VENDE MILHÕES.
ESTRUTURA MUSICAL MUITO POBRE E COM POEMAS (???) INACREDITÁVEIS,OS ARTISTAS BREGAS E PIMBAS PROLIFERAM E VENDEM...


"Música pimba? Tem umas letras engraçadas, uma musica muito ritmica, boa para a malta de idade se divertir, dá dinheiro. É um negócio facil :), apesar de existirem músicos pimba que são bons no que fazem"
.
Música brega? Ao mesmo tempo que muita gente afirma que "brega" surgiu no Brasil por causa de um forró feito numa casa noturna dirigida por um certo Nóbrega (as letras N e O teriam caído do cartaz e originado o termo) uma grande corrente jura que o termo, na realidade, seria apenas uma maneira de se referir à chamada zona do meretrício (um forrozinho de Antonio Carlos e Jocafi gravado pelos Golden Boys, Perambulando, mostra isso na letra: "eu saí na sexta-feira/com idéia de voltar/mas fui dançar naquele brega/e nunca mais saí de lá"). Restrito ao norte do país, o termo só foi ganhar vulto mesmo no início dos anos 80, quando Eduardo Dusek lançou o disco Brega-Chique e se espalhou de vez alguns anos depois, com Wando, José Augusto, Joanna, Rosanna e Sullivan & Massadas (a maioria deles egressos do soul e da jovem guarda) povoando nossos dials.


Do Brasil lembramos


SIDNEY MAGAL

Biografia
Nascido em uma família de artistas, começou a cantar em programas infantis de televisão, mais tarde trabalhando também na noite, em boates e casas noturnas. O sobrenome artístico surgiu em uma excursão pela Europa. Apareceu na mídia nos anos 70 como um cantor de músicas bregas, sensuais e românticas, causando furor entre as fãs. Seu primeiro sucesso foi um compacto com a sugestiva música "Se Te Agarro Com Outro Te Mato". Incorporando elementos da música cigana (ou que se diz cigana), da disco music e da música latina, se tornou popular, presença constante em programas populares de televisão. Também trabalhou em cinema, estrelando o filme "Amor Latino", em que interpretava a si próprio. Seus shows atraem um público em sua maioria feminino, que ao final ataca o ídolo, buscando levar pedaços da roupa como recordação. Nos anos 90 buscou mudar um pouco a sua imagem, gravando um CD de jazz e bossa nova, acompanhado de uma orquestra. Em seguida regravou seus antigos sucessos para a coletânea "Discoteca do Chacrinha". Seus maiores sucessos foram "Sandra Rosa Madalena", "Meu Sangue Ferve por Você", "Tenho" e "Me Chama que Eu Vou".

Letra de Sidney Magal

Tenho – Sidney Magal

Hehehehehe

Tenho, um mundo de sensações,
Um mundo de vibrações que posso te oferecer
Tenho, ternura para brindar-te
Carícias para empregar-te, meu corpo pra te aquecer

Serão os dias mais felizes se vives junto a mim
Espero que decidas, é só dizer que sim

Tenho, mil braços para abraçar-te
Mil bocas para beijar-te, mil noites para viver

Tenho, um mundo que é cor de rosa
De coisas maravilhosas
Que tanto sonhavas ter

Serão os dias mais felizes se vives junto a mim
Espero que decidas, é só dizer que sim

Hehehehehe

Serão os dias mais felizes se vives junto a mim
Espero que decidas, é só dizer que sim

Tenho, mil braços para abraçar-te
Mil bocas para beijar-te, mil noites para viver
Sim sim sim

Tenho, um mundo que é cor de rosa
De coisas maravilhosas
Que tanto sonhavas ter

Sim sim sim
Tenho, mil braços para abraçar-te....

Hehehehehe

.
De PORTUGAL



Letra de A PILINHA

Estava a assar sardinhas
Com o lume a arder
Queimei a pilinha
Sem ninguém saber

Se fosse outra coisa
Eu não me importava
Mas era a pilinha
Que eu tanto estimava ..."


Pilinha
Música: Tony Moreira
Letra: Tony Moreira e Tuna da Universidade do Minho

segunda-feira, julho 24, 2006

13ªRODADA DO BRASILEIRÃO

..
SÃO PAULO NA CABEÇA.
.

VASCO VENCE O ATLÉTICO PARANAENSE 2-12 E SOBE AO 8º.LUGAR
.

Figueirense 2 x 0 Grêmio
Paraná 1 x 0 Cruzeiro
Corinthians 2 x 2 Fortaleza
Fluminense 2 x 2 São Caetano
Ponte Preta 1 x 3 São Paulo
Vasco 2 x 1 Atlético-PR
Santa Cruz 3 x 0 Flamengo
Santos 3 x 2 Juventude
Goiás 1 x 3 Palmeiras
Internacional 0 x 0 Botafogo

O São Paulo colocou os reservas em campo, mas fez melhor do que os times principais do Cruzeiro e do Fluminense e do time B do Inter, abrindo vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar a Ponte Preta por 3 a 1 em Campinas. O resultado deixa o Tricolor com 29 pontos, quatro a mais do que O cruzeiro(derrotada por 1 a 0 pelo Paraná) e do Colorado (que empatou por 0 a 0 com o Botafogo). Na seqüência, aparecem Fluminense e Paraná com 24 pontos.

O Tricolor paulista construiu a vitória graças a uma atuação inspirada do meia Lenílson, autor de dois gols, um deles num chute de primeira. O zagueiro Alex Silva, pelo São Paulo, e o atacante Tuto, pela Ponte, completaram o placar.

O time reserva do Inter não teve o mesmo desempenho do São Paulo e não conseguiu sair do 0 a 0 com o Botafogo no Beira-Rio.

No sábado, o Cruzeiro perdeu a chance de assumir a liderança provisória ao ser derrotado pelo Paraná por 1 a 0 no Pinheirão e ainda viu o adversário aproximar-se na tabela. Com 24 pontos, os paranistas assumiram a quarta colocação com um ponto a menos do que os mineiros graças a um gol de Maicossuel. .

Além de São Paulo e Internacional, outro time usou os reservas na rodada e se deu mal. Concentrado na decisão da Copa do Brasil, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Santa Cruz na Arruda. Outro finalista da competição, o Vasco jogou com o time completo, venceu o Atlético Parananense por 2 a 1 com gols de Andrade e Morais – Herrera descontou para o Furacão – e pulou para a oitava colocação.

Empate e lanterna - O má fase do Corinthians parece não ter fim. O Timão apenas empatou com o Fortaleza no Morumbi por 2 a 2, completou sete jogos sem vitórias e terminará mais uma rodada na zona de rebaixamento. Para piorar, dessa vez a lanterna até a próxima rodada será preta e branca, já que Santa Cruz ePalmeiras venceram seus jogos no domingo.

O Palmeiras, por sua vez, não deixou a zona de rebaixamento, mas somou a sua terceira vitória consecutiva ao bater o Goiás no Serra Dourada por 3 a 1. Paulo Baier, Nen e Edmundo marcaram para o Verdão, enquanto Souza descontou para os goianos. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 13 pontos e é o 17º colocado.

Outro grande Paulista, o Santos fez 3 a 2 no Juventude em jogo disputado na Vila Belmiro e agora divide a sexta colocação com o Figueirense, que no sábado bateu o Grêmio por 2 a 0. Ambos têm 21 pontos. Reinaldo (2) e Fabiano fizeram para o Peixe, enquanto Éder Ceccon fez os dois do Juventude, décimo colocado com 17 pontos.


CLASSIFICAÇÃO
1) São Paulo-SP 29
2) Cruzeiro-MG 25
3) Internacional-RS 25
4) Paraná-PR 24
5) Fluminense-RJ 24
6) Figueirense-SC 21
7) Santos-SP 21
8) Vasco-RJ 19
9) Goiás-GO 18
10) Juventude-RS 17
11) São Caetano-SP 16
12) Grêmio-RS 16
13) Botafogo-RJ 15
14) Atlético-PR 14
15) Flamengo-RJ 14
16) Ponte Preta-SP 14
17) Palmeiras-SP 13
18) Santa Cruz -PE 12
19) Fortaleza-CE 12
20) Corinthians-SP 10

DASPU

..
A já conhecida capacidade inventiva dos brasileiros volta a surpreender.
Foi lançada recentemente (Outubro 2005), uma nova linha de roupa no
Brasil, que tomou de assalto, revolucionando, a moda brasileira.

A marca, ou grife (como é designada no Brasil) lançou roupas,
especialmente T-shirts, mas não só, de grande sensualiadade e bom
gosto, que vêm conquistando todos os segmentos da sociedade
brasileira.
O que torna tudo isto diferente, é que a marca (grife) foi lançada
por 22 "garotas de programa", e que a sigla "DASPU" resulta da fusão
das palavras" das-putas", que afinal, é a ocupação base das criadoras
do projecto,


O objectivo é que as peças da Daspu sejam usadas não só pelas prostitutas,
mas pelo público. "Penso em saias curtas, mas não só isso. Também
vamos desenhar algumas saias compridas com fendas, algo mais
insinuante", explica Gabriela. Roupas transparentes, nem pensar. "Isso
é coisa de travesti", descarta ela. O primeiro trabalho experimental
foi o desenho para o bloco carnavalesco Prazeres Davida, que começou a
ensaiar para o Carnaval na última semana.
Estão envolvidas directamente na empreitada 22 prostitutas e o capital
inicial foi emprestado pela própria ONG. Com a venda das roupas, o
dinheiro será restituído.
A esperança é que a quantia apurada traga alívio para a instituição, nesses
tempos de poucos patrocinadores. "Não fazemos muito sucesso nessa tal
de responsabilidade social. Qual empresa gostaria de associar seu nome
a prostitutas?", lamenta Gabriela. Ela estima que a média de ganho de
uma prostituta que trabalha na rua é de R$ 1 mil mensais. Mas há as
que ganham para pagar somente o almoço e o jantar. Por isso, a ONG tem
como uma de suas bandeiras actuais a defesa do projeto de lei que
equipara a prostituição a outras profissões, com os mesmos direitos
trabalhistas. A diretora da associação reconhece que as chances de
aprovação no Congresso não são grandes.

24 de julho - dia do ROGER SPIANDORELI

.
SALVÉ O DIA 24 DE JULHO
PARABÉNS ROGER

O BLOG LUSO-CARIOCA FESTEJA A DATA



REVISTA ISTO É
noticiou nesse dia:

1971 - ANO DA INAUGURAÇÃO DO DISNEY WORLD E DO NASCIMENTO DO ROGER

24 de julho de 1971
Nasceu ROGÉRIO SPIANDORELI

Os brasileiros foram às ruas para comemorar o nascimento de Rogério Spiandoreli. O dia 24 de julho de 1971 foi marcado por muita festa em todo o País e passa, a partir desta data, a ser considerado um dos dias mais importantes do calendário nacional. O bebê já recebeu a visita de diversas personalidades, inclusive o Presidente da República GARRASTAZU MEDICI e a primeira-dama. Mesmo com todo o assédio para que o primeiro banho da criança fosse dado em público, ele foi presenciado apenas por alguns familiares e enfermeiros.

nasceram também a 24 de JULHO:

Jennifer Lopez (1970)
Jardel Filho (1928)
Jece Valadão (1930)
1783 - Simón Bolívar (político e militar venezuelano)
1802 - Alexandre Dumas (pai, escritor)
1880 - Ernest Bloch (compositor)
1951 - Lynda Carter (actriz)
1958 - Júlia Correia (actriz)
1970 - Jennifer Lopez (cantora

NO ANO DE 1971 ESTREARAM-SE NO AMBITO DA MUSICA


Construção - Chico Buarque
Detalhes - Roberto Carlos
Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos - Roberto Carlos
Cotidiano - Chico Buarque
Have You Ever Seen the Rain - Creedence Clearwater Revival
Fire and Rain - James Taylor

NO CINEMA

Operação França - Ação/Policial/Thriller
Domingo Maldito - Drama
A Fantástica Fábrica de Chocolate - Infantil
Laranja Mecânica - Ficção Científica
Morte em Veneza - Drama


Inaugurada a Disney World

Walt Disney não estava vivo para ver a inauguração da Disney World no dia 1 de outubro de 1971. O complexo, localizado na cidade de Orlando, na Flórida incluía o parque temático Magic Kingdon, hotéis, campos de golfe e áreas comerciais. Logo se tornaria um dos principais destinos de turismo no mundo e agregaria outros parques temáticos como o MGM Studios e Epcot Center. Disney planejava expandir seus negócios em parques temáticos quando comprou uma fazenda em Orlando. Ele escolheu a região pelo clima agradável e pelo preço das terras, bem mais barato do que as da Califórnia, onde ele havia inaugurando em 1966, a Disneylândia.

Zuzu Angel denuncia a tortura no Brasil
Em 1971, a figurinista brasileira Zuzu Angel lançou a sua moda política. No desfile, realizado no Consulado do Brasil em Nova York, ela vestiu-se de negro, com um véu cobrindo a cabeça, para denunciar a morte, sob tortura, de seu filho Stuart Angel Jones. Stuart, preso político na gestão de Garrastazu Médici, havia falecido meses antes, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ele foi amarrado à traseira de um jipe e arrastado de um lado para o outro na pista do aeroporto, com o cano de descarga enfiado na boca. Com sua atitude, Zuzu inspiraria a música “Angélica” de Chico Buarque que diz “quem é essa mulher, que canta sempre este estribilho”.

EVENTOS DE 1071
A Guerra do Paquistão
Movimentos separatistas no Paquistão Oriental deflagram, em 1971, a Guerra do Paquistão. O xeque Mujibur Rahman proclama a independência do território sob o nome de Bangladesh. Mas o Paquistão reage com violência e só recua após a intervenção da Índia ao lado dos separatistas. O conflito resultou na morte de mais de 3 milhões de bengalis. Cerca de 10 mil se refugiaram na Índia. O apoio da Índia ao Paquistão Oriental era esperado. O Paquistão foi formado a partir de uma luta separatista em relação à Índia quando o país se tornou independente da Inglaterra em 1947.
Principais notícias do mundo neste ano

Abu Davoud, terrorista da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e líder do grupo responsável pela morte de 11 israelitas nos Jogos Olímpicos de Munique, é libertado da prisão, em França.


- Abertura da barragem do Assuão, no Nilo, financiada pela URSS.
- Idi Amin lidera um golpe de estado e depõe Milton Obote, tornando-se presidente do Uganda.
- Na Suíça, a mulher alcança o direito de voto e de exercício de profissão.
- Muhammad Ali, campeão norte-americano de boxe, é derrotado por Joe Frazier.
- D. António Ribeiro é nomeado Patriarca de Lisboa.
- Em Lisboa, no Palácio da Ajuda, reúne-se o conselho ministerial da NATO, que escolhe para seu secretário-geral o holandês Joseph Luns, sucedendo ao italiano Manilo Brosio.
- Os astronautas norte-americanos David Scott e James Irwine entram no seu veículo lunar e passeiam pela superfície da Lua.
- Abertura, na Flórida, da Disneyworld, o maior parque de diversões mundial.
- A sonda espacial norte-americana Mariner 9 envia para a Terra as primeiras imagens do planeta Marte.
- A Assembleia Geral da ONU aprova a entrada da República Popular da China e a consequente exclusão de Taiwan (Formosa).
- A República do Congo altera o seu nome para República do Zaire.

34ª cerimónia anual dos OSCARES DE HOLLYWOOD

And the winner is... Mais um ano cheio de filmes fabulosos a encher os ecrans. Foi sem dúvida um grande espectáculo a noite da entrega dos óscares deste ano. O prémio para o melhor filme foi para INCORRUPTÍVEIS CONTRA A DROGA. Este filme arrecadou também o óscar para o melhor realizador, WILLIAM FRIEDKIN. Para o melhor actor o óscar foi atribuído a GENE HACKMAN pelo seu excelente desempenho este ano. Considerada a melhor actriz, JANE FONDA, recebeu o seu óscar com grande contentamento.

quinta-feira, julho 20, 2006

COPA DO BRASIL

..
A copa do brasil é o equivalente à Taça de Portugal, à Taça do Rei em Espanha, à Taça de Inglaterra , e é também disputada em eliminatórias.
A diferença neste caso é que a finL É A 2 MÃOS.
Este ano, a surpresa foi a final estrar a ser disputada por 2 times do Rio, dada a crise do futebol carioca.
VASCO e FLAMENGO, o clássico mais importante há alguns anos atrás, disputam esta final, e significa para o vencedor, a salvação de uma época.
.
Disputou-se ontem a 1ª.mão e....

Fla bate o Vasco e está perto do bi do torneio
Luizão e Obina marcam os gols da vitória, que teve um toque da diretoria
.

VALDIRAM DO VASCO (JÁ JOGOU NO BELENENSES) TENTA ULTRAPASSAR FERNANDO DO FLA


RIO DE JANEIRO - O Flamengo deu um importante passo para conquistar o título da Copa do Brasil e uma vaga na Libertadores de 2007. O Rubro-Negro bateu o Vasco por 2 a 0 no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil. Obina, que entrou no segundo tempo, e Luizão marcaram os gols da vitória, que teve um toque da diretoria, orientando Ney Franco a fazer as alterações no time (Assista ao vídeo exclusivo).

Com o resultado, o Flamengo pode perder até por um gol de diferença que levantará o título da competição e garantirá uma vaga na competição sul-americana. O Vasco precisa vencer por dois gols para levar a decisão para os pênaltis. Vitória por mais de dois gols coloca a taça na Colina.

FLAMENGO 2 X 0 VASCO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS-Fifa)
Auxiliares: Hilton Moutinho (RJ-Fifa) e Ana Paula Oliveira (SP-Fifa)

Gols: Obina, aos 14 minutos, e Luizão, aos 17 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ramon, Andrade, Ives (Vasco), Júnior e Ronaldo Angelim (Flamengo)


FLAMENGO
Diego, Fernando, Ronaldo Angelim e Renato Silva (Obina); Leonardo Moura, Jônatas, Toró (Júnior), Renato, Renato Augusto (Rodrigo Arroz) e Juan; Luizão.
Técnico: Ney Franco.

VASCO
Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Braz e Diego; Ives, Andrade, Ramon (Abedi) e Morais; Valdiram (Ernane) e Edílson.
Técnico: Renato Gaúcho.

domingo, julho 16, 2006

BRASILEIRÃO - 12ª.RODADA

..
TIVÉMOS ESTE FINAL DE SEMANA
A 12 ª.RODADA DO
CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A
12ª RODADA


cruzeiro empata com o goiás e perde liderança

Flamengo/RJ 0 x 1 Vasco/RJ
Paulão (Vas), aos 30' do 2º tempo

VASCO VENCE FLA NO CLASSICO DO RIO

Juventude/RS 2 x 0 Internacional/RS
Fabrício (Juv), aos 11' do 1º tempo
Marcel (Juv), aos 46' do 1º tempo

Paraná/PR 2 x 1 Atlético/PR
Batista (Pa), aos 26' do 1º tempo
Jancarlos (Atl), aos 2' do 2º tempo
Leonardo (Pa), aos 28' do 2º tempo

Fortaleza/CE 1 x 4 Santa Cruz/PE
Washington (SC), aos 15' do 1º tempo
Márcio Mixirica (SC), aos 18' do 1º tempo
Nenê (SC), aos 27' do 1º tempo
Osmar (SC), aos 6' do 2º tempo
Mazinho Lima (For), aos 11' do 2º tempo

Grêmio/RS 4 x 4 Fluminense/RJ
Ramon (Grê), aos 26' do 1º tempo
Rômulo (Grê), aos 22' do 2º tempo
Evando (Flu), aos 25' do 2º tempo
Petkovic (Flu), aos 32' do 2º tempo
Marcelo (Flu), aos 34' do 2º tempo
Petkovic (Flu), aos 42' do 2º tempo
Herrera (Grê), aos 47' do 2º tempo
Rômulo (Grê), aos 48' do 2º tempo

São Caetano/SP 2 x 0 Santos/SP
Anderson Lima (SC), aos 34' do 2º tempo
Anderson Lima (SC), aos 43' do 2º tempo

Cruzeiro/MG 0 x 0 Goiás/GO
...

Palmeiras/SP 1 x 0 Corinthians/SP
Paulo Baier (Pal), aos 44' do

São Paulo/SP 2 x 1 Figueirense/SC
Ricardo Oliverira (SP), aos 2' do 1º tempo
Tiago Prado (Fig), aos 13' do 2º tempo
André Dias (SP), aos 46' do 2º tempo

Botafogo/RJ 4 x 1 Ponte Preta/SP
Tuto (PP), aos 2' do 1º tempo
Zé Roberto (Bot), aos 14' do 2º tempo
Dodô (Bot), aos 31' do 2º tempo
Clayton (Bot), aos 41' do 2º tempo
Dodô (Bot), aos

CLASSICO FLAMENGO-VASCO

FLAMENGO 0 x 1 VASCO

Estádio: Maracanã
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Auxiliares: Marinaldo Silvério (SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)

Gols: Paulão, aos 30 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Léo Medeiros, Renato Silva, (Flamengo); Éder (Vasco)


FLAMENGO
Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e André; Paulinho, Léo Medeiros, Toró (Marcelinho) e Renato Augusto (Walter Minhoca): Fabiano Oliveira e Luizão (Obina)
Técnico: Ney Franco

VASCO
Cássio, Claudemir, Éder, Paulão e Hugo (Madson); Ygor, Roberto Lopes, Alberoni (Amaral) e Abedi; Ernane e Faioli (Ricardinho)
Técnico: Renato Gaúcho

classificação

Classificação
01 São Paulo 26
02 Cruzeiro 25
03 Internacional 24
04 Fluminense 23
05 Paraná 21
06 Santos 18
07 Figueirense 18
08 Goiás 18
09 Juventude 17
10 Grêmio 16
11 Vasco 16
12 São Caetano 15
13 Atlético-PR 14
14 Flamengo 14
15 Ponte Preta 14
16 Botafogo 14
17 Fortaleza 11
18 Palmeiras 10
19 Corinthians 9
20 Santa Cruz 9

COSTA DA CAPARICA

.

VISTA DA COSTA DA CAPARICA, ONDE HÁ QUASE TANTOS BRASILEIROS COMO EM COPACABANA...

As praias da Costa da Caparica são as preferidas dos lisboetas.
Não há nenhum bar de praia (tipo lanchonetes), restaurantes e lojinhas, que não tenha brasileiros.

É SÓ ATRAVESSAR A PONTO SOBRE O TEJO

Já dizia a música "Aqui vou eu para a Costa/ aqui vou eu cheio de pica/ de Lisboa vou fugir/ vou p'ró sol da Caparica". E a Costa da Caparica é isso mesmo: sol e praia! Pertencendo ao conselho de Almada, a zona também conhecida como Costa ou apenas Caparica, situa-se na margem sul do rio Tejo, onde magníficas praias de areia dourada se estendem por cerca de 30 km até ao Cabo Espichel. Vastas áreas de eucaliptos, pinheiros e acácias acompanham as brancas e finas areias. Mas a Costa é muito mais do que praia e grandes áreas de areia.

SÃO KILOMETROS E KILOMETROS DE PRAIAS
O nome traz imediatamente uma única coisa à lembrança: as praias. Esse areal imenso que começa na vila e só acaba na Fonte da Telha, com a falésia como cabeceira e as dunas como travesseiro.
Mas é mais do que isso, muito mais. É toda uma história, todo um orgulho de se ser desta terra, toda uma tradição.
Desde o bairro dos pescadores, com as suas casinhas iguais, com arcos na entrada, passando pela rua 15, que nos Santos Populares se enche de cor e festa, até ao centro da vila, que com a sua rua dos pescadores, oferece bens, comida e dormida.
Há esplanadas, bares, discotecas e um pontão onde se pode passear a ver o mar, de mãos dadas, sozinho, no Inverno ou no Verão. Há toda a Arriba Fóssil, onde se pode assistir aos mais belos pôr-do-sol, guardados pelos pinheiros recortados no céu. Há as vendedoras de marisco, numa confusão de gritos, santolas, sapateiras, e percebes.
Frutarias coloridas, cheiro a peixe, bolos e gelados.

A Costa tem toda uma cultura muito própria, feita de pescadores, de lutas contra o mar, que de ano para ano, teima em roubar um pouco mais de terra, de fado, sol, esplanadas e bairrismo. É feita também pelas pessoas que por aqui passam todos os anos, e que deixam um pouco delas para trás: risos, pegadas na areia, uma toalha esquecida, uma promessa de regresso.
No Inverno é intimista, melancólica e romântica. O mar torna-se revolto e brinda quem passa com salpicos salgados, que guardam em si todas as saudades do mundo.
Com o vento a bater na cara e os olhos pousados no Bugio, solitariamente plantado no mar, respiramos fundo e sorrimos. Estamos em casa.

A Costa da Caparica conta também com um mercado que se realiza entre Terças e Domingos, onde as mulheres dos pescadores e agricultores aclamam os seus produtos. Para além de tudo isto, fica a certeza de encontrar bons restaurantes de peixe - onde pode provar pratos frescos, deliciosos e originais - e bares na praia com todo o tipo de animação nocturna.

No rochedo acima da praia, situa-se um Mosteiro Capuchinho antigo, fundado originalmente em 1558.

Nos meses de Verão, pode alugar uma pequena tenda na praia e aproveitar a sombra durante as horas mais quentes ou dar um passeio no comboio que percorre uns agradáveis 10 km ao longo das praias da Costa da Caparica

quinta-feira, julho 13, 2006

BRASILEIRÃ0 -11ª.RODADA

..
RECOMEÇOU O BRASILEIRÃO
APÓS A INTERUPÇÃO POR
CAUSA DO MUNDIAL.
.
CRUZEIRO RECOMEÇA VENCENDO CORINTHIANS


12 julho
Internacional 2 x 0 Ponte Preta
Atlético-PR 0 x 0 Fortaleza
Fluminense 3 x 2 Juventude
São Paulo 2 x 1 Grêmio
São Caetano 1 x 1 Botafogo
Figueirense 2 x 1 Santos
Cruzeiro 2 x 0 Corinthians
Palmeiras 4 x 2 Vasco
Santa Cruz 2 x 1 Goiás
Flamengo 1 x 4 Paraná

FLA PERDE FEIO PARA O PARANÁ


CRUZEIRO 2 X 0 CORINTHIANS
Local: estádio Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-RJ), auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

Renda: R$ 261.480,00

Público: 23.166 pagantes

Golos: Martinez, aos 39 minutos do primeiro tempo; e Alecsandro, aos 2 minutos do segundo tempo


CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Edu Dracena, Thiago Heleno (Eliézio) e Júlio César; Jonílson, Leandro Bomfim,(EX-PORTO) Martinez e Wagner (Franscimar); Gil e Alecsandro (Carlinhos Bala)
Técnico: Paulo César Gusmão

CORINTHIANS
Silvio Luiz; Wescley, André Leone (Ramon) e Betão; Rosinei, Bruno Octávio, Renato (Rubens Júnior)(EX-PORTO), Roger (EX-BENFICA) e Gustavo Nery; Rafael Moura (Daniel) e Nilmar
Técnico: Geninho

a classificação ficou assim:

01 Cruzeiro 24
02 Internacional 24
03 São Paulo 23
04 Fluminense 22
05 Paraná 18
06 Santos 18
07 Figueirense 18
08 Goiás 17
09 Grêmio 15
10 Atlético-PR 14
11 Juventude 14
12 Flamengo 14
13 Ponte Preta 14
14 Vasco 13
15 São Caetano 12
16 Botafogo 11
17 Fortaleza 11
18 Corinthians 9
19 Palmeiras 7
20 Santa Cruz 6

quarta-feira, julho 12, 2006

LENINE EM PORTUGAL

..
É ISSO AÍ, LENINE VAI ESTAR
EM PORTUGAL, HOJE 12 DE JULHO
NO PORTO, A 14 EM MONTEMOR
E A 15R NA GUARDA.
.

.
QUEM É LENINE?

Cantor, compositor, arranjador, músico e produtor, poucos artistas reúnem reconhecido talento em tantas atividades. Lenine tornou-se uma personalidade da música brasileira, reconhecida pelo grande público, pela imprensa, por artistas e multiplicadores de opinião. Seu som inovador, transpõe as fronteiras do Brasil e se consolida no exterior. Um dos artistas de maior vendagem  na Europa , suas turnês costumam passar por dezenas de países, atingindo mais de 800 mil pessoas. Apenas na França, onde seu público é mais significativo e onde seus cds já venderam mais de 60 mil cópias, este pernambucano de alma carioca esteve em mais de 15 cidades, sendo sempre apontado como um dos nomes mais representativos da nova safra da musica popular brasileira. Do Japão à Republica Tcheca, do Canadá à Madagascar, da Dinamarca às Ilhas Canarias  este cronista sonoro, se diz planetário ao fazer questão de mostrar sua música, aos quatro cantos do mundo.

Como compositor, possui um catalogo com mais de 500 canções requisitadas e gravadas por artistas de várias gerações e estilos como Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Maria Rita, O Rappa, Milton Nascimento, Gabriel o Pensador, Frejat, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Zélia Duncan, entre outros .
Como produtor, Lenine atualmente é responsável pelo segundo cd de carreira da cantora Maria Rita,

Discografia

Albuns solo
1983 - Baque Solto
1993 - Olho de Peixe
1997 - O Dia em que Faremos Contato
1999 - Na Pressão
2002 - Falange Canibal
2003 - Nova tiragem do CD Na Pressão
2004 - In Cite
2006 - Acústico MTV Lenine (Em fase de produção)

Participações

em albuns de outros grupos artistas
Arícia Mess - Cabeça Coração: violão em O Homem dos Olhos de Raio X
Carlos Malta e Pife Muderno: voz em Canto de Ema
Carlos Malta - Escultor do Vento: voz em Morena Bela
Chico César - Aos Vivos: violão e voz em Dança (Chico César); e Nato (Chico César e Tata Fernandes)
Chico César - Cuscuz Clã: coro em Folia de Príncipe
Elba Ramalho - Flor da Paraíba: voz em Lavadeira do Rio
Fernanda Abreu - Raio X: voz em Jack Soul Brasileiro
Jane Duboc - Todos os Caminhos: em Lá e Cá
Lula Queiroga - Aboiando a Vaca Mecânica: em Rosebud - O Verbo e a Verba (Lenine e Lula Queiroga)
em álbuns especiais

América (telenovela)
Ana Raio e Zé Trovão (telenovela) - Trilha Sonora: As Voltas Que o Mundo Dá, parceria com Dudu Falcão
Balaio do Sampaio - Tributo a Sérgio Sampaio: Pavio do Destino
Casa do Forró - Ao Vivo: Pagode Russo, com participação de Frejat
O Clone (telenovela) - Trilha Sonora: O Silêncio das Estrelas
Djavan - Songbook: Maça do Rosto
Drop The Debt: Rosebud
Era Uma Vez (telenovela) - Trilha Sonora: Dois Olhos Negros (Lula Queiroga)
As Filhas da Mãe (telenovela) - Trilha Sonora: Mero Detalhe
Jorge Amado - Letra & Música: É Doce Morrer no Mar
Luau MTV: A Ponte e Jack Soul Brasileiro
Reginaldo Rossi - Tributo: A Raposa e as Uvas
Rogério Duarte - Canção do Divino Mestre: projeto de Carlos Rennó em que foram convidados compositores para musicar trechos de poemas
Sítio do Picapau Amarelo - Trilha Sonora: De Sabugo a Visconde

MÁRIO JARDEL

-

JARDEL está de volta ao futebol português, vem jogar no Beira Mar.
A fantástica passagem pelo nosso campeonato, primeiro ao serviço do PORTO e depois no SPORTING, obriga a que nunca mais nos possamos esquecer dele, dos seus fabulosos golos. Até paraecia fácil fazê-los, ele transformava fácial o que parecia impossível.
Pelas vicisstiudes que se conhecem, JARDEL caiu nas malhas dum dos piores flagelos dos nossos tempos e arruinou a careira e até a sua vida familiar.
Mas nada, nada, nos deveria autorizar a esquecer a sua prestação nos relvados.
Especialmente o Sporting, (de que sou adepto) deveria tê-lo recordado agora nas festividades do seu centenário. A ele ficou a dever o seu primeiro campeonato do século .E o que é facto é que em vez disso, o apagou da sua História, como Estaline fez com Trotsky.

0 NOSSO BLOG recorda-o e estimula-o, desejando-lhe toda a sorte do mundo neste seu retorno.

Mário Jardel Almeida Ribeiro


Mário Jardel Almeida Ribeiro, mais conhecido como Jardel no Brasil e Mário Jardel na Europa (Fortaleza (CE), 18 de setembro de 1973) é um jogador de futebol brasileiro, que teve uma passagem marcante pelo futebol português. Foi atacante do Grêmio e da Seleção Brasileira. Regressou em Julho de 2006 ao futebol Português para representar o Beira-Mar de Aveiro

Filho de César Ribeiro e Maria de Fátima. Recebeu seu nome de sua mãe em homenagem ao ator de novelas Jardel Filho.

Mário Jardel é um jogador de futebol brasileiro, que teve uma passagem marcante pelo futebol português. Jogou no FC Porto, clube pelo qual alcançou mais do que uma vez a Bota de Ouro tendo também alinhado pelo Sporting Clube de Portugal. A passagem pelo Sporting foi determinante para o clube vencer a tripleta em Portugal, respectivamente: Campeonato, taça e Supertaça. O campeonato foi marcado pelos 42 golos de Jardel, no entanto mesmo quando o avançado não actuava o Sporting conseguia atingir facilmente a vitória como ocorreu no encontro frente ao Beira Mar em Aveiro, com André Cruz a apontar 2 golos na altura e desmistificando por completo a dependência de Jardel.

Foi largamente considerado pelos adeptos que as fortes bases da equipa, então formada por Ricardo Quaresma, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Paulo Bento, João Vieira Pinto e mesmo Marius Niculae, terão sido o verdadeiro suporte do estrondoso êxito do clube nesse ano.


Depois de uma época cheia de sucesso no Sporting, especulou-se muito acerca da sua transferência para um grande da Europa. No entanto, essa tranferência não se veio a realizar.

Mário Jardel foi dos melhores jogadores a actuar em Portugal, embora haja alguma imprensa desportiva que não lhe tenha dado o devido valor, e por isso sobrevive a ideia de que o Jardel era um jogador pouco acima da média. O número de golos que marcou, e a qualidade técnica de muitos desses golos falam por si.

Jardel ficou famoso pela sua alta impulsão (já havia tentado ser jogador de vôlei) que o levava a fazer vários golos de cabeça.


Depois de ser recusado pelo Ceará, aos 10 anos de idade, Jardel começou a treinar no próprio Ferroviário. Disputando a Taça Rio de Janeiro de juvenis, o centroavante despertou o interesse do Vasco da Gama. Teve seu passe comprado por US$ 27.500 em 1993. O bicampeonato brasileiro de juniores e a conquista do Mundial Sub-21, na Austrália, pela seleção brasileira lhe renderam o primeiro contrato profissional. Seu irmão mais novo George chegou a jogar nas categorias de base do Vasco mas não foi aproveitado no time principal.

Em 1993 foi artilheiro da Taça BH Júnior com 11 gols e da Taça SP Júnior (Vasco) com 9 gols, além de ser campeão carioca. Foi artilheiro da Taça Guanabara de 1994 com 17 gols, marcando 2 gols na final contra o Fluminense. Porém amargou o banco e a perseguição da torcida no campeonato brasileiro e foi emprestado ao Grêmio em 1995.

Caiu nas graças do técnico Luiz Felipe Scolari que montou um esquema tático especial para Jardel. Com o Grêmio conquistou a Copa Libertadores da América deste ano e Jardel terminou como artilheiro (melhor marcador) da competição com 12 golOs. No ano seguinte se sagrou campeão gaúcho e da Recopa sul-americana.

Para ficar com o jogador em definitivo, o Grêmio teria de pagar ao Vasco US$ 1,2 milhão, valor considerado alto para a época. A diretoria do clube tricolor conseguiu arrecadar somente 10% do valor total e o artilheiro acabou sendo vendido ao Porto de Portugal.

Foi pelo FC Porto que Jardel conheceu os maiores êxitos desportivos da sua carreira. Foi vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira na temporada 1996/97. Tri-campeão português e da Taça de Portugal em 1997/98, 1998/99 e 1999/00. Foi quatro vezes artilheiros do Campeonato Nacional fazendo 30 golos em 31 jogos na temporada 1996/97, 26 em 30 jogos em 1997/98, 36 em 32 jogos na temporada 1998/99 e 38 também em 32 jogos na temporada 1999/00. Em torneios internacionais marcou 15 golos em 24 jogos nos 4 anos.

Foi campeão da bola de prata em 1997, da bola de ouro em 1999, além do prêmio de maior goleador da Europa dado pela revista inglesa World Soccer. Ganhou a bola de bronze em 2000.

Transferiu-se para a Turquia na temporada 2000/2001, marcando 5 golos logo na estréia e se tornou artilheiro pelo Galatasaray marcando 24 golos em 22 jogos e sendo vice-campeão Nacional. Foi campeão da Super-Taça Européia e da Taça Uefa. Porém por contusões e problemas pessoais e de adaptação não ficou muito tempo no clube.

Foi convocado 11 vezes para a seleção brasileira jogando 7 e marcando 1 golo contra a Tailânia.

Jogou no Sporting Clube de Portugal de 2001 a 2003, onde foi campeão português e da Taça de Portugal em 2001. Marcou 42 golos em 30 jogos na temporada EM QUE DEU O CAMPEONATO AO SPORTING,

segunda-feira, julho 10, 2006

ITÁLIA, vinga Brasil e Portugal, e é CAMPEÃ DO MUNDO

..


Já que Portugal e Brasil não venceram, era a ITALIA a nossa terceira aposta.
Ganhou e evitou que a FRANÇA, fosse premiada pelas atoardas que lançou sobre o comportamento dos portugueses e dos brasileiros.
Domenech, ao longo dos dias que antecederam especialmete o jogo contra Portugal, não cessou de provocar os jogadores portugueses e de tentar condicionar os árbitos o que conseguiu) contra Portugal.
Afinal quem é o desordeiro mor? Zidane, que se portou como um selvagem, regressando à lei da selva.
Foi provocado? talvez,mas será assim que um grande jogador deverá reagir.
Ao fazê-lo, revelou a sua indole e o seu mau carácter.
É um grande jogador? Sim, quando joga futebol é um artista, mas já como homem....!!!

sábado, julho 08, 2006

FERNANDO NORONHA

..



História de Fernando de Noronha

Muitas controvérsias marcam o descobrimento de Fernando de Noronha. O mapa de cantino, enviado em novembro de 1502 a Ercole d'Este, Duque de Ferrara, já indica o arquipélago como Ilha da Quaresma. Isto faz supor que o conhecimento da existência da ilha só poderia advir de expedições que por ela passaram em 1500, 1501 ou 1502, no tempo da quaresma. O Visconde de Santarém atribuiu a descoberta a Gaspar de Lemos, o comandante da nau de provisões da armada de Cabral, enviada de volta a Portugal em 1500 com a notícia de que fora achada a terra de Santa Cruz. A nau certamente não cruzou a região no período da quaresma, mas, depois de bordejar a costa brasileira cortando pau-brasil, poderia ter avistado o arquipélago a 24 de junho, justamente no dia de São João, cujo nome teria dado a ilha.

Duarte Leite, após longa pesquisa, imputou a descoberta da ilha à expedição de 1501-1502, cujo comando atribuiu errôneamente a Fernão de Loronha. Para Jaime Cortesão, historiador português, nos anos de 1502-1503 teria vindo ao Brasil uma desconhecida expedição, mas da qual existem seguros vestígios. Ela explicaria questões relacionadas à citação da ilha em cartas geográficas do período. No comando da expedição estaria Fernão de Loronha, que em pessoa, iniciava o desbravamento da terra que arrendara para a exploração do pau-brasil. No curso desta viagem, teria descoberto Fernando de Noronha.

Opiniões divergentes à parte, o certo é que o primeiro a descrevê-la foi Américo Vespucci, ao participar da expedição de Gonçalo Coelho (1503-1504). Por decreto de 16 de fevereiro de 1504, D. Manuel I doou a Fernão de Loronha o arquipélago, sendo a primeira capitania hereditária do Brasil. O sistema só seria implantado no continente entre 1534 e 1536, quando D. João III criou nada menos que quatorze, ao longo da costa, distribuídas a doze donatários. Os descendentes de Loronha foram recebendo por decreto real o título de posse da ilha até o último, seu trineto, João Pereira Pestana em 1692.

Em 1534 o arquipélago de Fernando de Noronha foi invadido por ingleses; em 1556 até 1612, por franceses. No ano de 1612 aportou o missionário capuchinho Cláudio de Abbeville, que encontrou no local um português e dezessete índios de ambos os sexos, todos desterrados pelos moradores de Pernambuco.

Em 1628, Noronha foi invadida pelos holandeses, desalojados dois anos depois pela expedição comandada por Rui Calaza Borges a mando de Mathias de Albuquerque em 14 de janeiro de 1630. Em nova investida, em 1635, os holandeses voltam a ocupar a ilha, sob o comando do almirante Cornelis Cornelizoon Jol, permanecendo por dezenove anos. Neste período, a ilha foi usada pelos holandeses como local de tratamento e convalescença de seus homens devido a doenças como o escorbuto e pela disenteria sanguínea, que atingiram um terço da tropa estacionada em Pernambuco. A ilha passa a chamar-se Pavônia, em homenagem a Michiel de Pauw, um dos diretores da Companhia das Índias Ocidentais. Em 1646 os holandeses constroem um fortim na elevação onde mais tarde seria erguido o Forte de Nossa Senhora dos Remédios.

Em 1696, carta régia de 7 de setembro, manda povoar, guarnecer a ilha com um destacamento, escolher os melhores locais para fortificar, para evitar as constantes invasões. Essa resolução não foi cumprida, continuando o território atlântico a mercê dos invasores.

Em 24 de setembro de 1700 a capitania de Fernando de Noronha reverte à coroa, tornando-se por carta régia, dependência da Capitania de Pernambuco. Achando-se despovoada e em completo abandono, foi a ilha ocupada em 1736 pelos franceses da Companhia Francesa das Índias Orientais, passando-se a chamar Isle Dauphine

No ano de 1737 o arquipélago foi definitivamente ocupado pelos portugueses, sendo os franceses expulsos por uma expedição vinda do Recife a mando do governador Henrique Luís Pereira Freire e comandada pelo tenente-coronel João Lobo de Lacerda, à frente de 250 praças, sem nehuma resistência. A fim de impedir novas investidas dos franceses, são construídos os fortes de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.

A igreja de N.S. dos Remédios, marco da nova povoação, foi concluída em 1772. Provavelmente nesta época, começaram a ser enviados para a ilha os primeiros presos, embora de forma ocasional. Essa destinação gerou medidas preventivas que vieram a alterar, profundamente, o meio ambiente insular, tanto com a destruição de grande parte de sua cobertura vegetal, derrubando-se árvores para evitar fugas e esconderijos de presos, como a introdução de espécies estranhas ao local, causando modificações de consequências visíveis até os nossos dias.

Em 1739 são construídos os fortes de São João Batista dos Dois Irmãos e São Joaquim do Sueste. Em 1755 por carta régia de 16 de agosto, Angola passou a contribuir com a quantia anual de 4.000$000, para cobrir as despesas do presídio de Fernando de Noronha, subsídio esse que durou até a véspera da proclamação da independência do Brasil. Em 1789, o governo português pretendeu instalar uma colônia agrícola na ilha, visando torná-la menos dispendiosa aos cofres reais, idéia essa que não foi aceita pelo então governador de Pernambuco D.Thomás José de Melo.

Em 1817, por ocasião da revolução republicana de Pernambuco, o governo provisório nomeou o capitão José de Barros Falcão de Lacerda para desmantelar as fortificações da ilha e levar de volta o destacamento e os sentenciados. Em 1822, assume o comando de Fernando de Noronha o coronel Luís de Moura Accioli. A ilha continua a ser dependência de Pernambuco, passando seus assuntos internos para o âmbito do Ministério da Guerra. Em 1865 é promulgado o regulamento para o presídio e em 1877 é transferida a administração e o custeio para o Ministério da Justiça. Em 1885 o imperador Pedro II assina decreto aprovando novo regulamento para o presídio.

Proclamada a república, convidado para ministro da justiça, o Barão de Lucena, exigiu uma condição para aceitar o cargo : que Fernando de Noronha voltasse ao domínio de Pernambuco. Assim sendo, em 1891 foi concretizada a restituição, na forma do decreto 1.371 de 14 de novembro.

Em 1897 o governo do Estado de Pernambuco toma posse definitiva do presídio de Fernando de Noronha, que passa a ser prisão estadual, permanecendo o arquipélago sob domínio pernambucano até o ano de 1938, quando foi vendido ao Ministério da Justiça, tendo o governo federal pago a título de compensação a quantia de Cr$ 2.000.000,00, transformando a ilha em presídio político e colônia correcional.

No começo do século XX, instalaram-se os ingleses para cooperação técnica em telegrafia (South American Company); depois vieram os franceses do cabo Francês e os italianos da Italcable. Em 1942, em plena 2a. guerra mundial, transformou-se em Território Federal, sendo os presos políticos e comuns transferidos para o presídio da ilha grande.


Em 1943, decreto federal dispõe sobre a administração da nova unidade da federação, que ficou a cargo do então Ministério da Guerra. Em 23 de agosto, assume o cargo o primeiro governador do Território Federal de Fernando de Noronha, o coronel Tristão de Alencar Araripe. Noronha foi administrada pelo Exército até 1981, pela Aeronáutica até 1986 e pelo Estado Maior das Forças Armadas até 1987. Deste tempo de administração militar, veio grande parte da infra-estrutura como aeroporto, estradas, escola, hospital etc. Acordos entre o governo brasileiro e os Estados Unidos foram feitos para a instalação de americanos no arquipélago de 1942 a 1945 (segunda guerra mundial) e de 1957 a 1962 (base de rastreamento de satélites), operada pela NASA.

Em 1987 começa a administração civil, através do Ministério do Interior, sendo o único governo civil que o território conheceu, durando até 1988 quando por dispositivo constitucional o arquipélago foi reanexado ao Estado de Pernambuco. Agora como Distrito Estadual, tem seu destino gerido por um Administrador Geral, nomeado pelo Governador do Estado e referendado pela Assembléia Legislativa de PE.

Hoje Fernando de Noronha vive da exploração racional do turismo, dentro das limitações impostas pelo seu delicado ecossistema e da atividade pesqueira, esta em caráter artesanal e voltada para o consumo interno.

Além do interesse histórico mencionado anteriormente, o arquipélago foi alvo de atenção de vários cientistas que se dedicaram a estudar sua fauna, flora, geologia, geomorfologia, entre outros.Um dos primeiros trabalhos foi publicado há mais de 100 anos, por Pocock (1890). Posteriormente, Bjornberg (1954); Lopes e Alvarenga (1955); Almeida ( 1958); Paiva (1967) entre vários outros.

Em dezembro de 1995, foi promulgada a lei orgânica do arquipélago, sua constituição, ocorrendo em março de 1996 a primeira eleição para o Conselho Distrital, o fórum de representatividade da comunidade local junto ao poder público.



FERNANDO NORONHA, TEM A PRAIA MAIS BONITA DO BRASIL,A PRAIA DO SANCHO

sexta-feira, julho 07, 2006

CARIOCA, a ultima obra de CHICO BUARQUE DE HOLANDA,acaba de sair

.

.
O projecto vem em dois formatos: um com DVD e CD e outro com disco avulso. Aos buarqueanos dos quatro costados, um aviso: no registro audiovisual, Chico abre portas e coração e mostra seu processo de criação dentro do estúdio com direito a muitas histórias e tiradas sarcásticas ''Desconstrução'', dirigido por Bruno Natal, bem que poderia chamar-se, com perdão do trocadilho, ''Descontração''. Quase 60 minutos de som e imagem abertos com uma declaração interessante sobre a dificuldade que Chico encontra em sair da literatura e retonar à música e vice-versa. ''O fato de eu me distanciar muito tempo cria um problema porque dá a impressão de que não se sabe mais fazer música, assim como vou ter a impressão que eu não sei mais escrever'', diz. ''Agora estou completamente músico'', arremata mais adiante.

''Carioca'' traz sete músicas inéditas e cinco regravações a bonita ''Renata Maria'' (em parceria com Ivan Lins e registrada ano passado por Leila Pinheiro); ''Leve'' (com Carlinhos Vergueiros, gravada originalmente por Dora Vergueiro, em 1996); o samba ''Dura na Queda'' (feita para e gravada magistralmente por Elza Soares, há quatro anos); ''Ode aos Ratos'' (com Edu Lobo, feita para o musical ''Cambaio'', que ganha um rap-embolada inédito); e a sentimental ''Imagina'' (um dos clássicos compostos com Tom Jobim e que traz a delicadeza de Mônica Salmaso).

SUBURBIO é um dos lindissimos poemas deste belissimo trabalho de Chico

Subúrbio
Chico Buarque/2006






Lá não tem brisa
Não tem verde-azuis
Não tem frescura nem atrevimento
Lá não figura no mapa
No avesso da montanha, é labirinto
É contra-senha, é cara a tapa
Fala, Penha
Fala, Irajá
Fala, Olaria
Fala, Acari, Vigário Geral
Fala, Piedade
Casas sem cor
Ruas de pó, cidade
Que não se pinta
Que é sem vaidade

Vai, faz ouvir os acordes do choro-canção
Traz as cabrochas e a roda de samba
Dança teu funk, o rock, forró, pagode, reggae
Teu hip-hop
Fala na língua do rap
Desbanca a outra
A tal que abusa
De ser tão maravilhosa

Lá não tem moças douradas
Expostas, andam nus
Pelas quebradas teus exus
Não tem turistas
Não sai foto nas revistas
Lá tem Jesus
E está de costas
Fala, Maré
Fala, Madureira
Fala, Pavuna
Fala, Inhaúma
Cordovil, Pilares
Espalha a tua voz
Nos arredores
Carrega a tua cruz
E os teus tambores

Vai, faz ouvir os acordes do choro-canção
Traz as cabrochas e a roda de samba
Dança teu funk, o rock, forró, pagode
Teu hip-hop
Fala na língua do rap
Fala no pé
Dá uma idéia
Naquela que te sombreia

Lá não tem claro-escuro
A luz é dura
A chapa é quente
Que futuro tem
Aquela gente toda
Perdido em ti
Eu ando em roda
É pau, é pedra
É fim de linha
É lenha, é fogo, é foda

Fala, Penha
Fala, Irajá
Fala, Encantado, Bangu
Fala, Realengo...

Fala, Maré
Fala, Madureira
Fala, Meriti, Nova Iguaçu
Fala, Paciência...

MADONA DI CARAVAGGIO E SCOLLARI

.

quinta-feira, julho 06, 2006

RIO, 1900

.


copacabana, 1900

PORTUGAL-FRANÇA, na imprensa

.
O JOGO, PORTUGAL

SPORT BARCELONA
.
PORTUGAL, 0 - FRANCIA, 1

Zidane, de penalty, mete a Francia en la final (0-1)

Los jugadores franceses celebran el pase a la final tras vencer a Portugal
Ya tenemos al segundo finalista del Mundial 2006. Se trata de la selección francesa. El combinado galo se jugará el título ante Italia el próximo domingo después de haber vencido esta noche a Portugal gracias a un gol de penalty de Zinedine Zidane.


El combinado galo se impuso con las mismas bazas que le permitieron doblegar a España, en octavos, y a Brasil, en cuartos. Una defensa infranqueable, liderada por Thuram y Gallas; un centro del campo equilibrado, donde Makelele y Vieira ponen la fuerza y el rejuvenecido Zidane, la magia; y una delantera, con los veloces y hábiles Ribéry y Henry, que rentabiliza al máximo sus ocasiones.

El encuentro empezó a un ritmo muy alto. Portugal salió con garra y dispuso de tres claras oportunidades para adelantarse en el marcador. La primera en el minuto 3, cuando Barthez desvió un chut de Deco desde la frontal y Cristiano Ronaldo reclamó penalty por un supuesto empujón de Sagnol en el rechace; la segunda, en el 8', con un trallazo de Maniche que salió fuera por muy poco; y la tercera, en el 15', con otro chut de Figo que Barthez desvió con apuros.

Sin embargo, a pesar del dominio luso, Francia se adelantó a la media hora después de que el árbitro, el uruguayo Jorge Larionda, pitase penalty por una clara zancadilla de Carvalho a Henry dentro del área. Zidane no perdonó y convirtió el 0-1 que, a la postre, fue definitivo.

El gol fue un jarro de agua fría para Portugal, que empezó a buscar el empate con más corazón que cabeza. Francia se defendió bien y, hasta el descanso, los lusos sólo inquietaron a base de reclamar penaltis. Primero, por otro supuesto empujón de Sagnol a Cristiano Ronaldo; y después, tras un chut de Figo que topó en Thuram, y por el que reclamaron mano. El árbitro estuvo acertado en ambas acciones y no señaló nada.

Figo perdonó el empate

Francia dejó claro tras el descanso que no se conformaba con su renta por la mínima, y nada más comenzar la segunda mitad, Henry y Ribéry obligaron a lucirse a Ricardo con sendos trallazos muy peligrosos.

Portugal replicó con un chut del hasta ahora inédito Pauleta que se estrelló en el lateral de la red (52'). Aunque la ocasión más clara, sin duda, llegó en el 77'. Cristiano Ronaldo lanzó una falta que Barthez, en un error clamoroso, no acertó a atajar, aunque Figo no aprovechó su rechace y cabeceó fuera cuando lo tenía todo a su favor para lograr el empate.

Ya en la recta final, Portugal se lanzó en busca del empate a la desesperada, pero sus esfuerzos resultaron estériles. El gol de penalty de Zidane fue suficiente y Francia ya está en la final. Ahora, buscará el segundo Mundial de su historia.
.
GLOBO BRASIL

França elimina Portugal de Felipão e disputa o bi
De pênalti, Zidane marca o gol francês e termina com a última torcida brasileira
Zidane comemora seu gol de pênalti. , MUNIQUE, Alemanha – Acabou novamente nos pés de Zidane a última torcida dos brasileiros na Copa do Mundo da Alemanha. A França venceu Portugal de Luiz Felipe Scolari por 1 a 0 nesta quarta-feira, dia 5 de julho, no Fifa World Cup Stadium de Munique e se classificou para enfrentar a Itália na grande final.

A inédita decisão do Mundial será no próximo domingo, no Estádio Olímpico de Berlim. Já Felipão terá que se contentar em disputar o terceiro lugar contra a anfitriã Alemanha no sábado, em Stuttgart, e tentar igualara a colocação portuguesa de 1966. Para os lusos, permanece o trauma de perder para os Bleus em jogos decisivos.

-
SKY SPORTS UK
.
Domenech: Now let's win it
By Graeme Bailey | Wednesday 5th JulyPrint this pageEmail page
WORLD CUP PODCASTS
Sky Sports News' brand new podcasting service is available now.

Raymond Domenech told his French side to complete the job and go and win the World Cup final on Sunday.

The unfancied Bleus have defied the critics in Germany and are now within touching distance of the game's greatest glory.

France booked their place in the final after overcoming Portugal 1-0 on Wednesday and now they are looking to recapture the trophy they lifted in 1998.

"What matters now is to go all the way," said Domenech.

"We can't be content, we have to recuperate and start focusing.

"We must give all we have in that final to make sure we have no regrets.

"We are very proud to have reached the final. It was a difficult match, but the objective has been obtained. That (objective) was July 9, but now we have to win the final.

"Everybody wants to win the final. That is our true objective."

Domenech feel France and Italy deserve their place in the final.

"There were two real deeds in this cup. Firstly (France) against Brazil and Italy won over the Germans in Dortmund, and they did it with style," he said.

Domenech would not be drawn on the behaviour of the Portugal side - who dived throughout the game.

"I do not govern the behaviour, decision or choices of Mr Scolari. That's not on my mind," said Domenech.

"I look at France and give credit to the Portuguese team. They played well but there's one winner.

"I do not like to comment on another coach's team. I do not like other coaches to make comments on my team."

GAZETA ESPORTIVA ,BRASIL
.
“Portugal foi mais difícil do que o Brasil”, diz Domenech

Munique (Alemanha ) - O técnico Raymond Domenech foi direto ao comparar as dificuldades enfrentadas pela França nas quartas-de-final contra o Brasil e nas semifinais diante de Portugal. Em sua avaliação, os portugueses foram mais difíceis de serem batidos do que os brasileiros.
“Sem dúvida, o jogo mais difícil em todos os aspectos foi contra Portugal”, afirmou em entrevista coletiva após o confronto. Depois, ponderou. “O contexto era diferente, mas Portugal nos colocou em mais dificuldades do que o Brasil”.

De acordo com Domenech, uma semifinal já é carregada de nervosismo e a partida contra Portugal não foi diferente. “Foi um jogo muito tenso, muito disputado e contra um time que nos trouxe muitos problemas. Sofremos para vencer devido às qualidades do adversário”, afirmou.

Durante a partida, o jogador português que mais se destacou foi o atacante Cristiano Ronaldo, sempre perigoso em sua jogadas pelas pontas. Apesar da relativa liberdade encontrada pelo português, Domenech descartou que tenha errado ao não designar nenhum marcador específico para acompanhá-lo.

“A gente não faz diferenças entre os jogadores adversários. Todos podem ser perigosos. O Nuno Valente também nos colocou em dificuldades em jogadas pela ponta, por exemplo. Não nos preparamos para um atleta e sem para enfrentar um time”, ponderou.

No final, no entanto, o terinador francês acredita que prevaleceu a experiência francesa. "Com certeza a experiência foi decisiva. Um time sem experiência se deixa levar uma hora ou outra”, justificou.

segunda-feira, julho 03, 2006

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2006

.

BRASIL-FRANÇA, na imprensa

.
O NOSSO BLOG APOIAVA E APOIA
PORTUGAL E O BRASIL NESTE
MUNDIAL 2006 E EM TODAS AS
MANIFESTAÇÕES DESPORTIVAS E
SOCIAIS.
TIVÉMOS UMA GRANDE ALEGRIA,
VIBRÁMOS MUITO COM A VITÓRIA
DE PORTUGAL,MAS SOFREMOS MUITO
COM O AFASTAMENTO DO BRASIL
COM A FRANÇA.

AGORA ESTÁ NA HORA DE BRASILEIROS
E PORTUGUESES SE UNIREM NA
QUARTA FEIRA, TORCENDO PELA
VITÓRIA CONTRA A FRANÇA, QUE SERÁ
A VITÓRIA DOS DOIS.
.
,..
GAZETA ESPORTIVA BRASIL
.
Zidane faz o Brasil chorar pela 2ª vez
Zidane é um dos principais carrascos da história do futebol brasileiro. O meia, que "ganhou" a final da Copa de 1998, mais uma vez brilhou e foi o grande responsável pela vitória por 1 a 0 da França, placar que eliminou a seleção brasileira nas quartas-de-final. O jogador foi o autor do cruzamento que resultou no gol de Henry e na queda do Brasil, que viu ruir seu favoritismo incontestável de forma melancólica.

Roberto Carlos ajeita meia na hora do gol, e Pelé 'cutuca'

Um detalhe quase passou despercebido no momento em que Thierry Henry apareceu sozinho pelo lado direita da área brasileira para fuzilar o gol de Dida, aos 12min do segundo tempo da partida em que a França despachou o Brasil da Copa do Mundo da Alemanha. Um dos responsáveis pela marcação do atacante, o lateral Roberto Carlos não seguiu seu adversário porque ajeitava a sua meia.

Falha do lateral no gol da França já gerou provocação de Pelé
Agachado, Roberto Carlos apenas viu cinco franceses levando vantagem sobre outros três brasileiros. Henry surgiu pelo bico da pequena área sem ser perturbado e apenas escorou por cima do goleiro Dida.
.
OLE ARGENTINA
.

Zinedine estará pensando: cómo me río de Janeiro.

Zidane, igual que en el 98, le dio un baile histórico a Brasil, con Ronaldo, Ronaldinho y Kaká, y el Penta quedó pintado, fuera de Alemania. Hoy, cantamos la Marsellesa. Francia, suerte en la semi.
.
L'EQUIPPE, FRANÇA
.
LANCÉS COMME DES FUSÉES
Par Cédric ROUQUETTE (Envoyé spécial à Francfort)

L'équipe de France s'est qualifiée pour la cinquième demi-finale de son histoire en Coupe du monde en battant le Brésil (1-0). Les champions du monde ont été mangés physiquement et techniquement par des Bleus touchés par l'état de grâce en seconde période
.

PORTUGAL - INGLATERRA, na imprensa

..

SKY SPORTS uk
.
England crash out on penalties
By Mark Kendall | Saturday 1st JulyPrint this pageEmail page
Match facts England Portugal
0-0

England's World Cup adventue ended in gallant failure yet again as they crashed out on penalties to Portugal after neither side had found the net in normal or extra time in their quarter final in Gelsenkirchen.

An absorbing if unspectacular contest jolted uneasily to life on the hour mark as Wayne Rooney was shown a red card following what the referee adjudged to be a stamp on Ricardo Carvalho.

England's efforts subsequently, and inevitably, became something of a rearguard action, but they showed commendable spirit and perhaps even more adventure than they had when with their full compliment.

In the end, though, it was not to be as spot-kicks again proved the side's Achilles heel - Frank Lampard, Steven Gerrard and Jamie Carragher all failed in the shoot-out and it was left to Manchester United's Cristiano Ronaldo to strike the killer blow as he sent Paul Robinson the wrong way to seal a 3-1 triumph.

In truth, England again failed to produce the kind of convincing display that so many had demanded, but it was, nonetheless, a cruel exit and disappointing way for Sven Goran Eriksson to sign off as England coach.

The Swede's men had started brightly and a nervous early slip from Carvalho allowed Rooney a shooting chance inside a minute, but he could get no real power on his effort and saw it easily blocked.

He did catch hold of a shot from range shortly afterwards and while it was comfortably gathered by Ricardo it must have been an encouraging sight for England fans to see both Lampard and Joe Cole bombing on beyond the Manchester United forward.

SPORT DE BARCELONAFútbol Internacional
El portero Ricardo lleva a Portugal a semifinales (3-1)
19:46 1/7/2006 Redacción


Los jugadores ingleses observan atónitos como el árbitro muestra la tarjeta roja a Rooney
La gran actuación del portero portugués Ricardo, que ha detenido tres penalties, ha permitido a Portugal clasificarse para semifinales


imprimir enviar foro valorar aumentar texto disminuir texto Desde el primer minuto, los dos equipos han salido con una clara mentalidad ofensiva. Nada de especulaciones. Primero el peligro se ha buscado con disparos lejanos (Rooney en el 8' y Cristiano Ronaldo en el 9') que los dos porteros han detenido sin demasiados problemas. Pero, poco a poco, se ha empezado a entrar en las áreas. En el minuto 12 ha sido el portugués Tiago quien no ha llegado a un remate por muy poco y el balón ha acabado en las manos de Robinson. Y en el 20 ha sido el inglés Lampard el que ha protagonizado una acción similar y tampoco ha podido llegar a contactar el balón.

Poco a poco, como es lógico, los dos equipos han ido acusando el esfuerzo y el ritmo del partido ha bajado, pero no así la vocación ofensiva de los dos equipos. El problema es que tanto Inglaterra como Portugal tienen buenos sistemas defensivos, difíciles de superar por parte de sus rivales.

.
GLOBO BRASIL

Ricardo brilha nos pênaltis, e Portugal está na semi
Goleiro defende três cobranças e revive o confronto da Eurocopa de 2004Tamanho do – Maniche desperdiça a última chance do jogo
GELSENKIRCHEN, Alemanha - Após 120 minutos de futebol sem gols, Portugal venceu a Inglaterra por 3 a 1 nos pênaltis e se classifcou às semifinais da Copa do Mundo. O adversário, quarta-feira, em Munique, será o vencedor do confronto entre Brasil e França. O grande herói da classificação foi o goleiro Ricardo, que defendeu três penalidades. A história da partida remete ao confronto pelas quartas-de-final da Eurocopa, contra a mesma Inglaterra, tembém decidido nos pênaltis. Na ocasião, após empate por 2 a 2 no tempo normal, Ricardo pegou duas cobranças e bateu o pênalti que garantiu a vitória por 6 a 5. Méritos também para o técnico Luiz Felipe Scolari, que bancou a convocação do goleiro, apesar de grande parte da imprensa portuguesa pressioná-lo para levar o experiente Vitor Baía ao mundial.
.
GAZZETA DELLO SPORT ITALIA
.
Portogallo in semifinale
Cristiano Ronaldo realizza il 3-1 al quinto rigore contro l'Inghilterra e affronterà la vincente di Brasile-Francia. Espulso Rooney al 17' st. Per la terza volta Scolari elimina Eriksson
Il Portogallo esulta: seconda semifinale nella sua storia. ReutersGELSENKIRCHEN, 1 luglio 2006 - Era vero. Non c'è due senza tre: Scolari elimina Eriksson per la terza volta consecutiva, dopo i Mondiali del 2002 (col Brasile) e gli Europei del 2004 (col Portogallo). Stavolta a Figo e compagni non bastano tempi regolamentari e supplementari, servono anche cinque rigori e un portiere galattico (Ricardo para tre rigori su quattro) per far fuori un'Inghilterra brutta ma stoica, in dieci dal 17' della ripresa per l'espulsione di Rooney. Finisce 3-1 per il Portogallo, ora atteso dalla semifinale di mercoledì a Monaco con la vincente di Brasile-Francia.
FORMAZIONI Le due squadre arrivano al match con l'etichetta delle più "brutte" dei Mondiali. E in effetti il quarto di finale disputato a Gelsenkirchen non può certo smentire le premesse, confermando anzi che non si tratta soltanto di voci o illazioni.

OLE, ARGENTINA
.FELIPAO, EL MEJOR BRASILEÑO
¡Fuera piratas!


El momento exacto cuando el argentino expulsa al inglés.

Una lástima, che. Portugal dejó afuera a Inglaterra en los penales. El partido había terminado con un empate en 0, pero la puntería de los lusos fue mejor. Ah, de yapa, Elizondo echó bien a Rooney.

POETAS E POEMAS ,em língua portuguesa- HERBERTO HELDER

.


Se houvesse degraus na terra...

Se houvesse degraus na terra e tivesse anéis o céu,
eu subiria os degraus e aos anéis me prenderia.
No céu podia tecer uma nuvem toda negra.
E que nevasse, e chovesse, e houvesse luz nas montanhas,
e à porta do meu amor o ouro se acumulasse.

Beijei uma boca vermelha e a minha boca tingiu-se,
levei um lenço à boca e o lenço fez-se vermelho.
Fui lavá-lo na ribeira e a água tornou-se rubra,
e a fímbria do mar, e o meio do mar,
e vermelhas se volveram as asas da águia
que desceu para beber,
e metade do sol e a lua inteira se tornaram vermelhas.

Maldito seja quem atirou uma maçã para o outro mundo.
Uma maçã, uma mantilha de ouro e uma espada de prata.
Correram os rapazes à procura da espada,
e as raparigas correram à procura da mantilha,
e correram, correram as crianças à procura da maçã.

Herberto Helder

Herberto Hélder de Oliveira nasceu no Funchal, ilha da Madeira, a 23 de Novembro de 1930. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, tendo trabalhado em Lisboa como jornalista, bibliotecário, tradutor e apresentador de programas de rádio.

É um dos mais originais poetas de língua portuguesa. É uma figura algo misteriosa porque se recusa a dar entrevistas e recusa prémios. Em 1994 foi o vencedor do Prémio Pessoa que recusou.

A sua escrita começou por se situar no âmbito de um pós-surrealismo e na década de 1960 acompanhou o movimento do Concretismo. Escreveu "Os Passos em Volta", "Photmaton e Vox" e "Poesia Toda". Este último título é uma antologia pessoal dos seus livros de poesia que tem sido depurada ao longo dos anos. De edição para edição esta antologia fica mais reduzida.

A sua linguagem poética tem a ver com a Alquimia.

Obra

Poesia

Poesia – O Amor em Visita (1958)
A Colher na Boca (1961)
Poemacto (1961)
Retrato em Movimento (1967)
O Bebedor Nocturno (1968)
Vocação Animal (1971)
Cobra (1977)
O Corpo o Luxo a Obra (1978)
Photomaton & Vox (1979)
Flash (1980)
A Cabeça entre as Mãos (1982)
As Magias (1987)
Última Ciência (1988)
Do Mundo, (1994)
Poesia Toda (1º vol. de 1953 a 1966; 2º vol. de 1963 a 1971) (1973)
Poesia Toda (1ª ed. em 1981)

Ficção

Os Passos em Volta