contador de visitas

free web counter

quarta-feira, outubro 31, 2007

TAÇA DA LIGA PORTUGUESA

.
BEMFICA ELIMINADO PELO
SETUBAL (2-1).

SPORTING ELIMINA O SEN-
SACIONAL FÁTIMA A 8 MI
MUTOS DO FIM.

FATIMA-SORTING...2-3
SETUBAL-BENFICA..2-1
U. Leiria 1 - 0 Penafiel
Beira-Mar 3 - 1 Portimonense

Vitória de Setúbal elimina Benfica
O V. Setúbal venceu o Benfica por 2-1, no Estádio do Bonfim, afastando os encarnados da fase de grupos da Taça da Liga, depois de ter empatado 1-1 na primeira mão, no Estádio da Luz. .

Depois de ter empatado 1-1 no Estádio da Luz, o V. Setúbal está com inteira justiça na fase de grupos da Taça da Liga. Foi a melhor equipa durante os 90 minutos e o resultado só não é mais dilatado porque Butt esteve em noite de inspiração. Esteve em desvantagem no marcador, é certo, mas o golo de Freddy Adu, na transformação de uma grande penalidade (45 m) a castigar falta de Ricardo Chaves sobre Bergessio, não atemorizou os jogadores sadinos, que deram a volta ao resultado na segunda parte.

Camacho poupou vários titulares (Rui Costa, Léo, Katsouranis e Cardozo), lá teria as suas razões, mas o Benfica ressentiu-se, em especial na zona do meio-campo. Faltou alguém (Rui Costa) para pautar o jogo dos encarnados, incapazes de segurar a bola e, por outro lado, de criar jogadas de ataque. A excepção foi Binya, o mais lutador naquela zona do terreno, mas não chegou para tudo...

Por sua vez, Carlos Carvalhal apresentou a equipa habitual e mais uma vez o Vitória mostrou que não é por acaso que está a fazer uma boa época, a ponto de ainda não ter conhecido o sabor amargo da derrota. Uma equipa bem organizada, rápida na transposição da bola para o ataque, surpreendeu um Benfica com muitas adaptações e sem brilho.

Estádio do Bonfim, em Setúbal

V. SETÚBAL – Eduardo; Janício, Robson, Auri e Adalto; Elias, Sandro e Ricardo Chaves; Paulo Roberto (Edinho, 46 m), Pitbull (Filipe Gonçalves, 88 m) e Matheus (Bruno Gama, 81 m).


BENFICA – Butt; Zoro, Luisão, Edcarlos e Miguelito; Binya; Luís Filipe, Di Maria (Fábio Coentrão, 70 m) e Cristian Rodriguez (Andrés Diaz, 64 m); Freddy Adu (Yu Dabao, 85 m) e Bergessio.

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1, Freddy Adu (45 m, de grande panalidade); 1-1, Matheus (67 m); 2-1, Edinho (82 m).

Resultado final: 2-1. V. Setúbal apurado para a fase de grupos da Taça da Liga, junta-se a Sporting, Penafiel e Beira-Mar.

FÁTIMA-SPORTING...2-3



Sporting vence Fátima por 3-2

Leões seguem em frente na Taça da Liga depois de luta renhida

O Sporting esteve à beira da eliminação da Taça da Liga, mas conseguiu dar a volta ao resultado e afastar o Fátima da competição. Foi preciso esperar pelos 82 minutos para Liedson resolver a partida, que terminou com 3-2 e que permite ao Sporting manter-se na competição. Depois de afastar o Futebol Clube do Porto, o Fátima não consegue repetir a proeza e acaba por ser eliminado em casa pelos dragões

terça-feira, outubro 30, 2007

BRASIL escolhido - mundial 2014

.
Fifa confirma Brasil e Lula diz que Copa é compromisso da Nação


A Fifa anunciou, nesta terça-feira, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. Após uma apresentação informal do candidato único, na qual houve espaço para os assuntos sexo e ecologia, o comitê executivo da entidade que rege o futebol reuniu-se e confirmou a decisão unânime de realizar o Mundial no país pentacampeão.

Logo após a abertura do envelope com o nome do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou e disse que o sucesso da Copa não dependerá apenas do Comitê Organizador. "Não é um compromisso da CBF, nem de um presidente. Estamos aqui assumindo uma responsabilidade enquanto Nação, enquanto Estado brasileiro", declarou.

Foi às 15h36 (12h36 de Brasília) que o anúncio oficial aconteceu em Zurique. Festa na Suíça, festa também em diversos pontos do Brasil, que receberá a competição pela primeira vez desde 1950. Houve queimas de fogos e celebrações nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

os nossos artistas - a MARA de GOVERNADOR VALADARES

.

Quadro a óleo de autoria de MARA, de Governador Valadares.

A autora é uma cidadã brasileira a residir e a trabalhar em Portugal.
Ela trabalha num Restaurante,(o Richards 2) e nas horas de lazer dedica-se à pintura, e fá-lo com o talento que se surpreende neste óleo de sua autoria.

Mara, o nosso blog aplaude e encoraja-te a continuar, não pares.

segunda-feira, outubro 29, 2007

bandas brasileiras - PARALAMAS DO SUCESSO

.
Os Paralamas do Sucesso


Os Paralamas do Sucesso (também conhecida somente por Paralamas) é uma banda de rock brasileiro, formada no Rio de Janeiro no final dos anos 70. Seus integrantes desde 1983 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início a banda misturava ska com rock, como o The Police, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.

História

1977-1983: O começo
Apesar dos Paralamas serem considerados parte da "Turma de Brasília", por terem vivido e criado amizade com as bandas locais, é uma banda formada no Rio. Herbert e Bi se conheceram crianças em Brasília, por serem vizinhos (o pai de Herbert era militar, e o de Bi, diplomata). Em 1977, Herbert foi para o rio fazer o colégio militar, e reencontrou Bi. Os dois resolveram formar uma banda, Herbert com sua guitarra Gibson e Bi um baixo comprado em uma viagem na Inglaterra. Aos dois depois se juntaria o baterista Vital. O grupo se separou em 1979 para fazerem o vestibular, e em 1981 se reuniram.

O grupo ensaiava em um sítio em Mendes, interior fluminense, e na casa da avó de Bi, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Esses ensaios lhe renderam a música "Vovó Ondina é Gente Fina". O repertório não era sério (com canções como "Pingüins já não os vejo pois não está na estação", "Mandingas de Amor" e "Reis do 49"), e tentaram criar um nome no mesmo estilo, a primeira sugestão sendo "As Cadeirinhas da Vovó". O nome "Paralamas do Sucesso" foi invenção de Bi, e adotado porque todos acharam engraçado. Inicialmente o grupo tinha dois cantores (Herbert só tocava), Ronel e Naldo, que saíram em 1982.

Em 1982, Vital faltou a uma apresentação na Universidade Rural do Rio e foi substituído por João Barone, que assumiu de vez o lugar na banda. Escreveram, tendo como "protagonista" seu ex-baterista, "Vital e sua Moto", e mandaram uma fita com essa e mais 3 músicas pra Rádio Fluminense. "Vital" foi muito tocada durante o verão de 83, e os Paralamas tiveram a primeira grande apresentação, ao abrir para Lulu Santos no Circo Voador. Também assinariam contrato com a EMI, gravando o álbum Cinema Mudo (definido por Herbert como "manipulado pelo pessoal da gravadora"), e um sucesso moderado.


1984-1990: Subida para a fama
Em 1984, lançaram o álbum O Passo do Lui, que teve enorme sequência de sucessos ("Óculos", "Me Liga", "Meu Erro", "Romance Ideal", "Ska") e aclamação crítica, levando o grupo a tocar no Rock in Rio, no qual o show dos Paralamas foi considerado um dos melhores.

Depois de grande turnê, lançaram Selvagem? em 1986. O álbum contrapunha a "manipulação" desde sua capa (com o irmão de Bi no meio do mato apenas com uma camiseta em torno da cintura), e misturava novas influências, principalmente da MPB. Com sucessos como "Alagados", "A Novidade" (a primeira com participação de Gilberto Gil, e a segunda co-escrita com ele), "Melô do Marinheiro" e "Você" (de Tim Maia), Selvagem? vendeu 700.000 cópias e credenciou os Paralamas a tocar no cultuado Festival de Montreux, em 1987. O show no festival da cidade suíça viraria o primeiro disco ao vivo da banda, D. Nele, a novidade, em meio ao show com os sucessos já conhecidos, era a inclusão de um "4º paralama", o tecladista João Fera, que excursiona com a banda até hoje, como músico de apoio.

Os Paralamas também fizeram turnê pela América do Sul, ganhando popularidade em Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.

O sucessor de Selvagem?, Bora-Bora (1988) acrescentou metais ao som da banda. O álbum mesclava faixas de cunho político-social como "O Beco" com as introspectivas "Quase Um Segundo" e "Uns Dias" (reflexo talvez da separação de Herbert com Paula Toller). Bora-Bora é tão aclamado pela crítica quanto O Passo do Lui.

Big Bang (1989) seguia o mesmo estilo, tendo como hits a alegre "Perplexo" e a lírica "Lanterna dos Afogados". Seguiu-se a coletânea Arquivo, com uma regravação de "Vital" e a inédita "Caleidoscópio"(antes gravada por Dulce Quental, do grupo Sempre Livre).


1991-1994: Sucesso, só na Argentina
O começo da década de 90 foi dedicado às experimentações. Os Grãos (1991), disco com enfoque nos teclados e menor apelo popular, não foi bem nas paradas (apesar de ter tido 2 sucessos, "Trac-Trac" - versão do argentino Fito Paez - e "Tendo a Lua") e nem vendeu muito, algo que também pode ser atríbuido à grave crise econômica pela qual o Brasil passava. Após uma pequena pausa (na qual Herbert lançou seu primeiro disco solo), o trio retorna aos shows, que continuavam cheios, embora a banda passasse por fortes críticas da imprensa. No fim de 1993, a banda viaja para a Inglaterra, onde, sob a produção de Phil Manzanera, gravam Severino. O álbum, lançado em 1994, era ainda mais experimental, com arranjos muito elaborados, e foi ignorado pelas rádios e grande público, vendendo 55 mil cópias.

Mas se no Brasil os Paralamas estavam esquecidos, no resto da América eles eram ídolos. Paralamas (1992), coletânea de versões em espanhol e Dos Margaritas (a versão hispânica de Severino) estouraram principalmente na Argentina.


1995-2000: Volta às paradas
A despeito das fracas vendagens do CD, a turnê de Severino estava sendo muito bem sucedida, com o público recebendo sempre bem os Paralamas. Uma série de três shows, gravada no fim de 1994, viraria em 1995 o disco ao vivo Vamo Batê Lata. Vamo Batê Lata era acompanhado de um CD com 4 músicas inéditas, e o sucesso de "Uma Brasileira" (parceria de Herbert com Carlinhos Brown e participação de Djavan), "Saber Amar" e a controvertida Luís Inácio (300 Picaretas) (que criticava a política brasileira e os anões do orçamento) atraiu a atenção de público e imprensa de volta aos Paralamas. A volta às canções de fácil compreensão e ao formato pop colaborou definitivamente para o retorno ao sucesso de crítica e público, resultando na maior vendagem da carreira da banda (900 mil cópias).

Também começou aí a fase dos videoclipes superproduzidos, que levariam 11 VMB de 1995 a 1999, começando por Uma Brasileira, vencedor nas categorias Clipe Pop e Escolha da Audiência.

Nove Luas, de 1996 e Hey Na Na, de 1998 continuaram o caminho de êxito com faixas como Loirinha Bombril, La Bella Luna e Ela Disse Adeus (Nove Luas vendeu 250.000 cópias em um mês, enquanto Hey Na Na vendeu o mesmo em apenas uma semana).

Em 1999 a MTV Brasil chamou os Paralamas para gravar um Acústico MTV. O álbum ,com canções menos conhecidas e a participação de Dado Villa-Lobos, ex-Legião Urbana, vendeu 500.000 cópias, ganhou o Grammy Latino e teve turnê de shows lotados.

Em 2000, lançaram uma segunda coletânea, Arquivo II, com músicas de todos os álbuns entre 1991 e 1998 (exceto Severino), uma regravação de "Mensagem de Amor" e "Aonde Quer Que Eu Vá", parceria de Herbert com Paulo Sérgio Valle (a dupla também escrevera sucessos para Ivete Sangalo).


2001-Hoje: Um acidente, mas não o fim
Em 4 de Fevereiro de 2001, um ultraleve pilotado por Herbert Vianna teve um acidente em Angra dos Reis. A mulher de Herbert, Lucy, estava a bordo e morreu. Herbert fora resgatado e levado para a capital. As seqüelas foram duras (Herbert fora entubado e acabara preso à uma cadeira de rodas), mas assim que Herbert mostrou que podia tocar, Bi e João resolveram voltar aos ensaios e gravar um disco cujas canções já estavam preparadas antes do acidente. Longo Caminho foi lançado em 2002. O som voltava ao principio, sem metais, em busca de um som mais “cru”. Uma apresentação no programa Fantástico, da TV Globo, serviu como a reestréia da banda, pós-acidente. A volta às turnês teve muito êxito, com shows lotados, até pela curiosidade do público em saber das reais condições de Herbert e da ansiedade em ver a banda reunida novamente. Tudo isso, aliado aos novos sucessos radiofônicos ("O Calibre", "Seguindo Estrelas", "Cuide Bem do Seu Amor" - esta última incluída na trilha sonora da novela Sabor da Paixão), impulsionou as vendas de Longo Caminho, que chegaram a 300 mil cópias.

Aproveitando o caráter fortemente emocional e emocionado dos shows da turnê, a banda grava Uns Dias Ao Vivo (2004), cheio de participações especiais (Dado Villa-Lobos, Andreas Kisser, Edgard Scandurra, Djavan, Nando Reis, Paulo Miklos, George Israel e Roberto Frejat). O disco mostrou uma banda pesada como quase nunca havia se visto. Velhos sucessos, como "Meu Erro", ganhavam versões turbinadas. As novas músicas soavam ainda mais cruas. Além de tudo, a banda decidira fazer a primeira parte da apresentação num pequeno palco armado no meio da pista. A proximidade com o público colaborou para que o resultado final ficasse caloroso e captasse fielmente a emoção dos shows.

Em 2005, os Paralamas lançam seu mais recente disco, Hoje, o primeiro com músicas totalmente inéditas. A recepção foi boa e músicas como "2A", "Na Pista" e "De Perto" fizeram sucesso, embora não tenham sido grandes hits. Embora o disco voltasse a trazer um som mais solar, com a volta do uso de metais, não esquecia a parte pesada que havia sido abordada em Longo Caminho, em canções como "220 Desencapado", "Ponto de Vista" - que contou com o auxílio de Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura - e "Fora de Lugar". Ainda havia uma regravação de "Deus lhe Pague", de Chico Buarque, escolhida numa votação no site oficial da banda.

No início de 2006, foi lançado o DVD Hoje Ao Vivo, contendo um show da banda (feito sem platéia, no Pólo de Cinema e Vídeo, no Rio de Janeiro), com as músicas do disco, além de duas versões para "O Muro", música que Herbert gravara em O Som do Sim, disco solo de 2000, e Busca Vida. Ainda em 2006, é lançado documentário sobre Herbert Vianna, Herbert Bem de Perto. A direção é de Roberto Berliner, que também dirigiu o DVD.


Integrantes

Formação original
Ronel - vocal
Naldo - vocal
Herbert Vianna - guitarra
Bi Ribeiro - baixo
Vital - bateria

Formação atual
Herbert Vianna - vocal e guitarra
Bi Ribeiro - baixo
João Barone - bateria


Discografia
Todos lançados pela gravadora EMI.


Nacional

1983 Cinema Mudo Estúdio 90 mil
1984 O Passo do Lui Estúdio 250 mil
1986 Selvagem? Estúdio 750 mil
1987 D Ao Vivo 170 mil
1988 Bora-Bora Estúdio 250 mil
1989 Big Bang Estúdio 200 mil
1990 Arquivo Coletânea 420 mil
1991 Os Grãos Estúdio 100 mil
1994 Severino Estúdio 55 mil
1995 Vamo Batê Lata Ao Vivo / EP Bônus 900 mil
1996 Nove Luas Estúdio 550 mil
1998 Hey Na Na Estúdio 300 mil
1999 Acústico MTV Ao Vivo 500 mil
2000 Arquivo II Coletânea Sem dados
2002 Longo Caminho Estúdio 300 mil
2004 Uns Dias Ao Vivo Ao Vivo 150 mil
2005 Hoje Estúdio Sem dados
2006 Perfil Coletânea Sem dados

LIGA PORTUGUESA

.
CONCLUIDA A JORNADA COM
A COM
VITORIA DO PORTO
QUE LEVA AGORA 8
PONTOS DE VANTAGEM
SOBRE O 2º,QUE É
O BENFICA


LIGA – 8 ª JORNADA

F.C. Porto 3-0 Leixões
Belenenses 0-0 Académica
E. Amadora 0-0 Boavista
V. Setúbal 3-1 P. Ferreira
Benfica 2-1 Marítimo
V. Guimarães 2-1 U. Leiria
Nacional 0-0 Sporting
Naval 1-1 Sp. Braga

PORTO, 3 LEIXÕES, 0

FC Porto reforça liderança
O FC Porto venceu por 3-0 na recepção ao Leixões, no jogo que encerrou a oitava jornada da Liga. Oitava vitória consecutiva da formação de Jesualdo Ferreira, que reforçou a liderança, somando agora 24 pontos, mais oito pontos que o Benfica (2.º) e mais nove que o Sporting (3.º).


Vitória sem margem para dúvidas do FC Porto, que soma por vitórias (8) a presença na Liga, com o melhor ataque (15 golos) e a defesa menos batida (apenas um golo sofrido) e... o melhor marcador da prova: Lisandro Lopez, com oito golos.

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Rui Costa (Porto)

FC PORTO – Helton; Bosingwa (Marek Cech, 13 m), Stepanov, Bruno Alves e Fucile; Lucho Gonzalez (Mariano Gonzalez, 70 m), Bolatti e Raul Meireles; Tarik Sektioui (Hélder Postiga, 59 m), Lisandro Lopez e Ricardo Quaresma.

LEIXÕES – Beto; Marco Cadete (Tales, 72 m), Nuno Silva, Elvis e Ezequuias; Paulo Machado, Bruno China e Pedro Cervantes; Vieirinha (Livramento, 80 m), Roberto e Jorge Gonçalves (Filipe Oliveira, 46 m).

Ao intervalo: 2-0

Golos: 1-0, Lisandro Lopez (5 m); 2-0, Sektioui (7 m); 3-0, Lisandro Lopez (78 m).

Resultado final: 3-0

CLASSIFICAÇÃO – LIGA

1. FC Porto 24 8
2. Benfica 16 8
3. Sporting 15 8
4. V. Guimarães 15 8
5. Marítimo 14 8
6. V. Setúbal 14 8
7. Sp. Braga 11 8
8. Belenenses 11 8
9. E. Amadora 7 8
10. Nacional 7 8
11. Académica 7 8
12. Naval 6 8
13. Leixões 6 8
14. Boavista 5 8
15. P. Ferreira 5 8
16. U. Leiria 3 8

LIGA PORTUGUESA

.
O BENFICA AO VENCER O
MARITIMO, E BENEFICIANDO
DO EMPATE DO SPORTING NA
MADEIRA, ACEDE AO 2º.LUGAR.
O PORTO QUE SÓ HOJE DISPU-
TA O SEU JOGO CONTINUA NO
COMANDO.
FREDDY ADU ,O AMERICANO
DO BENFICA, CONTINUA A
SALVAR O CLUBE NOS ULTI-
MOS MINUTOS.

domingo, outubro 28, 2007

BRASILEIRÃO

.
COM A VITÓRIA ALCANÇADA
PELO FLA , NO NATAL,
CONTINUA A RECUPERAÇÃO
SENSACIONAL DO TIME
CARIOCA.
O VASCO EMPATA COM O
PALMEIRAS 2-2

» São Paulo bate Sport e fica a um passo do título
» Fla bate América e mantém sonho da Libertadores
» Grêmio vence duelo eletrizante e segue na briga

Domingo, 28/10/2007
> Juventude 1 x 1 Botafogo
> Paraná 1 x 0 Internacional
> Vasco 2 x 2 Palmeiras
> Corinthians 2 x 1 Figueirense
> América-RN 0 x 1 Flamengo
> Sport 1 x 2 São Paulo
> Grêmio 4 x 3 Náutico

Sábado, 27/10/2007
> Santos 3 x 0 Goiás
> Fluminense 1 x 1 Atlético-MG
> Cruzeiro 1 x 1 Atlético-PR

Fla bate América e mantém sonho da Libertadores


O Flamengo manteve o sonho de conquistar uma vaga para a Copa Libertadores da América de 2008. Neste domingo, a equipe carioca foi até Natal e, com o apoio maciço da torcida, venceu o já rebaixado América-RN por 1 a 0, em jogo valido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Com o resultado positivo, o clube rubro-negro alcançou os 52 pontos e manteve o sexto lugar na tabela de classificação, com apenas dois pontos de desvantagem para o Grêmio, quarto colocado.

América-RN
Sérvulo; Carlos Eduardo, Rogélio e Robson; Chiquinho (Tony), Marquinhos Mossoró (Joellan), Reinaldo (João Neto), Souza e Wesley Brasília; Geovane e Berg.
Técnico: Paulo Moroni

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Toró (Léo Medeiros) e Ibson; Maxi Biancucchi (Obina) e Souza (Roger).
Técnico: Joel Santana

Local: Estádio Machadão, em Natal

Público: 32.172 mil pagantes

Golos: Souza (F), aos 15 minutos do primeiro tempo

E O VASCO EMPATA COM O PALMEIRAS 2-2



Em 45min de bom futebol, Palmeiras e Vasco empatam por 2 a 2

Vasco e Palmeiras fizeram um jogo de gols bonitos neste domingo em São Januário. O duelo foi decidido nos 45 minutos iniciais, quando as duas equipes apresentaram um futebol de muita qualidade técnica. O resultado de 2 a 2 manteve os paulistas no G-4, agora com 55 pontos, e deixou os cariocas mais próximos da zona de rebaixamento - apenas três pontos à frente do 17º colocado Corinthians.


Agora sob o comando de Valdir Espinosa, o time cruzmaltino, que no primeiro turno figurou entre os primeiros colocados, terá mesmo que se preocupar em não cair para a Série B. Como alento fica a possibilidade de assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana - terminou a 33ª rodada em 11º, com 44 pontos.

Já o clube alviverde, que não perde há sete rodadas, viu o rival Santos ultrapassá-lo na vice-liderança. Os dois têm 55 pontos, mas o time da Baixada Santista leva vantagem no número de vitórias.

Romário entrou aos 22min e quase marcou o gol da vitória aos 47min. Ele completou de cabeça um cruzamento, mas parou em Diego Cavalieri, que fez a melhor defesa do jogo.

VASCO
Cássio; Wagner Diniz, Luisão, Jorge Luiz e Guilherme (Romário); Amaral, Thiaguinho, Leandro Bonfim (EX-PORTO) (Marcelinho) e Darío Conca; Alan Kardec e Leandro Amaral
Técnico: Valdir Espinosa

PALMEIRAS
Diego Cavalieri, Paulo Sérgio, Dininho, Gustavo e Valmir (Leandro); Wendel, Makelele, Valdivia e Caio; Luiz Henrique (Martinez) e Rodrigão (Luís)
Técnico: Caio Júnior (EX-GUIMARÃES - como jogador)

Local: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Golos: Gustavo, aos 10min, e Rodrigão, aos 34min do primeiro tempo para o Palmeiras; Leandro Amaral, aos 23min, e Darío Conca, aos 40min para o Vasco

Cartão vermelho: Valdivia (Palmeiras)
Público: 6.182 pagantes

a classificação ficou assim:

1 São Paulo 70
2 Santos 55
3 Palmeiras 55
4 Cruzeiro 54
5 Grêmio 54
6 Flamengo 52
7 Fluminense 49
8 Botafogo 46
9 Atlético-PR 46
10 Figueirense 45
11 Vasco 44
12 Atlético-MG 44
13 Internacional 44
14 Náutico-PE 43
15 Sport 43
16 Goiás 41
17 Corinthians 41
18 Paraná Clube 37
19 Juventude 32
20 América-RN 16

preliminares

.
Estavam na china um brasileiro, um americano e um argentino.
Estavam bebendo na praça.
Só que na China isso é proibido e eles foram pegos em flagrante.
Presos, foram mandados ao Juiz pra receberem sua sentença.
O Juiz deu uma bronca enorme e disse que cada um ia receber 20 chicotadas como punição. Só que estavam em transição entre o ano do cão e o do rato, então cada prisioneiro tinha direito à um
pedido:
- Você,americano! Seu país é racista, capitalista e eu odeio vocês, mas promessa é promessa! Qual o seu desejo, desde que seja não escapar da punição?
- Quero que amarrem 1 travesseiro nas minhas costas!
- Que assim seja!
E tome as chicotadas com o travesseiro nas costas. Lá pela décima chicotada o travesseiro cedeu e o americano levou 10 chicotadas.
- Sua vez, argentino! Seu povo é muito arrogante e trapaceiro. Odeio vocês, mas promessa é promessa!! Qual o seu desejo?
- Que amarrem 2 travesseiros nas minhas costas!
E assim foi. Lá pela décima quinta chicotada os travesseiros cederam e o argentino tomou 5 das 20 chicotadas. Mas ficou feliz pq passou a perna no americano!
Foi a vez do brasileiro.
- Ora, ora, você é brasileiro... povo simpático, bom de futebol, humilde... como eu gosto do seu povo vc terá 2 pedidos!!
- Bem, eu queria levar 100 chicotadas...
- Espantoso!! Ainda por cima é corajoso!! Seu pedido será realizado!! Qual é o próximo?
- Amarra o argentino nas minhas costas!!

cantores portugueses . RITA GUERRA

.
CONTINUAMOS A DIVULGAR A MUSICA
PORTUGUESA E BRASILEIRA.
HOJE A LUSITANA, HOJE A GRANDE
CANTORA RITA GUERRA



Rita Guerra (n. 22 de Outubro de 1967, Lisboa) é uma cantora portuguesa.
Foi nos Açores, onde esteve a viver durante quatro anos, que começou a cantar e a tocar piano ao mesmo tempo. Desenvolveu um gosto especial por cantores como Elton John ou Kim Carnes.

Em 1989 foi convidada para interpretar 4 temas na festa do 1º aniversário da Rádio GEST. Seguiu-se o convite para passar a actuar diariamente no Casino do Estoril, palco que pisou pela primeira vez num espectáculo de Adamo.

"Pormenores Sem a Mínima Importância", o seu álbum de estreia, uma edição da Polygram, contou com a participação de Rui Veloso e de elementos dos Táxi.

Colabora entretanto no álbum de estreia dos LX90.

Em 1992 participa no Festival RTP da Canção com "Meu Amor Inventado Em Mim" que fica em 2º lugar.

É um dos nomes convidados do disco "Camões, as descobertas...e nós" de José Cid e Amigos.

Em 1993, a RTP pediu a Pedro Osório que concebesse um espectáculo diferente para o Festival da Canção. A ideia de Pedro Osório passava por juntar três vozes que fossem diferentes por isso convidou as cantoras Lena d’Agua, Helena Vieira e Rita Guerra para interpretarem clássicos das décadas anteriores.

O espectáculo "As Canções do Século" é apresentado no Casino do Estoril e em todo o país. Foi lançado em disco no ano de 1994. Nesse ano colabora ainda no espectáculo "007 - Ordem Para Jogar" do Casino do Estoril.

Em 1995 foi editado o álbum "Independence Days" que era um sonho que Rita Guerra tinha há algum tempo de gravar um disco com repertório original em inglês.

Com Paulo de Carvalho, Maria João e Carlos do Carmo colabora no espectáculo "Quatro Caminhos", de Pedro Osório, apresentado em 1996.

Participa na colectânea "In Love", editada no dia dos namorados, com o tema "Brincando Com O Fogo" que junta a sua voz à de Beto, cantor que conheceu quando gravaram um jingle publicitário.

Gravam um novo dueto para a colectânea "In Love II". Os dois montam um espectáculo com os dois duetos, com temas originais de cada um e ainda algumas versões.

Colaborou com o projecto Ovelha Negra de Paulo Pedro Gonçalves (ex-LX90). O primeiro single contou com a voz de Rita Guerra num fado muito especial.

"As Canções do Século" manteve-se na estrada por todo o país até 1998, ano em que foi apresentado na Expo'98.

Grava com Herman José o tema "The Christmas Song" para o disco de natal do conhecido humorista.

O espectáculo "POPera", de Pedro Osório, estreado em 1999, onde algumas das mais famosas árias de ópera eram vistas à luz da música moderna, contou com as presenças de Rita Guerra, Helena Viera e Beto.

Em Julho de 2000 participa, com Janita Salomé, no espectáculo "Tempo" do Casino Estoril. A NDrecords editou a banda sonora desse espectáculo com música de Pedro Osório.

O álbum "Desencontros", disco conjunto de Rita Guerra e Beto, foi editado no final de 2000.

"Da Gama" é um trabalho de música étnica, da autoria do Maestro Pedro Osório. Paulo de Carvalho é outro dos nomes convidados desse trabalho.

Participa no tema "Portugal a Cantar", composto e produzido pelos Delfins, que foi a canção oficial da Federação Portuguesa de Futebol ao Mundial de 2002.

Na digressão "Portugal a Cantar", uma iniciativa da Coca Cola e da União Lisboa, juntou-se a nomes como Miguel Angelo, Anabela e Olavo Bilac para a interpretação de clássicos da música portuguesa.

O espectáculo "Egoista", do Casino Estoril, com música de Pedro Osório, estreou em Dezembro de 2002. Os outros cantores deste espectáculo são Dora e Gonçalo Salgueiro.

Em 2003 é convidada pela RTP para representar Portugal no Festival da Eurovisão. É escolhido o tema "Deixa-me Sonhar" da autoria de Paulo Martins. Foi editado um disco da digressão "Portugal a Cantar".

O álbum "Rita", lançado em 2005, torna-se um grande sucesso atingindo a marca de dupla platina.

Em 27 de Março de 2006 realizou-se o primeiro grande concerto da sua carreira que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Foi convidada por Ronan Keating para gravar a canção "All Over Again"para a edição nacional do seu álbum "Bring You Home".

O palco tem sido sem dúvida a sua segunda casa, com Rita Guerra a merecer convites e participações nalguns dos mais prestigiados espectáculos feitos no nosso país: "As Canções do Século", "007 - Ordem Para Jogar" (em 1994, no Casino do Estoril), "Os Heróis do Mar", "Lisboa Em Pessoa", "Variações António", "Memórias a Preto e Prata", "Quatro Caminhos" (apresentado no Casino de Espinho) e "POPera".
Rita Guerra foi artista convidada em álbuns de artistas como LX90, João Braga e Ovelha Negra.
Rita Guerra faz regularmente dobragens de filmes de animação (Disney, Warner Bros. e Dreamworks): "Hércules", "A Dama e o Vagabundo", "O Príncipe do Egipto", "O Rei Leão I e II", "A Pequena Sereia", "Branca de Neve", "Tarzan", "A Bela e o Monstro", "A Espada Mágica", "Piglets", etc.
Atualmente (2007), vive em Mafra, com o marido, Paulo Martins (membro do grupo "Sexto Sentido").

Discografia
Álbuns
1990 - Pormenores Sem a Mínima Importância
1994 - As Canções do Século (com Lena d'Água e Helena Vieira)
1995 - Independence Days
2000 - Desencontros (em dueto com Beto)
2005 - Rita (álbum)
2007 - Sentimento (álbum)
Singles
2003 - Deixa-me Sonhar (Só Mais Uma Vez): Cançou que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção (2003)

sábado, outubro 27, 2007

preliminares

.
O sujeito está viajando a negócios há duas semanas, quando resolve ligar para casa:
- Alô!
- É a Maria?
- É...
- Eu quero falar com a patroa!
- A patroa está dormindo...
- Dormindo a esta hora? Quatro da tarde! Chama ela mesmo assim!
- É que ela está no quarto com o namorado.
- Com o namorado?
- Sim!
- Escuta uma coisa, Maria, você quer ganhar 10 mil?
- Quero sim!
- Então, vá até o escritório, pegue o revólver na primeira gaveta e mate os dois.
- Péra aí...
Pouco depois.
- Pronto, e agora o que eu faço?
- Agora você joga os corpos na piscina...
- Piscina? Aqui não tem piscina, não!
- Não???!! Aí não é o 560-1921?

LIGA PORTUGUESA

.

O SPORTING EMPATOU COM O NACIONAL
DA MADEIRA PERDENDO MAIS 2 PONTOS
MA LUTA PELO TÍTULO

Jogos disputados este sábado:

NACIONAL-SPORTING...0-0
BELEMENSES-ACADÉMICA...0-0
V.SETUBAL-PAÇOS DE FERREIRA...3-1



O brasileiro FILIPE GABRIEL (EX-fLA) fez uma grande exibição num jogo em que estiveram presentes 8 brasileiros (6 do Nacional e 2 do Sporting)
Sporting m arca passo na Choupana
O Sporting empatou (0-0) com o Nacional, na Madeira, em partida da oitava jornada da Liga portuguesa. Mais um passo em falso dos «leões». Ainda não foi desta que regressaram às vitórias, depois dos dois últimos desaires, com o Fátima (Taça da Liga) e com a AS Roma (Liga dos Campeões).

Exibição deslocorida na primeira parte marcou o jogo.
O Sporting apresentou-se na Choupana com Miguel Veloso a central, no lugar do lesionado Polga, enquanto Marian Had se estreou na lateral-esquerda, no lugar habitualmente ocupado por Ronny. As «coisas» não saíram bem aos leões, na primeira parte. Muita dificuldade nas transições para o ataque, com Liedson muito sozinho lá na frente. Had não convenceu, tendo sido substituído por Ronny, após o intervalo. Miguel Veloso a central... não comprometeu, mas ficou mais uma vez demonstrado que o seu lugar de eleição é no meio campo. Quando se soltou e passou a jogar próximo de Moutinho, então sim, viu-se um Sporting diferente... para melhor. Porquê a insistência de Paulo Bento em colocá-lo a central? O técnico leonino lá terá as suas razões... Falta de confiança em Gladstone?

O Nacional, cuja principal novidade foi a estreia do defesa júnior Igor Pita (mostrou talento), apostou de início no contra-ataque, mas cedo se apercebeu de que gozava de amplas liberdades no meio campo leonino e aos poucos tornou-se mais atrevido, mas sem arte e engenho para chegar ao golo. Só aos 39 minutos os leões levaram perigo a sério à baliza dos madeirenses, mas o guarda-redes Diego, em noite de inspiração, negou-lhes o golo.

Depois de uma primeira parte com futebol de fraca qualidade, esperava-se mais na segunda metade. E assim aconteceu, fruto também das substituições operadas pelos dois treinadores. No caso do Sporting, a entrada de Ronny e a subida de Miguel Veloso foram claramente as notas de maior evidência. Os leões subiram no relvado e a bola chegava finalmente lá à frente, onde Liedson já tinha Purovic como parceiro. O jogo estava agora repartido, com oportunidades de parte a parte, as melhores das quais para o Sporting, que só não marcou porque, repetimos, Diego esteve em grande plano na baliza do Nacional. Aliás, tal como sucedeu com Stojkovic, que hoje rendeu Tiago.

Estádio da Madeira, na Choupana

NACIONAL – Diego; Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Igor Pita; Cléber, Bruno Amaro, Juninho e Fellype Gabriel (Edu Sales, 80 m); Cássio (Rodrigo, 67 m) e Lipatin (José Vítor, 76 m).

SPORTING – Stojkovic; Abel, Tonel, Miguel Veloso e Marian Had (Ronny, 46 m); Izmailov (Purovic, 67 m), João Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 67 m) e Romagnoli; Liedson e Yannick.

Resultado final: 0-0

sexta-feira, outubro 26, 2007

preliminares

.
Putin foi a Cuba e ficou impressionado com o número de pessoas usando sapatos furados, rasgados em cima, etc.
Perguntou então a Fidel a razão disso.
Afinal, já se passaram 40 anos de "melhoras" e as pessoas
ainda estavam com sapatos rasgados e maltratados nos pés !!!??
Fidel, indignado, respondeu com uma pergunta:
- E na Rússia, não é a mesma coisa !!!???
Vai me dizer que lá todo mundo tem sapato novo !!!???
Putin disse a Fidel que fosse a Rússia para conferir.
Se ele encontrasse um cidadão qualquer com sapatos furados, tinha a permissão para matar essa pessoa.
Fidel tomou um avião e foi a Moscovo.
Quando desembarcou, a primeira pessoa que viu
estava com sapatos rasgados, furados que pareciam ter pertencido ao seu avô.
Não pensou 2 vizes, tirou a pistola e matou o sujeito.
Afinal tinha permissão de seu colega Putin para fazer isso.
No dia seguinte os jornais anunciaram:
BARBUDO MALUCO, MATA O EMBAIXADOR
DE CUBA NO AEROPORTO DE MOSCOVO !!!...

quinta-feira, outubro 25, 2007

VALDIR ESPINOSA, novo técnico do VASCO

.


O Vasco que vem fazendo uma 2^,volta de pesadelo , foi dirigido no passado final de semana pelo Romário, mas agora já tem técnico, chama-se VALDIR ESPINOSA

Valdir Ataualpa Ramirez Espinosa
Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa (Porto Alegre, 10 de julho de 1947) é um técnico de futebol atualmente no Club de Regatas Vasco da Gama.

Entre suas maiores conquistas de Valdir Espinosa estão a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial de Clubes com a equipe do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (ambos em 1983), além do Campeonato Carioca de 1989 pelo Botafogo FR, quando o clube carioca quebrou uma série de 21 anos sem títulos oficiais

preliminares

.
Telegrama de divórcio:

Uma mulher é transferida para trabalhar em outra cidade. Depois de poucos dias, mandou um telegrama ao marido que dizia:

"POR FAVOR, ENVIE URGENTE DOCUMENTOS PARA O DIVÓRCIO. ENCONTREI UM COMPANHEIRO IDEAL POSSUI AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO NOVO VECTRA DA CHEVROLET".

O marido, desesperado, corre à uma concessionária e pergunta ao vendedor quais as características do tal carro.

O vendedor responde:

- É MAIS POTENTE, MAIS COMPRIDO, MAIS LARGO, MAIS RÁPIDO NA SUBIDA, MAIS BONITO E NÃO BEBE MUITO.

O marido, então, compreende imediatamente o que sua esposa quis dizer. Duas semanas depois, é ela que recebe um telegrama dizendo:

"MANDEI OS PAPÉIS DO DIVÓRCIO. ASSINE RÁPIDO!!! ENCONTREI UMA COMPANHEIRA IDEAL. REÚNE TODAS AS QUALIDADES DA NOVA CHEROKEE".

Curiosa, a mulher vai a uma concessionária e pergunta sobre o tal carro. O vendedor responde:

- É MAIS RESISTENTE, SUPORTA MAIS PESO,TEM LUBRIFICAÇÃO AUTOMÁTICA, A CARROCERIA É NOVA E MAIS ARREDONDADA, É MAIS BONITA E CONFORTÁVEL, POSSUI AIR-BAG, MAIS SILENCIOSA, NÃO VAZA ÓLEO E ACEITA ENGATE NA TRASEIRA.

quarta-feira, outubro 24, 2007

A 24 DE OUTUBRO,MANAUS foi elevada a cidade

.
Manaus


Fundação 24 de outubro de 1848

Distância até a capital 3.390 quilômetros
Características geográficas
Área 11.400 km²
População 1.612.475 (IBGE 2007) hab. 2006
Densidade 148,2 hab./km²
Altitude 92 metros
Clima tropical-úmido Am
Fuso horário UTC-4
Indicadores
IDH 0,774 PNUD/2000
PIB R$ 25.000 838.000,00 IBGE/2004
PIB per capita R$ 10.965,00 IBGE/2004


A cidade de Manaus é a maior e mais importante cidade da Amazônia, capital do maior estado do Brasil, o Amazonas. Situa-se na confluência do rio Negro com o rio Amazonas, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e por se encontrar no centro da fantástica Amazônia, a maior e mais cobiçada floresta tropical do planeta.


Surgiu em 1669 com o Forte de São José do Rio Negro. Foi elevada a Vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa mãe dos deuses, em homenagem à nação indígena dos Manaós, sendo elevada a cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 foi denominada Cidade de Manaus. Manaus ficou bastante conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época, Manaus começou a ser comparada com Paris, capital da França, e foi batizada carinhosamente como Paris das Américas ou Paris dos Trópicos. Além desse título, Manaus é conhecida como Coração da Amazônia e " Cidade da Floresta".

O feriado de Manaus é o dia 24 de outubro, dia do aniversário da cidade.Manaus coloca-se como uma das cidades onde o índice de desenvolvimento humano é bem elevado no Brasil.

CHAMPIONS LEAGUE

.
SORTE DIFERENTE PARA OS
3 CLUBES PORTUGUESES NA
CHAMPIONS.
SPORTING PERDEU EM ROMA
(1-2) COM O ROMA
O PORTO EMPATOU COM O
MARSELHA (1-1)
O BENFICA VENCEU O CELTIC
NA LUZ (1-0)



Futebol Internacional
Benfica vence Celtic; FC Porto empata em Marselha
Depois da derrota do Sporting, ontem, no reduto da AS Roma (2-1), o Benfica venceu hoje o Celtic por 1-0, no Estádio da Luz (golo de Cardozo) e ainda sonha com a permanência na Champions (Grupo D), enquanto o FC Porto foi empatar (1-1) ao terreno do Marselha e ocupa agora o segundo lugar do Grupo A.
O Sporting jogou taco a taco meas errou nos momentos chave e perdeu ficando em situação dificil

1.Manchester United...9
2.Roma...6
3.Sporting...3
4.Dinamode Kiev...0



O BENFICA FOI O UNICO A VENCER NAS CHAMPIONS

Primeira vitória do Benfica na Liga dos Campeões. Cardozo foi «herói» no Estádio da Luz, ao facturar um golo muito importante para as aspirações encarnadas (86 m). Depois de duas bolas aos ferros, o jogador paraguaio viu finalmente a bola entrar na baliza escocesa.

O FC Porto dominou claramente o Marselha e teve, também, duas bolas devolvidas pelos ferros (Raul Meireles), mas o Marselha adiantou-se no marcador aos 69 m, através de Niang. Foi um balde de água fria para as hostes azuis e brancas, mas os pupilos de Jesualdo Ferreira não desistiram e chegaram ao empate aos 79 m, por intermédio de Lucho Gonzalez, na transformação de grande penalidade a castigar falta sobre Lisandro.

GRUPO A:

Marselha-FC Porto, 1-1
Besiktas-Liverpool, 2-1

Classificação:
1.º Marselha, 7 pontos
2.º FC Porto, 5
3.º Besiktas, 3
4.º Liverpool, 1

GRUPO D:

Benfica-Celtic, 1-0
AC Milan-Shakhtar, 4-1

Classificação:
1.º AC Milan, 6 pontos
2.º Shakhtar, 6
3.º Benfica, 3
4.º Celtic, 3

terça-feira, outubro 23, 2007

a nossa galeria - deolinda de oliveira

.

A 23 DE OUTUBRO, nasceu PELÉ

.
TIVE O PRIVILÉGIO DE TER
VISTO PELÉ AO VIVO NUMA
EXTRAORDIMÁRIA EXIBIÇÃO
EM LISBOA, NA TAÇA INTER-
CONTINEMTAL CONTRA O
BENFICA, EM QUE O SANTOS
VENCEU 5-2, COM 3 GOLOS
DE PELÉ E 2 DO ENTÃO
ESTREANTE EUSÉBIO


lembram-se destes golos?


Nome completo Edison Arantes do Nascimento
Data de nasc. 23 de outubro de 1940
Local de nasc. Três Corações, Brasil

Edson Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940), mais conhecido como Pelé, é , trinta anos após sua aposentadoria, o mais famoso jogador do futebol brasileiro e mundial. É considerado por muitos como o maior jogador da história do futebol. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No final de 1999, o COI, através de uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o Atleta do Século.

Biografia
Filho de Dona Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol afamado no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, em 1945, mudou-se com a família para Bauru (São Paulo). O nome "Edson" foi escolhido pelo pai para fazer uma homenagem ao o inventor Thomas Edison.

Ainda criança manifestou a vontade de ser jogador de futebol. Ironicamente a alcunha "Pelé" que serviu para identificar o jogador considerado o maior goleador de todos os tempos teve origem num goleiro. Em 1943 o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, que então tinha três anos, ficava bastante impressionado com as defesas do goleiro da equipe do pai e gritava: "Defende Bilé". As pessoas próximas começaram a chamá-lo de "Bilé". Muitas crianças colegas do garoto Edson tinham dificuldade em pronunciar "Bilé" e com o tempo o apelido virou "Pelé".

Com dez anos já jogava em um time infanto-juvenil, o Canto do Rio, cuja idade mínima para participar era de 13 anos. O pai então o estimulou a montar o seu próprio time: chamou-o Sete de Setembro. Para adquirir material, como bolas e uniformes, os garotos do time chegaram a pegar, sem autorização, produtos nos vagões estacionados da Estrada de Ferro Sorocabana para vender em entrada de cinema e praças.

Um fato que destacou a importância de Pelé no exterior foi quando de sua vista a África em 1969. No transcorrer da guerra civil na África, para que Pelé e o time do Santos FC transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville, as forças rivais declararam a interrupção das agressividades, chegando a ocorrer, numa região de fronteira, a transferência da delegação sob tutela de um exército para o outro.

Este fato fez lembrar o sonho do Barão Pierre de Coubertin ao fazer renascer os Jogos Olímpicos no século XX. Pois era costume na Grécia Antiga a decretação de um armistício quando da realização dos jogos olímpicos da época.

Pelé começou sua carreira no Santos FC, em 1956 e disputou sua primeira partida internacional com a seleção brasileira dez meses depois.

Professor de Educação Física, formado em 1974, pela Faculdade de Educação Física de Santos (Universidade Metropolitana de Santos)

Na década de 1980, namorou a então aspirante a modelo Xuxa, sendo considerado o principal responsável pela projeção inicial da mesma na midia. O mesmo período em que foram lançadas filmagens de Xuxa em um filme erótico chamado Amor, Estranho Amor. O filme com cenas polêmicas de Xuxa teve a exibição embargada na Justiça Brasileira anos depois, por iniciativa da própria atriz, que se tornara famosa e rica na TV e brasileira atuando como apresentadora infantil, e não por Pelé.

Foi ministro dos Esportes do Brasil de 1995 a 1998.Nessa época aprovou mudanças na Lei Zico, que passou a ser conhecida como Lei Pelé. A legislação, muito criticada pelos dirigentes de clubes brasileiros, na verdade segue em linhas gerais as diretrizes internacionais da FIFA para contratação de jogadores.

Em 2000, na conturbada eleiçao de Melhor Jogador do Século da FIFA, Pelé foi aclamado como o melhor de todos os tempos, a frente do craque argentino Diego Maradona.

Em 3 de março de 2004, revelou uma lista contendo os cem melhores jogadores de futebol vivos. Lista esta que gerou polêmica, e críticas de vários seguimentos da mídia, de jogadores, e intelectuais do futebol mundial.

Em maio de 2005, Pelé ganhou espaço no noticiário por conta da prisão de seu filho Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, autuado sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.


Seleção Brasileira
Estréia: derrota de 1 a 2 pela Argentina em 1957, pela Copa Roca. Gol dele.
Copa de 1958: convocado depois de uma brilhante partida no Maracanã, na qual atuou em um combinado do Santos e Vasco da Gama. Se machucou na véspera da competição, mas Paulo Machado de Carvalho resolveu levá-lo assim mesmo. Estreiou no terceiro e decisivo jogo do Brasil, juntamente com Zito e Garrincha. Ele não marcou, mas o Brasil venceu por 2x0 a URSS. Nessa copa Pelé foi chamado pelos franceses de "Rei do Futebol", dando início a uma verdadeira lenda internacional, tornando-se uma das personalidades mais conhecida do mundo durante o século XX.
Copa de 1962: Pelé se machucou na virilha,no segundo jogo do Brasil. No primeiro ele havia feito um gol. Não jogou mais aquela competição.
Copa de 1966: Pelé foi caçado em campo pelos adversários, que usavam do chamado "Futebol Força" para surpreender o Brasil. Jogou apenas duas, das três partidas que o Brasil disputou naquela Copa. Fez sua última partida com Garrincha, na vitória de 2x0 sobre a Bulgária. Juntos, os dois astros nunca perderam uma partida de futebol pela seleção.
Copa de 1970: Ameaçado de ficar no banco de reservas, quando Zagallo assumiu a seleção, Pelé jogou tudo que sabia e comandou o Brasil na sua mais impressionante campanha em Copas, ganhando definitivamente a Taça Jules Rimet.
Despedida: Maracanã, dia 18 de julho de 1971, com público de 138.575 pagantes. Brasil 2 a 2 Iugoslávia.

Clubes

Santos Futebol Clube
1956 a 1974
Estréia: Santos 7 a 1 Corinthians de Santo André, em 7 de julho de 1956. (primeiro gol de Pelé (sexto do Santos))[2]
Última partida: Santos 2 a 0 Ponte Preta, 2 de outubro de 1974

New York Cosmos
1975 a 1977
Última partida: New York Cosmos 2 a 1 Santos, no Giants Stadium (Nova Iorque), em 1 de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe e marcou o primeiro gol da equipe norte-americana cobrando falta.

domingo, outubro 21, 2007

brasileirão

.
RECUPERAÇÃO SENSACIONAL DO
FLAMENGO, DESCIDA TENEBROSA
DO VASCO E SÃO PAULO A 1 JOGO
DE SER CAMPEÃO DE NOVO.

Domingo, 21/10/2007
> Flamengo 2 x 0 Grêmio
> Internacional 3 x 0 Juventude
> Figueirense 1 x 0 Santos
> Atlético-PR 2 x 0 América-RN
> Náutico 1 x 0 Corinthians
> Atlético-MG 1 x 0 Vasco
> São Paulo 1 x 0 Cruzeiro

Sábado, 20/10/2007
> Palmeiras 3 x 0 Paraná
> Goiás 5 x 3 Fluminense
> Botafogo 3 x 1 Sport

Com Maracanã lotado, Fla vence e sonha alto


Rubro-Negro bate o Grêmio com recorde de público e agora é o sexto colocado na tabela

A cada jogo, o Flamengo mostra, como canta sua torcida, que é time de raça, amor e paixão. Neste domingo, diante de um Maracanã tomado por 73 mil rubro-negros (63.189 pagantes, o recorde do Brasileirão), a equipe derrotou o Grêmio por 2 a 0 e confirma que sim, é possível, chegar à Taça Libertadores.

Seja por causa da força das arquibancadas ou da chegada dos reforços em agosto, o fato é que o Fla saiu da vergonhosa penúltima posição para a sexta, com 49 pontos.

Se antes era motivo de chacota no Rio, agora os torcedores se entitulam, com razão, como "melhores do Rio". Com a derrota do Santos para o Figueirense, a distância para o G4 caiu para três pontos. Os golos do triunfo deste domingo foram marcados por Souza e Ibson (EX-PORTO)

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Egídio; Jaílton, Cristian (Léo Medeiros), Ibson (EX-PORTO) e Toró; Maxi Biancucchi (Renato Augusto) e Souza (Obina).
Técnico: Joel Santana

GRÊMIO
Saja; Patrício, Léo, William e Anderson Pico; Nunes (Sandro Goiano), Marcelo Labarthe (EX-SPORTING), Tcheco e Diego Souza (EX-BENFICA) (Danilo Rios); Jonas (Marcel (EX-BENFICA)) e Tuta.
Técnico: Mano Menezes
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
)
Público: 63.189 pagantes
Cartões amarelos: Fábio Luciano, Cristian e Souza (F); Marcelo Labarthe (G)
Gols: Souza, aos 25min do primeiro tempo; Ibson, aos 15min do segundo tempo.

FICOU ASSIM A CLASSIFICAÇÃO

1 São Paulo 67
2 Palmeiras 54
3 Cruzeiro 53
4 Santos 52
5 Grêmio 51
6 Flamengo 49
7 Fluminense 48
8 Figueirense 45
9 Botafogo 45
10 Atlético-PR 45
11 Internacional 44
12 Vasco 43
13 Atlético-MG 43
14 Náutico-PE 43
15 Sport 43
16 Goiás 41
17 Corinthians 38
18 Paraná Clube 34
19 Juventude 31
20 América-RN 16

taça da liga portuguesa

.
O CENTRO DESPORTIVO DE FÁTIMA
TORNOU A SER A ZEBRA DA ELIMI-
NATÓRIA VENCENDO O SPORTING
EM LISBOA (1-2)
BENFICA EMPATA COM SETUBAL

SPORTING-FÁTIMA..1-2
BENFICA-SETUBAL..1.1
PENAFIEL-LEIRIA..2-1
PORTIMONENSE-BEIRA MAR..1-0

sexta-feira, outubro 19, 2007

preliminares

.
A PINGA

Num bar chega um freguês e
pede para o balconista uma pinga ,
o balconista serve uma dose de
pinga acima da media, o cara toma tudo de
uma vez. O balconista o adverte:


- Sr. aqui neste bar todos que tomam
uma pinga jogam um pouco no chão
e oferecem para o santo.
O freguês muito mal educado
vira para o balconista e lhe da uma banana
dizendo:- Pro santo eu dou uma banana!!!
Fez o gesto com o braço,

neste momento seu braço endureceu de tal forma que não mexia de jeito algum , desesperado diz ao balconista:
- Meu deus, o que aconteceu?
O balconista:- O Sr. ofendeu o santo e ele lhe castigou , mas como é a primeira vez que o sr. vem ao bar vou resolver seu problema.
Chamou todos os fregueses, e pediu para todos rezarem e fazerem uma
corrente de orações, enquanto todos rezavam o braço do sujeito foi
voltando ao normal.

Um velhinho viu tudo e ficou espantado com a cena,foi ao balconista e pediu uma pinga, tomou tudo de uma vez. O balconista perguntou:- E pro santo??
O velhinho abaixou as calças tirou o pinto para fora e disse:
- Ó pro santo!
Seu pinto endureceu na hora , ele tirou um 38 da cinta e disse:
- Se alguém rezar aqui eu mato!!!!

quarta-feira, outubro 17, 2007

eliminatórias para o mundial 2010

.
BRASIL GOLEIA O EQUADOR
5-0 NO MARACA



DEPOIS DE PORTUGAL TER VENCIDO O SEU JOGO DAS ELIMINATÓRIA DO EURO 2008, TAMBÉM O BRASIL CUMPRIU A SUA OBRIGAÇÃO NA SUA CAMINHADA, ESTA PARA O MUNDIAL 2010

Após sete anos de divórcio, a reconciliação entre a seleção brasileira e o Maracanã teve os altos e baixos de um bom casal. Mas terminou com final feliz: a equipe goleou por 5 a 0 o Equador nesta quarta-feira, conseguiu sua primeira vitória nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e deixou o campo em lua-de-mel com a torcida e aos gritos de "olé".

Em dois jogos, o Brasil tem quatro pontos. Após o empate sem graça em 0 a 0 com a Colômbia, o time de Dunga demorou a conquistar a massa no Rio. No primeiro tempo, fez 1 a 0 com Vágner Love, que estreou no estádio. Porém, o ex-palmeirense perdeu muitas chances e chegou a irritar a torcida. Até gritos por Obina, xodó do Flamengo, foram ouvidos.

Na etapa final, a seleção foi vaiada até ampliar com Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que não faziam boa partida. Após o golaço que marcou, o ex-são-paulino ouviu a galera chamá-lo de melhor do mundo. E ainda teve mais: Elano e Kaká, com um frangaço de Viteri, fecharam o placar em 5 a 0. Com saudades, o Maracanã vibrou de alegria, embalado pelos mais de 85 mil pessoas presentes.



PRÓXIMOS JOGOS DO BRASIL
17/11/2007 Peru x Brasil
20/11/2007 Brasil x Uruguai, no Morumbi

QUALIFICAÇÃO PARA O EURO 2008

.
PORTUGAL VENCEU NO KAZAQUISTÃO
E FICOU À BEIRA SA QUALIFICAÇÃO



Jogando fora de casa, Portugal sofreu para vencer a fraca seleção do Cazaquistão, por 2 a 1, em jogo válido pelo grupo A das Eliminatórias da Eurocopa 2008. Os golos da partida só saíram no final da segundo tempo: Makukula (que se estreou na selecção A) abriu o placard aos 35 minutos e Cristiano Ronaldo ampliou aos 45. Nos descontos, Nurdauletov fez o de honra para o time da casa.

Com o resultado, o time de Felipão, que não pôde comandar a equipe do banco de reservas por estar suspenso pela Uefa, chegou aos 23 pontos na chave, pulando para a segunda colocação, com um ponto a menos que a Polônia e três a mais que a Finlândia.

Para assegurar vaga na Euro 2008, a seleção de Deco, Cristiano Ronaldo e companhia precisa de apenas dois empates nos dois jogos que faltam, contra Armênia e Finlândia, que serão realizados no mês de novembro, ambos em Portugal.
.
KAZAKISTÃO – Loria; Smakov, Kuchma, Zhalmagambetov e Irismetov; Karpovitch (Nurdauletov, 88) e Baltic; Larin (Lyapkin, 35), Zhumaskaliyev e Skorykh; Ostapenko.

PORTUGAL – Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Maniche (Nani, 59), Miguel Veloso e Deco; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Makukula, 62) e Quaresma (João Moutinho, 83).

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 0-1, Makukula (81); 0-2, Cristiano Ronaldo (90); 1-2, Byakov (92)

Acção disciplinar: cartão amarelo a Karpovich, Irismetov e Smakov.

Fim da partida: 1-2

terça-feira, outubro 16, 2007

II MOSTRA DO CINEMA BRASILEIRO, EM LISBOA

.
VAMOS TER EM LISBOA,
A II MOSTRA DO CINEMA
BRASILEIRO

2ª Mostra de Cinema Brasileiro - de 19 a 21 de Outubro

A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro, que decorre de 19 a 21 de Outubro, no Cinema São Jorge, organizada pela Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M., presta homenagem a importantes figuras do cinema brasileiro, entre as quais a actriz Glória Pires e os realizadores Daniel Filho e Jorge Furtado.

Programa da 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro

Cinema São Jorge
Programa:

Dia 19 (dedicado ao trabalho de Jorge Furtado)

16h30 – “Houve uma vez dois Verões”

18h00 – “Meu tio matou um cara”

19h30 – “Homem que copiava”

21h00 – Mesa redonda com Jorge Furtado, Ilda Santiago e Breno Silveira

22h00 – “Saneamento Básico”

Dia 20 (dedicado ao trabalho de Daniel Filho e Glória Pires)

18h00 – “ A Partilha”


19h30 – “Se eu fosse você”

21h00 – Mesa redonda com Daniel Filho e Glória Pires

22h00 – “O Primo Basílio”

Dia 21

16h00 – “Proibido proibir”, de Jorge Dúran


18h00 – “ O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz

19h30 – “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira

22h00 – “O ano em que meus pais partiram de férias”, de Cao Hamburguer

domingo, outubro 14, 2007

brasileirão

.
VASCO DEPOIS DE SEMANAS SEM
GANHAR VENCE O BOTAFOGO
SÃO PAULO EMPATA COM FLU
E MANTEM LIDERANÇA


LEANDRO AMARAL COMEMORA FINALMENTE

> Vasco 2 x 1 Botafogo
> América-RN 0 x 1 Atlético-MG
> Santos 1 x 1 Palmeiras
> Grêmio 2 x 1 Goiá
> Corinthians 1 x 1 Internacional
> Fluminense 1 x 1 São Paulo
> Paraná 0 x 1 Flamengo
> Cruzeiro 2 x 2 Náutico
> Sport 0 x 0 Figueirense
> Juventude 0 x 0 Atlético-PR



Fla vence Paraná e entra na zona da Sul-Americana
O Flamengo aproveitou os vacilos do Paraná Clube neste sábado, na Vila Capanema, e venceu por 1 a 0 para somar 43 pontos e assumir uma posição na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Com 34 pontos, o Tricolor afundou-se entre os virtuais rebaixados, graças ao goleiro Bruno, que defendeu um pênalti cobrado por Josiel, artilheiro paranista.

FLA NA ZONA DA SUL-AMERICANA

Esta foi a segunda vitória carioca fora de casa em 31 jogos pelo Campeonato Brasileiro desta temporada. Antes do duelo em Curitiba a equipe havia batido apenas o Goiás, em maio, longe de seus domínios.

A 15ª derrota do clube paranista marcou a estréia do treinador Saulo de Freitas e manteve o time na 18ª posição, à frente apenas do Juventude e do América-RN.


PARANÁ CLUBE
Flávio; Léo Matos, Neguette, Nem (Daniel Marques) e Paulo Rodrigues; Goiano, Adriano, Batista e Everton (Giuliano); Josiel e Vinícius Pacheco (Lima)
Técnico: Saulo de Freitas

FLAMENGO
Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Thiago Sales) e Juan; Rômulo, Ibson (ex-porto)(Luizinho), Cristian e Toró; Maxi (Léo Medeiros) e Souza
Técnico: Joel Santana

Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Nilson Carrijo (DF)
Cartões amarelos: Adriano, Ronaldo Angelim, Léo Medeiros, Fábio Luciano, Rômulo (F); Nem,Vinícius Pacheco, Paulo Rodrigues, Goiano (P)
Cartão vermelho: Adriano (P)
Gol: Fábio Luciano (F), aos 17 minutos do segundo tempo

classificação

1 São Paulo 64
2 Cruzeiro 53
3 Santos 52
4 Grêmio 51
5 Palmeiras 51
6 Fluminense 48
7 Vasco 43
8 Sport 43
9 Flamengo 43
10 Figueirense 42
11 Botafogo 42
12 Atlético-PR 42
13 Internacional 41
14 Atlético-MG 40
15 Náutico-PE 40
16 Goiás 38
17 Corinthians 38
18 Paraná Clube 34
19 Juventude 31
20 América-RN 16

sábado, outubro 13, 2007

PORTUGAL vence o AZERBAIJÃO, na Qualificação para o EURO 2008

.
Portugal regressa às vitórias


Após três empates consecutivos, a Selecção Nacional portuguesa regressou hoje às vitórias ao derrotar o Azerbaijão por 2-0, golos de Bruno Alves e Hugo Almeida, que rendeu Nuno Gomes à última hora (lesionou-se no aquecimento e está em risco para o Cazaquistão).

Com o técnico Scollari na bancada devido ao castigo por agressão, no banco esteve Murtosa,que levou Portugal à vitória.

Para a partida de hoje, a Selecção Nacional apresentou três alterações, com as entradas de Bruno Alves, Miguel Veloso e Hugo Almeida, que foi chamado pouco minutos antes do início do jogo devido à lesão de Nuno Gomes no aquecimento. Afinal, os três jogadores a foram decisivos no triunfo frente ao Azerbaijão.

Terminou o ciclo de empates e Portugal voltou a depender de si próprio para garantir a qualificação rumo ao Euro-2008.

O próximo jogo da Selecção é na quarta-feira, frente ao Cazaquistão.

Estádio Tofig Bakhramov, em Baku

Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)

PORTUGAL – Ricardo; Miguel (Jorge Ribeiro, 74 m), Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Miguel Veloso, Deco e Maniche; Ricardo Quaresma (Nani, 69 m), Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.

AZERBAIJÃO – Farhad Valiyev; Aslan Karimov, Sasha Yuinisoglu, Samir Abason, Elvin Aliyev, Aleksander Chertaganov, Ilgar Gurbanov (Mammadov, 55 m), Emin Guliyev, Emin Imamaliyev (Zaur Hashimov, 5 m), Samir Aliyev (Ismayilov, 72 m) e Branimir Subashich.

Ao intervalo: 0-2

Marcadores: 0-1, Bruno Alves (11 m); 0-2, Hugo Almeida (44 m).

Resultado final: 0-2


Portugal alcançou a Finlândia no segundo lugar, ao vencer no Azerbaijão (0-2), beneficiando do empate dos finlandeses na Bélgica (0-0). A Polónia mantém-se no topo da classificação. RESULTADOS: Polónia-Cazaquistão, 3-1; Azerbaijão-Portugal, 0-2; Arménia-Sérvia, 0-0; Bélgica-Finlândia, 0-0. CLASSIFICAÇÃO: 1. Polónia, 24 pontos; 2. Finlândia, 20; 3. Portugal, 20; 4. Sérvia, 17; 5. Bélgica, 12; 6. Arménia 9; 7. Casaquistão, 7 ; 8. Azerbaijão, 5.

sexta-feira, outubro 12, 2007

a 12 de Outubro, foi inaugurado o CRISTO REDENTOR, no Rio

.
Cristo Redentor



.O Cristo Redentor é uma estátua localizada na cidade do Rio de Janeiro, a 709 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras e no dia 7 de Julho de 2007 foi votada como uma das novas sete maravilhas do mundo.[1]


História

O Morro do Corcovado antes da construção do Cristo Redentor.A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se avizinhavam as comemorações pelo centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluido, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor ainda é considerada uma dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. O dono do projeto levou sua vida inteira construindo a estátua, que foi construída em concreto armado e revestida de pedra-sabão, originária do próprio pico do Corcovado.


[editar] Pedra fundamental

Etapa final da construção do Cristo Redentor.A pedra fundamental da estátua foi lançada no dia 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre outras pessoas que colaboraram para a sua realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor da escultura).

Alguns historiadores especulam que o monumento seria um presente da França para o Brasil em resposta a alguma tentativas de invasão.[2]


[editar] Inauguração
Na cerimônia da inauguração no dia 12 de Outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra. No entanto, o mau tempo impossibiltou a façanha, e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, o monumento sobre obras de recuperação em 1980, quando da visita do papa João Paulo II e novamente em 1990. Outro conjunto de obras importantes foi feito em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva a estátua.


[editar] Símbolo
Conhecido como símbolo não só da cidade do Rio de Janeiro, mas também do Brasil, a estátua do Cristo Redentor tem seus direitos de uso comercial pertencentes à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra. Há que se observar, ainda, que a estátua está situada em logradouro público, estando portanto sujeita a ter sua imagem captada pelas lentes dos milhares de turistas que a contemplam e que trasformam este ponto turístico numa verdadeira "torre de Babel".


Vista 180 graus do Cristo Redentor

[editar] Santuário católico
Ao completar 75 anos em 12 de outubro de 2006, o Cristo Redentor foi transformado em santuário católico do Brasil. O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, quer que o local deixe de ser apenas atrativo turístico e se torne local de peregrinação.

Casamentos e batizados também poderão ocorrer aos pés da estátua, de 38 metros de altura, possivelmente a partir do primeiro semestre do ano que vem, após o término de obras que ainda não foram iniciadas. O aniversário foi celebrado com uma missa, a entrega dos prêmios Cristo Redentor. Um deles concedido ao deficiente visual Paulo Bastos, que já escalou o morro do Corcovado, onde fica o monumento

Para adequar o espaço existente à celebração de ritos católicos a Arquidiocese do Rio de Janeiro utiliza-se da capela de Nossa Senhora Aparecida, na base da estátua.

quinta-feira, outubro 11, 2007

a 11 de OUTUBRO, nasceu CARTOLA

.
UM SAMBISTA BEM CARIOCA
.
Cartola (sambista)



Angenor de Oliveira
Origem(ns): Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
País de nascimento: Brasil
Data de nascimento: 11 de outubro de 1908
Data de morte: 30 de novembro de 1980
Apelido: Cartola
Período em atividade: 1927 - 1980
Instrumento(s): vocal

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e poeta brasileiro.

Era um dos sambistas que compunham a velha-guarda da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, sendo considerado o responsável tanto pela escolha do nome, como das cores adotadas pela Escola (verde e rosa). Há quem diga que a escolha das cores foi uma homenagem ao seu amado Fluminense, clube de futebol do Rio de Janeiro que utiliza-se de combinações mais sóbrias das mesmas cores (grená, verde escuro e branco).

Cartola compôs, sozinho ou com parceiros, mais de quinhentas canções, como "As Rosas Não Falam", "Alvorada", "O Mundo é um Moinho" e "O Sol Nascerá", tendo sido esta última regravada mais de 600 vezes. Suas canções são musicalmente bastante elaboradas e suas letras têm uma carga poética muito forte.


Biografia

Angenor de Oliveira nasceu no bairro do Catete. Seus pais, Sebastião Joaquim de Oliveira e Aída Gomes de Oliveira, tiveram sete filhos. Cartola foi o quarto.

Seu envolvimento com o carnaval começou cedo. Aos 8 anos de idade já participava desfilando em blocos carnavalescos de rua. Foi morar no morro da Mangueira, aos onze anos, por problemas financeiros em sua família. Apesar da riqueza de suas poesias e da quantidade em que as produziu, Cartola estudou somente até o primário. Cartola jamais conseguiu se integrar ao mercado de trabalho, passou sua vida trabalhando em bicos. Foi pedreiro, pintor de paredes, lavador de carros, vigia de prédio e contínuo de repartição pública.

Foi como pedreiro que ganhou seu apelido, "Cartola". Quando trabalhava com cimento estava sempre sujando seus cabelos, o que o aborrecia bastante pois ele era muito vaidoso. Passou então a sempre usar um chapéu, assim seus cabelos estavam protegidos do cimento. Seus amigos então o apelidaram de Cartola.

Dona Aída morreu prematuramente. Seu pai era muito severo e o expulsou de casa aos dezessete anos de idade. Sozinho, envolveu-se com várias mulheres, adoeceu e teve que parar de trabalhar. Esteve a beira da morte mas se reergueu com ajuda dos amigos. Cartola, assim como seu fiel amigo e também sambista Noel Rosa, vende sambas no início da carreira. O primeiro deles foi Que infeliz sorte, de 1927, vendido por trezentos contos de réis e sendo gravado por Francisco Alves.

Foi nessa época, década de 1920, que os blocos de carnaval resolveram se organizar na forma de sociedades permanentes. Ismael Silva funda na Estácio uma associação que se autodenominou Escola de Samba, a Deixa Falar. Em 28 de Abril de 1928, Cartola e mais seis amigos reunidos na casa do Euclides da Joana Velha, na favela da Mangueira, reúnem os blocos carnavalescos do morro e fundam a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Os seis amigos eram: seu Euclides, Saturnino Gonçalves (o Satur), Marcelino José Claudino (o Massu), Pedro Caim (o Pedro Paquetá), Abelardo da Bolinha e Zé Espinguela. A escolha das cores e o nome da escola são atribuídos a Cartola. No primeiro desfile, com o samba enredo "Chega de Demanda" de Cartola, a Mangueira ganha seu primeiro prêmio de carnaval, no desfile na Praça Onze.

Cartola segue como diretor de harmonia e como um dos compositores da escola, dedica a isso boa parte de sua vida. Seus sambas são gravados por muitos cantores da década de 1930. Em 1939, vai para os Estados Unidos para gravar com Leopold Stokowski.

Cartola muitas vezes teve divergências com a direção da Escola, nos anos de 1949 e 1977 ele não desfilou. Ele alegava que os diretores da Escola haviam transformado a Escola num reduto eleitoreiro. Cartola se afasta da Mangueira, vai morar na Baixada Fluminense. Fica viúvo e contrai meningite. Por volta dos anos 50, Sérgio Porto o encontra lavando carros, trabalhando num posto em Ipanema nas madrugadas, e o relança como cantor e compositor.

Em 1952 curado volta a viver no morro da mangueira e começa a namorar a também viúva dona Euzébia Silva do Nascimento, a famosa Dona Zica - irmã da mulher do compadre Carlos Cachaça. Dona Zica e Cartola haviam crescido juntos, haviam se conhecido nos desfiles dos blocos carnavalescos de rua. Cartola era dos "Arrepiados" e Dona Zica era do "Bloco do Seu Júlio". Cartola e Dona Zica casam-se depois de doze anos juntos, em 1964.

É ao lado de Dona Zica que cartola compõe "As Rosas não Falam", "Nós Dois" (dois dias antes do casamento de Cartola e Dona Zica), "Tive Sim" e "O sol Nascerá" (parceria com Elton Medeiros e gravada na voz de Nara Leão).

Na década de 60 Cartola, Dona Zica e mais dois sócios fundam o botequim ZiCartola que se torna um ponto de encontro dos grandes sambistas da ocasião e onde surgem grandes talentos.

É somente em 1974, já aos 65 anos, que grava seu primeiro disco, Cartola, produzido por Marcus Pereira.

Morre em 30 de novembro de 1980, de câncer, no Rio de Janeiro.

Apesar do grande sucesso de seus sambas, cartola morre pobre, morando numa casa doada pela prefeitura do Rio de Janeiro (em 30 de novembro do ano de sua morte).

Nas décadas seguintes são muitas as homenagens póstumas prestadas a Cartola por artistas como Beth Carvalho, Alcione, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Leny Andrade, Cazuza, Marisa Monte e outros. Nos anos 2000, o cantor Ney Matogrosso lançou o CD "Ney Canta Cartola" e o DVD "Ney Canta Cartola Ao Vivo". Ali são cantados músicas raras de Cartola, como "Senões"

São de Cartola grandes sucessos como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "Ensaboa Mulata", "O Sol Nascerá", "Cordas de Aço", "Preciso Me Encontrar" (Musica de Candeia, que ganhou gravação definitiva na voz de Cartola) e "Acontece", interpretados por Marisa Monte, Fagner e Gal Costa, ou até por roqueiros dos anos 1980, a exemplo do Cazuza, ex-vocalista do grupo Barão Vermelho, e do cantor Paulo Ricardo.

" Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve."
(Nelson Sargento)


Discografia
Cartola (1974)
Cartola (1976)
Verde Que Te Quero Rosa (1977)
Cartola 70 Anos (1978)
Cartola Ao Vivo (1982)

quarta-feira, outubro 10, 2007

Poetas portugueses - ARY DOS SANTOS

.
poema original

Original é o poeta
que se origina a si mesmo
que numa sílaba é seta
noutra pasmo ou cataclismo
o que se atira ao poema
como se fosse o abismo
e faz um filho ás palavras
na cama do romantismo.
Original é o poeta
capaz de escrever em sismo.

Original é o poeta
de origem clara e comum
que sendo de toda a parte
não é de lugar nenhum.
O que gera a própria arte
na força de ser só um
por todos a quem a sorte
faz devorar em jejum.
Original é o Poeta
que de todos for só um.

Original é o poeta
epulso do paraíso
por saber compreender
o que é o choro e o riso;
aquele que desce á rua
bebe
copos quebra nozes
e ferra emquem tem juízo
versos brancos e ferozes.
Original é o poeta
que é gato de sete vozes.

Original é o poeta
que chegar ao despudor
de escrever todos os dias
como se fizesse amor.

Esse que despe a poesia
como se fosse mulher
e nela emprenha a alegria
de ser um homem qualquer.

JOSÉ CARLOS AY DOS SANTOS

terça-feira, outubro 09, 2007

TAÇA UEFA - SORTEIO DA FASE DE GRUPOS

.
DOS 4 CLUBES PORTUGUESES
JÁ SÓ RESTA O BRAGA

HOJE REALIZOU-SE O SORTEIO
DA FASE DE GRUPIS

Ao Braga saiu:



O sorteio, realizado hoje em Nyon, na Suíça, ditou que o Sporting de Braga - único clube português ainda em prova - ficasse inserido no grupo F, juntamente com o Bayern Munique (Alemanha), Bolton Wanderers (Inglaterra), Estrela Vermelha (Sérvia) e Aris Salónica (Grécia).

Em conferência de imprensa, realizada no Estádio Municipal de Braga após a realização do sorteio, Jorge Costa reconheceu ser "um grupo complicado e muito forte", mas "o calendário nem por isso".

O Sporting de Braga, que deixou pelo caminho os suecos do Hammarby (com 5-2 nas duas mãos), joga em Inglaterra e na Grécia, recebendo o Bayern de Munique e o Estrela Vermelha.

APRESENTADORAS PORTUGUESAS - ANA GALVÃO

.
A ANA GALVÃO É UMA APRESENTADORA
PORTUGUESA DA RÁDIO E TELEVISÃO

O nosso blog continua a divulgar artistas de todas as artes (pintores,escritores,poetas, desportistas, apresentadores de Rádio e Televisão , cantores, humoristas, etc) portugueses e brasileiros.

Hoje tenho o privilégio de divulgar o nome e o rosto da ANA GALVÃO, que há muito ouço e vejo na Estação portuguesa ANTENA 3 e na RTP.

Com uma voz incrivel, fresca, desembaraçada, contagiantemente alegre e vibrante, é uma profissional muito competente, daquelas que prende à emissora de onde transmite, os radiouvintes tornando-os "adicted", ao programa e hora de emissão

Já tive a ventura de a conhecer pessoalmente uma vez que, ao atravesar a Ponte 25 de Abril a caminho de Lisboa, ouvi-a anunciar que estava na Livraria Bulhões no lançamento do livro do humorista Bubu "Bolas com creme" , que aqui já divulguei.

Businei, ziguezaguiei, e foi com a adrenalina em alto que juntei a voz que conhecia ,à pessoa ao vivo que se me deparou. Ultrapassei as expectativas...o sorriso é lindissimo a simpatia imensa.

Ana Galvão fez e faz parte daquela incrivel equipa que tem rodado na Antena 3, e que faz "MANHÃS DA 3" ,ao lado de Carlos Malato, Diogo Beja, Ana Lamy, Bubu, Nuno Markl, José Marîno, Jorge Botas,Raquel Bulha e agora Claudia Semedo . Na RTP, empresta a sua alegria de viver às reportagens que apresenta, dando-lhes o perfume da sua sensibilidade, e o talento do seu profissionalismo vibrante.

Nascida em Espanha, veio para Portugal durante a sua adolescência, e vá-se lá saber porque... nunca mais de cá saiu, para gáudio dos ouvintes e telespectadores.


Que pena a ANTENA 3 não ser ouvida no Brasil...

LIGA PORTUGUESA

.
COMPLETOU-SE A JORNADA
COM OS 4 JOGOS QUE FAL-
TAVAM.
DESTAQUE PARA A VITÓRIA
DO BELENENSES NO BESSA
FACE AO BOAVISTA(2-4)
QUE PROVOCOU A DEMISSÃO
DO PRESIDENTE JOÃO LOUREIRO


LIGA – 7 ª JORNADA

Académica 0-1 F.C. Porto
Boavista 2-4 Belenenses
P. Ferreira 2-1 E. Amadora
Marítimo 0-0 V. Setúbal

U. Leiria 1-2 Benfica
Sporting 3-0 V. Guimarães
Sp. Braga 1-0 Nacional
Leixões 0-1 Naval

CLASSIFICAÇÃO

...............Pts J
1. FC Porto 21 7
2. Sporting 14 7
3. Marítimo 14 7
4. Benfica 13 7
5. V. Guimarães 12 7
6. V. Setúbal 11 7
7. Sp. Braga 10 7
8. Belenenses 10 7
9. Leixões 6 7
10. Nacional 6 7
11. E. Amadora 6 7
12. Académica 6 7
13. P. Ferreira 5 7
14. Naval 5 7
15. Boavista 4 7
16. U. Leiria 3 7

A 9 DE OUTUBRO, nasceu JOSÉ DO PATROCÍNIO

,
FOI UM DOS HERÓIS
DA LUTA ABOLICIONISTA



José do Patrocínio.José Carlos do Patrocínio (Campos dos Goytacazes, RJ, 8 de outubro de 1854 — Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1905) era farmacêutico, jornalista, escritor, orador e activista político brasileiro.

Mulato, constitui-se em uma das mais destacadas figuras do movimento abolicionista e republicano no Rio de Janeiro.

Biografia
Filho natural do cônego João Carlos Monteiro, vigário da paróquia de Campos dos Goytacazes e orador sacro de reputação na Capela Imperial, com Justina do Espírito Santo, uma jovem escrava Mina de quinze anos, cedida ao serviço do cônego por D. Emerenciana Ribeiro do Espírito Santo, proprietária da região.

Embora sem reconhecer a paternidade, o religioso encaminhou o menino para a sua fazenda na Lagoa de Cima, onde José do Patrocínio passou a infância como liberto, porém convivendo com os escravos e com os rígidos castigos que lhes eram impostos.

Aos catorze anos de idade, tendo completado a sua educação primária, pediu, e obteve ao pai, autorização para vir para o Rio de Janeiro. Encontrou trabalho como servente de pedreiro na Santa Casa de Misericórdia (1868), empregando-se posteriormente na Casa de Saúde do Dr. Batista Santos. Aqui, atraído pelo combate à doença, retomou, às próprias expensas, os estudos no Externato de João Pedro de Aquino, prestando os exames preparatórios para o curso de Farmácia.

Aprovado, ingressou na Faculdade de Medicina como aluno de Farmácia, concluindo o curso em 1874. Neste momento, desfazendo-se a "república" de estudantes com que convivia, Patrocínio viu-se na iminência de precisar alugar moradia, sem dispor de recursos para tal. Um amigo, antigo colega do externato de Aquino, João Rodrigues Pacheco Vilanova, convidou-o a morar no tradicional bairro de São Cristóvão, na casa da mãe, então casada em segundas núpcias com o capitão Emiliano Rosa Sena, abastado proprietário de terras e imóveis. Para que Patrocínio pudesse aceitar sem constrangimento a hospedagem que lhe era oferecida, o capitão Sena propôs-lhe que, como pagamento, lecionaria aos seus filhos. Patrocínio aceitou a proposta e, desde então, passou também a freqüentar o "Clube Republicano" que funcionava na residência, do qual faziam parte Quintino Bocaiúva, Lopes Trovão, Pardal Mallet e outros. Não tardou que Patrocínio se apaixonasse por Maria Henriqueta, uma das filhas do militar, sendo também por ela correspondido. Quando informado do romance de ambos, o capitão Sena sentiu-se ofendido a princípio, porém vindo, após o matrimônio (1879), a auxiliar Patrocínio em diversas ocasiões.

Nessa época, Patrocínio iniciou a carreira de jornalista em parceria com Dermeval da Fonseca, publicando o quinzenário satírico Os Ferrões, que circulou de 1 de junho a 15 de outubro de 1875, no total de dez números. Os dois colaboradores se assinavam com os pseudônimos Notus Ferrão (Patrocínio) e Eurus Ferrão (Fonseca).

Dois anos depois (1877), admitido na Gazeta de Notícias como redator, foi encarregado da coluna Semana Parlamentar, que assinava com o pseudônimo de Prudhome. Foi neste espaço que, em 1879, iniciou a campanha pela Abolição da escravatura no Brasil. Em torno de si formou-se um grupo de jornalistas e de oradores, entre os quais Ferreira de Meneses (proprietário da Gazeta da Tarde), Joaquim Nabuco, Lopes Trovão, Ubaldino do Amaral, Teodoro Fernandes Sampaio, Paula Nei, todos da Associação Central Emancipadora. Por sua vez, Patrocínio começou a tomar parte nos trabalhos da associação.

Fundou, em 1880, juntamente com Joaquim Nabuco, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Com o falecimento de Ferreira de Meneses (1881), com recursos obtidos junto ao sogro, adquiriu a Gazeta da Tarde, assumindo-lhe a direção. Em Maio de 1883 articula a Confederação Abolicionista, congregando todos os clubes abolicionistas do país, cujo manifesto redige e assina, juntamente com André Rebouças e Aristides Lobo. Nesta fase, Patrocínio não se limita a escrever: também prepara e auxilia a fuga de escravos e coordena campanhas de angariação de fundos para adquirir alforrias, com a promoção de espetáculo ao vivo, comícios em teatros, manifestações em praça pública etc.

Em 1882, a convite de Paula Nei, Patrocínio visitou a província do Ceará, onde foi recebido em triunfo. Essa província seria pioneira no Brasil ao decretar a abolição já em 1884.

Em 1885, visitou sua cidade natal, Campos dos Goytacazes, sendo também recebido em triunfo. De volta ao Rio de Janeiro, trouxe a velha mãe doente, que virá a falecer no final desse mesmo ano. O sepultamento transformou-se em um ato político em favor da Abolição, tendo comparecido personalidades como as do Ministro Rodolfo Dantas, o jurista Rui Barbosa e os futuros presidentes Campos Sales e Prudente de Morais.

No ano seguinte (1886), iniciou-se na política, sendo eleito vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, com votação maciça.

Em Setembro de 1887, tendo abandonado a Gazeta da Tarde para fundar e dirigir um novo periódico: o A Cidade do Rio. À frente deste periódico intensifica a sua atuação política. Aqui fizeram escola alguns dos melhores nomes do jornalismo brasileiro da época, reunidos e incentivados pelo próprio Patrocínio. Foi nele que Patrocínio saudou, após uma década de intensa militância, a 13 de Maio de 1888, o advento da Abolição.

Obtida a vitória na campanha abolicionista, as atenções da opinião pública se voltaram para a campanha republicana. Por ironia do destino, o "A Cidade do Rio" e a própria figura de Patrocínio passam a ser identificados pela opinião pública como defensores da monarquia em crise. Nesta fase, Patrocínio rotulado como um "isabelista", foi apontado como um dos mentores da chamada "Guarda Negra", um grupo de ex-escravos que agia com violência contra os comícios republicanos.

Após a proclamação da República (1889), entrou em conflito em 1892 com o governo do Marechal Floriano Peixoto, pelo que foi detido e deportado para Cucuí, no alto rio Negro (Amazonas).

Retornou discretamente ao Rio de Janeiro em 1893, mas com o Estado de Sítio ainda em vigor, a publicação do "A Cidade do Rio" continuou suspensa. Sem sua fonte de renda, Patrocínio foi residir no subúrbio de Inhaúma.

Nos anos seguintes, a sua participação política foi inexpressiva, concentrando-se a sua atenção no moderno invento da aviação. Iniciou a construção de um dirigível de quarenta e cinco metros, o "Santa Cruz", com o sonho de voar, jamais concluído. Numa homenagem a Santos Dumont, realizada no Teatro Lírico, quando discursava saudando o inventor, foi acometido de uma hemoptise, sintoma da tuberculose que o vitimou. Faleceu pouco depois, aos cinqüenta e um anos de idade, aquele que é considerado por seus biógrafos o maior de todos os jornalistas da Abolição.


[editar] Cronologia
1853: Em 9 de outubro José Carlos do Patrocínio nasceu em Campos (na então província do Rio de Janeiro), filho natural do padre João Carlos Monteiro e de Justina, escrava africana, vendedora de frutas.
1868: Patrocínio começou a trabalhar na Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro.
1871: Por iniciativa do visconde do Rio Branco foi promulgada a Lei do Ventre Livre, reconhecendo como livres as crianças nascidas de mães escravas.
1874: Na Faculdade de Medicina, Patrocínio concluiu o curso de Farmácia.
1875: Com Demerval Ferreira publicou o primeiro número do quinzenário satírico Os Ferrões.
1877: Entrou na Gazeta de Notícias, respondendo pela coluna A Semana Parlamentar.
1879: Casou-se com Maria Henriqueta Sena, a “Bibi”. Iniciou a campanha pela Abolição da escravatura.
1881: Ingressou na Gazeta da Tarde, vindo a se tornar proprietário do periódico.
1882: A convite de Paula Nei viajou ao Ceará em campanha pró-Abolição; como fruto, dois anos mais tarde o Ceará foi a primeira Província brasileira a dar a emancipação aos escravos.
1883: Patrocínio redigiu o Manifesto da Confederação Abolicionista.
1884: Publicou o romance Pedro Espanhol.
1885: Promulgada a Lei dos Sexagenários, que concedeu a liberdade aos escravos com idade igual ou superior a 65 anos. José do Patrocínio visitou Campos, onde foi saudado como um triunfador. No Rio de Janeiro o funeral de “tia” Justina, mãe de José do Patrocínio, transformou-se num grandioso comício de repúdio à escravidão.
1886: Foi eleito vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
1887: Deixou a Gazeta da Tarde, fundou e passou a dirigir o A Cidade do Rio. Publicou o romance Mota Coqueiro ou A pena de morte.
1888: A 13 de Maio a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil; José do Patrocínio beijou as mãos da Princesa.
1889: Patrocínio publicou o romance Os Retirantes, inspirado na inclemência da seca sobre os habitantes do nordeste do Brasil. Foi acusado de fomentar a violenta ação da Guarda Negra em defesa do isabelismo. A 15 de Novembro a República foi proclamada no Brasil.
1892: José do Patrocínio importou da França o primeiro automóvel que circulou no Brasil. Movido a vapor, o seu barulho espantava os transeuntes. Por ter publicado, no seu jornal, um manifesto de um dos chefes da Revolta da Armada, o marechal Floriano Peixoto, desterrou Patrocínio para Cucuí, no alto rio Negro (Amazonas).
1893: Proibida a publicação do periódico A Cidade do Rio, Patrocínio estava reduzido à miséria.
1905: Numa homenagem a Santos Dumont, ao discursar, José do Patrocínio sofreu uma hemoptise; faleceu a 30 de Janeiro.

Obras
1875: Os Ferrões, quinzenário satírico, 10 números, em colaboração com Dermeval Fonseca;
1887: Mota Coqueiro ou A pena de morte, romance;
1879: Os retirantes, romance;
1883: Manifesto da Confederação Abolicionista;
1884: Pedro Espanhol, romance;
1885, 17 de Maio: Conferência pública, no Teatro Politeama, em sessão da Confederação Abolicionista;
Associação Central Emancipadora, 8 boletins.

segunda-feira, outubro 08, 2007

AFONSO ALVES - 7 golos num só jogo

.
AFONSO ALVES JOGA NA
HOLANDA PELO HEERENVEEN


Afonso Alves Martins Junior (Belo Horizonte, 30 de Janeiro, 1981), mais conhecido como Afonso Alves é um futebolista brasileiro que atua como atacante.

Afonso foi artilheiro do Campeonato Holandês, com 34 gols (temporada 2006-2007), jogando pelo SC Heerenveen. Ainda em 2007 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira para alguns amistosos, após isso foi convocado para a Copa América de 2007.

. - O brasileiro Afonso Alves estabeleceu um recorde na primeira divisão do futebol holandês ao marcar sete golos para o Heerenveen no massacre de 9 x 0 sobre o Heracles Almelo neste domingo.

VIDEO DOS 7 GOLOS DE AFONSO ALVES

Afonso, que quer mudar de clube, espera que seus golos tenham chamado a atenção de algum clube de elite da Europa.

"Eu precisava marcar para encontrar minha melhor forma de novo, portanto agora posso me concentrar no futuro com confiança", disse ele.


Alves marcou três gols entre os 10 e os 18 minutos do primeiro tempo, aturdindo seus adversários. Gerald Sibon fez o quarto no segundo tempo, seguido de mais quatro gols de Alves em nove minutos. Sibon acrescentou seu segundo para completar a surra.

Foi a primeira vez na primeira divisão (Eredivisie) do futebol holandês que um jogador marcou sete gols em uma partida.

Na Eredivisie, que começou em 1956, quatro jogadores registraram seis gols: Dick Lammers e Pierre Kerkhofs no final dos anos 1950, Johan Cruyff em 1970 e Marco van Basten, atual treinador da Holanda, em 1985.

preliminares

.
Um cara entra num bar com um macaquinho no ombro, senta em frente ao
balcão e pede uma cerveja.
Nisso, o macaco salta do ombro dele e começa a rodar pelas mesas, pegando
amendoim, batata frita, salgadinhos e mandando para dentro. O dono do
macaco , vendo que o cara do bar está meio irritado, diz que tudo que o
macaco comer ou estragar é só por na conta que ele paga.
Nisso, o macaco vai para a mesa de sinuca, olha a bola sete, cheira e
engole!
O dono do bar impressionado fala para o dono do bicho:
- Você viu o que o seu macaco fez?
- Não, o que foi?
- Ele comeu a bola de sinuca!
- Ele é assim mesmo, come tudo que vê pela frente. Bota na minha conta!
...O cara pagou e foi embora.
Dois dias depois, o cara volta com o macaco e o bicho começa tudo de novo.
Mexe em tudo e acha um prato de azeitonas. Pega uma, olha, cheira e enfia
no cú! Tira de lá e come!
O dono do bar, impressionado, fala pró cara:
- Rapaz, o seu macaco enfiou a azeitona no cú, depois tirou e comeu!!!!
E o cara:
- Ele ficou assim depois que engoliu a bola de sinuca! Não come nada sem
medir antes.

a 8 de Outubro, nasceu CATULO DA PAIXÃO CEARENSE

.
UMA FIGURA IMPAR
DO "CHORINHO"

Catulo da Paixão Cearense

Catulo da Paixão Cearense (São Luís do Maranhão, 8 de outubro de 1863 — Rio de Janeiro, 10 de maio de 1946) foi um teatrólogo, poeta, músico, compositor e cantor brasileiro.

Mudou-se para o Rio em 1880, aos 12 anos, com a família. Trabalhou como relojoeiro. Conheceu vários chorões da época, como Anacleto de Medeiros e Viriato Figueira da Silva, quando se iniciou na música. Integrado nos meios boêmicos da cidade, associou-se ao livreiro Pedro da Silva Quaresma, proprietário da Livraria do Povo, que passou a editar em folhetos de cordel o repertório de modinhas da época.

Catulo da Paixão Cearense passou a organizar coletâneas, entre elas O cantor fluminense e O cancioneiro popular, além de obras próprias. Vivia despreocupado, pois era boêmio, e morreu na pobreza.

Suas mais famosas composições são Luar do Sertão, de 1908, que na opinião de Pedro Lessa é o hino nacional do sertanejo brasileiro, e Flor amorosa (sem data). Também o responsável pela reabilitação do violão nos salões da alta sociedade carioca e pela reforma da ´modinha´.


MARISA MONTE CANTA "LUAR DO SERTÃO" TRABALHO DE CATULO PAIXÃO CEARENSE

Música de Catulo da Paixão Cearense na voz de Marisa Monte, de fundo as fotos das cidades históricas mineiras: Mariana, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e São João Del Rey

Ontem Ao Luar
Marisa Monte
Composição: Catulo da Paixão Cearense/Pedro de Alcantara.

Ontem ao luar
Nos dois em plena solidão
Tu me perguntaste
O que era dor de uma paixão
Nada respondi
Calmo assim fiquei
Mas fitando azul do azul do céu
A lua azul e te mostrei
Mostrando a ti dos olhos meus correr senti
Uma nívea lágrima e assim te respondi
Fiquei a sorrir por ter o prazer de ver a lágrima nos olhos a sofrer
A dor da paixão não tem explicação
Como definir o que só sei sentir
É mistér sofrer para se saber
O que no peito o coração não quer dizer
Pergunto ao luar travesso e tão taful
De noite a chorar na onda toda azul
pergunto ao luar do mar a canção
Qual o mistério que há na dor de uma paixão
Se tu desejas saber o que é o amor
Sentir o seu calor
O amaríssimo travor do seu dulçor
Sobe o monte a beira mar ao luar
Ouve a onda sobre a areia lacrimar
Ouve o silêncio a falar da solidão
De um calado coração
A penar a derramar os prantos seus
Ouve o choro perenal a dor silente universal
E a dor maior que a dor de Deus
Se tu queres mais
Saber a fonte dos meus ais
Põe o ouvido na rósea flor do coração
Ouve a inquietação da melancória pulsação
Busca saber qual a razão
Porque ele vive assim tão triste a supirar
A palpitar em desesperação
Na queima de amar de um insensível coração
Que a ninguém dirá no peito ingrato em que ele está
Mas que ao sepulcro fatalmente

LIGA PORTUGUESA

.


prosseguiu o campeonato
português com a vitória
dos 3 grandes.
o benfica venceu fóra
quebrado uma série de
5 jogos sem ganhar.

LIGA – 7 ª JORNADA

Académica 0-1 F.C. Porto
Boavista - Belenenses *
P. Ferreira - E. Amadora *
Marítimo 0-0 V. Setúbal
U. Leiria 1-2 Benfica
Sporting 3-0 V. Guimarães
Sp. Braga - Nacional *
Leixões 0-1 Naval *

*Faltam ainda 4 jogos a disputar hoje

Com dois de Nuno Gomes, Benfica vira pra cima do União Leiria

Mal na Liga dos Campeões, com duas derrotas em dois jogos, o Benfica
reabilitou-se no Campeonato Português ao vencer de virada, por 2 a 1, o União Leiria fora de casa. O destaque do jogo foi o atacante Nuno Gomes que marcou os dois gols para o clube de Lisboa.

Com o triunfo na cidade de Leiria, o time dos brasileiros Luisão, Edcarlos e Léo foi a 13 pontos, na quarta colocação. Já o União Leiria segue na zona do rebaixamento com apenas três pontos ganhos em sete rodadas.

Os donos da casa abriram o placar com o brasileiro Cadu Silva, logo aos 2min de partida. O Benfica empatou 13 minutos depois, quando Nuno Gomes completou de cabeça um cruzamento do uruguaio Cristian Rodriguez.

No segundo tempo, Nuno Gomes apareceu na área e, com uma assistência do grego Katsouranis, assegurou a virada do Benfica, que não ganhava pelo Português havia duas rodadas

Ficha do jogo:

7 brasileiros em jogo

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

U. Leiria – Fernando; Laranjeiro, Hugo Costa, Éder Gaúcho e Patrick; Cadu, Tiago e Toñito (Paulo César, 74 m); Sougou (Ngal, 73 m), João Paulo e Maciel.

Suplentes: Rafael Fava, Lukasiewicz, Ngal, Faria, Marco Soares, Paulo César e Dani.

Benfica – Quim; Maxi Pereira, Luisão, Edcarlos e Léo (Luís Filipe, 66 m); Katsouranis, Binya, Rui Costa (Di Maria, 73 m) e Rodriguez (Nuno Assis, 85 m); Nuno Gomes e Cardozo.

Suplentes: Butt, Zoro, Nuno Assis, Adu, Fábio Coentrão e Di Maria.

Disciplina: cartão amarelo a Tiago (17 m), Sougou (60 m), Binya (69 m), Nuno Assis (88 m) e Paulo César (88 m).

Marcador: 1-0 por Cadu da Silva (2 m); 1-1 por Nuno Gomes (15 m); 1-2 por Nuno Gomes (64 m).

domingo, outubro 07, 2007

ultima hora - FLU vence FLA 2-0 no MARACANÃ

.
FLA VENCE O CLÁSSICO COM
O FLU 2-0. VASCO PERDE
DE NOVO.
SÃO PAULO PERDE PARA P
CORINTHIANS 1-0

Domingo, 07/10/2007
> Goiás 0 x 0 Cruzeiro
> Figueirense 4 x 0 Paraná
> Flamengo 0 x 2 Fluminense
> Internacional 2 x 0 América-RN
> Atlético-PR 1 x 0 Vasco
> São Paulo 0 x 1 Corinthians
> Atlético-MG 3 x 1 Sport

Sábado, 06/10/2007
> Palmeiras 2 x 0 Grêmio
> Botafogo 1 x 2 Santos
> Náutico 4 x 1 Juventude




2-0 PARA O FLUZÃO- A vitória contou com um golO relâmpago do atacante Somália, marcado com apenas dois minutos de bola rolando, e um da estrela tricolor. O jogo deste domingo ainda quebrou o recorde de público no Campeonato Brasileiro, uma vez que mais de 61 mil pessoas acompanharam o duelo - a marca anterior, 59.098 pagantes, havia sido estipulada na vitória rubro-negra sobre o líder São Paulo, na última quinta-feira.

Apesar de já ter garantido a sua vaga na Libertadores da América de 2008 ao sagrar-se campeão da Copa do Brasil, o Fluminense ficou mais perto da zona de classificação ao torneio continental ao seguir na sexta colocação, com 47 pontos, três atrás do Palmeiras, último a figurar no seleto grupo. Já o Flamengo, que vinha de dois triunfos seguidos, voltou a ficar em alerta pela ameaça de figurar na zona de rebaixamento - soma 40 pontos, três à frente da zona de descenso.


FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo (Hugo Colace), Jaílton (Léo Medeiros), Cristian e Ibson; Toró (Kaike) e Souza. Técnico: Joel Santana.

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Romeu, Arouca (Cícero) e Thiago Neves (Maurício); Alex Dias e Somália (Soares). Técnico: Renato Gaúcho.

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Público: 61.042 pagantes
Gol: Somália (Fluminense), aos 2 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves (Fluminense), aos 3 minutos do segundo tempo.

CLASIFICAÇÃO

1 São Paulo 63
2 Cruzeiro 52
3 Santos 51
4 Palmeiras 50
5 Grêmio 48
6 Fluminense 47
7 Sport 42
8 Botafogo 42
9 Figueirense 41
10 Atlético-PR 41
11 Vasco 40
12 Internacional 40
13 Flamengo 40
14 Náutico-PE 39
15 Goiás 38
16 Atlético-MG 37
17 Corinthians 37
18 Paraná Clube 34
19 Juventude 30
20 América-RN 16