contador de visitas

free web counter

quarta-feira, novembro 28, 2007

preliminares

.
Ante-véspera do Ano Novo Judaico. Boris Sylberstein, patriarca judeu morando num Kibutz pertinho de Tel Aviv, visita um dos seus filhos na capital de Israel:

- Jacobzinho, odeio ter que estragar tua dia, mas babai brecisa dizer-te que a mamái e eu vamos separar-nos, depois de 45 anos!

- Tá louca babai, o que você tá dizendo? Grita Jacob. Jerusalém inteira ouve...

- Não conseguimos mais nem nos olhar uma ao outra. Vamos separar-nos e acabou-se o que era doce. Ligue bra teu irmã Rachel e conte bra ela.
Apavorado, o rapaz liga para a irmã em Viena, que se desespera ao telefone:

- De jeito nenhuma nossos pais irão separar-se...! Chame babai ao telefone!

O ancião atende e a filha balbucia na maior emoção:
- Não façam nada até nós chega aí amanhã, gombrende? Também chamarei Moishe em São Paulo, Shloimo em Buenos Aires e Esther no Nova Iorque e amanhã de noite, todas estaremos aí, ouviu bem babai?

Bate o telefone, sem deixar o pai responder. O velho coloca o fone no gancho, vira-se para a mulher, sem que Jakob ouça, sussurrando:

- Pronto Sarah, todos virão para a Ano Novo.! Melhor, desta vez não teremos que pagar os passagens!

EUROPEAN CHAMPIONS LEAGUE

.
SPORTING E PORTO
PERDEM EM INGLATERRA
COM MANCHESTER UTD R
LIVERPOOL.
BENFICA EMPATA NA
LUZ COM MILAN.

MANCHESTER U.-SPORTING...2-1


O Sporting foi derrotado em Old Trafford, diante do Manchester United, depois de ter chegado ao intervalo em vantagem no marcador. Na segunda parte, os «red devils» deram a volta (1-2), mas os «leões» também já saberiam que, independentemente do resultado, estavam relegados para a Taça UEFA.

Isto porque a AS Roma foi a Kiev vencer o Dínamo por 4-1 e assegurou o segundo lugar do agrupamento, deixando o Sporting sem qualquer hipótese de marcar presença nos oitavos-de-final desta Liga dos Campeões. O mesmo quer dizer que os «leões», mesmo que vencessem esta noite em Old Trafford, iriam apenas ter para festejar o terceiro lugar do Grupo E, que dá acesso à Taça UEFA.

Mas os comandados de Paulo Bento até fizeram por sair com outro resultado de Old Trafford. Ainda que o Manchester United tenha apresentado inicialmente equipa desfalcada de algumas figuras (ainda que com Cristiano Ronaldo, Nani, Anderson, Saha...), os «leões» mostraram-se e chegaram à vantagem no marcador à passagem dos 21 minutos, num lance feliz de Abel, que deu a ideia que iria cruzar da direita e fez a bola entrar entre o poste direito e o guarda-redes dos «red devils».

Pensava-se que o golo poderia levar à reacção dos ingleses, mas foi o Sporting que continuou na «mó de cima» - Liedson, logo depois, voltou a colocar a bola novamente no fundo da baliza adversária, mas estava em fora-de-jogo - , atitude de louvar se tivermos em conta a dimensão do palco. O Manchester United, no entanto, acabou por transfigurar-se, muito por culpa de Tevez e Giggs, que saltaram do «banco» ao intervalo.

O último reduto leonino passou a estar constantemente em sobressalto e, nesse sentido, o empate surgiu com certa naturalidade, por intermédio do avançado argentino. Depois, com o passar do tempo, pensou-se que o empate iria permanecer, mas Cristiano Ronaldo resolveu fazer das suas e, na marcação de livre directo, deu a vitória ao seu actual empregador, traindo novamente o clube onde saltou para a ribalta – já tinha marcado o golo no jogo em Alvalade.

Ficha do jogo:

Estádio: Old Trafford, em Manchester

Árbitro: Claus Bo larsen (Dinamarca)

Manchester United – Kuszczak; OShea, Ferdinand, Vidic e Evra; Fletcher (Tevez, 46 m), Carrick e Anderson; Cristiano Ronaldo, Saha (Hargreaves, 79 m) e Nani (Giggs, 46 m).

Suplentes não utilizados: Van der Sar, Brown, Pique e Simpson.

Sporting – Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Had; João Moutinho, Miguel Veloso, Romagnoli (Vukcevic, 67 m) e Izmailov (Pereirinha, 81 m); Purovic (Farnerud, 81 m) e Liedson.

Suplentes não utilizados: Tiago, Gladstone, Adrien e Paez.

Marcador: 0-1 por Abel (21 m); 1-1 por Tevez (61 m); 2-1 por Cristiano Ronaldo (90+2 m).

1.MANCHESTER..10
2.ROMA..8
3.SPORTING..4
4.DINAMO DE KIEV..0

LIVERPOOL-PORTO...4-1



FC Porto adia decisão para a última jornada
O FC Porto perdeu por 4-1 em Anfield Road, diante do Liverpool, e adiou a passagem aos oitavos-de-final da Champions para a última jornada, no Estádio do Dragão, diante do Besiktas, a 11 de Dezembro.


Um resultado pesado para o FC Porto, mas nada está perdido, chegando-lhe um ponto para garantir a continuidade na Liga dos Campeões.

Anfield Road, em Liverpool

Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)

LIVERPOOL – Reina; Finnan, Carragher, Hyypia e Arbeloa; Benayoun (Peter Crouch, 71 m), Gerrard, Mascherano e Babel (Kuyt, 84 m); Torres e Voronin (Kewell, 63 m).

FC PORTO – Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Stepanov e Marek Cech; Paulo Assunção (Hélder Postiga, 80 m), Lucho Gonzalez e Kazmierczak (Raul Meireles, 65 m); Mariano Gonzalez (Tarik Sektioui, 77 m), Lisandro Lopez e Ricardo Quaresma.

Ao intervalo: 1-1

Golos: 1-0, Fernando Torres (18 m); 1-1, Lisandro Lopez (33 m); 2-1, Fernando Torres (78 m); 3-1, Gerrard (83m, de grande penalidade); 4-1, Peter Crouch (87 m).

Resultado final: 4-1

GRUPO A:
Liverpool-FC Porto, 4-1
Besiktas-Marselha, 2-1

1.º FC Porto, 8 pontos
2.º Marselha, 7
3.º Liverpool, 7
4.º Besiktas, 6

BENFICA-MILAN....1-1

Benfica empata com AC Milan e fica fora da «Champions»
O Benfica empatou (1-1) com o AC Milan, com Pilro a inaugurar o marcador (14 min) e Maxi Pereira a restabelecer a igualdade aos 19 minutos. Mas as aspirações dos «encarnados» na Liga dos Campeões terminaram em Glasgow, depois do Celtic ter vencido o Shakthar por 2-1.

O Benfica começou a partida na Luz com receio do campeão europeu e sem conseguir controlar o jogo a meio campo. Os italianos colocavam dois homens sobre o jogador do Benfica que estava na posse da bola, impedindo aos encarnados construir jogo a partir do meio campo.

O golo do AC Milan surgiu aos 14 minutos, com Pirlo a aproveitar uma desatenção dos elementos do meio campo do Benfica e a criar espaço para desferir um grande remate de fora da área. Quim ainda se fez ao lance, mas não conseguiu evitar que o italiano inaugurasse o marcador.

O Benfica reagiu bem à desvantagem, acertou as marcações, começou a criar espaço para trocar a bola no centro do terreno e a fazer chegar a bola com perigo junto da baliza de Dida. O golo do empate surgiu aos 19 minutos por intermédio de Maxi Pereira.

No segundo tempo, Carlo Ancelotti colocava o veterano Maldini em campo, numa mostra que não queria correr riscos no sector defensivo. O Benfica controlava o meio campo, ia conseguindo chegar perto da área contrária e justificou ser a equipa mais rematadora da «Champions» (21 remates contra 10 do Milan). No entanto, os remates perdiam-se pela linha de fundo ou morriam nas mãos do guardião do Milan.

Com objectivos diferentes dos do treinador do Milan, Camacho apostou no ataque e aos 74 minutos tirou Luís Filipe e colocou Dí Maria em campo. Na frente, saiu Nuno Gomes e entrou Cardozo.

Já a três minutos do final, Adu entrou para o lugar de David Luiz, mas a tendência ofensiva da equipa não foi suficiente para conseguir o golo que daria a vitória aos «encarnados».

Faltou alguma sorte ao Benfica para continuar a aspirar com a qualificação para os oitavos-de-final da «Champions». Na Luz, houve oportunidades para marcar mas a bola não entrou. Em Glasgow, o Celtic marcou no último minuto e venceu o Shaktar. Resta ao Benfica vencer, na próxima terça-feira, o Shakthar em Donetsk (Ucrânia) para conseguir o apuramento para a Taça UEFA.

Ficha de jogo:

Estádio da Luz, Lisboa

Benfica: Quim, Luizão, David Luiz (Freddy Adu, 87 min.), Luís Filipe (Dí Maria, 74 min.), Léo, Petit e Katsouranis, Maxi Pereira, Cristian Rodriguez, Rui Costa e Nuno Gomes (Cardozo, 74 min.).

Suplentes: Butt, Edcarlos, Nelson e Nuno Assis.

AC Milan: Dida, Nesta, Kaladze, Bonera, Serginho (Maldini, 45 min.), Pirlo, Gattuso, Brocchi (Gourcuff, 50 min.), Seedorf (Oddo,72 min.), Kaká e Gilardino.

Suplentes: Kalac, Cafu, Favalli e Ronaldo.

Golos: Pirlo (14 min.) e Maxi Pereira (19 min.).


GRUPO D:
Celtic Glasgow-Shakhtar Donetsk, 2-1
Benfica-AC Milan, 1-1

1.º AC Milan, 10 pontos (apurado)
2.º Celtic Glasgow, 9
3.º Shakhter Donetsk, 6
4.º Benfica, 4

BANDAS PORTUGUESAS - XUTOS E PONTAPÉS

.


"O HOMEM DO LEME", da banda portuguesa XUTOS E PONTAPÉS

segunda-feira, novembro 26, 2007

BRASILEIRÃO 37ª.RODADA

.
FLA VENCE DE NOVO
E FAZ FESTA, É 3º.
COM AS DERROTAS DO
PALMEIRAS E DO
CRUZEIRO

Flamengo vence e se garante na Libertadores


SOUZA AO ATAQUE

O Flamengo garantiu sua presença na Libertadores do ano que vem após derrotar o Atlético-PR por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela penúltima rodada do Brasileiro, e contar com o tropeço do Cruzeiro na rodada.


APÓS UMA SENSACIONAL RECUPERAÇÃO
Com 61 pontos ganhos na tabela, o Flamengo se manteve na terceira colocação na tabela, atrás de São Paulo e Santos. Já o Atlético-PR, que luta para disputar a Sul-Americana de 2008, parou nos 51 pontos.

Mas a alegria dos torcedores do Flamengo veio mesmo aos 23min, quando o placar eletrônico do Maracanã anunciou o gol do Sport diante do Cruzeiro, já que o resultado beneficiou o time carioca na luta pela Libertadores.

Agora, o Flamengo entrará em campo apenas para cumprir tabela, no próximo domingo, às 16h, diante do Náutico, nos Aflitos, enquanto o Atlético-PR pegará o campeão São Paulo, no mesmo dia e horário, em casa.


Ficha Técnica
Flamengo 2 x 0 Atlético-PR

Equipes
FLAMENGO
Bruno
Leonardo Moura
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Juan
Jaílton
Cristian
(Colace)
Ibson (EX-PORTO)
Renato Augusto
(Roger)(EX-BENFICA)
Léo Medeiros
(Obina)
Souza

ATLERICO PARANAENSE

Viáfara
Danilo
Rhodolfo
Antonio Carlos
(Marcelo Ramos)
Jancarlos
Valencia
Claiton
Netinho
(Edno)
Michel
(Ramon)
Ferreira
Alex Mineiro

Golos
4min - Renato Augusto
16min - Juan


América-RN 0 x 3 Grêmio
Fluminense 3 x 2 Juventude
Internacional 2 x 1 Palmeiras
São Paulo 2 x 2 Botafogo
Flamengo 2 x 0 Atlético-PR
Paraná 2 x 3 Santos
Sport 1 x 0 Cruzeiro

DIA 28 JOGARÃO
Figueirense x Náutico
28/11 21h45 Mineirão Atlético-MG x Goiás
28/11 21h45 Pacaembu Corinthians x Vasco

classificação

01 São Paulo 77
02 Santos 62
03 Flamengo 61


04 Palmeiras 58
05 Fluminense 58
06 Cruzeiro 57
07 Grêmio 57
08 Internacional 54
09 Botafogo 54
10 Sport 51
11 Atlético-PR 51
12 Atlético-MG 49
13 Figueirense 49
14 Vasco 48
15 Náutico 46
16 Corinthians 43
17 Goiás 42
18 Paraná 41
19 Juventude 38
20 América-RN 17

SORTEIO PARA MUNDIAL DE 2010

.
MUNDIAL NA AFRICA DO SUL 2010


PORTUGAL APANHA NO SORTEIO:

COM:
SUECIA
DINAMARCA
HUNGRIA
MALTA
ALBÂNIA

Portugal encabeça o Grupo 1 da fase de qualificação para o Mundial'2100, que conta com a presença da Suécia, uma das apuradas para a fase final do Euro'2008. Num grupo aparentemente fácil - Dinamarca e Hungria não são hoje as potências de outras alturas e Albânia e Malta estão longe das capacidades da Selecção Nacional -, a equipa das Quinas conseguiu evitar um grupo em que tivesse de fazer grandes deslocações e, simultaneamente, voltar a encontrar qualquer um dos adversários que tantas dificuldades lhe causaram na fase de qualificação para o próximo campeonato da Europa.

No sorteio realizado ontem em Durban, e que contou com a presença do seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, do director-desportivo da FPF, Carlos Godinho, e do assessor de Imprensa, Onofre Costa, a Selecção Nacional integrava o pote A - dos cabeças-de-série -e curiosamente foi a primeira desse lote a saber quais os adversários.

Numa análise global aos nove grupos, o sorteio não foi desfavorável à formação portuguesa. Em teoria, os grupos 2 e 5, em que os cabeças-de-série são a Grécia e a Espanha, teriam adversários mais acessíveis, mas em contrapartida calhar no Grupo 6 significaria medir forças com a Inglaterra e deslocações à Ucrânia, Bielorrúsia e Azerbaijão. Uma experiência que Portugal teve no apuramento para o Euro'2008 e que encerrou muitas dificuldades.

Entre os adversários que Portugal irá defrontar, três merecem uma referência especial. O maltês Nwoko joga no Leixões e conhece bem o futebol português, bem melhor do que o húngaro Akos Buzsaky que apesar de já ter pertencido ao plantel do FC Porto está, seguramente, menos familiarizado com os jogadores nacionais. A Albânia, que enquanto selecção não é uma potência, tem nos seus quadros o marselhês Cana e vários atletas que actuam em Inglaterra e Itália.

sábado, novembro 24, 2007

brasileirão

.
HOJE DISPUTARAM-SE 2
JOGOS. O FLUMINENSE
VENCEU O JUVENTUDE QUE
BAIXOU À SEGUNDOMA.
GRÉMIO VENDE E AINDA
TEM ESPERANÇAS DE IR
À LIBERTADORES.

Sábado, 24/11/2007
> Fluminense 3 x 2 Juventude
> América-RN 0 x 3 Grêmio

flu-juventude...3-2

Fluminense vence e rebaixa o Juventude
Arouca brilha e marca 2 golos.


O Fluminense se despediu da torcida em 2007 com uma vitória sobre o Juventude por 3 a 2, neste sábado, no Maracanã, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Arouca (2) e Cícero marcaram os gols que rebaixaram a equipe de Caxias do Sul após 13 anos na Série A.

Com o resultado, o Fluminense passa para o 5º lugar na classificação com 58 pontos. O Juventude, com 38 pontos, permanece na penúltima colocação e vai disputar a Série B em 2008. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, dia 2, o Fluminense enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, às 16h. Já o Juventude encara o Sport, em Caxias do Sul, no mesmo dia e horário.

cantores portugueses - CARLOS DO CARMO

.
Carlos do Carmo


Carlos Alberto do Carmo Almeida (Lisboa, 21 de Dezembro de 1939) é um cantor português de fado de projecção internacional.

É filho da conhecida fadista Lucília do Carmo e e de Alfredo de Almeida, livreiro e hoteleiro. Carlos do Carmo, estudou Hotelaria na Suíça. Iniciou a sua carreira artística em 1964 embora tivesse gravado um disco aos nove anos.

Representou Portugal no XXI Eurovisão da Canção em 1976, com o tema Flor de Verde Pinho(baseado no poema de Manuel Alegre). No Festival RTP da Canção desse ano foi o único intérprete. Nas últimas canções apresentadas estavam temas como Estrela da Tarde.

De entre muitas outra, as suas canções mais conhecidas são; Os Putos, Um Homem na Cidade, Canoas do Tejo, Lisboa Menina e Moça, Os Putos, Duas Lágrimas de Orvalho e Bairro Alto.

Representou Portugal em inúmeras digressões por vários países, passando pelo Olympia de Paris, pelas Óperas de Frankfurt e de Wiesbaden, no Canecão do Rio de Janeiro, no Savoy de Helsínquia e por outras cidades, como São Petersburgo, Copenhaga, São Paulo, entre outras. A nível nacional destacam-se os concertos na Fundação Gulbenkian, Mosteiro dos Jerónimos, Casino Estoril ou no CCB.

É cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, membro da Honra do Claustro Ibero-Americano das Artes, passando pelo diploma conferido pelo Senado de Rhode Island nos Estados Unidos pelo seu contributo para a divulgação da música portuguesa, do Globo de Ouro de Mérito e da Excelência, do Prémio da consagração de carreira da Sociedade Portuguesa de Autores, até ao reconhecimento Nacional com a Ordem do Infante D. Henrique.

Figura também como pioneiro na nova discografia Portuguesa devido ao seu disco Um Homem no País, que foi o primeiro CD editado por um artista em Portugal.

José Maria Nóbrega acompanha-o em guitarra há 36 anos. Foi homenageado na celebração dos seus 40 anos de carreira, em 2003.


Discografia

Álbuns
O Fado de Carlos do Carmo, Alvorada
O Fado Em Duas Gerações, Decca [com Lucília do Carmo]
Por Morrer Uma Andorinha, Philips
Fado Lisboa – An Evening At The “Faia”, Philips
Carlos do Carmo , Tecla
Pedra Filosofal, Edisom
Uma Canção Para a Europa, Movieplay / PROCOPE RTP
Um Homem na Cidade, Polygram
Carlos do Carmo Com Guitarras, Tecla
Dez Fados Vividos, Trova
O Maior Intérprete da Música Português, Philips
Carlos do Carmo Ao Vivo No Olympia, Polygram / Carlos do Carmo Live At The Olympia, Polygram /Carlos do Carmo En Publica A L’Olympia, Polygram
Os Imigrantes (BSO), Polygram
Carlos do Carmo, Polskie Nagrania
A Arte e a Música de Carlos do Carmo, Polygram
Um Homem no País, Polygram
Carlos do Carmo Live Alt Oper Frankfurt, Polygram
Mais do Que Amor É Amar , Polygram
A Touch Of Class , Henda
Ao Vivo no Canecão
Que Se Fez Homem de Cantar, Polygram
Canoas do Tejo, Movieplay
Lisboa Menina e Moça, Movieplay
Um Homem na Cidade, Fatum - UPAV
Dez Fados Vividos, Polygram
Um Homem no País, Polygram
Ao vivo no Olympia, Polygram
Live, Alte Oper Frankfurt, Polygram
Em Concerto, Polygram
Mais do que amor é amar, Polygram
Que se fez Homem de Cantar, Polygram
Margens, Emi
Nove Fados e uma Canção de Amor, Universal
Ao Vivo No CCB, Universal
À noite - será apresentado dia 7 de Novembro de 2007 no Museu do Fado, em Lisboa.

Singles e EPs
A Voz Que Eu Tenho (EP)[O NOSSO AMOR E LIVRE(BOM DIA, MEU AMOR)/Cidade Cinzenta/Sou da Noite/TENHO A PÁTRIA NUM ROSTO DE CRIANÇA]

Compilações
A Arte e a Música de Carlos do Carmo, Polygram
Os sucessos de 35 anos de Carreira, Emi
O Melhor de Carlos do Carmo, Selecções do Reader’s Digest
Un Parfum de Fado, Vol. 1 Carlos do Carmo, Playa Sound
Un Parfum de Fado, Vol. 6 Carlos do Carmo, Playa Sound
Voz Marinheira, Carlos do Carmo, EMI

quinta-feira, novembro 22, 2007

qualificação do mundial 2010

.
BRASIL VENDE O
URUGUAI DE VIRADA


BRASIL-URUGUAY..2-1

NÃO. O BRASIL NÃO JOGOU BEM, MAS GANHOU
E DEU A VOLTA AO URUGUAI

Luis Fabiano e Júlio César salvam a pátria
Goleiro faz milagres e atacante marca os dois gols da virada de 2 a 1 sobre o Uruguai
Júlio César passou os dias antes do jogo com o Uruguai, no Morumbi, convivendo com a sombra de Rogério Ceni e a possibilidade da torcida paulista o vaiar e exigir o goleiro do São Paulo. Já Luis Fabiano só estava em campo graças à lesão e ao corte de Afonso, mas também à generosodade de Wagner Love, que imsisiu com Dunga ,para que escolhesse Luis Fabiano para titular.. E os dois decidiram a partida. Com dois gols do camisa 9 e defesas milagrosas do camisa 1, o Brasil venceu o Uruguai, de virada, por 2 a 1. O resultado deixou o time de Dunga, que até enfrentou muitas vaias, em terceiro lugar com oito pontos, portanto no grupo dos quatro melhores das eliminatórias da Copa do Mundo e que iriam ao Mundial da África do Sul se o torneio terminasse agora.



PRÓXIMOS JOGOS PELAS ELIMINATÓRIAS
Paraguai x Brasil 14 ou 15/6/2008
Uruguai x Venezuela 14 ou 15/6/2008

O fim do tabu - o Brasil não vencia o Uruguai havia oito anos - dá tranqüilidade ao time do Brasil. Com os 2 a 1 sobre o Uruguai, a seleção retorna ao grupo dos quatro times que iriam para a Copa do Mundo de 2010 caso as eliminatórias terminassem agora, ocupando a terceira colocação, com o mesmo número de pontos que a Colômbia (oito), mas com maior saldo de gols. Além disso, Dunga terá tranqüilidade para planejar as próximas rodadas. Pela competição, o Brasil só volta a jogar em junho, contra o Paraguai, o novo líder, na casa do adversário. Antes, porém, alguns amistosos na agenda.

Eliminatórias da Copa 2010

Quarta, 21/11/2007
> Chile 0 x 3 Paraguai
> Brasil 2 x 1 Uruguai
> Equador 5 x 1 Peru

Terça, 20/11/2007
> Colômbia 2 x 1 Argentina
> Venezuela 5 x 3 Bolívia

Domingo, 18/11/2007
> Peru 1 x 1 Brasil
> Uruguai 2 x 2 Chile

Sábado, 17/11/2007
> Paraguai 5 x 1 Equador
> Colômbia 1 x 0 Venezuela
> Argentina 3 x 0 Bolívia

Quarta, 17/10/2007
> Brasil 5 x 0 Equador

a 22 de Novembro ,foi fundada a cidade de NITERÓI

.
a 22 DE nOVEMBRO DE 1573

A NITEROI ACTUAL

Niterói é um município do Estado do Rio de Janeiro. Sua população é de aproximadamente 475 mil habitantes e sua área é de 131,8 km².

História
O município foi fundado em 22 de novembro de 1573 pelo índio tupi Araribóia, que se batizara com o nome cristão de Martim Afonso. Niterói é a único município brasileiro fundado por um índio.

Após a guerra contra a França pelo controle da Baía de Guanabara, em que a participação de Araribóia e sua tribo foi decisiva para a expulsão dos franceses, o índio esperava retornar à sua terra natal, Paranapuã; no entanto, esta agora se tornara a Ilha do Governador. Resolveu então voltar para o Espírito Santo, onde havia reconstruído sua aldeia após a invasão. Mas o governador-geral da província do Rio de Janeiro, Mem de Sá, insistiu que escolhesse outras terras, desejoso de mantê-lo por perto para assegurar a proteção da Baía de Guanabara. Araribóia solicitou então a concessão de um trecho de terra do outro lado da Baía, que chamava de "Banda d'Além", Niterói (Água Escondida). Seu pedido foi atendido e a vila de "São Lourenço dos Índios", o primeiro nome do município, nasceu.

Em 1819, a vila foi reconhecida pelo governo reinol, recebendo o novo nome de Vila Real da Praia Grande. Nessa época, o município ocupava apenas a área correspondente ao atual centro da cidade. A expansão para além dessa área começou apenas no fim do século XIX, quando serviço de bondes entrou em funcionamento e permitiu a urbanização de pontos mais distantes do centro. No início do século XX, o município iniciou seu processo de industrialização.

Durante o período entre 1834 e 1975, quando o estado do Rio de Janeiro esteve dividido em dois estados: Rio de Janeiro e Distrito Federal, sede do governo federal. O Ato Adicional de 1834 determinou que Niterói fosse a capital da então província do Rio de Janeiro. Em 1841, Niterói recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro II do Brasil. Entre os anos de 1894 e 1903, a cidade de Petrópolis foi a capital do estado. Em 1960 o Distrito Federal foi transferido para Brasília e a cidade do Rio de Janeiro se tornou estado da Guanabara. Em 15 de março de 1975, houve a fusão dos dois estados e a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do estado homônimo.

Em 6 de março de 1835, a vila foi elevada à categoria de cidade recebendo o nome de "Nictheroy", ortografia arcaica de "Niterói", que significa "água escondida" em tupi.

No início dos anos noventa, a divisão administrativa do município foi alterada.


Geografia
Niterói se deita sobre uma área de 131.800 quilometros quadrados localizada entre a Baía da Guanabara (oeste), o Oceano Atlântico (sul), Maricá (leste) e São Gonçalo (norte).


Relevo
O relevo é constituído por terrenos cristalinos, divididos em maciços e colinas costeiras. Os maciços predominam ao sudoeste e formam as Serras do Malheiro, do Calaboca e da Tiririca, onde está a Pedra do Elefante, ponto mais alto do município a 412 metros acima do nível do mar.

As planícies costeiras são constituídas de sedimentos localizadas, por óbvio, próximas ao mar. A mais extensa abrange toda área das lagoas de Piratininga e Itaipu.

quarta-feira, novembro 21, 2007

PORTUGAL DE FILIPÃO CLASSIFICA-SE PARA O EURO 2008

.


Portugal se classifica no sufoco


PORTUGAL DOMINA MAS NÃO MARCA

O BRASILEIRO PEPE, se estreia no time português

PEPE ,BRASILEIRO, AGORA NATURALIZADO, EX-PORTO, AGORA NO REAL DE MADRID

Lusos empatam por 0 a 0 com a Finlândia. Derrota eliminaria time de Felipão
Cristiano Ronaldo tenta uma cabeçada Portugal não empolgou, mas garantiu nesta quarta-feira sua classificação para a Eurocopa de 2008 ao empatar na cidade do Porto com a Finlândia por 0 a 0. Uma derrota significaria a eliminação do time de Felipão, que buscou o gol mas esbarrou na defesa finlandesa. Apesar de dominar quase todo o jogo, os portugueses levaram sufoco nos minutos finais.
Com o resultado, Portugal termina sua participação com 27 pontos, um a menos que a Polônia que, já classificada, empatou com a Sérvia fora de casa por 2 a 2. Os finlandeses ficaram com 24 pontos.

Sem Hugo Almeida, machucado, Felipão optou por Nuno Gomes no comando de ataque. No entanto, o time português insistiu em jogadas com Quaresma e Cristiano Ronaldo, que jogaram muito abertos pelas pontas e não conseguiram penetração.

No segundo tempo, Portugal partiu mais para cima e deu trabalho ao goleiro Jaaskelainen. O zagueiro Pepe, brasileiro naturalizado, foi titular no time luso.

Ainda com o veterano Litmanen como destaque, a Finlândia até que pressionou nos minutos finais, atrás do gol que lhe daria a vaga. Mas a baixa qualidade da equipe e a boa postura defensiva de Portugal evitaram o pior para os lusos.

Apito final, festa na cidade do Porto. Torcida, comissão técnica e jogadores de Portugal comemoram muito a classificação.

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)

PORTUGAL – Ricardo; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Caneira; Fernando Meira, Maniche (Raul Meireles, 72 m) e Miguel Veloso; Ricardo Quaresma (Nani, 84 m), Nuno Gomes (Makukula, 76 m) e Cristiano Ronaldo.

FINLÂNDIA – Jasaslelainen; Pasanen, Hyypia, Tihinen e Kallio; Kolkka (Johansson, 74 m), Tainio (Yeremenko, 68 m) Heikkinen e Sjolund; Forssell e Litmanen (Vavrynen, 67 m).

Resultado final: 0-0

Cartão amarelo a Sjolund, Hyypia, Forssell, Caneira, Pasanen e Makukula.

terça-feira, novembro 20, 2007

preliminARES

.
- Sabe, querida, quando você fala me faz lembrar o mar...
- Puxa, amor. Não sabia que te impressiono tanto.
- Não é que me impressione. É que enjoa

20 DE NOVEMBRO - O BRASIL CELEBRA O "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

.
O BRASIL CELEBRA HOJE O
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Dados estatísticos
Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

o nosso blog pesquizou na Wilkipédia sobre ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi (Alagoas, 1655 — 20 de novembro de 1695) foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares.

A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do africano quimbundo "nzumbi", e significa, grosso modo, "duende".

O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.

Zumbi nasceu livre em Palmares, Pernambuco, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado "Francisco", Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar das tentativas de torná-lo "civilizado", Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita. Mas Zumbi olhava os portugueses com desconfiança. Ele se recusou a aceitar a liberdade para as pessoas do quilombo enquanto outros negros eram escravizados. Ele rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi torna-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares, Macaco, foi destruída e Zumbi ferido.

Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares.

Zumbi é surpreendido pelo cap. Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos).

Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695.

Teve a cabeça cortada, salgada e levada, ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

Zumbi é hoje, para a população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adoptada como o dia da Consciência Negra.

É também um dos nomes mais importantes da Capoeira.Predefinição:Carede de fontes

Cronologia
Mais ou menos em 1600: negros fugidos do trabalho escravo nos engenhos de açúcar, onde hoje são os estados de Pernambuco e Alagoas no Brasil, fundam na serra da Barriga o Quilombo dos Palmares. Os quilombos, eram povoados de resistência, seguiam os moldes organizacionais da república e recebiam escravos fugidos da opressão e tirania. Para muitos era a terra prometida, um lugar para fugir da escravidão. A população de Palmares em pouco tempo já contava com mais de 3 mil habitantes. As principais funções dos quilombos eram a subsistência e a proteção dos seus habitantes, e eram constantemente atacados por exércitos e milícias.
1630: Começam as invasões holandesas no nordeste brasileiro. O que desorganiza a produção açucareira e facilita as fugas dos escravos. Em 1644, houve uma grande tentativa holandesa de aniquilar com o quilombo de Palmares, que como nas investidas portuguesas anteriores, foi repelida pelas defesas dos quilombolas.
1654: Os portugueses expulsam os holandeses do nordeste brasileiro.
1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares, neto da princesa Aqualtune.
Por volta de 1662 (Data não confirmada): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados portugueses e levado a Porto Calvo, onde é "dado" ao padre jesuíta António Melo, este o batizou com o nome de Francisco, passou a ajudar nas missas e estudar português e latim.
1670: Zumbi aos quinze anos de idade foge e regressa a Palmares, neste mesmo ano de 1670, Ganga Zumba, filho da Princesa Aqualtune, tio de Zumbi, assume a chefia do quilombo, então com mais de trinta mil habitantes.
1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. Neste ano, a tropa portuguesa comandada pelo Sargento-mor Manuel Lopes, depois de uma batalha sangrenta, ocupa um mocambo com mais de mil choupanas. Depois de uma retirada de cinco meses, os negros contra-atacam, entre eles Zumbi com apenas vinte anos de idade, e após um combate feroz, Manuel Lopes é obrigado a se retirar para Recife. Palmares se estendia então da margem esquerda do são Francisco até o Cabo de Santo Agostinho e tinha mais de duzentos quilômetros de extensão, era uma república com uma rede de onze mocambos, que se assemelhavam as cidades muradas medievais da europa, mas no lugar das pedras haviam paliçadas de madeira. O principal mocambo, o que foi fundado pelo primeiro grupo de escravos foragidos, ficava na Serra da Barriga e levava o nome de Cerca do Macaco. Duas ruas espaçosas com umas 1500 choupanas e uns oito mil habitantes. Amaro, outro mocambo, tem 5 mil. E há outros, como Sucupira, Tabocas, Zumbi, Osenga, Acotirene, Danbrapanga, Sabalangá, Andalaquituche.
1678: A Pedro de Almeida, governador da capitania de Pernambuco, mais interessava a submissão do que a destruição de Palmares, após inúmeros ataques com a destruição e incêndios de mocambos, eles eram reconstruídos, e passou a ser economicamente desinteressante, os habitantes dos mocambos faziam esteiras, vassouras, chapéus, cestos e leques com a palha das palmeiras. E extraiam óleo da noz de palma, as vestimentas eram feitas das cascas de algumas árvores, produziam manteiga de coco, plantavam milho, mandioca, legumes, feijão e cana e comercializavam seus produtos com pequenas povoações vizinhas, de brancos e mestiços. Sendo assim o governador propôs ao chefe Ganga Zumba a paz e a alforria para todos os quilombolas de Palmares. Ganga Zumba aceita, mas Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. Além do mais eles tinham suas próprias Leis e Crenças e teriam que abrir mão de sua cultura.
1680: Zumbi assume o lugar de Ganga Zumba em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas.
1694: Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares e onde Zumbi nasceu, cercada com três paliçadas cada uma defendida por mais de 200 homens armados, após 94 anos de resistência, sucumbiu ao exército português, e embora ferido, Zumbi consegue fugir.
1695, 20 de Novembro: Zumbi foi traído e denunciado por um antigo companheiro, ele é localizado, preso e degolado aos 40 anos de idade. Zumbí ou "Eis o Espírito", virou uma lenda e foi amplamente citado pelos abolicionistas como herói e mártir.

segunda-feira, novembro 19, 2007

Ronaldo já não é careca

,
Ultimamente Ronaldo já mudou de visual, e tem-se apresentadoo com uma geberosa cabeleira.


O Globoesporte de hoje apresenta a sugestão de que Ronaldo se vai tornar vendedor de cabeleiras...

domingo, novembro 18, 2007

preliminares

.
Me lembro de uma vez, um viajante chegou num buteco e pediu uma pinga, tomou um gole e disse:
- E aquela palhaçada no Senado heim!!!
- Pare por ai - falou o dono do bar. Aqui não pode falar em política, isso dá em briga.
- Tudo bem. Você pode me dizer como ficou o jogo do Brasil ontem?
- Aqui no meu bar também não pode falar sobre futebol, isso dá confusão também.
- Diz pra mim - falou o forasteiro, o senhor é Católico.
- Epa! Religião muito menos - bradou o dono do bar.
- E sexo? Posso falar de sexo?
- Sexo pode, com certeza!
- Então vai tomar no cú!!!

.

ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS MUNDIAL 2010

.


O BRASIL EMPATA COM O
PERU (1-1), NUMA FRA-
CA PRESTAÇÃO DOS SEUS
CRACKS.

Argentina 3 x 0 Bolívia
Colômbia 1 x 0 Venezuela
Paraguai 5 x 1 Equador
Uruguai 2 x 2 Chile
Peru 1 x 1 Brasil


Brasil e Peru ficam no empate em Lima: 1 a 1
Kaká faz gol de placa, mas Robinho e Ronaldinho jogam mal e seleção tropeça

A seleção brasileira não passou de um empate em 1 a 1 com o Peru, neste domingo, no Estádio Monumental de Lima, capital peruana, em partida válida pela terceira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010. Kaká, aos 39 minutos, abriu o placar para o Brasil num golaço de fora da área, mas Lúcio, aos 25 do segundo tempo, marcou contra após chute de Vargas. Com o empate, o Brasil caiu para a terceira posição do grupo, com cinco pontos em três jogos. quatro pontos a menos que a Argentina, que no sábado venceu a Bolívia por 3 a 0, e dois a menos que o Paraguai, que também no sábado goleou o Equador por 5 a 1.

PERU
Penny; Salas, Rodriguez, Acasiete e Vargas; Jayo (Mendoza), Lobatón (De La Haza), Solano e Farfán; Pizarro e Guerrero (Palacios)
Técnico: José del Solar

BRASIL
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Elano) e Vágner Love (Luís Fabiano (EX-PORTO))
Técnico: Dunga

Local: estádio Monumental Ate, em Lima (Peru)
Gols: Kaká, aos 40min do primeiro tempo; Vargas, aos 26min do segundo tempo

1 Argentina 9
2 Paraguai 7
3 Brasil 5
4 Colômbia 5
5 Uruguai 4
6 Chile 4
7 Venezuela 3
8 Peru 2
9 Bolívia 1
10 Equador 0

ARTISTAS PORTUGUESES - OS SHEIKS

.
OS SHEIKS FORAM UMA
BANDA PORTUGUESA DE
ONDE SAIRAM INDIVIDUAL-
MENTE GRANDES MÚSICOS



Sheiks
Origem
País Portugal
Período 1963 - 1968
1979 - 2007
Gênero(s) Rock'n'roll

Paulo de Carvalho
Carlos Mendes
Fernando Chaby
Edmundo Silva

Os Sheiks foram um grupo musical português formado em 1963 por Paulo de Carvalho, Fernando Chaby, Carlos Mendes e Jorge Barreto. Apelidados de Beatles portugueses, tocavam o rock'n'roll típico da época e do qual foram os principais precursores em Portugal.


Biografia
Os Sheiks, cujo primeiro nome foi Windsores, começaram por tocar em festas e espectáculos organizados por escolas e universidades. Em 1965 editaram o seu EP de estreia que incluía uma versão do conhecido Summertime de George Gershwin. Ainda nesse ano, em Setembro, Barreto sai para dar lugar a Edmundo Silva (viola baixo), ex-Conjunto Mistério.

No dia 09 de Outubro de 1965 participam na 7ª eliminatória do Concurso Ié-Ié no Teatro Monumental (Lisboa) tendo ficado em primeiro lugar (43 pontos), batendo os Tubarões, de Viseu, os Galãs, do Porto, os Czares, de Aveiro, e os Jovens do Ritmo, de Amora-Seixal.


No início de 1966 lançaram o segundo EP com temas como Missing You e "Tell Me Bird", os mais conhecidos do grupo.

No dia 08 de Janeiro de 1966, ganharam com 49 pontos a primeira meia-final do Concurso Ié-Ié, à frente dos Chinchilas, de Carcavelos, dos Demónios Negros, do Funchal, dos Diamantes Negros, de Sintra, dos Tártaros, do Porto, dos Bárbaros, de Arcos de Valdevez, e dos Sombras da Parede, de Parede.

Os Sheiks viriam a falhar a final no dia 30 de Abril de 1966 (ganharam os Claves) por terem tido nesse dia um espectáculo na Queima das Fitas de Coimbra.

Nesse ano actuam com alguns artistas internacionais como Searchers, Nino Ferrer, entre outros.

No ano de 1966 editaram mais três EPs: no primeiro destaca-se a balada “Lonely Lost And Sad”; no segundo as versões de “These Boots Are Made For Walkin'” (Nancy Sinatra) e de “Michèlle” (Beatles); o terceiro inclui os temas “I've Got To Give Up”, “Try To Understand”, "Tears Are Coming" e "I'm Feeling Down".

Missing You é editado em Espanha, Inglaterra e França. Em França alcança mesmo o 8º lugar de vendas no top de Paris e chegam a fazer uma temporada no Le Bilboquet de Paris, entre 8 e 11 de Dezembro de 1966. Nessa cidade gravam o EP Sheiks em Paris. Por falta da autorização da família de um dos elementos tiveram de recusar um convite de um empresário que representava então os Rolling Stones em França.

No regresso a Lisboa, Carlos Mendes deixa a banda para prosseguir os estudos e é substituído por Fernando Tordo. É com esta formação que é gravado um novo disco que inclui a faixa “That's All”. Com a saída de Paulo de Carvalho, em 1968, o grupo desintegra-se.

Em 1973 são editados dois singles em formato estéreo, "Missing You/Tell Me Bird" e "Lord, Let It Rain/Bad Girl".

Em 1979, regressam, por iniciativa de Fernando Chaby, com a sua principal formação (Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, Edmundo Silva e Chaby). Lançam o LP Pintados de Fresco", gravado em Madrid, onde recuperam temas do grupo ("Tell Me Bird", "Got To Keep On Dancing", "Baby Don't Cry", "Lonely, Lost And Sad", "Missin' You", "Loving Life As It Comes (Tears Are Coming)", "My Mother's Advice", "Lord Let It Rain") com novos arranjos. A EMI edita a compilação "Os 20 Mais dos Sheiks".

No ano seguinte é editado o álbum Com Cobertura ("Sheiks Com Cobertura", "Rockinho Mandado", "Pedreiro", "Põe-te A Pau", "O Que Há A Fazer", "Reggae do Jardim", "Com Pedras Na Mão", "Porto de Abrigo", "Vida Danada" e "Uma Canção..."). Apresentam na televisão uma série de 13 programas denominada "Sheiks Com Cobertura".

Em 1993 foi editada a compilação "Os Grandes Êxitos dos Sheiks" com temas do grupo entre 1965 a 1967, transpostos pela primeira vez para o formato CD. Em 1996 foi lançada também uma colectânea na série económica "Caravela". A Movieplay editou também duas compilações, nas séries "Melhor dos Melhores" e "Clássicos da Renascença", com os temas gravados para a editora Nova.

O grupo tem-se reunindo nos últimos anos para espectáculos esporádicos, designadamente em 2005 no IberRock (Viseu). Em 2007 voltaram a actuar em vários locais sendo a estreia da digressão em Santarém.


Membros
Paulo de Carvalho (bateria e vocais)
Fernando Chaby (guitarra)
Carlos Mendes (vocais, guitarra e baixo)
Jorge Barreto (guitarra)
Fernando Tordo (vocais, guitarra e baixo)
Edmundo Silva (baixo)

Discografia

Álbuns
Pintados de Fresco (LP, Boom/Nova, 1979)
Com Cobertura (LP, Boom/Nova, 1980)

EPs
Summertime (EP, Parlophone/VC, 1965) [Summertime/Copo/Gloo, Gloo/Zalui]
Tell Me Bird (EP, Parlophone/VC, 1966) [Missing You /When I'm Asking You/Tell Me Bird/Velho Moinho]
Lonely Lost And Sad (EP, Parlophone/VC, 1966) [Lonely, Lost and Sad/Leave Me Alone/My Mother's Advice/A Mala]
Yesterday Man (EP, Parlophone/VC, 1966) [Yesterday Man/ Michèlle/These Boots Are Made For Walkin'/Treat Her Right]
Tears Are Coming (EP, Parlophone/VC, 1966) [I've Got To Give Up/Try To Understand/Tears Are Coming/I'm Feeling Down]
Sheiks Em Paris (EP, Parlophone/VC, 1967) [Lord, Let It Rain/Bad Girl/Baby Don´t Cry/Why Baby]
That's All (EP, Parlophone/VC, 1968) [That's All/How Could You Forget/Old Generation/Bloody Dreamen]

Singles
Eusebio/Portugal É Que É O Tal (Single, Parlophone, 1966)
Missing You/Tell Me Bird (Single, EMI/VC, 1973)
Lord, Let It Rain/Bad Girl (Single, EMI/VC, 1973)
Tell Me Bird/Baby Don't Cry (Single, Boom/Nova, 1979)

Compilações
Os 20 Mais dos Sheiks (LP, EMI/VC, 1979)
Os Grandes Êxitos dos Sheiks (CD, EMI, 1993)
Missing You - Colecção Caravela (CD, EMI, 1996)
O Melhor dos Melhores nº 82 (CD, Movieplay, 1998)
Clássicos da Renascença (CD, Movieplay, 2000)

MUNDIAL 2008 - QUALIFICAÇÕES

.
PORTUGAL JOGA MAL MAS
FICA A 1 PONTO DE SE
QUALIFICAR.



PORTUGAL-ARMÉNIA..1-O

Portugal vence e só desastre tira time de Felipão da Euro-2008

Portugal venceu a Armênia por 1 a 0 neste sábado (17), em Leiria, chegou aos 26 pontos no grupo A das eliminatórias para a Eurocopa-2008 e praticamente garantiu a sua vaga na competição que será dividida entre a Áustria e a Suíça.


Hugo Almeida assegurou triunfo português

A Polônia, que bateu a Bélgica por 2 a 0 nesta tarde, ficou com a primeira vaga da chave. Na última rodada, na próxima quarta-feira, o time comandado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari recebe a Finlândia (3ª, com 23 pontos) no estádio do Dragão, no Porto, e precisa apenas de um empate para se classificar. Caso perca, a Finlândia ficará com a vaga por ter levado vantagem no confronto direto (no jogo de ida as duas seleções empataram em 1 a 1).

O confronto deste sábado no estádio Dr. Magalhães Pessoa foi o último em que Felipão ficou fora do banco de reservas em função da punição de quatro jogos imposta pela Uefa por agredir o lateral-esquerdo sérvio Ivica Dragutinovic ao término da partida do dia 12 de setembro entre as duas seleções.

Para escalar o time --comandado pelo auxiliar Murtosa à beira do gramado-- Scolari não contava com os titulares Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Miguel, Petit e Deco, lesionados. O luso-brasileiro Pepe, zagueiro do Real Madrid, esteve à disposição no banco de reservas pela primeira vez.

Outros fatos que marcaram o confronto foram a premiação ao atacante do Manchester United Cristiano Ronaldo, que diante da Armênia chegou à sua 50ª partida com a camisa da seleção, e a invencibilidade portuguesa em Leiria.

Os portugueses partiram para cima dos rivais assim que a bola rolou, e Simão, substituto de Deco, mandou-a no travessão logo aos 2min de partida. Dez minutos depois foi a vez de Cristiano Ronaldo perder um gol, ao cabecear a bola perto da trave após cobrança de escanteio de Simão.

O tento português estava amadurecendo, a torcida já se animava nas arquibancadas. O trio ofensivo formado por Ronaldo, Quaresma e Hugo Almeida trabalhava bem com o apoio do meia Simão, que se movimentava bastante em campo.

Aos 41min, Bosingwa cruzou a bola na área e Hugo Almeida, de cabeça, emendou para o fundo das redes. A etapa complementar foi igualmente dominada por Portugal.

A equipe lusa chegou ao ataque facilmente com Cristiano Ronaldo e Maniche, que mandaram a bola para fora das traves do goleiro Berezovski, e logo começou a administrar o resultado que lhe dá tranqüilidade nas eliminatórias.

sábado, novembro 17, 2007

CARUARU

.
O NOSSO BLOG CONTINUA
A PRESTIGIAR OS CIDADÃOS
BRASILEIROS A TRABALHAR
EM PORTUGAL, TAL COMO
TANTOS PORTUGUESES O
FIZERAM NO BRASIL POR
MAIS DE 400 ANOS.

CARUARU

Encontrámos desta vez uma cidadã do Estado de Pernambuco, de Caruaru, a lutar pela vida no Restaurante-Bar-Caf+e Tastemaler, onde muitas vezes editamos o bosso blog.

Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Está localizado na região do Agreste pernambucano. Devido à sua importância regional, também é conhecido como Capital do Agreste. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2006, sua população é de 283.152 habitantes. Área territorial de 928 km².


História
O primeiro agrupamento urbano surgiu na segunda metade do século XVIII, no entorno da então fazenda Caruru, no então município de Bezerros, de propriedade de José Rodrigues de Jesus. Devido à sua posição geográfica favorável, ponto central de diversas propriedades agropastoris e passagem obrigatória do transporte de gado do sertão para o litoral, experimentou franco desenvolvimento. A partir de 1848 o nome Caruru - sem explicação aparente ou, na opinião de alguns, decorrente de uma doença que acometia o rebanho bovino na época, chamada caruara - deixa de aparecer em documentos e escritos, aparecendo em seu lugar a atual denominação, Caruaru. Em 1847 torna-se município e sua Câmara Municipal é instalada.


Capital do Agreste
A cidade é chamada de Capital do Agreste por ser o maior centro metropolitano do agreste pernambucano e do Nordeste. Caruaru é considerada capital porque dispõe de serviços e utilidades que só são encontrados no Recife, o que faz com que a população dos municípios vizinhos se desloque para aquela cidade.

Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
No mês de junho de 2006 a Feira de Caruaru foi considerada pelo IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil impulsionando assim a economia local.

Atividades
Conta com um importante "pólo" de confecções (denominação dada pelo governo do estado), dispondo de inúmeras pequenas e médias empresas ligadas a este setor econômico, em sua maioria artesanais, além de ser uma cidade-distribuição por possuir excelente localização geográfica. A cidade dispõe também de indústrias farmacêuticas, um extenso setor de serviços médicos e quatro instituições de ensino superior.

Centro cultural
Considerado um importante centro cultural do Estado, que gera filhos ilustres tais como Austregésilo de Athayde, José Condé, Álvaro Lins, Luís Vieira e o Mestre Vitalino.

Capital do forró

CARUARU TEM A MAIOR FESTA DE SÃO JOÃO DO BRASIL, TALVEZS DO MUNDO...

Localização
Caruaru fica a aproximadamente 140km do Recife,na região do Agreste Pernambucano,na região central do Planalto da Borborema,na transição do Agreste para o Sertão.

Geografia
Por se localizar nas terras da Borborema,seu relevo é suave ondulado,solo pedregoso e argiloso,altitutes de cerca de 500m.O ponto mais alto da cidade é o Morro do Bom Jesus,com cerca de 600m

Clima
Semi-arido seco,com chuvas escassas e mal-distribuidas,chove durante os meses de abril a junho,indice pluviométrico anual de cerca de 500mm e clima tipico do interior nordestino,devido a escassez de chuvas retida na primeira encosta da borborema(Serra das Russas.Possui temperaturas que oscilam entre 25 a 35° no verão e 15 a 20° no inverno.Por ser uma região sujeita a estiagens periódicas,Caruaru fica localizada no Poligono das Secas.

Vegetação
Tem a caatinga como vegetação dominante do municipio,com suas arvores tipicas,como o juazeiro,a baraúna,o mulungú,a algaroba e a imburana,arbustos como o velameiro,marmeleiro,e urtiga,broméliaceas como o caroá,macambira e o gravatá e cactáceas como o facheiro,xique-xique,mandacarú,coroa-de-frade e palmatória.Possui ainda,vegetação húmida e arborizada(floresta tropical)ao sul,pois faz divisa com o brejo pernambucano no extremo sul do municipio.


Economia
De acordo com dados do IPEA do ano de 1996, o PIB era estimado em 380,90 milhões de reais, sendo que 7,8% correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 15,3% à indústria e 76,9% ao setor de serviços. O PIB per capita era de 1.641,87 reais.

Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB havia evoluído para R$ 888,066 milhões e o PIB per capita para 3.350,00 reais.

O ponto central da economia é o comércio, notadamente as feiras livres de confecções. A feira localizada próximo ao Rio Ipojuca congrega feiras de ervas, legumes e verduras, calçados e produtos eletrônicos, além da de artesanato e os mercados de farinha e de carne. Outra feira livre de destaque é a do bairro do Salgado, sazonal.

O nosso blog deseja o cumprimento de todos os sonhos ,com que chegou a Portugal, a esta e a todos os que demandam o País irmºao em busca de futuro.

a 15 de Novembro ...de 1889 , deu-se a Proclamação da Republica no Brasil

.
Proclamação da República Brasileira

História do Brasil
Pré-Colonial (…-1500)
Pindorama | Povoamento | Índios | Tordesilhas
Colônia (1500-1822)

Império (1822-1889)

República (1889-…)



A Proclamação da República Brasileira é o evento, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório.

Na tentativa de reduzir a oposição, cada vez maior, o ministro Afonso Celso de Assis Figueiredo, o Visconde de Ouro Preto, elaborou em meados de 1889 um programa de reformas, que incluía: liberdade de culto, autonomia para as províncias, mandatos limitados (não-vitalícios) no Senado, liberdade de ensino, redução das prerrogativas do Conselho de Estado, entre outras medidas. As propostas de Ouro Preto visavam preservar a Monarquia, mas foram vetadas pela maioria conservadora que constituía a Câmara dos Deputados.

O governo do Império tinha perdido suas bases econômicas, militares e sociais. Porém, as idéias republicanas não tinham ainda grande penetração popular, mesmo às vésperas da proclamação do novo regime. O povo estava descrente da Monarquia, mas não havia, na época, uma crença generalizada na República, como assinala o historiador Oliveira Viana. Por isso, o movimento de 15 de novembro de 1889 não teve participação popular. O povo assistiu, sem tomar parte, à proclamação da república.

No Rio de Janeiro, os republicanos insistiram com o marechal Deodoro da Fonseca, para que ele chefiasse o movimento revolucionário que substituiria a monarquia pela república. Depois de muita insistência dos revolucionários, Deodoro concordou em liderar o movimento.

O golpe militar que estava prevista para 20 de novembro de 1889, teve de ser antecipado. No dia 14, divulgou-se a notícia (que posteriormente revelou-se falsa) de que era iminente a prisão de Benjamin Constant Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca. Por isso, na manhã do dia 15 de novembro, Deodoro iniciou o movimento que pôs fim ao regime imperial.

Os revoltosos ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e depois o Ministério da Guerra. Depuseram o Ministério e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto. Na tarde do mesmo dia 15, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.

Dom Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Pensando que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério, o imperador tentou ainda organizar outro, sob a presidência do conselheiro José Antônio Saraiva. No dia seguinte, o major Frederico Sólon Sampaio Ribeiro entregou a Dom Pedro II uma comunicação, cientificando-o da proclamação do novo regime e solicitando sua partida para o estrangeiro.


História

Antecedentes
A relativa estabilidade política do Império do Brasil veio a ser abalada,dar lugar a um regime político, mais adequado aos problemas da época. a partir da década de 1870, como conseqüência da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Essa crise foi o resultado de vários fatores de ordem econômica, social e política que, somados, conduziram importantes setores da sociedade à conclusão de que a monarquia precisava ser superada para Adicionalmente:

a classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava maior liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império.
o imperador D. Pedro II não possuía filhos, apenas filhas. O trono seria ocupado, após a sua morte, por sua filha mais velha, princesa Isabel, casada com um francês, Gastão de Orléans, Conde d'Eu, o que gerava o receio em parte da população de que o país fosse governado por um estrangeiro.

A crise econômica
A crise econômica agravou-se em função das elevadas despesas financeiras geradas pela Guerra da Tríplice Aliança, cobertas por capitais externos. Os empréstimos brasileiros elevaram-se de três milhões de libras esterlinas em 1871 para quase 20 milhões em 1889, o que causou uma inflação da ordem de 1,75% ao ano, no plano interno.


A questão servil
Abolicionismo no Brasil
A questão servil impunha-se desde a abolição do tráfico negreiro em 1850, encontrando viva resistência entre as elites agrárias tradicionais do país. Diante das medidas adotadas pelo Império para a gradual extinção do regime escravista, essas elites reivindicavam do Estado indenizações proporcionais ao número de escravos alforriados. Com a decretação da Lei Áurea (1888), e ao deixar de indenizar esses grandes proprietários rurais, o Império perdeu o seu último pilar de sustentação. Chamados de "republicanos de última hora", os ex-proprietários de escravos aderiram à causa republicana.


A questão religiosa

Desde o período colonial, a Igreja Católica enquanto instituição encontrava-se submetida ao Estado. Isso se manteve após a Independência e significava, entre outras coisas, que nenhuma ordem do Papa poderia vigorar no Brasil sem que fosse previamente aprovada pelo Imperador (Padroado). Ocorre que, em 1872, Dom Vital e Dom Macedo, bispos de Olinda e Belém do Pará respectivamente, resolveram seguir por conta própria as ordens do Papa Pio IX (não ratificadas pelo Imperador), punindo religiosos ligados à maçonaria. D. Pedro II, influenciado pelos maçons, decidiu intervir na questão, solicitando aos bispos que suspendessem as punições. Estes recusaram-se a obedecer ao imperador, sendo condenados a quatro anos de prisão. Em 1875, graças à intervenção do Duque de Caxias, os bispos receberam o perdão imperial e foram colocados em liberdade. Contudo, no episódio, a imagem do império desgastou-se junto à Igreja.


A questão militar
Ver artigo principal: Questão Militar
Os militares do Exército brasileiro estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os seus oficiais não podiam manifestar-se na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra.


A actuação dos republicanos e positivistas

Na década de 1870 os republicanos adquiriram visibilidade a partir da publicação do Manifesto Republicano (1870), da Convenção de Itu (1873) e da militância dos Clubes Republicanos, que se multiplicaram a partir de então pelos principais centros no país. Fortemente influenciados pelo Positivismo (Auguste Comte), as suas idéias eram veiculadas pelo periódico A República, em duas correntes principais:

os evolucionistas, que admitiam que a proclamação era inevitável, não justificando uma luta armada; e
os revolucionistas, que defendiam a possibilidade de que se pegasse em armas para conquistá-la.

As reformas do Gabinete Ouro Preto
O governo imperial, através do Gabinete do Visconde de Ouro Preto, percebendo a difícil situação política em que se encontrava, apresentou, numa última tentativa de salvar o Império à Câmara dos Deputados um programa de reformas políticas, do qual constavam os seguintes pontos:

a autonomia para as províncias;
a liberdade de voto;
o mandato temporário para os Senadores

O golpe de Estado

MARECHAL DEODORO DA FONSECA

As reformas do chamado Gabinete Ouro Preto chegaram tarde demais. No dia 14 de Novembro de 1889, os conspiradores divulgaram o boato de que o governo havia mandado prender o marechal Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. Dirigiram-se à residência do marechal Deodoro, que estava doente com dispnéia[1], e convencem-no a liderar o movimento.

Com esse pretexto, ao amanhecer do dia 15 de Novembro, o marechal Deodoro saiu de sua residência, atravessou o Campo de Santana e, do outro lado do parque, conclamou os soldados do batalhão ali aquartelado (atual Palácio Duque de Caxias) a se rebelarem contra o governo. Oferecem um cavalo ao marechal, que nele montou e, segundo testemunhos, tirou o chapéu e proclamou "Viva o Imperador!". Depois apeou, atravessou novamente o parque e voltou para a sua residência. A manifestação prosseguiu com um desfile de tropas pela Rua Direita (atual 1º de Março) até ao Paço Imperial.

No Paço, o presidente do gabinete (primeiro-ministro), Visconde de Ouro Preto, pediu ao comandante do destacamento local, General Floriano Peixoto, que prendesse os amotinados. Floriano recusou-se e deu voz de prisão ao chefe-de-governo.

O Imperador, em Petrópolis, foi informado e decidiu descer para a Corte. Ao saber do golpe, reconheceu a queda do Gabinete e procurou anunciar um novo nome para substituir Ouro Preto. No entanto, como nada fora dito sobre República até então, os republicanos mais exaltados, tendo Benjamin Constant à frente, espalharam o boato de que o Imperador escolheria Gaspar Silveira Martins, inimigo político de Deodoro desde os tempos do Rio Grande do Sul, para ser o novo chefe de governo. Com este engodo, Deodoro foi convencido a aderir à causa republicana. O Imperador foi informado disso e, desiludido, decidiu não oferecer resistência.

À noite, na Câmara Municipal do Município Neutro, José do Patrocínio redigiu a proclamação oficial da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovada sem votação. O texto foi para as gráficas de jornais que apoiavam a causa e só no dia seguinte (16 de novembro) anunciou-se ao povo a mudança do regime. O Imperador e a Família Imperial receberam ordem de banimento e foram embarcados à força do Paço para o exílio no vapor Alagoas.

Vale ressaltar que a Proclamação da República no Brasil foi essencialmente um movimento das elites, sem nenhuma participação popular (tal qual a Independência e o surgimento do Império), sendo estes considerados "bestializados" do fato que o país enfrentava, nas palavras de Aristides Lobo em artigo de primeira página publicado no Diário Popular de São Paulo no dia 17 de novembro de 1889.

quinta-feira, novembro 15, 2007

SURF - JACQUELINE SILVA CAMPEÃ

.
Jacqueline é a campeã do WQS 2007
Brasileira conquista o bi do circuito mundial apesar de perder nas quartas em Haleiwa


Catarinense Jacqueline Silva é a campeã da divisão de acesso mundial, o WQSA brasileira Jacqueline Silva sagrou-se campeã do WQS 2007, a divisão de acesso mundial de surfe. A catarinense conquistou seu segundo título do circuito durante a etapa de Haleiwa, a última do calendário do WQS. Apesar de ter perdido nas quartas-de-final, ela ficou à frente de suas principais rivais: as australianas Jessi Miley-Dyer, Melani Redman-Carr e Stephanie Gilmore. A havaiana Megan Abubo, que já tinha tirado a única nota 10, venceu a etapa, levando a primeira jóia da Tríplice Coroa Havaiana.

Suelen Naraísa foi eliminada nas quartas-de-final. Taís de Almeida, Cláudia Gonçalves e Juliana Quint pararam nas oitavas.

Divulgação
Megan Abubo na onda que lhe rendeu a primeira nota 10 da temporada havaianaFoi o terceiro título brasileiro no WQS feminino. A cearense Tita Tavares sagrou-se campeã na temporada de 2000. No ano seguinte, Jacque levou o caneco.

- Não passei minha bateria, mas conquistei o título mais importante - diz a surfista.

Jacque é uma das duas brasileiras que integram o Circuito Mundial, o WCT. A outra representante é a cearense Silvana Lima. Como liderou o WQS, Jacqueline garantiu uma das seis vagas que o ranking de acesso dá ao WCT 2008. Silvana já está garantida pelo próprio ranking WCT.

A etapa de Haleiwa é a primeira da Tríplice Coroa Havaiana. Lá, há disputas femininas e masculinas. Os surfistas vão depois para Sunset, onde, a partir do dia 25, será disputado o último WQS do ano. A janela de espera etapa vai até o dia 6. No dia 8, começa o Pipe Masters, última etapa do WCT.

A etapa de Sunset, para as meninas, é válida pelo WCT. Depois, elas vão para Honolua Bay, em Maui, onde disputam a última etapa da temporada. Jacqueline e Silvana estarão nas duas.



Campeãs do WQS:

2007 Jacqueline Silva (BRA)
2006 Jessi Miley-Dyer (AUS)
2005 Rebecca Woods (AUS)
2004 Chelsea Georgeson (AUS)
2003 Melanie Bartels (HAV)
2002 Pauline Menczer (AUS)
2001 Jacqueline Silva (BRA)
2000 Maria "Tita" Tavares (BRA)
1999 Melanie Redman-Carr (AUS)
1998 Serena Brooke (AUS)
1997 Rochelle Ballard (HAV)



Quartas-de-final do WQS de Haleiwa

1. 14.16 Megan Abubo HAV, 6.67 Karina Petroni EUA, 5.23 Suelen Naraisa BRA e 1.00 Stephanie Gilmore AUS
2. 13.50 Melanie Bartels HAV, 13.30 Chelsea Hedges AUS, 9.74 Courtney Conlogue EUA e 6.00 Samantha Cornish AUS
3. 11.33 Amee Donohoe AUS, 10.4 Layne Beachley AUS, 6.60 Claire Bevilacqua AUS e 4.16 Rochelle Ballard HAV
4. 13.50 Sofia Mulanovich PER, 9.00 Leilani Gryde HAV, 5.77 Jacqueline Silva BRA e 5.07 Bethany Hamilton HAV



Semifinais:


1. 12.34 Megan Abubo HAV, 9.63 Karina Petroni EUA, 7.50 Melanie Bartels HAV e 7.16 Chelsea Hedges AUS
2. 14.00 Leilani Gryde HAV, 10.37 Layne Beachley AUS, 8.64 Amee Donohoe AUS e 7.84 Sofia Mulanovich PER



Final:
MEGAN ABUBO VENCEU HALEIWA


12.33 Megan Abubo HAV, 10.67 Layne Beachley AUS, 5,67 Karina Petroni EUA e 1.47 Leilani Gryde HAV

quarta-feira, novembro 14, 2007

artistas brasileiros - ROBERTA SÁ

.
ROBERTA SÁ É A NOVA COQUELUCHE
DA MÚSICA BRASILEIRA



Origem(ns): Natal, Rio Grande do Norte
País de nascimento: Brasil
Data de nascimento: 19 de dezembro de 1980
Roberta Sá (Natal, 19 de dezembro de 1980) é uma cantora brasileira.

"RAÍZES" CANTA ROBERTA SÁ


Biografia
Filha do administrador e ex-deputado Múcio Sá com Cynthia Varella, secretária-executiva. Enquanto o pai lhe mostrava rock de Beatles e Jovem Guarda a mãe lhe apresentava a MPB e músicas regionais, e o lado materno pesou mais para a moça.

Aos 9 anos mudou-se de Natal (RN) para o Rio de Janeiro em virtude do segundo casamento de sua mãe, e a partir daí radicou-se na cidade no bairro do Leblon. Com 18 anos fez intercâmbio no Missouri(EUA) onde estudou canto num coral, duas horas por dia durante um ano.

De volta ao Rio fazia aulas de canto, enquanto cursava jornalismo e trabalhava como balconista numa loja de grife. Em 2001 fez show de abertura para apresentação das bandas Liquidificalouca e Paula Leal e Os Infiéis, no Planetário da Gávea. Em 2002 durante as férias da universidade sua professora de canto Vera de Canto e Melo lhe recomendou que fizesse testes musicais, e Roberta acabou entrando no programa de televisão FAMA(reality-show da Rede Globo).

O programa, que se pretendia uma academia de artistas, tradicionalmente moldava seus cantores num estilo americanizado, o que não agradava a jovem que foi eliminada na quarta semana. O grande legado do programa segundo a própria cantora foi a oportunidade dela conhecer Felipe Abreu(irmão da cantora Fernanda Abreu)que se tornou seu preparador vocal e lhe incentivou preparar um show, que foi realizado no Mistura Fina alguns meses depois, e logo após lhe recomendou a gravar uma demo. Este momento foi marcante para ela como a própria disse em entrevista a um site “...comecei a me acostumar com esta idéia de ser cantora e querer ser cantora até depois do show no Mistura Fina, e gravando a demo. Ai que eu comecei a sentir que estava realmente tentando construir uma carreira.”

Roberta fez a demo (contendo cinco canções) chegar as mãos do autor de novelas Gilberto Braga em 2003, que gostou da voz da cantora pediu que ela gravasse “A Vizinha do Lado” de Dorival Caymmi para a trilha da novela Celebridades, que escrevia no momento. Logo um fato interessante, a potiguar tinha uma música numa novela de horário-nobre e nem sequer CD havia gravado ainda!


Primeiro álbum
Roberta conheceu então o músico e produtor Rodrigo Campello que começa a produzi-la, eles gravam sob encomenda de uma empresa um álbum promocional intitulado ”Sambas e Bossas”, nesse trabalho percebe-se uma cantora mais amadurecida do que a Roberta anterior. Entre as gravações alguns clássicos como A Flor E O Espinho, Essa Moça Tá Diferente e Chega de Saudade.

Em 2005 enfim Roberta Sá lança seu primeiro álbum chamado Braseiro(ele possuía três músicas da demo), que contou com a produção de Paulo Malagutti além de novamente Rodrigo Campello.

A crítica debruçou inúmeros elogios sobre Braseiro, considerando Roberta uma das novas vozes que vieram para marcar a MPB. Uma das unanimidades é que a jovem cantora conseguiu estampar no trabalho um dos maiores bens de um artista: identidade.

No álbum a voz delicada e cristalina de Roberta dá o tom para dez canções, que vão de compositores consagrados como Janet de Almeida(Sambo Mesmo – imortalizada por João Gilberto), Chico Buarque(Pelas Tabelas) e Paulinho da Viola(Valsa da Solidão), a novos talentos como Marcelo Camelo(Casa Pré- Fabricada), Teresa Cristina(Lavoura), Lula Queiroga(Ah! Se Eu Vou), Rodrigo Maranhão(Olho de Boi) e Pedro Luís (Braseiro). O trabalho conta ainda com a participações de Ney Matogrosso(que a cantora conheceu em suas aulas de Pilates) em Lavoura e do MPB4 na música Cicatrizes do próprio grupo. Em agosto de 2007 é lançado seu segundo álbum, intitulado Que Belo Estranho Dia Para se Ter Alegria.

Discografia
Braseiro (2005)
Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria(2007

a 14 de Novembro nasceu AMADEU SOUSA CARDOZO

.
Amadeo de Souza-Cardoso


Amadeo de Souza-Cardoso (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de Novembro de 1887 — Espinho, 25 de Outubro de 1918) foi um pintor português, precursor da arte moderna, prosseguindo o caminho traçado pelos artistas de vanguarda da sua época. Embora tendo tido uma vida curta, a sua obra tornou-se imortal.

Vida
A sua familia era rica e influenciou-o a ingressar no curso de Direito na Universidade de Coimbra. Depressa desistiu do curso e mudou-se para o curso de Arquitectura na Academia de Belas Artes de Lisboa em 1905. O curso nao satisfaz o seu genio criativo, por isso parte para Paris em 1906 instalando-se em Montparnasse com a intençao de continuar a estudar. As suas primeiras experiências artisticas conhecidas foram desenhos e caricaturas, depois dedicou-se à pintura. Poder-se-á dizer que foi um pintor impressionista, expressionista, cubista, futurista mas sempre recusou qualquer rotulo. Apesar das multiplas influencias procurava a originalidade e a criatividade na sua obra. Em 1908 instala-se no número catorze da Cité de Falguière. Frequentou ateliers preparatórios para Academia de Beaux-Arts e a Academia Viti do pintor catalão Anglada Camarasa mas, apesar disso, nao chega a ser admitido. Em 1910 esteve alguns meses em Bruxelas e em 1911 expôs trabalhos no Salon des Indépendants, em Paris, aproximando-se progressivamente das vanguardas e de artistas como Amedeo Modigliani, Constantin Brancusi, Alexander Archipenko, Juan Gris e Robert Delaunay. Em 1912 publicou um álbum com vinte desenhos e, em seguida, copiou o conto de Gustave Flaubert, "La Légende de Saint Julien l'Hospitalier", trabalhos ignorados pelos apreciadores de arte.

Depois de participar em 1913 numa exposição com oito trabalhos nos Estados Unidos da América, no Armory Show, voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposições, respectivamente em Porto e em Lisboa. Nesse ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim. Em 1914 encontrou-se em Barcelona com Antoni Gaudí, e parte para Madrid onde é surpreendido pelo início da I Guerra Mundial. Regressou então a Portugal, onde iniciou meteórica carreira na experimentação de novas formas de expressão, tendo pintado com grande constância ao ponto de, em 1916, expor no Porto 114 obras com o título "Abstraccionismo", que serão também expostas em Lisboa, num e noutro caso com novidade e algum escândalo.

O cubismo em expansão por toda a Europa foram influências marcantes no seu cubismo analítico.


Amadeo de Souza-Cardoso explora o expressionismo e nos seus últimos trabalhos experimenta novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica.

Em 25 de Outubro de 1918, aos 31 anos de idade, morre prematuramente em Espinho, vítima da "pneumónica" que grassava em Portugal.

terça-feira, novembro 13, 2007

versejando

.

A VEÍCE

Vô contá como é triste, vê a veíce chegá.
Vê os cabelo caíno, vê as vista encurtá.
Vê as perna trumbicano, com priguiça de andá
Vê "aquilo" esmoreceno, sem força pra levantá.

As carne vão sumíno, vai pareceno as vêia.
As vista diminuíno e cresceno a sombrancêia.
As oiça vão encurtando, vão aumentano as orêia.
Os ovo dipindurano e diminuíno a pêia.

A veíce é uma doença que dá em todo cristão.
Dói os braço, dói as perna, dói os dedo, dói a mão.
Dói o figo e a barriga, dói o rim, dói o purmão
Dói o fim do espinhaço, dói a corda do cunhão.

Quando a gente fica véio, tudo no mundo acontece.
Vai passano pelas ruas e as "minina" se oferece.
A gente óia tudo, benza Deus e agradece,
correno ligeiro pra casa, ou procurano o INSS.

No tempo que eu era moço, o sol prá mim briava.
Eu tinha mir namorada, tudo de bão me sobrava.
As minina mai bonita da cidade eu bolinava.
Eu fazia todo dia, chega o bichim desbotava.

Mas tudo isso passô, faz tempo, ficô pra tráis
As coisa que eu fazia, hoje num sô capaiz.
O tempo me robô tudo, de uma maneira sagaiz.


Pra falá mesmo a verdade, nem trepá eu trepo mais.

Quando chega os setenta, tudo no mundo embaraça.
Pega a muié, vai pra cama, aparpa, beija e abraça
Porém só faiz duas coisa:
Sorta peido e acha graça.

preliminaries

.
Vinicius, você gosta de mulher com muito seio?
- Não, pra mim dois já estão bons.

segunda-feira, novembro 12, 2007

domingo, novembro 11, 2007

BRASILEIRÃO

.
FLA VENCE SANTOS E
SE APROXIMA DA VAGA NA
LIBERTADORES,
VASCO EMPATA COM FIGUEI-
RENSE.
CORINTHIANS SALVA-SE NO
FINALZINHO..

Domingo, 11/11/2007
> Atlético-MG 4 x 1 Juventude
> Flamengo 1 x 0 Santos
> São Paulo 1 x 0 Grêmio
> Atlético-PR 0 x 0 Sport
> Figueirense 3 x 3 Vasco
> Goiás 1 x 1 Corinthians

Sábado, 10/11/2007
> Internacional 1 x 0 Cruzeiro
> Botafogo 3 x 2 Paraná

FLAMENGO.SANTOS...1-0


ROGÉRIO SANTOS DO SANTOS LUTA COM IBSON do FLAMENGO (EX-PORTO)

Flamengo derrota o Santos e se aproxima da Libertadores

O Flamengo deu um passo importante para chegar à Libertadores. Na noite deste domingo, no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro derrotou o Santos, por 1 a 0, gol de Souza. O triunfo deixou o time carioca com 58 pontos, na terceira posição. Já o Peixe, mesmo com o revés, segue em segundo, com 59, e sua situação continua relativamente tranqüila.

Na próxima rodada, no fim de semana dos dias 24 e 25, o Flamengo pega o Atlético-PR, no Maracanã (provavelmente com os portões fechados), enquanto o Santos encara o Paraná Clube, no Durival de Britto, em Curitiba.

Quando a partida começou, o Flamengo, apoiado pela sua torcida, apresentou um ligeiro domínio no primeiro tempo. Ganhando a maioria das ações no meio-campo, os jogadores sempre chegavam com perigo. O goleiro Fábio Costa salvou o time paulista duas vezes, após arremates de Renato Augusto e Juan.

O Santos também assustou nos 45 minutos iniciais. A melhor opção da equipe paulista foi com o volante Rodrigo Souto. A principal chance surgiu logo aos nove minutos, mas a bola saiu à direita de Bruno.

O segundo tempo começou com o Flamengo exercendo uma grande pressão para cima do Santos. Porém, tirando uma falta de Cristian, o goleiro Fábio Costa pouco trabalhou.

O Santos equilibrou as ações a partir dos 25. Só que o Flamengo acabou inaugurando o placar, aos 30 minutos, por intermédio de Souza, após receber toque de Fábio Luciano.

Com o resultado negativo, Vanderlei Luxemburgo mexeu na equipe e colocou Renatinho e Petkovic. A equipe ainda tentou algo, mas esbarrou nas defesas de Bruno.

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Obina), Cristian, Ibson e Toró (Roger); Renato Augusto e Souza (Léo Medeiros).
Técnico: Joel Santana

SANTOS
Fábio Costa; Alessandro (Petkovic), Domingos, Marcelo e Kleber; Maldonado, Adriano (Renatinho), Rodrigo Souto, Pedrinho (Vítor Júnior) e Rodrigo Tabata; Kleber Pereira.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 81.844 (pagantes) e 87.716 (presentes)
Renda: R$ 1.085.790,00

Gol: Souza, aos 30 minutos do segundo tempo.


CLASSIFICAÇÃO

01 São Paulo 76
02 Santos 59
03 Flamengo 58
04 Cruzeiro 57

05 Palmeiras 56
06 Fluminense 55
07 Grêmio 54
08 Botafogo 53
09 Internacional 51
10 Atlético-PR 51
11 Atlético-MG 49
12 Figueirense 49
13 Vasco 48
14 Sport 48
15 Náutico 46
16 Corinthians 43
17 Goiás 42
18 Paraná 41
19 Juventude 38
20 América-RN 17

preliminares

.
Uma loira entra a correr em casa e grita:
- Papá, Papá, eu vi dois ladrões a roubar o nosso carro!!!
- E és capaz de reconhecê-los? - pergunta o pai.
- Não! - responde ela - Mas eu anotei a matrícula.....!!

liga portuguesa - 10ª.JORNADA

.


ZEBRA À SOLTA COM A DERROTA
DO SPORTING 3-0 EM BRAGA,
O EMPATE DO PORTO 2-2 NA
AMADORA E MESMO OS 6-1 COM
QUE O BENFICA DERROTOU O
BOAVISTA.
O BENFICA GANHOU 3 PONTOS
AO SPORTING E 2 AO PORTO,
E EST+A AGORA A 4 DO LÍDER
.

AMADORA EMPATA NOS MINUTOS FINAIS

LIGA – 10 ª JORNADA

Belenenses 1-1 Leixões
E. Amadora 2-2 F.C. Porto
V. Setúbal 3-1 Académica
Benfica 6-1 Boavista
V. Guimarães 0-0 P. Ferreira
Nacional - Marítimo (A DISPUTAR AMANHÃ)
Naval 1-0 U. Leiria
Sp. Braga 3-0 Sporting

BENFICA-BOAVISTA 6-1


Benfica
Benfica goleia Boavista
O Benfica venceu por 6-1 na recepção ao Boavista e mantém-se firme na perseguição ao líder FC Porto. O Boavista aguentou-se bem na primeira parte, apesar da desvantagem no marcador (1-0), mas a expulsão de Zé Kalanga desmoronou a equipa axadrezada, que ainda assim chegou ao golo da igualdade.


O Boavista entrou bem na partida, desinibido, com três homens na frente e a jogar bem nas alas, ao invés do Benfica, algo lento e a sentir dificuldades nas transições para o ataque, em especial na «asa» direita (Luís Filipe/Maxi Pereira). Oportunidades repartidas, mas seriam os «encarnados» a adiantar-se no marcador

A história da segunda parte foi bem diferente. o Benfica superiorizou-se e concretizou os 6 golos como nunca o tinha ferito até hoje.Quarta vitória consecutiva do Benfica, na Liga, mantendo-se firme na perseguição ao líder FC Porto.

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

BENFICA – Quim; Luís Filipe, Luisão, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira (Di Maria, 68 m), Binya, Rui Costa (Romeu Ribeiro, 86 m) e Cristian Rodriguez; Nuno Gomes e Cardozo (Bergessio, 77 m).

BOAVISTA – Jehle; Rissut, Ricardo Silva, Marcelão e Bruno Pinheiro; Fleurival, Diakité e Jorge Ribeiro (Laiomel, 75 m); Zé Kalanga, Fary (Edgar, 62 m) e Mateus (Bangoura, 81 m).

Ao intervalo: 1-0

Golos: 1-0, Cardozo (17 m); 1-1, Jorge Ribeiro (57 m); 2-1, Maxi Pereira (61 m); 3-1, Cristian Rodriguez (66 m); 4-1, Ricardo Silva (autogolo, 80 m); 5-1, Nuno Gomes (84 m, de grande penalidade); 6-1, Nuno Gomes (88 m).

CLASSIFICAÇÃO
................P..J
1. FC Porto 26 10
2. Benfica 22 10
3. V. Guimarães 19 10
4. V. Setúbal 18 10
5. Sporting 18 10
6. Marítimo 14 9
7. Sp. Braga 14 10
8. Belenenses 13 10
9. Nacional 10 9
10. Leixões 10 10
11. E. Amadora 9 10
12. Naval 9 10
13. Académica 8 10
14. Boavista 6 10
15. P. Ferreira 6 10
16. U. Leiria 3 10

preliminares

.
Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho
vira-lata com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que
estava perdido.

Vagando o mesmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um
jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir
um bom almoço .

O cachorro velho pensa:

-"Oh, oh! Estou mesmo enrascado ! Olhou à volta e viu ossos espalhados no
chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se
junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao
predador .


Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama
bem alto :

-Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu
ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase
me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como
fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao
predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum...

E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê
correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:

-Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um
acordo com o leopardo.

O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz:

-"Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com
aquele cachorro abusado!"

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com
um macaco nas costas, e pensa:

-E agora, o que é que eu posso fazer ?

Mas, em vez de correr ( sabe que suas pernas doídas não o levariam
longe...), o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e
fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante
para ouvi-lo, o velho cão diz:

-"Cadê o filha da puta daquele macaco? tô morrendo de fome! disse que ia
trazer outro leopardo para mim e não chega nunca

sábado, novembro 10, 2007

BRASILEIRÃO

.
INTER VENCE O CRUZEIRO
E AJUDA GRÉMIO E FLA

Sábado, 10/11/2007
> Náutico 4 x 0 América-RN
> Botafogo 3 x 2 Paraná
> Internacional 1 x 0 Cruzeiro

Quarta, 07/11/2007
> Juventude 2 x 0 São Paulo



INTER-CRUZEIRO..1-0
Inter vence Raposa com golo no fim
De falta, Alex marca aos 47 minutos da etapa final. Colorado mais perto da Sul-+
Um gol de Alex nos acréscimos deu a vitória ao Inter sobre o Cruzeiro por 1 a 0 neste sábado, no Beira-Rio. O meia cobrou falta com perfeição e acertou o ângulo esquerdo de Fábio, que ainda tocou nela, mas não evitou o tento. Com o resultado, os mineiros podem perder a terceira colocação para Flamengo, Palmeiras ou Fluminense. Restam apenas duas rodadas para o término do Nacional. Os gaúchos, de olho na Sul-Americana, ainda lutam para assegurar classificação.

Amanhã se completará a rodada

A 10 de Novembro, iniciou-se a REVOLUÇÃO PRAIEIRA

,
A Revolta Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolução Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu na então Província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.


Contexto
Última das revoltas provinciais, está ligada às lutas político-partidárias que marcaram o Período Regencial e o início do Segundo Reinado. Sua derrota representou uma demonstração de força do governo de D. Pedro II (1840-1889).

De forma global, inscreveu-se no contexto das revoluções socialistas e nacionalistas que varreram a Europa neste período do século XIX, incluindo a Revolução na França em 1848 (no período da primavera dos povos), que promoveu a extinção do Absolutismo no país.

A nível local foi influenciada pelas idéias liberais dos que se queixavam da falta de autonomia provincial, sendo marcada pelo repúdio à monarquia, com manifestações a favor da independência política, da república e por um reformismo radical.

Com fundo social, econômico e político, contou com a participação das camadas menos favorecidas da Província de Pernambuco, oprimidas pela grande concentração fundiária nas mãos de poucos proprietários. Como exemplo, uma quadra popular à época, refere a poderosa família Cavalcanti:

"Quem viver em Pernambuco
não há de estar enganado:
Que, ou há de ser Cavalcanti,
ou há de ser cavalgado." (Quadra popular)
Ainda como fundo sócio-econômico, registra-se a histórica rivalidade com os portugueses, que dominavam o comércio na Província.

O movimento== A revolta teve como causa imediata a destituição, por D. Pedro II, do Presidente da Província Antônio Pinto Chichorro da Gama (1845-1848), representante dos liberais. Durante quatro anos à frente do poder, Chichorro da Gama combatera o poder local dos gabirus, grupos mais poderosos da aristocracia latifundiária e mercantil, ligados ao Partido Conservador.

A substituição deste liberal pelo ex-regente Araújo Lima, extremamente conservador, foi o estopim para o ínicio da revolução, que já acumulava insatisfação com a política imperial e dificuldades devido ao declínio da economia açucareira.

Os rebeldes queriam formar uma nova Constituinte para alterar a Constituição brasileira de 1824, visando a efetiva liberdade de imprensa (uma vez que esta estava limitada, extinguindo artigos que ferissem a família real ou a moral e os bons costumes), a extinção do poder moderador e do cargo vitalício de senador, além da nacionalização do comércio varejista, entre outras propostas.

Em abril de 1848, os setores radicais do Partido Liberal pernambucano – reunidos em torno do jornal Diário Novo, na Rua da Praia, no Recife, e conhecidos como praieiros – condenaram a destituição de Chichorro da Gama, interpretando esse gesto como mais uma arbitrariedade imperial.

A revolta contra o novo governo da Província eclodiu em Olinda, a 7 de novembro de 1848, sob a liderança do general José Inácio de Abreu e Lima, do Capitão de Artilharia Pedro Ivo Veloso da Silveira, do deputado liberal Joaquim Nunes Machado e do militante da ala radical do Partido Liberal, Antônio Borges da Fonseca. O Presidente nomeado da Província, Herculano Ferreira Pena, foi afastado e o movimento espalhou-se rapidamente por toda a Zona da Mata de Pernambuco.

A sua primeira batalha foi travada no povoado de Maricota (atual cidade de Abreu e Lima).

Em 1 de Janeiro de 1849, os revoltosos lançaram o seu programa, um documento que denominaram Manifesto ao Mundo, de conteúdo socialista utópico, de autoria de Borges da Fonseca, no qual defendiam:

o voto livre e universal do povo brasileiro;
a plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa (liberdade de imprensa);
o trabalho, como garantia da vida para o cidadão brasileiro;
o comércio a retalho só para os cidadãos brasileiros;
a inteira e efetiva independência dos poderes constituídos;
a extinção do Poder Moderador e do direito de agraciar;
o elemento federal na nova organização
a completa reforma do Poder Judiciário, de forma a assegurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos;
a extinção da lei do juro convencional;
a extinção do sistema de recrutamento militar então vigente.
Apesar do carater liberal da revolução, os revoltosos não cogitavam a abolição da escravidão.

Depois de receber a adesão da população urbana que vivia em extrema pobreza, pequenos arrendatários, boiadeiros, mascates e negros libertos, os praieiros marcharam sobre o Recife em fevereiro de 1849 com quase 2.500 combatentes, mas foram rechaçados.


A repressão
A Província foi pacificada por Manuel Vieira Tosta, indicado como novo presidente, auxiliado pelo Brigadeiro José Joaquim Coelho, novo Comandante das Armas. As forças rebeldes foram derrotadas nos combates de Água Preta e de Iguaraçu.

Os líderes do movimento pertencentes à classe dominante, foram detidos e julgados apenas em 28 de novembro de 1851, quando os ânimos na província já tinham serenado, ocasião em que o governo imperial pôde lhes conceder anistia. Voltaram, assim, a ocupar os seus cargos públicos e a comandar os seus engenhos.

Por outro lado, os rebeldes das camadas sociais menos privilegiadas - rendeiros, trabalhadores e outros - não tiveram direito a julgamento e, ou sofreram recrutamento forçado ou foram anistiados por intervenção de seus superiores para retornarem ao trabalho, exceto aqueles que foram sumáriamente fuzilados durante e logo após os combates.


Conseqüências
Com o fim da Praieira no início de 1850, iniciou-se a segunda fase do Segundo Reinado, um período de tranqüilidade política, fruto do Parlamentarismo e da Política de Conciliação implantados por D. Pedro II, e da prosperidade trazida pelo café.

É importante lembrar que, apesar de a revolução ter sido liderada por liberais, ela ainda não tinha caráter essencialmente republicano: apenas alguns de seus participantes apoiavam a proclamação da República.

sexta-feira, novembro 09, 2007

A PORTUGUESA está de volta ao BRASILEIRÃO SÉRIE A

.
ESTA NOTÍCIA É DEDICADA
AO ROGER, QUE MESMO LONGE
EM PORTUGAL, TORCE PELA SUA
LUSA.



Lusa goleia Barueri e fica perto do acesso
Feito um rolo compressor no primeiro tempo, a Portuguesa deitou e rolou no Canindé

Depois de conquistar o título da Segunda Divisão e garantir o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Paulista no primeiro semestre deste ano, a Portuguesa está muito próxima de retornar ao grupo de elite do futebol brasileiro. Com um show de bola no primeiro tempo, a Lusa goleou o Barueri por 6 a 2, nesta sexta-feira, no Canindé, e disparou na vice-liderança da Série B, agora com 59 pontos (quatro a menos que o líder Coritiba, que já confirmou o acesso). Leonardo, Wilton Goiano, Joãozinho e o artilheiro Diogo, que fez três e chegou aos 15 na competição, decretaram o massacre lusitano. Rodrigo Pontes, duas vezes, descontou para o rival.

Faltando apenas três rodadas para encerrar a competição, só um desastre tira a Portuguesa da Primeira Divisão em 2008. Como sobem quatro clubes, Vitória e Ipatinga, o terceiro e quarto colocados, com 55 pontos, jogam fora de casa contra Paulista e Gama, respectivamente, e não assustam. Eles podem subir sem atrapalhar os planos da Lusa. Porém, se o Fortaleza, o sexto colocado, com 50 pontos, não vencer o Remo, neste sábado, em Belém; o time do Canindé precisará apenas de uma vitória diante do Coritiba, terça-feira, no Couto Pereira, em Curitiba, para festejar o retorno ao grupo de elite do futebol brasileiro.

Foi uma exibição de gala da Portuguesa no primeiro tempo. Com jogadas pelas laterais do campo, troca de passes rápidos, tabelas envolventes e arremates de média e longa distâncias, a Lusa encolheu o Barueri na defesa e deitou e rolou em campo.


No outro jogo da noite, no Estádio Arruda, em Recife, o Santa Cruz empatou com a Ponte Preta por 1 a 1, com gols no final da partida. O time pernambucano chegou aos 43 pontos, segue na 17ª colocação, e continua na zona do rebaixamento. Já a Macaca, com 47, está no 11º lugar, sem chance de retornar à Primeira Divisão.

PORTUGUESA - Thiago; Wilton Goiano, Bruno, Marco Aurélio e Leonardo; Erick, Dias (Alexandre), Joãozinho (Valber) e Preto (Rai); Diogo e Souza. Técnico: Vagner Benazzi
BARUERI - Gilvan; André Cunha (Max Carrasco), Anderson Marques, Edson Batatais e Marcio Goiano (Fernando); Júlio, Bilinha, Rodrigo Pontes e Rodrigo Paulista; Pedrão (Leandro Dias) e Thiago Humberto. Técnico: Gelson de Souza

Gols: Leonardo, aos 6; Wilton Goiano, aos 12; e Diogo, aos 23 e 36 minutos do primeiro tempo. Joãozinho, aos 5; Rodrigo Pontes, aos 6 e 22, e Diogo, aos 46 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

01 Coritiba 63
02 Portuguesa 56
03 Vitória 55
04 Ipatinga 55

05 Marília 50
06 Fortaleza 50
07 Criciúma 50
08 Ceará 49
09 Barueri 48
10 CRB 47
11 Ponte Preta 46
12 Brasiliense 46
13 São Caetano 46
14 Gama 45
15 Avaí 44
16 Santo André 42
17 Santa Cruz 41
18 Paulista 39
19 Remo 32
20 Ituano 29

BETO ACOSTA


BETO ACOSTA é atacante do Nautico de Recife e é com Josiel , o melhor artilheiro do Brasileirão. com 19 golos

BETO ACOSTA

NOME: Alberto Martín Acosta Martinez

NATURALIDADE: Montevidéu/URU

DATA DE NASCIMENTO: 13/01/1977

ALTURA: 1,90m

PESO: 74Kg

POSIÇÃO: Meia Atacante

ÚLTIMO CLUBE: Peñarol/URU

quinta-feira, novembro 08, 2007

O SPORTING NA CHAMPIONS LEAGUE

.
ONTEM FOI A VEZ DO SPORTING
JOGAR O SEU JOGO NA CHAMPIONS.
AO EMPATAR COM O ROMA 2-2,
COM UM GOLO SOFRIDO A 3 MINUTOS
DO FINAL ,MARCADO NA PRÓPRIA
BALIZA POR POLGA, O LEÃO FICOU
COM POUCAS HIPOTESES DE SE
CLASSIFICAR.



Golo contra de Polga salva o Roma no fim
Liedson parecia ser o herói do dia com dois gols para o Sporting, mas Polga vacila


Tinha tudo para ser o herói do dia, mas...O Roma se salvou no finalzinho. Empatou com o Sporting em 2 a 2, jogando em Lisboa, e se manteve isolado na segunda posição do Grupo F, com sete pontos, cinco atrás do líder Manchester United. Os portugueses ficam em situação complicada, já que contam apenas quatro pontos em quatro jogos, e não dependem mais só de si para se classificar para as oitavas.

O Sporting não esperava tomar um golo logo aos 4 minutos do primeiro tempo, mas foi o que aconteceu. Perrotta fez o papel de pivô na entrada da área dos portugueses e o zagueiro Marco Cassetti ainda cortou seu marcador antes de mandar um balaço no ângulo, deixando um belíssimo cartão de visitas.

O golo acordou o Sporting, que foi para cima do Roma e chegou ao empate aos 22 minutos. Na verdade, o gol foi menos mérito do time português do que demérito para os italianos. Em uma bola muito simples, o zagueiro Mexes se enrolou com o goleiro Doni e a bola sobrou limpa para o brasileiro Liedson empurrar para o fundo das redes.

Torcida fazia a festa no segundo tempo

O jogo seguiu bastante movimentado. O anfitrião tomava mais a iniciativa do jogo, mas o contra-ataque do Roma sempre levava perigo. Aos 19 do segundo tempol, veio a virada. Em grande fase, Liedson completou para as redes de peixinho o cruzamento bem cobrado por Izmailov no segundo pau.

A torcida portuguesa já fazia a festa quando, aos 45 do segundo tempo, Pizarro chutou de muito longe e Anderson Polga, tentando tirar a bola, desviou do goleiro Tiago para o fundo das redes. E a festa foi para a Inglaterra, já que o gol do Roma classificou o Manchester para as oitavas.

No outro jogo do Grupo F, o Manchester goleou o Dínamo por 4 a 0 e garantiu classificação para as oitavas-de-final da Liga.

Manchester Utd. 4 x 0 Dínamo Kiev
Sporting 2 x 2 Roma

1.MANCHESTER 12
2.Roma...7
3.Sporting 4
4.Dinamo de Kiev...0