contador de visitas

free web counter

quarta-feira, janeiro 30, 2008

HISTÓRIA DO BRASIL - SABINADA

.
Sabinada


A Sabinada foi uma revolta autonomista que ocorreu entre 6 de Setembro de 1837 e 16 de Março de 1838, na então Província da Bahia.


Antecedentes
A tradição de lutas por autonomia política na Bahia remonta à Conjuração Baiana (1798), às lutas pela Independência da Bahia (1822-1823), à Federação do Guanais (1832) e à Revolta dos Malês (1835).

Durante o Período regencial (1831-1840), o conflito se estabeleceu em torno da questão da centralização monárquica e do federalismo republicano, mobilizando principalmente setores das camadas médias urbanas - comerciantes, profissionais liberais e oficiais militares.


A revolta
O movimento aproveitou a reação popular contra o recrutamento militar imposto pelo Governo Imperial, liderado pelo médico e jornalista Francisco Sabino Vieira.

Na madrugada de 6 para 7 de novembro de 1837, Sabino e os que o apoiavam proclamaram a "República Bahiana". Mesmo provisória, decretada até que o pequeno Pedro de Alcântara atingisse a maioridade, ela rompia com o Governo Imperial e destituía o Governo Provincial.

O 3° Corpo da Artilharia de Posição, lotado no Forte de São Pedro, levantara-se, dominando aquela fortificação. Durante a madrugada, o Governo Provincial tentou sufocar o levante, despachando trezentos soldados armados para a Praça da Piedade. Entretanto, em vez de atacar os revoltosos, a tropa legalista debandou e também aderiu ao movimento.

Diante destas notícias, o então Presidente da Província, Francisco de Souza Paraíso, e o Comandante das Armas, Pinto Garcez, abandonaram a cidade e se refugiaram num brigue ancorado na baía de Todos os Santos. Isolado, o Chefe de Polícia, Francisco Gonçalves Martins, tomou um saveiro e dirigiu-se para o Recôncavo, em busca da proteção do coronel Alexandre Gomes de Argolo Ferrão, senhor do Engenho Cajaíba e 1° barão de Cajaíba.

A Câmara Municipal foi ocupada pelos revoltosos, tendo à frente Francisco Sabino Vieira, o político João Carneiro da Silva Rego e os militares José Duarte da Silva e Luiz Antonio Barbosa de Almeida. Na ocasião Francisco Sabino propôs que o nascente Estado republicano tivesse como presidente o advogado Inocêncio da Rocha Galvão, então exilado nos Estados Unidos da América, e como vice-presidente João Carneiro Rego. O próprio Sabino, como secretário de governo, ditou a primeira ata da recém-criada "República Bahiana", que contou com cento e quatro assinaturas. Foram nomeados Ministro da Guerra Daniel Gomes de Freitas, da Marinha Manoel Pedro de Freitas Guimarães.

Após dominar alguns quartéis em Salvador, os rebeldes não lograram obter a adesão dos senhores de terras do Recôncavo, nem encontraram apoio significativo junto à população escrava, permanecendo restritos aos limites urbanos da cidade, bloqueada.


A repressão
Sem maior apoio popular, esse fato facilitou a repressão por parte do governo imperial, que cercou a capital em uma operação combinada terrestre e marítima (março de 1838). Cerca de mil pessoas pereceram nos combates. Os rebeldes que sobreviveram foram capturados e julgados por um tribunal composto pelos donos de latifúndios da província. Três dos líderes foram executados e os outros três deportados, entre eles Francisco Sabino Vieira, que acabou os seus dias na Fazenda Jacobina, na então remota província do Mato Grosso. Outros, como Daniel Gomes de Freitas, Francisco José da Rocha, João Rios Ferreira e Manoel Gomes Pereira, conseguiram evadir-se e depois juntaram-se à Revolução Farroupilha.


[

terça-feira, janeiro 29, 2008

paulistão

.
NESTE FINAL DE SEMANA
TIVÉMOS MAIS UMA RODADA
DO PAULISTÃO.
PORTUGUESA SÓ EMPATA.

Rio Claro-SP 1 x 1 Portuguesa

Com dois a menos, Portuguesa empata fora de casa

Com dois homens a menos em campo, a Portuguesa obteve neste domingo o primeiro ponto como visitante no Campeonato Paulista de 2008. A equipe rubro-verde encarou o Rio Claro no estádio Augusto Schimidt, em Rio Claro, e conseguiu um empate por 1 a 1.

O confronto marcou o segundo jogo da Portuguesa como visitante no Estadual - em sua estréia fora de casa, o time dirigido por Vagner Benazzi havia sido superado pelo Ituano por 1 a 0. Com isso, a equipe do Canindé chegou a sete pontos e saltou momentaneamente à quinta colocação do Campeonato Paulista.

"Jogar fora de casa no Campeonato Paulista é sempre complicado. Isso até diminuiu um pouco nos últimos anos, mas continua sendo uma realidade. É um desafio muito grande", analisou Vagner Benazzi, treinador da Portuguesa, em entrevista ao Sportv.

Enquanto a Portuguesa somou seu primeiro ponto longe de seus domínios, o Rio Claro deixou de ter 100% de aproveitamento como mandante. A equipe do interior, que havia superado Paulista e Serãozinho em suas partidas anteriores em casa, chegou a sete pontos e agora ocupa o quarto posto da tabela.




Domingo, 27/01/2008
> Guarani 3 x 2 Barueri
> Sertãozinho-SP 3 x 0 Juventus-SP
> Santos 2 x 0 Bragantino
> Noroeste 3 x 0 Ituano
> São Paulo 0 x 0 Corinthians
> Paulista 1 x 0 Marília
> Rio Claro-SP 1 x 1 Portuguesa

Sábado, 26/01/2008
> Palmeiras 2 x 2 Mirassol
> Ponte Preta 3 x 0 São Caetano
> Rio Preto 0 x 1 Guaratinguetá

CLASSIFICAÇÃO

01 Ponte Preta 12
02 Guaratinguetá 9
03 Palmeiras 8
04 São Paulo 8
05 Corinthians 7
05 Noroeste 7
07 Portuguesa 7
08 Rio Claro-SP 7
09 Marília 6
10 Sertãozinho 6
11 Bragantino 6
12 Mirassol 4
13 São Caetano 4
14 Santos 4
15 Ituano 4
16 Juventus-SP 4
17 Barueri 3
18 Paulista 3
19 Guarani 3
20 Rio Preto 1

cantoras brasileiras/portuguesas MARA ABRANTES

.
MARA ABRANTES É TÃO
BRASILEIRA QUANTO
PORTUGUESA.

Veio do Brasil mas em Portugal ,onde vive há muito, teve um enorme êxito.


Arrazou como cantora e actriz de revista à portuguesa, levando ao Parque Meyer ,em Lisboa, miltidões de fãs só para a vêr e ouvir

Mara Abrantes (Mara Abrantes)

1934 Rio de Janeiro, RJ

Cantora. Vedete. Atriz de cinema. Atuou em Rádios e teatros cariocas em especial na década de 1950. Chegou a ser considerada pela Revista do Rádio "A escurinha nota dez", em virtude de seus predicados físicos, nos quais ressaía a cor negra, uma pequena altura e formas esculturais.


Iniciou a carreira artística apresentando-se como cantora no restaurante "A Cantina do Cesar", de propriedade do radialista César de Alencar. Foi levada para o Rádio pelo maestro Napleão Tavares. Em 1953, atuou no filme "A dupla do barulho", primeiro filme dirigido por Carlos Manga e o primeiro no (...)



• Sal e pimenta/Um tiquinho mais (1955) Mocambo 78
• Por causa de você/Cansei de ilusões (1957) Mocambo 78

LIGA PORTUGUESA

.
SPORTING E BENFICA GRANDES
VENCEDORES DA JORNADA-
O SPORTING VENCE O PORTO
NO CLÁSSICO.



LIGA – 17 ª JORNADA


Sporting 2-0 F.C. Porto
Marítimo 2-0 Boavista
U. Leiria 3-1 Académica
V. Guimarães 1-3 Benfica
Sp. Braga 1-1 Belenenses
Nacional 0-0 V. Setúbal
Naval 1-1 E. Amadora
Leixões 1-0 P. Ferreira

E A CLLASIFICAÇÃO FICOU ASSIM:

1. FC Porto 41 17
2. Benfica 33 17
3. Sporting 30 17
4. V. Guimarães 28 17
5. Marítimo 26 17
6. V. Setúbal 25 17
7. Sp. Braga 24 17
8. Belenenses 23 17
9. Nacional 21 17
10. Leixões 19 17
11. Boavista 19 17
12. E. Amadora 17 17
13. Académica 16 17
14. Naval 16 17
15. P. Ferreira 15 17
16. U. Leiria 8 17

domingo, janeiro 27, 2008

CARIOCÃO - 2ª.RODADA

.
PROSSEGUIU O CARIOCÃO COM
O VASCO E FLAMENGO A GANHAR
COM GOLEADA.

Flamengo atropela Duque de Caxias no Maracanã

O Flamengo não tomou conhecimento do Duque de Caxias e atropelou a equipe da Baixada Fluminense, na noite deste domingo, no Maracanã. O placar de 5 a 1 traduziu bem o que foi a partida, válida pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Marcinho, Ibson (duas vezes), Leonardo Moura e Souza (pênalti) garantiram a goleada e Eduardo diminuiu o marcador.

FLA JOGA BEM E GOLEIA

Com o resultado, o time da Gávea chegou a nove pontos e assumiu a liderança isolada da chave, deixando o rival Fluminense, com sete, em segundo lugar. Os caxienses, com três pontos, caíram para a quinta colocação.


FLA 5-1

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fabio Luciano (Rodrigo), Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Toró e Ibson; Marcinho (Maxi Biancucchi) e Souza (Obina)
Técnico: Joel Santana

DUQUE DE CAXIAS
Fernando, Eduardo, Alessandro, Daniel (Gustavo) e Alan; Silva, Marcelo Cardoso (Gavião), Renatinho e Djair; Madson e Viola (Adenis)
Técnico: Manoel Neto


Domingo, 27/01/2008
> Flamengo 5 x 1 Duque de Caxias
> Botafogo 3 x 0 Americano
> Cabofriense 0 x 2 Friburguense
> Resende 1 x 0 Madureira

Sábado, 26/01/2008
> Fluminense 2 x 2 Macaé
> Vasco 3 x 0 Mesquita
> Cardoso Moreira 2 x 1 Boavista-RJ
> América-RJ 2 x 4 Volta Redonda

Grupo A

1 Flamengo 9
2 Fluminense 7
3 Macaé 5
4 Volta Redonda 4
5 Duque de Caxias 3
6 Boavista-RJ 3
7 Cardoso Moreira 3
8 América-RJ 0

Grupo B

1 Botafogo 9
2 Vasco 6
3 Cabofriense 6
4 Friburguense 6
5 Madureira 3
6 Resende 3
7 Mesquita 3
8 Americano-RJ 0

sábado, janeiro 26, 2008

a 26 de janeiro nasceu CHICO CÉSAR

.
Chico César

Chico César.Francisco César Gonçalves (Catolé do Rocha, 26 de janeiro de 1964) é um cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.


Biografia
Nascido no interior da Paraíba, aos dezesseis anos foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda.

Pouco depois, aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçou-se em violão, multiplicou as composições e formou seu público. Hoje, possui carreira artística de repercussão internacional. Suas canções são poesias de alto poder de encanto lingüístico.

Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha, e o sucesso o animou a deixar o jornalismo para dedicar-se somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club. Já em 1995 lançou seu primeiro disco Aos Vivos. Em 2005 lançou seu primeiro livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade pela editora Garamond.

A recente morte da política paquistanesa Benazir Bhutto trouxe novamente a canção "Benazir" à cena. Em muitos sites pela internet a letra da canção figura como parte do tributo à morte da política.


Composições
"À Primeira Vista" – Daniela Mercury, Rei do Gado - Trilha Sonora e Feijão com Arroz (1996)
"Pensar em Você" – Daniela Mercury, Belíssima - Trilha Sonora Nacional e Balé Mulato (2005

CARIOCÃO - 2ª.RODADA

.
o vasco ganha de 3


Carioca 2008

Sábado, 26/01/2008
> Vasco 3 x 0 Mesquita
> Cardoso Moreira 2 x 1 Boavista-RJ
> América-RJ 2 x 4 Volta Redonda

CARIOCÃO - 2ª.RODADA

.
o vasco ganha de 3

Carioca 2008

Sábado, 26/01/2008
> Vasco 3 x 0 Mesquita
> Cardoso Moreira 2 x 1 Boavista-RJ
> América-RJ 2 x 4 Volta Redonda

PRELIMINARES

.
O Jaiminho passa diante da janela do padre, com um pão numa das mãos e
a outra no bolso.
- Boa tarde, senhor padre!
- Boa tarde, meu filho! Vejo que tens a semente da vida numa das mãos.
E o que é que tens na outra mão?
- É um pão, senhor padre!

quinta-feira, janeiro 24, 2008

PAULISTÃO - 3ª.RODADA

.
PORTUGUESA VENCE DE
NOVO, MARILIA PERDE
INVENCIBILIDADE


Quinta, 24/01/2008
> Noroeste 2 x 1 Guarani
> Rio Claro-SP 2 x 1 Sertãozinho-SP
> Juventus-SP 3 x 1 Santos

Quarta, 23/01/2008
> Corinthians 2 x 0 Paulista
> Ituano 1 x 1 São Paulo
> Bragantino 3 x 1 Rio Preto
> Marília 0 x 1 Palmeiras
> Ponte Preta 3 x 2 Mirassol
> Guaratinguetá 2 x 0 Barueri
> Portuguesa 1 x 0 São Caetano

portuguesa, 1 são caetano, 0



A Portuguesa vinha abalada por um revés para o Ituano. O São Caetano superou o Corinthians na rodada passada. No entanto, na tarde desta quarta-feira, o time rubro-verde freou a euforia de seu rival do ABC e triunfou por 1 a 0. Assim, conseguiu a recuperação e acumulou seu segundo triunfo em três rodadas do Campeonato Paulista de 2008.

LUSA TRIUNFA EM JUNDIAÍ

O confronto entre as duas equipes, que teve mando da Portuguesa, foi disputado no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, em função da interdição do Canindé pela Federação Paulista de Futebol. O responsável pelo gol que deu a vitória ao time rubro-verde foi o meia Ramón, contratado do Grêmio nesta temporada, que substituiu Marcelo de Faria no decorrer da partida - Diogo, titular do ataque, foi novamente vetado pelo departamento médico - e balançou as redes pela primeira vez com a camisa de seu novo clube.

Com o triunfo, a Portuguesa chegou aos seis pontos no Campeonato Paulista e assumiu a quarta colocação da tabela. O São Caetano, que estava invicto, estacionou nos quatro pontos e caiu para o sexto lugar.

01 Ponte Preta 9
02 Palmeiras 7
03 São Paulo 7
04 Marília 6
05 Corinthians 6
06 Bragantino 6
07 Guaratinguetá 6
08 Portuguesa 6
09 Rio Claro-SP 6
10 São Caetano 4
11 Noroeste 4
12 Ituano 4
13 Juventus-SP 4
14 Sertãozinho-SP 3
15 Barueri 3
16 Mirassol 3
17 Rio Preto 1
18 Santos 1
19 Paulista 0
20 Guarani 0

CARIOCÃO - 2ª.RODADA

.
FLA, FLU ,VASCO
E BOTAFOGO VENCERAM

Carioca 2008

Quinta, 24/01/2008
> Flamengo 4 x 1 Cardoso Moreira
> Madureira 3 x 4 Cabofriense

Quarta, 23/01/2008
> Vasco 1 x 0 Americano
> Botafogo 4 x 1 Friburguense
> Fluminense 3 x 2 Duque de Caxias
> Macaé 1 x 0 América-RJ
> Mesquita 1 x 0 Resende
> Boavista-RJ 3 x 2 Volta Redonda

Sem sustos, Flamengo goleia e segue 100% no Estadual

SPUZA COMEMORA

O Rubro-Negro goleou o Cardoso Moreira, por 4 a 1, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Ibson, Souza, Juan e Leonardo Moura anotaram os golos do time da Gávea, enquanto Wagner Carioca fez para o adversário.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos seis pontos, igual ao Fluminense, mas leva vantagem no saldo de gols (5 a 3). Já o Cardoso Moreira segue zerado, só que já enfrentou os dois grandes da chave.


FLAMENGO
Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Obina), Jônatas, Toró e Ibson (Rodrigo); Marcinho e Souza (Maxi Biancucchi).
Técnico: Joel Santana

CARDOSO MOREIRA
Macula, Caboclo, Paulo Roberto e Ernandes; Neném, Índio, Rincón, Bruno Rafael (Rodrigo) e Germano; Léo Santos (Eliomar) e Wagner Carioca (Fábio Tosca).
Técnico: Charles Guerreiro

Data: 24/01/2008 (Quinta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)

Golos: Ibson, aos 21 minutos; e Souza, aos 45 minutos do primeiro tempo. Wagner Carioca, aos 9 minutos; Juan, aos 22 minutos; e Leonardo Moura, aos 36 minutos do segundo tempo.

PRELIMINARES

.
Um homem de 65 anos estava a fazer o seu check-up anual.
O médico perguntou-lhe como é que ele se estava a sentir:
- Nunca me senti tão bem - respondeu o idoso. A minha nova esposa tem
18 anos e está grávida, esperando um filho meu. Vaidoso o homem atira:
- Qual é a sua opinião a este respeito?
O médico reflectiu por um momento e disse:
- Deixe-me contar-lhe uma história: Eu conheço uma pessoa que era um
caçador fanático. Nunca perdeu uma estação de caça. Mas, um dia, por
engano, colocou o guarda-chuva na mochila em vez da arma. Quando
estava na floresta, um urso repentinamente apareceu à sua frente. Ele
sacou o guarda-chuva da mochila, apontou para o urso e... BANG, o urso
caiu morto...
- Há! Isso é impossível - disse o velhinho.
- Algum outro caçador deve ter atirado no urso.
- Exactamente!

TERRAS PORTUGUESAS - PIÓDÃO

.


Piódão é uma das mais belas aldeias de xisto de Portugal

Piódão é a freguesia portuguesa mais longínqua do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área e 224 habitantes (2001). Densidade: 6,2 hab/km². A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro.


A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.

A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.

Actualmente, a desertificação das zonas do interior, afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam ás suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.

PORTUGAL NO SEU MELHOR

.
PORTUGAL É QUASE SEMPRE
CITADO ENTRE NÓS PELOS
MAUS INDICES QUE REGISTA
EM RELAÇÃO À EUROPA.

HOJE DIVULGAMOS UM TEXRO
DE NICOLAU SANTOS ,JORNA-
LISTA DO SEMANÁRIO EXPRESSO
LENBRANDO O PORTUGAL QUE
DEU CERTO

"EU CONHEÇO UM PAÍS"

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar"

"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial
de recém-nascidos, melhor que a média da UE.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de
tecnologia de transformadores.
Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.
Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e
os vende no exterior para dezenas de mercados.
Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual
você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme

que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de

pagamento nas bombas de gasolina.
Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito
leve que já ganhou prémios internacionais.
Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível
mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou
Estados Unidos.
Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos
nos cinco primeiros da Europa.
Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de
energia através das ondas do mar e do vento.
Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e
animais e envia os resultados para os toda a EU.
Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes

e de stocks, dirigidos às PMES.
Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a
Agência Espacial Europeia.
Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas
portagens das auto-estradas.
Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para

o mercado mundial.
Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.
Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou
vários dos melhore vinhos espanhóis.
Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de
pagamento de pré-pagos para telemóveis.
Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de
excelente qualidade um pelo Mundo.


O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive...
PORTUGAL.

Mas é verdade.Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por
portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com
sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.
Chamam -se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI,
BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo,
Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace
Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom
Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.


Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas
por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das
casas mãe,como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a
Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite

quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os
estabelecimentos da cadeia em todo o mundo.


É este o País de sucesso em que também vivemos, estatisticamente sempre na
cauda da Europa, com péssimos índices na educação, e gravíssimos problemas
no ambiente e na saúde... do que se atrasou em relação à média UE...etc.
Mas só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso.


É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso
."

quarta-feira, janeiro 23, 2008

A 23 DE JANEIRO NASCEU JOÃOSINHO TRINTA

.
Joãosinho Trinta


João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta (São Luís do Maranhão, 1934) é um artista plástico e famoso carnavalesco brasileiro.

Começou sua carreira no Acadêmicos do Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971. Após a saída dos carnavalescos Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola onde fez dupla com a artista plástica Maria Augusta entre os carnavais de 1973 e 1975, ganhando o bi-campeonato nos dois últimos anos com "Rei de França na Ilha da Assombração" e "As minas do Rei Salomão".

Após divergências com a diretoria salgueirense, transferiu-se para a então inexpressiva escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, onde, auxiliado pelo figurinista Viriato Ferreira, deu seu toque de genialidade com enredos ousados e luxuosos que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de vários vice-campeonatos, entre eles os de 1986 com "O mundo é uma bola" e o de 1989 com "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia" gerando controvérsias com a Igreja Católica ao tentar levar ao desfile uma imagem de Jesus Cristo.

Após problemas de saúde transferiu-se para a Unidos do Viradouro,agremiação média de Niterói, onde ganhou o título do carnaval de 1997 com o impactante "Trevas! Luz! A explosão do Universo".

Teve passagem marcante no Acadêmicos do Grande Rio com o 3ºlugar inédito para a escola em 2003.

Em 11 de julho de 2006, após sofrer dois AVCs (acidente vascular cerebral), foi internado no Rio de Janeiro e, vinte dias depois, transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília, de onde teve alta em 19 de outubro.

artistas portugueses - JUST GIRLS

.

TAÇA DA LIGA PORTUGUESA

.
EM pORTUGAL ESTÁ A DISPUTAR-SE PELA PRIMEIRA VEZ
A CHAMADA TAÇA DA LIGA

É uma prova ainda sem tradição, e este primeiro ano não está a ter grande arenção, pois o Benfica e Porto já foram afastados.

Depois duma fase eliminatória, estamos numa fase de grupo:

Fase de Grupos

1.ª Jornada – 09-01-2008
Jogo
V. Setúbal 1-0 Sporting
Beira-Mar 1-1 Penafiel

2.ª Jornada – 23-01-2008
Jogo
Sporting 3-0 Beira-Mar
Penafiel 1-1 V. Setúbal

3.ª Jornada – 30-01-2008
Jogo
V. Setúbal - Beira-Mar
Sporting - Penafiel

segunda-feira, janeiro 21, 2008

PAULISTÃO

.
MARILIA É A SENSAÇÃO
DO PAULISTÃO.
EMPATE NO DERBY
SANTOS-PALMEIRAS.
CORINTHIANS.

SANTOS-PALMEIRAS..0-0



SÃO PAULO
Rogério Ceni; André Dias, Alex (Júnior) e Miranda; Joílson, Fábio Santos, Hernanes, Dagoberto (Souza) e Jorge Wagner (Hugo); Borges e Adriano
Técnico: Muricy Ramalho

RIO PRETO
Pitarelli; Rafinha, Éder Baiano, Jéferson e Neílton; Emerson (Mario André), Bira, Ricardinho e Danilo Oliveira (Bady); Wesley (Du) e Paulo Roberto
Técnico: Luciano Dias

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Gol: Souza, aos 43min do segundo tempo


Domingo, 20/01/2008
> Marília 4 x 0 Juventus-SP
> São Caetano 3 x 1 Corinthians
> Noroeste 0 x 1 Guaratinguetá
> Guarani 0 x 2 Bragantino
> Santos 0 x 0 Palmeiras
> São Paulo 1 x 0 Rio Preto
> Sertãozinho-SP 2 x 0 Mirassol

Sábado, 19/01/2008
> Paulista 1 x 2 Ponte Preta
> Ituano 1 x 0 Portuguesa
> Barueri 2 x 0 Rio Claro-SP

01 Marília 6
02 Ponte Preta 6
03 São Paulo 6
04 São Caetano 4
05 Palmeiras 4
06 Corinthians 3
07 Barueri 3
08 Portuguesa 3
09 Sertãozinho-SP 3
10 Bragantino 3
10 Guaratinguetá 3
10 Rio Claro-SP 3
13 Ituano 3
14 Mirassol 3
15 Rio Preto 1
16 Noroeste 1
17 Santos 1
18 Juventus-SP 1
19 Paulista 0
20 Guarani 0

A 20 DE JANEIRO NASCEU REI D.SEBASTIÃO DE PORTUGAL

.

D. Sebastião I (Lisboa, 20 de Janeiro de 1554 — Alcácer-Quibir, 4 de Agosto de 1578), décimo-sexto rei de Portugal, e sétimo da Dinastia de Avis.

O rei Sebastião foi um rapaz frágil, um resultado de casamentos entre a mesma família desde várias gerações. Por exemplo, só tinha quatro bisavós (em vez dos normais 8), e todos eles descendentes do rei D. João I. Havia casos de demência na família (a sua bisavó foi a rainha Joana, a Louca, de Espanha).


Herdeiro do trono

Era neto do rei João III, tornou-se herdeiro do trono depois da morte do seu pai, o príncipe João de Portugal duas semanas antes do seu nascimento, e rei com apenas três anos, em 1557. Em virtude de ser um herdeiro tão esperado para dar continuidade à Dinastia de Avis, ficou conhecido como O Desejado; alternativamente, é também memorado como O Encoberto ou O Adormecido, devido à lenda que se refere ao seu regresso numa manhã de nevoeiro, para salvar a nação.

Durante a sua menoridade, a regência foi assegurada primeiro pela sua avó, Catarina da Áustria, princesa de Espanha, e depois pelo tio-avô, o Cardeal Henrique de Évora. Neste período, para além da aquisição de Macau em 1557 e Damão em 1559, a expansão colonial foi interrompida. A premência era a conjugação de esforços para preservar, fortalecer e defender os territórios conquistados.

Durante a regência de D. Catarina e do cardeal D. Henrique e o curto reinado de D. Sebastião, a Igreja continuou a sua ascensão ao poder. A actividade legislativa centrou-se em assuntos do foro religioso, como por exemplo a consolidação da Inquisição e sua expansão até à Índia, a criação de novos bispados na metrópole e nas colónias. A única realização cultural importante foi o estabelecimento de uma nova universidade em Évora – e também aqui a influência religiosa na corte se fez sentir, pois foi entregue aos Jesuítas.

Investiu-se muito na defesa militar dos territórios. Na rota para o Brasil e a Índia, os ataques dos piratas eram constantes e os muçulmanos ameaçavam as possessões em Marrocos, atacando, por exemplo, Mazagão em 1562. Procurou-se assim proteger a marinha mercante e construir ou restaurar fortalezas ao longo do litoral.

Os bastiões no Norte de África, pouco interessantes em termos comerciais e estratégicos, eram autênticos sorvedouros de dinheiro, sendo necessário importar quase tudo, além do que, sujeitos a constantes ataques, custavam muito em armamento e homens. Assim, Filipe II viria prudentemente a devolver aos mouros Arzila, conquistada por D. Sebastião.

De facto, a preservação das praças em Marrocos devia-se sobretudo as questão de prestígio e tradição. No entanto, estas evidências pouco interessavam a D. Sebastião. Temerário até às raias da insensatez, a sua grande ambição era conquistar Marrocos.

O jovem rei cresceu educado por Jesuítas e tornou-se num adolescente de grande fervor religioso, que distribuía o seu tempo entre jejuns e caçadas. Rodeado de bajuladores, Sebastião desenvolveu uma personalidade mimada e teimosa.

Reinado
Aos 14 anos, D. Sebastião assume a governação. De saúde débil e fraco de espírito, sonhava apenas com batalhas, conquistas e a expansão da Fé, dedicando pouco tempo à governação de tão vasto império, profundamente convicto de que seria o capitão de Cristo numa nova cruzada contra os mouros do Norte de África.

Sebastião começou a preparar a expedição contra os marroquinos da cidade de Fez. Filipe II de Espanha, seu tio, recusou participar naquilo que considerava uma loucura e adiou o casamento de Sebastião com uma das suas filhas para depois da campanha.

O exército português desembarcou em Marrocos em 1578 e, ignorando os conselhos dos seus generais, Sebastião rumou imediatamente para o interior. Tinha 24 anos de idade.


Desaparecimento e lenda
Na subsequente batalha de Alcácer-Quibir, o campo dos três reis, os portugueses sofreram uma derrota humilhante às mãos do sultão Ahmed Mohammed de Fez e perderam uma boa parte do seu exército. Quanto a Sebastião, provavelmente morreu na batalha ou foi morto depois desta terminar. Mas para o povo português de então o rei havia apenas desaparecido. Este desastre teria as piores consequências para o país, colocando em perigo a sua independência. O resgate dos sobreviventes ainda mais agravou as dificuldades financeiras do país.


Em 1581, Filipe I de Portugal, mandou transladar para o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa um corpo que alegava ser o do rei desaparecido, na esperança de acabar com o sebastianismo, o que não resultou, nem se pôde comprovar ser o corpo realmente o de Sebastião I. O Túmulo de Mármore que repousa sobre dois elefantes, pode ainda hoje ser observado em Lisboa. A dúvida que persiste há mais de 425 anos poderia provavelmente hoje ser resolvida com um simples teste de ADN (DNA).

Tornou-se então numa lenda do grande patriota português - o "rei dormente" (ou um Messias) que iria regressar para ajudar Portugal nas suas horas mais sombrias, uma imagem semelhante à que o Rei Artur tem em Inglaterra ou Frederico Barbarossa na Alemanha.

Durante o subsequente domínio espanhol (1580-1640) da coroa portuguesa, três pretendentes afirmaram ser o rei D. Sebastião, tendo o último deles - um italiano - sido enforcado em 1619.

Mesmo no século XIX, lavradores Sebastianistas no sertão brasileiro acreditavam que o rei iria regressar para ajuda-los na luta contra a "República ateia Brasileira" (Ver Revolta dos Canudos).

Em conclusão, a Dinastia de Avis, popular entre o povo após ter guiado Portugal à sua época de ouro, acabou por submergir na busca de um sonho: a União Peninsular. As mesmas complicações causadas pela procriação consanguínea causou as mortes das crianças de D. João III e Catarina de Áustria e a loucura e desespero dos seus netos (Sebastião e Carlos), os últimos príncipes de Avis-Habsburgo.

domingo, janeiro 20, 2008

CARIOCÃO

.
COMEÇOU O CAROCÃO
COM ZEBRA FEIA
VASCAINA
FLA VENCE BOAVISTA



FLA,2 BOAVISTA,0

O Flamengo esteve longe de uma grande apresentação, mas começou com pé direito sua caminhada rumo ao bi estadual. Na estréia, neste domingo, no Maracanã, o Rubro-Negro superou o Boavista, por 2 a 0, gols de Souza e Fábio Luciano, pelo Grupo A da competição.


FLAMENGO
Diego, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian (Obina), Ibson e Toró; Renato Augusto (Marcinho) e Souza.
Técnico: Joel Santana

BOAVISTA
Erivélton, Felipe, Vinícius e Hélton; Flávio Medina, Roberto Lopes, Thiaguinho (Bruno Moreno), Rodrigo (Flávio Santos) e Esquerdinha; Anselmo e Faioli (Romarinho).
Técnico: Edinho

Data: 20/01/2008 (Domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Público: 23.779

Gols: Souza, aos 20 minutos; e Fábio Luciano, aos 40 minutos do segundo tempo.
.
Domingo, 20/01/2008
> Vasco 1 x 2 Madureira
> América-RJ 2 x 5 Duque de Caxias
> Friburguense 1 x 0 Americano
> Flamengo 2 x 0 Boavista-RJ

Sábado, 19/01/2008
> Volta Redonda 0 x 0 Macaé
> Cabofriense 3 x 0 Mesquita
> Botafogo 2 x 0 Resende
> Fluminense 2 x 0 Cardoso Moreira

sábado, janeiro 19, 2008

TIUÍ REFORÇA O SPORTING

.

Egénio de andrade ,nasceu a 19 de Janero

.
Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade (Fundão, 19 de Janeiro de 1923 — Porto, 13 de Junho de 2005) foi um poeta português que, em 2001, ganhou o Prémio Camões, o nobel para a língua portuguesa.


Biografia
Eugénio de Andrade foi o pseudónimo de José Fontinhas Rato poeta português do séc. XX, nascido na freguesia de Póvoa de Atalaia (Fundão) em 19 de Janeiro de 1923, fixando-se em Lisboa em 1932 com a mãe, que entretanto se separara do pai.

Estudou no Liceu Passos Manuel e na Escola Técnica Machado de Castro, tendo escrito os seus primeiros poemas em 1936, o primeiro dos quais, intitulado "Narciso", publicou três anos mais tarde.

Em 1943 mudou-se para Coimbra, onde regressa depois de cumprido o serviço militar convivendo com Miguel Torga e Eduardo Lourenço. Tornou-se funcionário público em 1947, exercendo durante 35 anos as funções de inspector administrativo do Ministério da Saúde. Uma transferência de serviço levá-lo-ia a instalar-se no Porto em 1950, numa casa que só deixou mais de quatro décadas depois, quando se mudou para o edifício da Fundação Eugénio de Andrade, na Foz do Douro.

A sua consagração já acontecera dois anos antes, em 1948, com a publicação de "As mãos e os frutos", que mereceu os aplausos de críticos como Jorge de Sena ou Vitorino Nemésio. Entre as dezenas de obras que publicou encontram-se, na poesia, "Os amantes sem dinheiro" (1950), "As palavras interditas" (1951), "Escrita da Terra" (1974), "Matéria Solar" (1980), "Rente ao dizer" (1992), "Ofício da paciência" (1994), "O sal da língua" (1995) e "Os lugares do lume" (1998).

Em prosa, publicou "Os afluentes do silêncio" (1968), "Rosto precário" (1979) e "À sombra da memória" (1993), além das histórias infantis "História da égua branca" (1977) e "Aquela nuvem e as outras" (1986).

Durante os anos que se seguem até hoje, o poeta fez diversas viagens, foi convidado para participar em vários eventos e travou amizades com muitas personalidades da cultura portuguesa e estrangeira, como Joel Serrão, Miguel Torga, Afonso Duarte, Carlos Oliveira, Eduardo Lourenço, Joaquim Namorado, Sophia de Mello Breyner Andresen, Teixeira de Pascoaes, Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Mário Cesariny de Vasconcelos, José Luís Cano, Ángel Crespo, Luís Cernuda, Marguerite Yourcenar, Herberto Helder, Joaquim Manuel Magalhães, João Miguel Fernandes Jorge, Óscar Lopes, e muitos outros...

Apesar do seu enorme prestígio nacional e internacional, Eugénio de Andrade sempre viveu distanciado da chamada vida social, literária ou mundana, tendo o próprio justificado as suas raras aparições públicas com "essa debilidade do coração que é a amizade".

Recebeu inúmeras distinções, entre as quais o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários (1986), Prémio D. Dinis (1988), Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989) e Prémio Camões (2001). Em Setembro de 2003 a sua obra "Os sulcos da sede" foi distinguida com o prémio de poesia do Pen Clube. Viveu em Lisboa de 1932 a 1943. Fixou-se no Porto, a partir de 1950, como funcionário dos Serviços Médico-Sociais. Faleceu a 13 de Junho de 2005, no Porto, após uma doença neurológica prolongada.


Vida e obra literária
Estreou-se em 1940 com a obra Narciso, torna-se mais conhecido em 1942 com o livro de versos Adolescente, e afirma-se como poeta na cole(c)tânea As mãos e os frutos. A obra poética de Eugénio de Andrade é essencialmente lírica, considerada por José Saramago como uma poesia do corpo a que se chega mediante uma depuração contínua.


Livros de Poesia
Pureza (1945)
As Mãos e os Frutos (1948)
Os amantes sem dinheiro (1950)
As palavras interditas (1951)
Até amanhã (1956)
Coração do dia (1958)
Mar de Setembro (1961)
Ostinato rigore (1964)
Obscuro domínio (1971)
Véspera de água (1973)
Escrita da Terra (1974)
Limiar dos pássaros (1976)
Matéria solar (1980)
Vertentes do olhar (1987)
O outro nome da Terra (1988)
Rente ao dizer (1992)
Ser dá trabalho (1993)
Ofício de Paciência
Antologia Breve
Ofício de Paciência
O Sal da Língua (1995)

Antologias
Daqui houve nome Portugal (1968)
Variações sobre um corpo (1972)
Versos e alguma prosa de Luís de Camões (1972)
Foi também tradutor de alguma obras, como dos espanhóis Federico García Lorca e Antonio Buero Vallejo, da poetisa grega clássica Safo (Poemas e fragmentos, em 1974), do grego moderno Yannis Ritsos, do francês René Char e do argentino Jorge Luís Borges.


Literatura Infantil
História da Égua Branca (1977)
Aquela Nuvem e Outras (1986)

Prosa
"Os Afluentes do Silêncio". Porto, Editorial Inova, 1968.
"História da Égua Branca". Porto, Edições Asa, 1976.
"Rosto Precário". Porto, Limiar, 1979.
"À Sombra da Memória".

Obras Traduzidas

sexta-feira, janeiro 18, 2008

PAULISTÃO

.
COM OS JOGOS DE ONTEM
COMPLETOU-SE A 1^.
RODADA
OS FAVORITOS VENCERAM
TODOS MENOS O SANTOS
DERROTADO PELA SENSACIONAL
POETUGUESA

Quinta, 17/01/2008
> Corinthians 3 x 0 Guarani
> Bragantino 0 x 2 Marília
> Guaratinguetá 1 x 2 São Paulo
> Palmeiras 3 x 1 Sertãozinho-SP
> Rio Preto 2 x 2 São Caetano

Quarta, 16/01/2008
> Portuguesa 2 x 0 Santos
> Rio Claro-SP 2 x 0 Paulista
> Mirassol 2 x 1 Barueri
> Ponte Preta 4 x 2 Ituano
> Juventus-SP 1 x 1 Noroeste

GUARATINGUETÁ-SÃO PAULO..1-2



O São Paulo começou o Paulistão com o pé esquerdo. De Adriano. Com dois gols do Imperador, o Tricolor garantiu a vitória por 2 a 1 diante do Guaratinguetá, de virada, na primeira rodada do Campeonato Estadual. Apesar de um primeiro tempo apagado, devido à forte marcação, Adriano, que estava de chuteiras de cor laranja, trocou-as pelas azuis no intervalo e foi a estrela da etapa complementar. Cheio de vontade e animado com seu retorno aos gramados, o atacante mostrou que vai dar muito trabalho aos zagueiros rivais.

GUARATINGUETÁ X SÃO PAULO

Guaratinguetá
Fábio; Carlinhos, Renato e Toninho; Alex Silva, Jackson, Alê, Michael e Marcinho (Jorge Henrique); Dinei (Caiuby) e Danilo Santos (Alessandro) Técnico: Guilherme Macuglia

São Paulo
Rogério Ceni; André Dias, Juninho (Alex) e Miranda; Joilson, Hernanes, Fábio Santos (Aloísio), Jorge Wagner e Richarlyson; Dagoberto (Souza) e Adriano Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio Professor Dário Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)

Cartão vermelho: Richarlyson (SP)
Gols: Renato, aos 21min do primeiro tempo; Adriano, a 1min, e aos 34min do segundo tempo

PRELIMINARES

.
Uma Freira velha pediu para escreverem na campa
Nasci virgem, Vivi virgem, Morri Virgem...
O cangalheiro achou que eram muitas palavrase escreveu:
'Devolvida sem ser usada

quinta-feira, janeiro 17, 2008

PAULISTÃO 2008 - GLÓRIA À PORTUGUESA

.
COMEÇOU O PAULISTÃO
COM A VITÓRIA DA
PORTUGUESA SOBRE O
SANTOS

A PORTUGUESA COMEÇA VENCENDO O CAMPEÃO DE 2007

O ROGER (NO FEIJÓ)ESTÁ EM FESTA

Paulista 2008

Jogos
Quarta, 16/01/2008

> Portuguesa 2 x 0 Santos
> Ponte Preta 4 x 2 Ituano
> Mirassol 2 x 1 Barueri
> Rio Claro-SP 2 x 0 Paulista
> Juventus-SP 1 x 1 Noroeste

Próximos Jogos (HOJE)
Quinta, 17/01/2008
> Rio Preto x São Caetano
> Palmeiras x Sertãozinho-SP
> Guaratinguetá x São Paulo
> Corinthians x Guarani

PORTUGUESA, 2 SANTOS, 0

A Portuguesa está de volta em grande estilo. Recém-promovida à elite do futebol paulista, a Lusa não tomou conhecimento do Santos, atual bicampeão estadual, e venceu por 2 a 0, nesta quarta-feira à noite, no Morumbi, pelo Paulistão 2008.

O jogo mostrou que o ano vai ser duro para o técnico santista Emerson Leão, que terá muito trabalho para dar padrão de jogo ao time que vai disputar a Taça libertadores. Por outro lado, é um início promissor para a Portuguesa, que busca se manter na elite e conta com um time, apesar de novo, com bons jogadores, como Diogo, Preto e o veterano Christian, autor do primeiro gol (assista no vídeo).

Com a derrota, a torcida santista mostrou que não terá paciência. Entoou gritos de guerra pedindo reforços e criticando o presidente Marcelo Teixeira:


PORTUGUESA 2 x 0 SANTOS

PORTUGUESA
André Luís
Patrício
Bruno Rodrigo
Erick
Osmar
Dias
Carlos Alberto (J. Santos)
Marco Aurélio
Preto
Diogo (Ramon)
Christian (Marcelo Faria)
T: Vágner Benazzi SANTOS
Fábio Costa
Filipi
Evaldo
Betão
Kléber (Carlinhos)
Adriano
Marcinho Guerreiro
R. Tabata (Vítor Júnior)
Wesley
Renatinho (Moraes)
Kléber Pereira
T: Emerson Leão Gols: Christian, aos 13 minutos do primeiro tempo, Marcelo Faria, aos 38 do segundo tempo

quarta-feira, janeiro 16, 2008

roger

.

ROGER, QUE JÁ JOGOU EM PORTUGAL NO BENFICA, ACABA DE INGRESSAR NO GRÉMIO E PROMETE ARREBENTAR,

OIPRÓCÊIVÊ

.
Declaração para os meus amigos
(de forma bem mineira )

Ces são o colírio do meu ôiu.
São o chiclete garrado na minha carça dins.
São a maionese do meu pão.
O limão da minha caipirinha.
O rechei do meu biscoitim.
A masstumate do meu macarrão.
A pincumel do meu buteco.

Nossinhora!
Gosto dimais da conta docêis, uai.

Cês tamém são:
O videperfume da minha pintiadêra.
O dentifriço da minha iscovdidente.

Óiproceisvê,
Quem tem amigos assim, tem um tisôru!

Eu guárdêsse tisouro, com todo carin,
Do Lado Esquerdupeito !!!
Dentro do Meu Coração!!!

AMOOCÊIS PRADANÁ!!!

terça-feira, janeiro 15, 2008

CARIOCÃO

.
LEMBREM-SE O cariocâo começar já no próximo final de semana, com os jogos:
.
Carioca 2008


DÔDÔ , EX-FOGÃO, VAI DEFENDER O FLU NESTE ESTADUAL

Sábado, 19/01/2008
> Fluminense x Cardoso Moreira
> Botafogo x Resende
> Volta Redonda x Macaé
> Cabofriense x Mesquita

Domingo, 20/01/2008
> Flamengo x Boavista-RJ
> Friburguense x Americano
> América-RJ x Duque de Caxias
> Vasco x Madureira


o NOSSO BLOG VAI ESTAR EM CIMA, SE LIGUEM...

a 16 de Janeiro ...de1988, TINA TURNER actuou no Maracanã

.
Foi a 16 de Janeiro de 1988 que


TINA TURNER BATEU TODOS OS RECORDES DE ASSISTÊNCIA, NAQUELA NOITE MÁGICA DE 16 DE JANEIRO DE 1988

segunda-feira, janeiro 14, 2008

a 14 de Janeiro, travou-se a BATALHA DAS LINHAS DE ELVAS

.
PORTUGAL RECONQUISTOU A INDEPENDÊNCIA
QUE HAVIA PERDIDO PARA A ESPANHA
EM 1580.
A RESTAURAÇÃO DEU-SE EM 1640, MAS
ENTÃO, TRAVARAM-SE VÁRIAS BATALHAS
CHAMADAS BATALHAS DA RESTAURAÇÃO.

Data 14 de Janeiro de 1659
Local Elvas
COMANDANTES
D. António Luís de Meneses D. Luís de Haro
A Batalha das Linhas de Elvas, foi travada em 14 de Janeiro de 1659, em Elvas, entre Espanha e Portugal.



História
Em 1658 um exército filipino, comandado por D. Luís de Haro, acampava na fronteira do Caia, com 14 000 homens de infantaria, 5 000 de cavalaria, artilharia, munições, etc. Alguns dias decorreram em preparativos dos castelhanos para o cerco de Elvas, e nas diligências dos portugueses para defenderem a cidade. D. Luís de Haro distribuiu as suas tropas ao longo de entrincheiramentos, dando ordens para que fosse exercida apertada vigilância a fim de impedir que Elvas recebesse mantimentos ou qualquer outra espécie de auxílio vindo do exterior, de tal modo que só a chegada de um verdadeiro exército poderia evitar mais cedo ou mais tarde, a capitulação da praça. A rainha D. Luísa resolveu chamar D. António Luís de Meneses, conde de Cantanhede, para lhe entregar o comando geral das tropas portuguesas no Alentejo, e transferir para o mesmo teatro de operações D. Sancho Manuel, que foi assumir as funções de mestre-de-campo-general. As tropas filipinas instalados nas duas colinas mais próximas começaram a bombardear a cidade de Elvas, causando pânico e grandes baixas na população. Mas o maior perigo era a peste que causava cerca de 300 mortes por dia.

Mediante tal situação, o conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses reuniu em Estremoz um exército de socorro. Apesar de grandes dificuldades, que o obrigaram a organizar recrutamentos em Viseu e na ilha da Madeira, e reunir as guarnições de Borba, Juromenha, Campo Maior, Vila Viçosa, Monforte e Arronches, o conde de Cantanhede conseguiu formar um exército de oito mil infantes, dois mil e novecentos cavaleiros e sete canhões. Tendo ficado acordado, entre o conde de Cantanhede e D. sancho Manuel, que o ataque às linhas de Elvas se faria pelo sítio conhecido por Murtais, o exército português saiu de Estremoz e marchou sobre a praça cercada.

Os brigantinos ocuparam as colinas da Assomada, de onde se avistava a cidade de Elvas e as linhas inimigas, estas num majestoso arraial. No dia 14 de janeiro, cerca das oito horas da manhã, os portugueses desencadearam o ataque, como estava previsto pelo sítio dos Murtais. Manteve-se a vitória indecisa durante algum tempo, pois ao ataque correspondia uma vigorosa defesa do lado filipino, mas a certa altura as tropas do conde de Cantanhede conseguiram romper irresistivelmente as linhas dos filipinos, que começaram por ceder terreno e não tardaram a debandar.

As perdas sofridas pelos filipinos nas linhas de Elvas foram enormes. Dos dezoito mil homens comandados por D. Luís de Haro, apenas cerca de cinco mil infantes e trezentos cavaleiros conseguiram alcançar Badajoz.

Nesta batalha distinguiu-se o conde de Cantanhede, que recebeu, entre outras mercês, o título de marquês de Marialva, por carta de lei de 11 de Junho de 1661

domingo, janeiro 13, 2008

GOLO EM ITÁLIA DE ALEXANDRE PATO

.
Na estreia de pato na Liga Italiana

Assisti há poucos minutos a um belissimo golo de ALEXANDRE PATO , pelo MILAN.
Emocionei-me ,pois penso ter assistido ao nascimento de mais uma estrela do futebol europeu, e é brasileiro. Tem 18 anos e fez um grande jogo com jogadas de deixar água na boca


Ah , e o RONALDO marcou 2 golos soberbos no seu regresso, para além dum golão de KÀKÀ.

O resultado? Bem não interessa muito, mas o Milan venceu 5-2 o Napoles.

Liga portuguesa

.
BENFICA E SPORTING FAZEM
HARA-KIRI E O PORTO É
JÁ PRATICAMENTE CAMPEÃO


BENFICA EMPATA COM LEIXÕES
SPORTING EMPATA COM ACADEMICA

PORTO GANHA DE 4-0

O SPORTING ESTÁ MAL E PERDEU NOS DESCONTOS

Sporting concede empate nos descontos
A Académica marcou já em período de descontos o golo do empate frente ao Sporting, em Coimbra, e os «leões» perderam a oportunidade de ficar a um ponto do segundo lugar, ocupado pelo Benfica,

O Sporting foi sempre a equipa que esteve mais perto do golo, mas a verdade é que só de bola parada conseguiu introduzir a bola na baliza da Académica, graças à acção de Pedro Roma durante o jogo que só não defendeu o cabeceamento de Tonel, aos 80 minutos.

Depois do golo, o conjunto «leonino» baixou as defesas e Pavlovic apareceu sem oposição a cabecear para o fundo da baliza de Rui Patrício que, antes disso, já tinha visto Tiero acertar em cheio no poste depois de um remate de fora da área.


Livre na meia direita do terreno de jogo da Académica, João Moutinho colocou a bola à entrada da pequena área onde apareceu Tonel a cabecear forte. Pedro Roma, até aí imbatível, não esboçou uma reacção para tentar evitar o golo do defesa leonino.

Já depois de Tiero rematar ao poste e de alguns lances de perigo pelo flanco esquerdo, a Académica chegou ao golo já no período de descontos na sequência de um cruzamento de Ivanildo desviado ao primeiro poste por Vítor Vinha e Pavlovic, a aparecer sem oposição a encostar e restabelecer a igualdade.

Para a Académica, um ponto é precioso na luta pela manutenção na Liga. Já para o Sporting, o empate deixa a equipa numa situação complicada: caso o Vit. Guimarães vença amanhã, em Setúbal, os minhotos passam a ocupar o terceiro lugar com um ponto de avanço sobre o Sporting. Em caso de vitória para o Setúbal, os sadinos ficam em igualdade pontual com os «leões».

Ficha de jogo:

Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: Paulo Batista (AF Portalegre)

Académica: Pedro Roma, Nuno Piloto, Orlando, Kaká, Vítor Vinha, Pavlovic, Tiero, Paulo Sérgio (Pedro Costa, 55), Cris, Lito (Joeano, 64) e Hélder Barbosa (Ivanildo, 74).

Suplentes: Rui Nereu, Berger, Miguel Pedro, e Gyano.

Treinador: Domingos Paciência

Sporting: Rui Patrício, Polga, Tonel, Ronny (Pereirinha, 74), Abel, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Farnerud, 78), Izmailov (Luiz Paez, 62), Vukcevic e Liedson.

Suplentes: Stojkovic, Gladstone, Adrien Silva e Celsinho.

Treinador: Paulo Bento

Golos: Tonel (80 min.) e Pavlovic (90+3).




Benfica 0-0 Leixões
F.C. Porto 4-0 Sp. Braga
Boavista 3-1 U. Leiria
Belenenses 2-1 Naval
P. Ferreira 3-1 Marítimo
V. Setúbal - V. Guimarães (AMANHÃ)
Académica 1-1 Sporting
E. Amadora 0-1 Nacional

CLASSIFICAÇÃO – LIGA

................P..J
1. FC Porto 41 16
2. Benfica 30 16
3. Sporting 27 16
4. V. Guimarães 25 15
5. V. Setúbal 24 15
6. Sp. Braga 23 16
7. Marítimo 23 16
8. Belenenses 22 16
9. Nacional 20 16
10. Boavista 19 16
11. E. Amadora 16 16
12. Académica 16 16
13. Leixões 16 16
14. Naval 15 16
15. P. Ferreira 15 16
16. U. Leiria 5 16

sexta-feira, janeiro 11, 2008

PAPAI NOEL, este ano, foi o presente de Natal da GI e do ROGER

.

paPAPAI NOEL VEIO DE SÃO PAULO PASSAR O NATAL EM PORTUGAL, NO FEIJÓ

Este ano o Natal foi mais doce para a GI e o ROGER , pois tiveram de presente o próprio Papai Noel, pai da Gi, que teve , além do mais a visita de sua mãe e filha.

Este ano os meninos e meninas de São Paulo não tiverem este Papai Noel, mas foi por uma boa causa, pois o presente maior ,também para ele, foi estar junto da sua filha e genro .

O nosso blog dá as boas vindas e conclama o seu regozijo de ter tido o privilégio de o conhecer e à sua familia.

Bem haja!!!

RODA GIGANTE NO RIO DE JANEIRO

.

MONTADA NO FORTE DE COPACABANA

Uma roda gigante foi montada no Forte de Copacabana e será inaugurada no dia 20 de Janeiro, andar nela custará 10 a 30 reais, e lá do cima avistar-se-à a orla marítima, com vistas fantásticas

quinta-feira, janeiro 10, 2008

PRELIMINARES

DIÁRIO DE UMA DOMÉSTICA
Hoje de manhã eu fui à feira. Antes de sair, meu patrão me pediu para eu trazer figo. Aí eu perguntei:
- Figo fruta ou bife de figo?
O homem ficou uma fera! Gente fina, seu Adamastor, num ligo não. Ele tem sistema nervoso.Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar! Ele é Fiscal de Receita. Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro. Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles. Acabou de ganhar um carro todo equipado. Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico. Não sei porque trio elétrico num carro. Deve ser porque ele gosta de música baiana. Ingrato esse Adamastorzinho. Fiz a comida preferida dele e ele ainda me chamou de burra. Eu disse, toda boba, quando ele chegou:
- Adamastorzinho, adivinha a comida que eu fiz pra você?
- Qual, Creusa?
- Começa com "i"...
- "I"???
- É, iiiiiii!!!
- IIIII..... num sei.
- Pensa: iiiiiiiii.
- Huuuummm, desisto.
- Istrogonofe!!!
Aproveitando a ausência dos patrões, Creusa pega o telefone e fofoca com a amiga Craudete:
- Cê num sabe da úrtima? Eu discubri que aqui nessa mansão que eu trabaio é tudo fachada!
- Como assim, Creusa? - pergunta a colega, confusa.
- Nada aqui é dos patrão! Tudo é imprestado! TUDO! Cê cridita numa coisa dessas? Óia só: a rôpa que o patrão usa é dum tal de Armani... a gravata é dum tal de Pierre Cardin... o carro é duma tal de Mercedes... nadica de nada é deles!
- Nooooossa, que pobreza!
- E, além de pobre, eles são muito izibidos! Imagina que ôtro dia eu escutei o patrão no telefone falano que tinha um Picasso...
- E num tem?
- Que nada, fia... é piquinininho de dá até dó!

quarta-feira, janeiro 09, 2008

REPUBLICA DA ESPADA

.
República da Espada

O QUE FOI A REPUBLICA DA ESPADA?


Uma junta militar encabeçada por Deodoro da Fonseca governou o Brasil entre 1889 e 1891, quando eleições indiretas o elegeram presidente, com Floriano como vice. Entretanto, Deodoro renunciou no mesmo ano, com problemas de saúde que o afligiam havia anos, e com graves problemas políticos, como atritos com a oligarquia cafeeira, greves, e a Primeira Revolta da Armada. Floriano Peixoto assumiu a presidência, e entre seus atos, estatizou a moeda, estimulou a indústria, baixou o preço de imóveis e alimentos. Floriano também repreendeu movimentos monarquistas, e entre seus atos, proibiu o Jornal do Brasil, na época com inclinações monarquistas, de circular até o final de seu governo.

Floriano angariou a confiança da população de maneira geral, e consolidou a República. Entretanto, enfrentou a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, que só terminaria com vitória das tropas republicanas após o governo de Floriano Peixoto, em 1895. Também enfrentou a Segunda Revolta da Armada, e a Revolta dos 13 Generais, com sucesso.

Durante toda a República da Espada, a base governamental foram as oligarquias agrárias. O poder dos militares sucumbiu à força política dos barões do café de São Paulo e aos pecuaristas de Minas Gerais, e com a instituição de eleições diretas, o cafeicultor paulista Prudente de Morais foi eleito Presidente da República, encerrando o período da República da Espada, dando início à Política do Café com Leite, que norteou o restante da República Velha.

domingo, janeiro 06, 2008

CABANAGEM

.
Cabanagem
Conflitos na História do Brasil


Cabanagem: 1835-1840

A Cabanagem (1835-1840) foi uma revolta de cunho social ocorrida na então Província do Grão-Pará, no Brasil.

Entre as causas dessa revolta citam-se a extrema miséria do povo paraense e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil.

A denominação Cabanagem remete ao tipo de habitação da população ribeirinha mais pobre, formada principalmente por mestiços, escravos libertos e índios. A elite fazendeira do Grão-Pará, embora morasse muito melhor, ressentia-se da falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.

Antecedentes
Durante a Independência, o Grão-Pará se mobilizou para expulsar as forças reacionárias que pretendiam reintegrar o Brasil a Portugal. Nessa luta, que se arrastou por vários anos, destacaram-se as figuras do cônego e jornalista João Batista Gonçalves Campos, dos irmãos Vinagre e do fazendeiro Félix Clemente Malcher. Formaram-se diversos mocambos de escravos foragidos e eram frequentes as rebeliões militares. Terminada a luta pela independência e instalado o governo provincial, os líderes locais foram marginalizados do poder.

Em julho de 1831 estourou uma rebelião na guarnição militar de Belém do Pará, tendo Batista Campos sido preso como uma das lideranças implicadas. A indignação do povo cresceu, e em 1833 já se falava em criar uma federação. O presidente da Provincia, Bernardo Lobo de Souza, desencadeou uma política repressora, na tentativa de conter os inconformados. O clímax foi atingido em 1834, quando Batista Campos publicou uma carta do bispo do Pará, Romualdo de Sousa Coelho, criticando alguns políticos da província. Por não ter sido autorizada pelo governo da Província, o cônego foi perseguido, refugiando-se na fazenda de seu amigo Clemente Malcher. Reunindo-se aos irmãos Vinagre (Manuel, Francisco Pedro e Antônio) e ao seringueiro e jornalista Eduardo Angelim reuniram um contingente de rebeldes na fazenda de Malcher. Antes de serem atacados por tropas governistas, abandonaram a fazenda. Contudo, no dia 3 de novembro, as tropas conseguiram matar Manuel Vinagre e prender Malcher e outros rebeldes. Batista Campos morreu no último dia do ano, ao que tudo indica de uma infecção causada por um corte que sofreu ao fazer a barba.


O movimento

Populares enfrentaram oficiaisNa noite de 6 de Janeiro de 1835 os rebeldes atacaram e conquistaram a cidade de Belém, assassinando o presidente Lobo de Souza e o Comandante das Armas, e apoderando-se de uma grande quantidade de material bélico. No dia 7, Clemente Malcher foi libertado e escolhido como presidente da Província e Francisco Vinagre para Comandante das Armas. O governo cabano não durou por muito tempo, pois enquanto Malcher, com o apoio das classes dominantes pretendia manter a província unida ao Império do Brasil. Francisco Vinagre, Eduardo Angelim e os cabanos pretendiam se separar. O rompimento aconteceu quando Malcher mandou prender Angelim. As tropas dos dois lados entraram em conflito, saindo vitoriosas as de Francisco Vinagre. Clemente Malcher, assassinado, teve o seu cadáver arrastado pelas ruas de Belém.

Agora na presidência e no Comando das Armas da Província, Francisco Vinagre não se manteve fiel aos cabanos. Se não fosse a intervenção de seu irmão Antônio, teria entregue o governo ao poder imperial, na pessoa do marechal Manuel Jorge Rodrigues (julho de 1835). Devido à sua fraqueza e ao reforço de uma esquadra comandada pelo almirante inglês Taylor, os cabanos foram derrotados e se retiraram para o interior. Reorganizando suas forças, os cabanos atacaram Belém, em 14 de agosto. Após nove dias de batalha, mesmo com a morte de Antônio Vinagre, os cabanos retomaram a capital.

Eduardo Angelim assumiu a presidência. Durante 10 meses, a elite se viu atemorizada pelo controle cabano sobre a Província do Grão-Pará. A falta de um projeto com medidas concretas para a consolidação do governo rebelde, provocaram seu enfraquecimento. Em março de 1836, o brigadeiro José de Sousa Soares Andréia foi nomeado para presidente da Província. A sua primeira providência foi a de atacar novamente a capital (abril de 1836), em função do que os cabanos resolveram abandonar a capital para resistir no interior.

As forças navais sob o comando de John Pascoe Grenfell bloquearam Belém e, no dia 10 de maio, Angelim deixou a Capital, sendo detido logo em seguida. Entretanto, ao contrário do que Soares Andréia imaginou, a resistência não terminou com a detenção de Eduardo Angelim. Durante três anos, os cabanos resistiram no interior da província, mas aos poucos, foram sendo derrotados. Ela só cederia com a decretação de anistia aos revoltosos (1839). Em 1840 o último foco rebelde, sob liderança de Gonçalo Jorge de Magalhães, se rendeu.

Calcula-se que de 30 a 40% de uma população estimada de 100 mil habitantes morreu.

Em homenagem ao movimento Cabano um monumento foi erguido na entrada da cidade de Belém: o Memorial da Cabanagem

sábado, janeiro 05, 2008

liga portuguesa

.
o SPORTING FOI DERROTADO
PELO BOAVISTA AFASTANDO
AINDA MAIS O SONHO DO
TÍTULO, ENQUANTO O BENFICA
VOLTOU A EMPATAR E A PERDER
MAIS 2 PONTOS.


BOAVISTA-SPORTING...2-O
SETUBAL-BENFICA.....1-1
ACADEMICA-BRAGA.....3-3

BOAVISTA-SPORTING

Boavista vence Sporting
O Boavista venceu o Sporting por 2-0 e deu salto importante na fuga aos últimos lugares. Os «leões» desperdiçaram a oportunidade de ascender ao segundo lugar, depois do empate do Benfica em Setúbal. O caminho do título ficou ainda mais livre para o FC Porto, que recebe este domingo a Naval.


Benfica e Sporting não entraram bem em 2008. Depois de os «encarnados» terem empatado hoje em Setúbal (1-1), os «verdes-e-brancos» ficaram com o segundo lugar ao seu alcance, mas para isso precisavam de vencer no Bessa... Não venceram, antes perderam os três pontos, e o FC Porto tem este domingo uma boa oportunidade para reforçar a liderança, se vencer a Naval.

O Sporting foi surpreendido por um Boavista muito diferente, para melhor. A formação de Jaime Pacheco não apenas dominou durante alguns períodos como foi mais eficaz, a defender e a contra-atacar. E depois teve na baliza um senhor guarda-redes, Peter Jehle, que negou um «punhado» de oportunidades aos «leões».


Estádio do Bessa, no Porto

Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

BOAVISTA – Peter Jehle; Gilberto, Ricardo Silva, Marcelão e Bruno Pinheiro; Fleurival, Diakité e Jorge Ribeiro (Pedro Moreira, 89 m); Zé Kalanga, Mateus (Laionel, 69 m) e Fary (Rissut, 62 m).

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel (Pereirinha, 71 m), Polga e Ronny; Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Izmailov, 46 m) e Vukcevic; Liedson e Purovic (Luiz Paez, 71 m).

Ao intervalo: 1-0

Golos: 1-0, Marcelão (40 m); 2-0, Jorge Ribeiro (82 m).

SETUBAL-BENFICA..1-1

MANTORRAS ESTREOU-SE NA LIGA...E MARCOU

Benfica deixa pontos em Setúbal
Entrada em falso para o Benfica em 2008. Depois de ter fechado o ano a sete pontos do líder FC Porto, os encarnados empataram este sábado em Setúbal, diante do Vitória local (1-1), num jogo marcado por desentendimento entre Katsouranis e Luisão em pleno relvado.


O incidente ocorreu à passagem dos 64 minutos - quando o marcador estava ainda em branco -, obrigando mesmo à intervenção dos companheiros. José Antonio Camacho, no entanto, fez questão de castigar os dois jogadores, substituindo-os volvidos poucos minutos.

O Benfica, que até atravessava período menos positivo na partida (ainda com maior relevância após o referido incidente), viria curiosamente a marcar logo depois, por intermédio de... Mantorras, que, de forma muito feliz, fez o gosto ao pé logo na primeira vez que tocou na bola.

Sobravam cerca de 20 minutos de jogo, o Vitória de Setúbal, que se tinha apresentado na segunda parte bem mais afoito, carregou no acelerador e veria ser premiado esse esforço, já bem perto do final, num excelente cabeceamento de Edinho, após cruzamento da direita do empreendedor Cláudio Pitbull. Um resultado que castiga o Benfica, mas que se aceita perfeitamente pela boa exibição do Vitória de Setúbal na segunda parte, antes e depois do golo sofrido.

V. Setúbal – Eduardo; Janício, Auri, Robson e Adalto; Sandro (Filipe Gonçalves, 77 m), Elias e Ricardo Chaves; Paulo Roberto (Edinho, 32 m), Pitbull e Matheus (Bruno Gama, 74 m).

Benfica – Quim; Luís Filipe, Luisão (Edcarlos, 68 m), David Luiz e Nélson; Petit e Katsouranis (Mantorras, 68 m); Maxi Pereira, Rui Costa e Rodriguez (Di Maria, 32 m); Cardozo.

Marcador: 0-1 por Mantorras (71 m); 1-1 por Edinho (88 m).

sexta-feira, janeiro 04, 2008

ARTISTAS BRASILEIROS - RAFINHA BASTOS

.
RAFINHA BASTOS VEIO A PORTUGAL
ACRUAR EM "STAND UP COMEDY",
ACTUOU NA PASSAGEM DE ANO NO
PROGRAMA DOS GATOS FEDORENTOS.



Rafinha Bastos (1976, nasceu em Porto Alegre), é um actor, comediante e jornalista brasileiro.

Formado em jornalismo, Rafinha começou sua carreira na televisão. Durante o curso na PUC-RS, ele trabalhou em emissoras como Rede Manchete, TVE e RBS (Globo-RS)

Após a conclusão do curso, ele viajou para os Estados Unidos com planos de investir em uma outra carreira: a de jogador de basquete (esporte que praticou profissionalmente até os 25 anos).

Em 1999, Rafinha vai competir na Liga Universitária Norte-Americana (NCAA) pela Universidade do Nebraska.

Já no primeiro semestre do curso, ele retoma os estudos teatrais. É lá que ele tem o seu primeiro contato a Stand-up Comedy, o chamado "humor de cara-limpa".


Fora do Brasil, resolveu criar uma página na Internet para estabalecer comunicação com seus amigos brasileiros. O site que acabou se tornando uma verdadeira febre[carece de fontes?], e uma gama enorme de internautas passaram a se divertir diariamente com suas vídeo-sátiras.

Nesta época, a www.paginadorafinha.com.br começou a fazer parte do portal Globo.com, estando lado-a-lado de outras conhecidas páginas de humor como CassetaePlaneta.com.br e Charges.com.br.

O site cresceu e tornou-se o site de vídeos independentes mais visitado da Internet brasileira[carece de fontes?]. Suas vídeo-sátiras, ainda hoje, são assistidas em mais de 10.000 computadores todos os dias[carece de fontes?]. Ele já satirizou artistas como Kelly Key, Sandy e Junior, Britney Spears e até grupos clássicos dos anos 70/80 como Village People e Abba. As produções tem edição, direção interpretação de Rafinha.

Em 2002, Rafinha se muda para São Paulo onde passa a apresentar programas na Internet e na TV aberta para o público jovem.

Em 2004, Rafinha Bastos entra no mercado publicitário, onde participou de campanhas para Club Social, Volkswagen, Vivo, Nova Schin e outras marcas.

A entrada neste novo mercado marca também a sua estréia nos palcos. Em 2004 ele entra em cartaz, ao lado de Marcelo Mansfield e Marcela Leal, com o show de stand-up comedy "Mondo Canne" que em 2005, com a entrada de Diogo Portugal no elenco, vira Clube da Comédia Stand-up, show de humor que é grande sucesso[carece de fontes?] em São Paulo.