contador de visitas

free web counter

domingo, janeiro 31, 2010

CARIOCÃO - 5ª.RODADA

.
NESTE SÁBADO O BOTAFOGO
VENCEU O AMÉRICA POR 2-1



Resende 4 x 2 Tigres
Botafogo 2 x 1 América
Americano 1 x 3 Volta Redonda

Domingo, 31/01/2010

Bangu 3 x 0 Duque de Caxias
Boavista 3 x 0 Olaria
Friburguense 0 x 3 Vasco
Macaé 1 x 2 Madureira
Fluminense 3 x 5 Flamengo

friburguense, 0 vasco,3



Com 3 golos de DÔDÔ, VASCO SEGUE SÓ COM VITÓRIAS.

Friburguense
4-4-2
Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Wallace e Flavinho; Bidu, Cassiano, Carlos Alberto (Cássio) e Alex; Paulo Roberto (Flávio Santos) e Miguel (Kalu). Técnico: Cleimar

Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Thiago Martinelli (Elder Granja), Gustavo, Titi e Marcio Careca; Nilton, Rafael Carioca, Souza (Fumagalli) e Magno (Robinho); Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vagner Mancini

flu, 3 fla,



Que dupla - love-adriano


No primeiro duelo entre Flamengo e Fluminense na temporada de 2010, brilhou outra vez as estrelas do técnico Andrade e da mais nova e badalada dupla ofensiva rubro-negra. Depois de ir para o vestiário ao final do primeiro tempo com desvantagem de 3 a 1 no placar, o time da Gávea mostrou reação espetacular nos últimos 45 minutos e conseguiu a virada por 5 a 3, com direito a três gols de Adriano e um de Vagner Love, que garantem os 100% de aproveitamento em cinco rodadas disputadas no Campeonato Carioca.

HISTÓRIA DE PORTUGAL - A REVOLTA REPUBLICANA DE 31 DE JANEIRO NO PORTO

.
Revolta de 31 de janeiro de 1891

A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o primeiro movimento revolucionário que teve por objectivo a implantação do regime republicano em Portugal. A revolta teve lugar na cidade do Porto.

História
As causas
No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique.

A 1 de Janeiro de 1891 reuniu-se o Partido Republicano em congresso, de onde saiu um directório eleito constituido por: Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, Homem Cristo, Jacinto Nunes, Azevedo e Silva, Bernardino Pinheiro e Magalhães Lima. Estes homens apresentaram um plano de acção política a longo prazo, que não incluia a revolta que veio a acontecer, no entanto, a sua supremacia não era reconhecida por todos os republicanos, principalmente por aqueles que defendiam uma acção imediata. Estes, além de revoltados pelo desfecho do episódio do Ultimato, entusiasmaram-se com a recente proclamação da República no Brasil , a 15 de Novembro de 1889.

As figuras cimeiras da "Revolta do Porto", que sendo um movimento de descontentes grassando sobretudo entre sargentos e praças careceu do apoio de qualquer oficial de alta patente, foram o capitão António Amaral Leitão, o alferes Rodolfo Malheiro, o tenente Coelho, além dos civis, o dr. Alves da Veiga, o actor Verdial e Santos Cardoso, além de vultos eminentes da cultura como João Chagas, Aurélio da Paz dos Reis, Sampaio Bruno, Basílio Teles, entre outros.

O acontecimento
A revolta tem início na madrugada do dia 31 de Janeiro, quando o Batalhão de Caçadores nº9, liderados por sargentos, se dirigem para o Campo de Santo Ovídio, hoje Praça da República, onde se encontra o Regimento de Infantaria 18 (R.I.18). Aínda antes de chegarem, junta-se ao grupo, o alferes Malheiro, perto da Cadeia da Relação; o Regimento de Infantaria 10, liderado pelo tenente Coelho; e uma companhia da Guarda Fiscal. Embora revoltado, o R.I.18, fica retido pelo coronel Meneses de Lencastre, que assim, quis demontrar a sua neutralidade no movimento revolucionário.

Os revoltosos descem a Rua do Almada, até à Praça de D. Pedro, (hoje Praça da Liberdade), onde, em frente ao antigo edifício da Câmara Municipal do Porto, ouviram Alves da Veiga proclamar da varanda a Implantação da República. Acompanhavam-no Felizardo Lima, o advogado António Claro, o Dr. Pais Pinto, Abade de S. Nicolau, o Actor Verdial, o chapeleiro Santos Silva, e outras figuras. Verdial leu a lista de nomes que comporiam o governo provisório da República e que incluiam: Rodrigues de Freitas, professor; Joaquim Bernardo Soares, desembargador; José Maria Correia da Silva, general de divisão; Joaquim d'Azevedo e Albuquerque, lente da Academia; Morais e Caldas, professor; Pinto Leite, banqueiro; e José Ventura Santos Reis, médico.

Foi hasteada uma bandeira vermelha e verde, pertencente a um Centro Democrático Federal.[1]. Com fanfarra, foguetes e vivas à República, a multidão decide subir a Rua de Santo António, em direcção à Praça da Batalha, com o objectivo de tomar a estação de Correios e Telégrafos.[

No entanto, o festivo cortejo foi barrado por um forte destacamento da Guarda Municipal, posicionada na escadaria da igreja de Santo Ildefonso, no topo da rua. O capitão Leitão, que acompanhava os revoltosos e esperava convencer a guarda a juntar-se-lhes, viu-se ultrapassado pelos acontecimentos. Em resposta a dois tiros que se crê terem partido da multidão, a Guarda solta uma cerrada descarga de fuzilaria vitimando indistintamente militares revoltosos e simpatizantes civis. A multidão civil entrou em debandada, e com ela alguns soldados.

Os mais bravos tentaram ainda resistir. Cerca de trezentos barricaram-se na Câmara Municipal, mas por fim, a Guarda, ajudada por artilharia da serra do Pilar, por Cavalaria e pelo Regimento de Infantaria 18, força-os á rendição, ás dez da manhã. Terão sido mortos 12 revoltosos e feridos 40.

O desfecho

Alguns dos implicados conseguiram fugir para o estrangeiro: Alves da Veiga iludiu a vigilância e foi viver para Paris: o jornalista Sampaio Bruno e o Advogado António Claro alcançaram a Espanha, assim como o Alferes Augusto Malheiro, que daí emigrou para o Brasil.

Os nomeados para o "Governo Provisório" trataram de esclarecer não terem dado autorização para o uso dos seus nomes. Dizia o prestigiado professor Rodrigues de Freitas, enquanto admitia ser democrata-republicano: "mas não autorizei ninguém a incluir o meu nome na lista do governo provisório, lida nos Paços do Concelho, no dia 31 de Janeiro, e deploro que um errado modo de encarar os negócios da nossa infeliz pátria levasse tantas pessoas a tal movimento revolucionário."[3]

A reacção oficial seria como de esperar, implacável, tendo os revoltosos sido julgados por Conselhos de Guerra, a bordo de navios, ao largo de Leixões: o paquete Moçambique, o transporte Índia e a corveta Bartolomeu Dias . Para além de civis, foram julgados 505 militares. Seriam condenados a penas entre 18 meses e 15 anos de degredo em África cerca de duzentas e cinquenta pessoas. Em 1893 alguns seriam libertados em virtude da amnistia decretada para os então criminosos políticos da classe civil.

Em memória desta revolta, logo que a República foi implantada em Portugal, a então designada Rua de Santo António foi rebaptizada para Rua de 31 de Janeiro, passando a data a ser celebrada.

sexta-feira, janeiro 29, 2010

PAULISTÃO - 4ª.RODADA

.
ITUANO A SURPRESA VAI
NA FRENTE COM SÃO PAULO
E CORINTHIANS.


Quarta-feira, 27/01/2010

Rio Claro 3 x 1 São CaetaNO
Portuguesa 0 x 1 Mogi Mirim
Santo André 2 x 2 Oeste
Santos 5 x 0 Barueri
Corinthians 1 x 1 Mirassol
Monte Azul 0 x 1 Palmeiras
São Paulo 3 x 0 Paulista
Sertãozinho 0 x 0 Rio Branco
Botafogo 1 x 0 Ponte Preta
Bragantino 3 x 4 Ituano

1Ituano 8
2Palmeiras 8
3Corinthians 8
4Santos 7
5São Caetano 7
6São Paulo 7
7Portuguesa 7
8Botafogo-SP 7
9Mogi Mirim 7
10Santo André 6
.
20Sertãozinho 2

preliminares

.
Se para a igreja a pílula do dia seguinte já é aborto, então,
surgem-nos algumas dúvidas:
- A masturbação é homicídio prematuro ou premeditado?
- E o sexo oral? Será canibalismo?
- Poderemos considerar o coito interrompido como abandono de menor?
- E o que dizer do preservativo? Por acaso será homicídio por
sufocamento?...
Já tinham pensado nisto?...

quinta-feira, janeiro 28, 2010

CARIOCÃO - ^4ª.RODADA

.
O VASCO VOLTA A GOLEAR, DESTA
VEZ O MACAÉ POR 4-0.
O FLA VENCE COM DIFICULDADE
POR 3-2 O AMERICANO


5ª rodada
Olaria 2 x 0 Bangu
Madureira 2 x 1 Friburguense
América 2 x 2 Resende
Flamengo 3 x 2 Americano
Volta Redonda 3 x 0 Boavista
Tigres 1 x 2 Botafogo
Duque de Caxias 0 x 4 Fluminense
Vasco 4 x 0 Macaé

VASCO, 4 MACAÉ,0


RAFAEL COELHO MARCA

Após os 6 a 0 aplicado no Botafogo no último domingo, o Vasco voltou a golear pelo Campeonato Carioca nesta quinta-feira. Em São Januário, o time da casa passou pelo Macaé por 4 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento na competição estadual.


REPAREM NA ASSISTÊNCIA DE PHILIPE COUTINHO (17 ANOS) PARA O 1º.GOLO

As quatro vitórias somadas até o momento deixam o Vasco na primeira colocação do Grupo 2 com 12 pontos. Na mesma chave, o Macaé aparece na lanterna com apenas um ponto.

Embalado na competição, o Vasco enfrenta o Friburguense, fora de casa, no próximo domingo, às 17h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Macaé recebe o Madureira.

Ainda empolgado com a goleada sobre o Botafogo, o Vasco entrou em campo e foi logo ao ataque. Philippe Coutinho, um dos destaques da vitória do último domingo, foi o primeiro a tentar, mas parou nas mãos do goleiro Lugão.

VASCO
Fernando Prass, Thiago Martinelli, Fernando (Gustavo), Titi e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago (Rafael Carioca), Souza e Magno (Geovane Maranhão); Philippe Coutinho e Rafael Coelho.

FLAMENGO, 3 AMERICANO,2



O Fla venceu tendo estado sempre na frente.
A dupla Imperador-Vagner Love entende-se e marca muito.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

a 27 de Janeiro de 1923, nasceu WALDIR AZEVEDO

.
Waldir Azevedo

Waldir Azevedo (Rio de janeiro, 27 de janeiro de 1923 a 21 de setembro de 1980) foi músico e compositor brasileiro, mestre do cavaquinho e autor do choro "Brasileirinho".


Waldir Azevedo foi um pioneiro que retirou o cavaquinho de seu papel de mero acompanhante no choro e o colocou em destaque como instrumento de solo, explorando de forma inédita as potencialidades do instrumento.

Composições
maresias bela vista
A tuba do vovô
A voz do cavaquinho
Alvoroço
Amigos do samba
Arrasta-pé
Baião do neném (com Paulo Jorge)
Balada oriental
Bo bo bom
Brasileirinho
Brincando com o cavaquinho
Cachopa no frevo
Camundongo (com Risadinha do Pandeiro)
Carioquinha
Cavaquinho seresteiro
Cinco malucos
Chiquita
Chorando escondido
Chorando calado
Choro doido
Choro novo em dó
Colibri
Contando tempo
Contraste (com Hamilton Costa)
Conversa fiada (com Jorge Santos)
Dançando em Brasília
Delicado
Dobrado, embrulhado e amarrado
Dois bicudos não se beijam
Flor do cerrado
Frevo da lira (com Luiz Lira)
Guarânia sertaneja
Já é demais (com Jorge Santos)
Jogadinho
Lamento de um cavaquinho
Lembrando Chopin (com Hamilton Costa)
Longe de você
Luz e sombra
Madrigal
Mágoas de um cavaquinho (com Fernando Ribeiro)
Marcha da espera
Melodia do céu
Mengo (com Edinho)
Meu prelúdio
Minhas mãos, meu Cavaquinho
Minimelodia
Moderado
Mr. Downey
Nosso amor
Para dançar
Paulistinha
Pedacinho do Céu
Piccina mia
Pirilampo
Pois não
Queira-me bem
Quitandinha (com Salvador Miceli)
Riso de criança
Sem pretensões
Sentimento chinês
Só nostalgia
Só para dois
Sonho de criança
Tema nº 1
Tempo de criança
Tic-tac
Tio Sam
Turinha
Uma saudade
Vê se gostas
Veraneando
Você
Você, carinho e amor
Vôo do marimbondo
Waldirizando
[editar] Discografia
Carioquinha/Brasileirinho (1949) Continental 78
Cinco malucos/O que é que há (1950) Continental 78
Quitandinha/Vai por mim (1950) Continental 78
Delicado/Vê se gostas (1950) Continental 78
Pisa mansinho/Pedacinho do céu (1951) Continental 78
Jalousie/Camundongo (1951) Continental 78
Paulistinha/Cachopa no frevo (1951) Continental 78
Mágoas de um cavaquinho/Chiquita (1952) Continental 78
Vai levando/Mengo (1952) Continental 78
Colibri/Luz e sombra (1952) Continental 78
Brincando com o cavaquinho/Dezoito quilates (1953) Continental 78
Vôo do marimbondo/Ava Maria com prelúdio (1953) Continental 78
Pergunte pra mamãe/Piccina mia (1953) Continental 78
Tic-tac/Queira-me bem (1953) Continental 78
Já é demais/Amigo do rei (1954) Continental 78
Dobrado, embrulhado e amarrado (c/sua banda)/Você (c/seu conjunto) (1954) Continental 78
Pretenda/Quando eu danço com você (1954) Continental 78
Tio Sam/Madrigal (1954) Todamérica 78
Na baixa do sapateiro/Amigos do samba (1955) Continental 78
Meu sonho/Conversa fiada (1955) Continental 78
Pirilampo/Baião do neném (1955) Continental 78
Para dançar/Nosso amor (1956) Continental 78
Serra da boa esperança-Rancho fundo-Favela/Veraneando (1957) Continental 78
Evocação/Vai com jeito (1957) Continental 78
Cavaquinho maravilhoso (1957) Continental LP
Luar de Paquetá/Sentimento chinês (1958) Continental 78
Sonho de criança/Tempo de criança (1958) Continental 78
O apito no samba/Mr. Downey (1958) Todamérica 78
Um cavaquinho me disse (1958) Continental LP
Se você soubesse/Dançando em Brasília (1959) Continental 78
Um cavaquinho na society (1959) Continental LP
Contando tempo/Catete (1960) Continental 78
Souvenir do carnaval (1960) Continental LP
Jogadinho/Você, carinho e amor (1961) Continental 78
Balada de Bat Masterson/Greenfields (1961) Continental 78
Yellow bird/Bo bo bom (1961) Continental 78
Moendo café/A tuba do vovô (1961) Continental 78
Waldirizando (1961) Continental LP
Dois abraços/Pepito (1962) Continental 78
Rancho das flores/Saudade da serra (1962) Continental 78
Tico-tico no fubá/A nega se vingou (1962) Continental 78
Suave é a noite/Café a la italiana (1962) Continental 78
Dois bicudos não se beijam. Poly e Waldir Azevedo (1962) Continental LP
Esperanza/Na cadência do samba (1963) Continental 78
Telstar/O passo do elefantinho (1963) Continental 78
Pois não/Meu prelúdio (1963) Continental 78
Longe de você (1963) Continental LP
Delicado (1967) London/Odeon LP
Melodia do céu (1975) Replay/Continental LP
Minhas mãos, meu cavaquinho (1976) Musicolor/Continental LP
Waldir Azevedo (1977) Continental LP
Lamento de um cavaquinho (1978) Continental LP
Waldir Azevedo ao vivo (1979) Continental LP
Delicado (1995) EMI CD
Dois bicudos não se beijam (1995) Continental CD
Meus momentos (1996) EMI CD

terça-feira, janeiro 26, 2010

bandas portuguesas e brasileiras - RODA DE CHORO DE LISBOA

.
O GRUPO "RODA DE CHORO DE LISBOA
RECRIA A FORMA COMO A MÚSICA EU-
ROPEIA FOI ADAPTADA POR MÚSICOS
E OUVIDOS BRASILEIROS DO INICIO
DO SECULO XX

Há valsas, polcas, baiões e sambas-choro, em temas de autores como Hermeto Pascoal, João Bosco, Chico Buarque e Pixinguinha.


Roda de choro anima Lisboa

Lágrimas, nem vê-las: na Roda de Choro de Lisboa, a alegria parece mesmo ser a palavra chave. Todas as terças-feiras, são mais de 200 as pessoas que rumam ao Lusitano Clube, em Alfama, para a noite de bailarico gingão. Há música, há suor e muita, muita dança.

preliminares

.
Numa dessas escolas pluri-étnicas, a professora mandou os alunos
escreverem uma redacção que terminasse com a frase 'Mãe... só há uma'.
No dia seguinte ela chama os alunos um a um para lerem as suas redacções.
O primeiro, Martim, filho de boas famílias lê o seu texto :
'No outro dia eu estava doente, espirrando, tossindo, febril, não
conseguia comer nada, não podia brincar, nem vir à escola. Aí, de
noite, a minha mãe esfregou Vick Vaporub no meu peito, deu-me um leite
bem quentinho com um comprimido, tapou-me com o meu edredon, eu dormi
e no dia seguinte acordei bom.'
'Mãe... só há uma.'
A classe toda aplaudiu, a professora elogiou, e deu-lhe um muito bom.
O segundo, Guilherme, típico representante da classe média, foi o
aluno seguinte:
'No dia em que tivemos o último teste eu não sabia nada, não conseguia
decorar nada, e comecei a chorar, a pensar que ia ter negativa.
Aí a mãe sentou-se ao meu lado com o livro, explicou-me a matéria
fez-me perguntas e já consegui dormir descansado.
Quando acordei senti que sabia tudo! Vim à escola, fiz a prova e tirei
Muito Bom.'
'Mãe...... só há uma'.
A classe, emocionada, aplaudiu o Gui. A professora deu-lhe também um Muito Bom.
Chegou a vez do aluno representante das minorias étnicas, Makongo Ngombo:
'Ontem quando chiguei nos meus barraco, minha mãe estava nos cama com
um homem qui nem conheço, diferrente do da semana passada. Quando me
ouviu, gritou para mim lá dos quarto:
'Makongo, seu preto filho di PUTA vai lá nos
geladeira e traz duas cerveja.'
Aí eu abri a geladeira, olhei lá dentro e gritei pra ela:
'Mãe...... só há uma!'

segunda-feira, janeiro 25, 2010

PAULISTÃO - 3ª.RODADA

.
PORTUGUESA EMPATA MAS CONTINUA
LÍDER CO SÃO CAETANO E CORINTHIANS

Sábado e Domingo,24,25

Ponte Preta 2 x 1 Monte Azul
São Paulo 3 x 0 Rio Claro
Bragantino 1 x 1 Portuguesa
Santo André 4 x 2 Paulista
Oeste 1 x 2 Corinthians
Palmeiras 3 x 3 Ituano
São Caetano 5 x 1 Sertãozinho
Mogi Mirim 2 x 1 Santos
Mirassol 2 x 2 Barueri
Rio Branco 1 x 0 Botafogo

oeste, 1 corinthians,2



O Corinthians a jogar com o tine reswrva joga bem ,vende e é líder também

Oeste
4-4-2
Mauro; Dionísio, Adriano, Rogério e Fernandinho; Cléber, Alê (André Luis), Rivaldo e Bruninho (Mazinho); Ricardinho (Guto) e Ricardo Bueno. Técnico: Paulo Comelli

Corinthians
4-4-2
Felipe; Balbuena (Jucilei), Chicão, Paulo André e Roberto Carlos; Ralf, Edu (Tcheco), Boquita e Defederico; Bill (Morais) e Souza. Técnico: Mano Menezes



1São Caetano 7
2Portuguesa 7
3Corinthians 7
4Palmeiras 5
5Ituano 5
6Santo André 5
7Ponte Preta 5
8Bragantino 4
9Santos 4
10São Paulo 4
11Botafogo 4
12Mogi Mirim 4
13Rio Branco 4
14Paulista 3
15Barueri 3
16Monte Azul 2
17Mirassol 2
18Oeste 1
19Sertãozinho 1
20Rio Claro 0

PINTORES BRASILEIROS - CANDIDO PORTINARI

.

CARIOCÃO 3ª.RODADA

.
6-0
3 GOLOS DE DÔDÔ
O VASCO GANHA DE GOLEADA
O CLÁSSICO COM O BOTAFOGO
FLA GANHA DO BANGÚ E O
AMÉRICA DE BEBETO TEM A
PRIMEIRA VITÓRIA

Sábado, 23/01/201 0

Resende 1 x 2 Madureira
Bangu 1 x 2 Flamengo
Macaé 2 x 3 América
Boavista 0 x 0 Duque de Caxias
Friburguense 3 x 1 Tigres
Fluminense 1 x 0 Volta Redonda
Americano 1 x 5 Olaria
Botafogo 0 x 6 Vasco

O Vasco arrasou,marcando 6 golos sem resposta ao Fogão.
3 deles foram de Dôdô.

DÔDÔ MARCA 1 DOS SEUS 3 GOLOS

Botafogo
4-4-2
Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lucio Flavio (Renato); Herrera e Loco Abreu (Somália). Técnico : Estevam Soares

Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Fagner (Thiago Martinelli), Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Rafael Coelho), Léo Gago e Carlos Alberto (Magno); Phillippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vagner Mancini

preliminares

.
Depois de ter criado o Universo em sete dias andava Deus, ostentando um ar de "shift-supervisor", a inspecionar o trabalhinho e à procura de pontas soltas.
Ao dobrar uma esquina do Paraíso encontrou o Adâo de taxa arreganhada e a olhar para a cremalheira com o cenho carregado.
De cima da sua nuvem , perguntou Deus: -Então jovem, está tudo nos conformes? Já mandaste os PAI's? Ao que Adão mal humorado respondeu: - Enton (era do Paraíso do Norte o moçoilo) isto tem alguma piada? Tantos dentes para quê? Aqui não há vife, só papinhas, maçãs e binho berde! Raisparta a bidinha!
Conciliatóriamente Deus questiona:- Bem, o que é que sugeres? Olha- diz Adão- o o que daba geito era, em bez dos trinta dois dentes e uma pila, ter trinta e duas pilas e só um dente. Diz Deus: Concedido! E depois entrega a troca na secretaria senão o apontador não te processa o subsídio!
Adão com um grande sorriso, exibindo a Dentola Única, sai pela direita alta, balançando os novos apêndices.
De repente, troveja Deus: -Olha lá oh rapazinho!
-Que é caragos! resmunda o Adão.
-Tens que levar os caixotes oh morcão!
-Quais caixotes?
-Os que têm os sessenta e quatro tomates, desgraçado!

domingo, janeiro 24, 2010

CAN 2010 seguindo ANGOLA

.
ACABOU O SONHO, MAS COM
MUITA DIGNIDADE.
ANOLA PERDEU ESTA TARDE
COM O GANA 1-0 E FOI
AFASTADA DO SEU CAN.



Angola eliminada


Selecção nacional de Angola

Luanda - Angola ficou hoje eliminada nos quartos-de-final do CAN2010, ao perder hoje por 0-1 diante do Ghana , no estádio 11 de Novembro em Luanda.
O tento da vitória foi apontado por Gyan aos 16 minutos.
Nesta edição, os Palancas Negras terminaram em primeiro no seu grupo (A), com cinco pontos de um empate a quatro golos com o Mali, uma vitória sobre o Malawi (2-0) e fechou a série com um nulo diante da Argélia.
O Ghana vai disputar as meias-finais com o vencedor do jogo Zâmbia-Nigéria, marcado para segunda-feira no Lubango às 20h30.
Ainda hoje será disputado o Côte DIvoire-Argélia em Cabinda às 20h30.
O destaque desta fase recai para o Egipto-Camarões (segunda-feira, às 17h00).

Estádio Nacional 11 de Novembro, Luanda.
Resultado final
0-1

Marcador:

Gyan, 0-1(16 minutos).

As equipas alinharam:

Angola: Carlos, Kali, Chara, Zuela (Enouque 76’), Gilberto (Zé Kalanga 72’),
Djalma, Mabiná, Rui Marques, Stélvio (Job 56 minutos), Manucho e Flávio.

Suplentes: Lamá, Enoque, Dias Caires, David, Job,
MantorrasA, Johnson, Love, Dedé, Wilson, Jamuana e Zé
Kalanga.

Técnico: Manuel José (Português).

Ghana: Kingson; Draman (Addo 78’); Badu; Vorsah; Ayew(Ibrahim
tempo extra) A; Addy; Asamoah; Opoku; Inkoom, Gyan (Amoah 61’); e
Sarpei.

Suplentes: McCarthy; Osei, Mensah, Annan, Narry, Amoah, Agyei,
Ibrahim Ayew, Addo, Adiyiah, e Afful.
Treinador: Mildvan Rajev (Servia).

sexta-feira, janeiro 22, 2010

CARIOCÃO 2ª.RODADA

.
A MEIO DESTA SEMANA
TIVÉMOS A 2ª.RODADA
DO CARIOCÃO

2ª rodada


O VASCO VENCE O AMERICA COM GOLO DE CARLOS ALBERTO


Fluminense 3x0 Bangu 16:00 Resende 3x3 Macaé Boavista-RJ 2x0 Americano 17Tigres-RJ 2x1 Madureira - Volta Redonda 1x3 Flamengo - América 1x2 Vasco Qui, 21/01/2010

16:00 Duque de Caxias 1x2 Olaria 18:30 Botafogo 2x0 Friburguense

SUBITAMENTE, NO AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO

.


A TAP, pôs todo o mundo a dançar

quinta-feira, janeiro 21, 2010

preliminares

.
O Cliente

Um homem entra no salão e pergunta:
- Quanto tempo até chegar a minha vez?
O barbeiro olha em volta do salão e responde:
- Mais ou menos 2 horas.
O homem vira as costas e se retira sem dizer uma palavra.
Passam alguns dias, e o mesmo homem volta e pergunta:
- Quanto tempo até chegar a minha vez?
O barbeiro olha em volta do salão e responde:
- Mais ou menos 3 horas.
O homem se vai sem dizer nada.
Passada uma semana, o mesmo homem entra e pergunta de novo:
- Quanto tempo até chegar a minha vez?
O barbeiro olha em sua volta e responde:
- Mais ou menos 1 hora e meia.
Novamente o homem sai calado.
O barbeiro vira-se para o seu amigo e diz:
Oh! Zeca , faz-me só um favor. Segue aquele homem e vê para onde ele vai. O cara, sempre que entra,
pergunta quanto tempo até chegar a sua vez e nunca volta.
Minutos depois, o Zeca regressa ao salão morrendo de rir.
O barbeiro, curioso, pergunta:
- Então, onde é que ele vai depois daqui?
O Zeca para de rir, enxuga as lágrimas e responde:
- Daqui ele vai direitinho para tua casa

quarta-feira, janeiro 20, 2010

O BRASIL NA BTL -BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

.
A BTL. BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
É UM EVENTO ANUAL ONDE OS PAÍSES
PARTICIPANTES APRESENTAM O QUE DE
MELHOR TEM PARA MOSTAR, PARA
ATRAIR AGENTES DE VIAGENS E TURIS-
TAS DE TODO O MUNDO

É um evento consagrado e que tem, ao longo dos anos,vindo a crescer e a ganhar importância.

O Brasil tem participado desde a 1ª.Edição do certame, e tem sido das delegaões ed maior dimensão e de maior oferta , ou não fosse um país lindo de morrer.

O Rio e suas praias, e seu cosmopolitismo, o Nordeste tão apetecido pelos portugueses, Rio Grfande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, o Pantanal,o Amazonas, enfim têm trazido e voltaram este ano a trazer um mundo de promessas e sonhos aos visitantes da BTL.

O nosso blog esteve lá e ao passar pelos stands do Brasil recolheu estas imagens que falam por si, de como decoreu o dia a dia ca zona-Brasil da Feira:



A música brasileira provoca nas pessoas este efeito



Esta senhora esqueceu a idade, e sambou, dançou o mambo, o frevo ,rejuvesnesceu muitos anos, e é portuguesissima.
-"Não resisto ao som da música brasileira"



É Brasil, é música, beleza pura mermão!!!

PAULISTÃO -2ª.RODADA

.
O PAULISTÃO TEVE A
SUA 2ª.RODADA COM
A PORTUGUESA A FICAR
LÍDER

Botafogo 0 x 0 Ituano
Portuguesa 2 x 0 Sertãozinho
Oeste 2 x 2 Monte Azul
Paulista 2 x 1 Rio Claro
Santos 1 x 1 Ponte Preta
Corinthians 2 x 1 Bragantino
Mirassol 1 x 1 São Paulo
Mogi Mirim 2 x 2 Rio Branco
Barueri 2 x 2 Palmeiras
Santo André 2 x 2 São Caetano


1Portuguesa 6
2Palmeiras 4
3Santos 4
4Ituano 4
5São Caetano 4
6Botafogo 4
7Corinthians 4
8Bragantino 3
9Paulista 3
10Barueri 2
11Monte Azul 2
12Santo André 2
13Ponte Preta 2
14São Paulo 1
15Sertãozinho 1
16Mogi Mirim 1
17Oeste 1
18Rio Branco 1
19Mirassol 1
20Rio Claro 0

CAN 2010 - seguindo MOÇAMBIQUE

.
MOÇAMBIQUE PERDEU ESTA TARDE
COM A NIGÉRIA POR 3-0 SENDO
AFASTADO DA CAN.
MOÇAMBIQUE JOGOU BEM E BATEU
O PÉ COM FIRMEZA, MAS A MAIOR
EXPERIÊNCIA DOS GIGERIANOS FEZ-
SE SENTIR.


O SONHO DE MOÇAMBIQUE FOI INTERROMPIDO.

A selecção da Nigéria apurou-se para os quartos-de-final do CAN2010, mercê da vitória, hoje no Lubango, sobre a selecção de Moçambique, por 3-0, em jogo da terceira e última jornada do grupo C.

Estádio Nacional da Tundavala, Lubango, capacidade para 21 mil e 70 espectadores, 17ºc.

Resultado final: 3-0

Marcadores:

1-0, Odemwingie, 45 minutos
2-0, Odemwingie, 47 min
3-0, Martins, 85 min

As equipas alinharam:

Nigéria: Vicent Enyema, Shittu Olusola, Obasi Ogbuke, Ayegbeni Yakubu (Akinwunmi Martins 67 min), Obi Mikel, Peter Odemwingie (Obina Nsofor 83 min), Kaita Sani, Mohamed Yusuf, Etuhu Paul (Yussuf Ayila 71 min), Echiejile Elderson e Onyekachi Apan.

(Suplentes: Taye Taiwo, Nwankwo Kanu, Obinna Nwaneri, Akinwunmi Martins, Ejide Amamchukwu, Yussuf Ayila, Olofinjana George, Uche Kalu, Odiah Chidi, Obina Nsofor e Aiynugba Dele).
Treinador: Shuaibu Amodu

Moçambique: Bila Eugénio (Machaisse Josemar 67 min), Júnior Simão, Mucuana Martinho ”Paito”, Pelembe Elias Domingues, Tico Tico, Monteiro Dário (Parruque Carlos 82 min), Rafael João, Massingue Fanuel, Khan Dário, Lobo Miro (Hagi Momed 74 min) e Chapanga Samuel.

(Suplentes: Cossa Albino, Hagi Momed, Carimo Amade, Fumo Goçalves, Pelembe Hélder, Parruque Carlos, Massinga Francisco, Vaz de Sousa, Chavango Zainadine, Machaisse Josemar, Lama Otshudie e Sitoe Edson).

Treinador: Mart Nooij

terça-feira, janeiro 19, 2010

PINTO DA COSTA - GUARDA REDES DO SPORTING...



Afinal PINTO DA COSTA, o Presidente do F.C.do PORTO, já jogou pelo emblema do seu rival (sewrá tão rival?) Sporting.

preliminares

.



Uma velhinha morre e ao chegar ao Céu pergunta ao guardião dos portões:
- Porque é que existem 2 portas, uma azul e outra vermelha
São Pedro então responde:
- A azul leva ao Céu, a vermelha desce ao Inferno, pode escolher!
Nisto, ouve-se uma gritaria e o barulho de berbequim atrás da porta azul.
- Mas o que é isto? - Pergunta a velhinha.
Nada, é uma alma que acabou de chegar e estão a furar-lhe as costas
para pôr as asas. A velhinha fica indecisa quando de repente ouve-se
nova gritaria atrás da porta azul.
- E esta gritaria o que é?
- Nada, é que estão a furar a cabeça da alma para pôr a auréola
- Que horror! Eu não quero ir para o Céu, vou para o Inferno!
- Mas lá o Diabo costuma violar todas as mulheres!
- Quero lá saber... pelo menos os buracos já estão feitos!

segunda-feira, janeiro 18, 2010

CAN 2010 - seguindo ANGOLA

.
ANGOLA EMPATA COM A ARGELIA
(O-0) E PASSA À FASE SEGUUINTE
ASSIM COMO A ARGELIA.


O ANGOLANO DJALMA É UMA BOA SURPRESA

A selecção angolana treinada pelo português Manuel José, classifica-se pela segunda vez para esta fase da CAN, pois j+a o tinha conseguido no Ghana 2008.

Estádio 11 de Novembro, Luanda.

Resultado final:
0-0

As equipas alinharam:

Angola: Carlos, Zuela (Dias caíres 52’), Kali, Rui Marques; Gilberto, Chara, Mabiná, Jamuana; Zé Kalanga (Job 64’), Manucho (Johnson 91’) e Djalma.

Suplentes: LAMÁ, ENOQUE, DIAS CAIRES, DAVID, JOB, MANTORRAS, JOHNSON, FLAVIO, LOVE, DEDE, WILSON.

TECNICO: MANUEL JOSÉ

Argélia: Chaouchi, Bougherra, Belhadj, Halliche, Mansouri,
Ghezzal, Matmour (Abdoun 88’), Laifa oui(38m), Ziani, Bouazza (Meghni
67’) e Yebda.

Suplentes: OUSERIR, YAHIA, RAHO, BAABOUCHE, ZAOUI, MEGHNI, ZIYA, ABDOUN, ZEMMAMOUCHE

TECNICO: SAADANE RABAH

País-sede da Copa Africana de Nações, Angola garantiu a sua classificação às quartas de final da competição ao empatar por 0 a 0 com a Argélia e terminar em primeiro lugar no Grupo A. O resultado também beneficiou o rival desta segunda-feira que no critério de desempate ficou à frente de Mali e seguiu vivo na classificação.

O Mali, que venceu Malawi por 3 a 1 e chegou aos mesmos quatro pontos que a Argélia, deixou a competição mais cedo por ter perdido no critério de desempate

Amanhã saberemos quem vai ser o adversário de Angola nos quartos - BRUKINA FASO ou GANA?

De acordo com os regulamentos da prova, o primeiro da série A (Angola) defronta o segundo da B (pode ser Ghana, C. Ivoire ou Ghana). Os grupos C e D cruzam entre si.

Estão já apurados Egipto (D), Costa do Marfim(B), Angola e Argélia (do A).

Força Angola ,deseja o nosso blogue

cantores brasileiros -ALCEU VALENÇA

.
Alceu Valença

Alceu Paiva Valença (São Bento do Una, 1 de julho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Seu disco de estréia foi gravado em parceria com Geraldo Azevedo.

Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste. É considerado um artista que atingiu maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas com o universo dos sons elétricos da música pop. Influenciado pelos negros maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope montada nas costas do rock and roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções.

Por conta disso, conseguiu dar nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada e repentes cantados com bases rock'n'roll e blues. Sua música e seu universo temático são universais, mas a sua base estética está fincada na nordestinidade.

Biografia
O envolvimento de Alceu com a música começa na infância, através dos cantadores de feira da sua cidade natal. Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês, três dos principais irradiadores da cultura musical nordestina, foram captados por ele pelos nostálgicos serviços de alto-falante da cidade. Em casa, a formação ficou por conta do avô, Paulo Alves Valença, que era poeta e violeiro. Aos 10 anos vai para Recife, onde mantém contato com a cultura urbana, e ouve a música de Orlando Silva e Dalva de Oliveira, alternando com o emergente e rebelde ritmo de Little Richard, Ray Charles e outros ícones da chamada primeira geração do rock'n'roll.

Recém-formado em Direito no Recife, em 1969, desiste das carreiras de advogado e jornalista - trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil - e resolve apostar no talento e na sensibilidade artística.

Em Recife, a profusão de folguedos vindos de todas as regiões do estado, notadamente no carnaval, onde até hoje os grupos se confraternizam, seria decisiva na solidificação de uma das mais febris personalidades da música brasileira. Inerente a sua obra, o sentido cosmopolita de fazer arte, de forma direta e que refletisse a sua vivência e bagagem cultural de homem nordestino, sua história, seu povo e as novidades da música. A partir daí, o mago de Pernambuco amadurece a idéia de colocar a guitarra e o teclado nessas vertentes da música da sua região. A atitude em si não é novidade visto que os tropicalistas já tinham fundido o baião de Luiz Gonzaga com as guitarras. Alceu, entretanto foi mais fundo: pesquisou duplas de emboladores como Beija Flor e Treme Terra, Geraldo Mouzinho e Caximbinho, embolou-se com os maracatus de Pernambuco, bebeu na fonte dos aboios mouriscos, dos pífanos, rabecas e pandeiros, cozinhou tudo na panela do rock, e o resultado é uma obra atemporal, de qualidade.

Em 1971, vai para o Rio de Janeiro com o amigo e incentivador Geraldo Azevedo. Começa a participar de festivais universitários, como o da TV Tupi com a faixa Planetário. Nada acontece. Nenhuma classificação, pois a orquestra do evento não conseguiu tocar o arranjo da canção.

Em 1980, Lança o LP “Coração Bobo” (Ariola), cuja música de mesmo nome estoura nas rádios de todo o país, revelando o nome de Alceu Valença para o grande público. Apresenta-se em vários estados brasileiros.

Em 1996, Ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho participa da série de shows “O Grande Encontro”, que percorreu diversas cidades brasileiras e registrada pela gravadora BMG no CD de mesmo nome.

Em julho de 2000, participa da noite “Pernambuco em canto: carnaval de Olinda”, no Festival de Montreux (Suíça), ao lado de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos e Moraes Moreira.

Em maio de 2003, grava novo projeto ao vivo no Rio de Janeiro (Indie Records), reunindo vários sucessos em CD e, pela primeira vez, em DVD. Em julho, é agraciado com o Prêmio Tim de Música Brasileira na categoria "Melhor cantor regional", pelo CD "De Janeiro a Janeiro", em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda nesse mês chega às lojas o CD "Ao vivo em todos os sentidos". Em agosto o DVD do mesmo projeto é lançado.

Em 2009, vem trabalhando no seu filme Cordel Virtual (a Luneta do Tempo) que é um musical que não segue a linha de nenhum musical tradicional. No fundo, é um mergulho que faz em sua infância, no seu passado e este passado tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, coquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50, da música contemporânea brasileira. Um documento para se pensar a cultura do Brasil e do Nordeste.


ALCEU ACTUANDO NO ROCK IN RIO

Discografia
Alceu Valença & Geraldo Azevedo (aliás Quadrafônico) (Copacabana - 1972) - Vinil / CD
Molhado de Suor (Som Livre - 1974) - Vinil / CD
Vivo! (Som Livre - 1976) - Vinil
Espelho Cristalino (Som Livre - 1977) - Vinil / CD
Coração Bobo (Ariola - 1980) - Vinil / CD
Cinco Sentidos (Ariola - 1981) - Vinil
Cavalo de Pau (Ariola - 1982) - Vinil / CD
Anjo Avesso (Ariola - 1983) - Vinil
Mágico (Barclay/Polygram - 1984) - Vinil
Estação da Luz (RCA Victor - 1985) - Vinil / CD
Ao Vivo (Barclay/Polygram - 1986) - Vinil / CD
Rubi (RCA Victor - 1986) - Vinil / CD
Lequeca Moleque (BMG Ariola - 1987) - Vinil / CD
Oropa, França e Bahia (BMG Ariola - 1988) - ao vivo no Scala 1, Rio de Janeiro - Vinil / CD
Andar Andar (EMI/Odeon - 1990) - Vinil / CD
7 Desejos (EMI/Odeon - 1992) - Vinil / CD
Maracatus, Batuques e Ladeiras (BMG Ariola - 1994) - Vinil / CD
O Grande Encontro (BMG Ariola - 1996) - ao vivo em conjunto com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho - CD
Sol e Chuva (Som Livre - 1997) - CD
Forró de Todos os Tempos (Sony Music - 1998) - CD
Todos os Cantos (Abril Music - 1999) - ao vivo em Olinda, Recife e no Montreux Jazz Festival
Forró Lunar (Columbia - 2001) - CD
De Janeiro a Janeiro (Tropicana Produções - 2002) - CD
Ao Vivo em Todos os Sentidos (Indie Records - 2003) - CD / DVD
Na Embolada do Tempo (Indie Records - 2005) - CD
Marco Zero - Ao Vivo (Indie Records - 2006) - CD / DVD
Ciranda Mourisca (Biscoito Fino - 2009) - CD

PAULISTÃO - 1.RODADA

.
COMEÇOU O PAULISTÃO COM
A PORTUGUESA A VENCER NO
MORUMBI O SÃO PAULO, E
O CORINTHIANS A EMPATAR



1 ª Rodada

16/01/2010 16:00 (Sáb) Rio Claro 1 x 3 Botafogo-SP
16/01/2010 16:00 (Sáb) Bragantino 4 x 0 Oeste
16/01/2010 17:00 (Sáb) Palmeiras 5 x 1 Mogi Mirim
16/01/2010 19:30 (Sáb) Ituano 4 x 0 Mirassol
16/01/2010 19:30 (Sáb) Ponte Preta 1 x 1 SantoS
17/01/2010 11:00 (Dom) Sertãozinho 1 x 1 Barueri
17/01/2010 17:00 (Dom) São Paulo 1 x 3 Portuguesa
17/01/2010 17:00 (Dom) Atlético Monte Azul 1 x 1 Corinthians
17/01/2010 19:30 (Dom) São Caetano 2 x 0 Paulista
17/01/2010 19:30 (Dom) Rio Branco-SP 0 x 4 Santos

A CLASSIFICAÇÃO FICOU ASSIM

1° Palmeiras 3
2° Bragantino 3
3° Ituano 3
4° Santos 3
5° Botafogo-SP 3
6° Portuguesa 3
7° São Caetano 3
8° Atlético Monte Azul 1
9° Barueri 1
10° Corinthians 1
11° Ponte Preta 1
12° Santo André 1
13° Sertãozinho 1
14° Rio Claro 0
15° São Paulo 0
16° Paulista 0
17° Mogi Mirim 0
18° Mirassol 0
19° Oeste 0
20° Rio Branco-SP 0





Sáb, 16/01/2010

16:00 Bragantino 4x0 Oeste 16:00 Rio Claro 1x3 Botafogo-SP 17:00 Palmeiras 5x1 Mogi Mirim 19:30 Ituano 4x0 Mirassol 19:30 Ponte Preta 1x1 Santo André Dom, 17/01/2010

11:00 Sertãozinho 1x1 Barueri 17:00 São Paulo 1x3 Portuguesa 17:00 Monte Azul 1x1 Corinthians 19:30 Rio Branco-SP 0x4 Santos 19:30 São Caetano 2x0 Paulista

"BARRIGA É BARRIGA" texto de ARNALDO JABOR

.NÃO RESISTO A
TRANSCREVER ESTE
DELICIOSO TEXTO

BARRIGA É BARRIGA
Arnaldo Jabour


"Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver Chico Anísio no programa do Jô, dizendo que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Chamou a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos. Ao citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que chegaram à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna:

A tartaruga com toda aquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos?
Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista compositor e intérprete baiano era conhecido como pai da preguiça. Passava 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, levava 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico viveu 90 anos.
Conclusão: Esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde...
Viva o sedentarismo ocioso!!! Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda a eternidade para ser só osso!!!
NÃO FAÇA MAIS DIETA!! Afinal ....
A baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDAAAAAAAAAAA!!!
O elefante só come verduras e é GORDOOOOOOO!!!
VIVA O HAMBURGUER, O BACON, A BATATA FRITA E CLARO, O CHOPP!!!
Você, mulher bonita, tem pneus??? Lógico, todo avião tem!!! Não se preocupem...
"

preliminares

.
Um tipo está numa entrevista para emprego. O psicólogo dirige-se ao candidato e diz:
- Vou fazer-lhe o teste final para a sua admissão.
- Perfeito! – diz o candidato.
O psicólogo pergunta:
- Você está numa estrada escura e vê ao longe dois faróis emparelhados a virem na sua direcção. O que acha que é?
- Um carro. – diz o candidato.
- Um carro é muito vago. Que tipo de carro? Um BMW, um Audi, um Volkswagen?
- Não dá para saber, não é?
- Hum... – diz o psicólogo, que continua – Vou fazer-lhe outra pergunta:
Você está na mesma estrada escura e vê só um farol a vir na sua direcção. O que é?
- Uma mota – diz o candidato.
- Sim, mas que tipo de mota? Uma Yamaha, uma Honda, uma Suzuki?
- Sei lá, numa estrada escura, não dá para saber… (já meio nervoso)
- Hum..., diz o psicólogo. Aqui vai a última pergunta:
- Na mesma estrada escura você vê novamente um só farol, menor que o
anterior, e você apercebe-se que vem mais lento. O que é?
- Uma bicicleta.
- Sim, mas que tipo de bicicleta? BTT, estrada, passeio…?
- Não sei.
- Lamento, mas reprovou no teste! – diz o psicólogo.
Então o candidato dirige-se ao psicólogo e diz:
- Interessante esse teste. Posso fazer-lhe uma pergunta também?
- Claro que pode. Pergunte.
- Você está à noite numa rua iluminada. Vê uma mulher com maquilhagem carregada, vestidinho vermelho bem curto, a girar uma bolsinha… o que é?
- Ah! - diz o psicólogo - é uma puta.
- Sim, mas que puta? A sua irmã? A sua mulher? Ou a puta que o pariu?

domingo, janeiro 17, 2010

LIGA PORTUGUESA

.
O BRAGA NÃO DESARMA E VENCEU A
DIFICIL ACADEMICA EM COIMBRA
OOR 2-0.
O BNFICA ESMAGOU O MARITIMO
POR 5-0, MAS SÓ QUANDO O TIME
DA MADEIRA FICOU REDUZIDO A
9 POR 2 EXPULSÕES.

O PORTO EMPATOU COM O PAÇOS DE
FERREIRA 1-1 E SE INCRENCOU MAIS.



Académica 0-2 Sp. Braga
V. Guimarães 2-2 V. Setúbal
Marítimo 0-5 Benfica
Rio Ave 0-2 U. Leiria
Belenenses 1-3 Leixões
Olhanense 1-0 Naval
Sporting 3-2 Nacional
FC Porto 1-1 P. Ferreira

CLASIFICAÇÃO

1 Sp. Braga 39
2 Benfica 39
3 FC Porto 33
4 Sporting 27
5 Nacional 24
6 U. Leiria 23
7 V. Guimarães 23
8 Rio Ave 19
9 Marítimo 19
10 P. Ferreira 16
11 Académica 16
12 Naval 15
13 Olhanense 14
14 Leixões 14
15 V. Setúbal 13
16 Belenenses 11

DICIONÁRIO

.
AFINAL É FÁCIL
FALAR LINGUAS

RUSSO*

Conjunto de árvores
Boshke

Insecto
Moshka

Político
Caganopovo

Defunto
Sefoy Prakova

Sogra
Storvo

ALEMÃO

Abrir a porta
Destranken

Não me interessa
Queselich

Bombardeio
Bombascaen

Chuva
Gotascaen

Sogra
Ajjj

sábado, janeiro 16, 2010

CARIOCÃO

.
O VASCO ESTREOU VENCENDO
OS TIGRES POR MAGRO 1-0


1ª rodada
Sáb, 16/01/2010

Sábado,

Bangu 0 x 3 Boavista
Olaria 2 x 2 Volta Redonda
Madureira 2 x 1 América
Vasco 1 x 0 Tigres
Macaé 2 x 3 Botafogo

Domingo,

Flamengo 3 x 2 Duque de Caxias
Friburguense 0 x 0 Resende
Americano 0 x 3 Fluminense
Quarta-feira, 20/01/2010 16h | São Januário

VASCO 1 x 0 TIGRES


VASCO - Fernando Prass, Fágner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Jumar (Souza), Léo Gago e Carlos Alberto (Philippe Coutinho); Dodô (Caíque) e Rodrigo Pimpão TIGRES - Marcos Paulo, Oziel, Zé Carlos, Gustavo e Celico; Leão, Denis (Daniel Martins), Leandro Chaves e Vander (Claiton); Gilcimar e Danilo Santos (Gilberto)



No regresso de Dôdô o Vasco venceu com alguma dificuldade, com um golo de Fagner

CAN 2010 - seguindo MOÇAMBIQUE

.
ESTA TARDE MOÇAMBIQUE PERDEU
COM O EGIPTO POR 2-0

Com esta derrota Moçambique terá de vencer a Nigéria no ultimo jogo do grupo ou estará afastado do CAN.
o Egipto garantiu a presença nos quartos-de-final



A selecção moçambicana, com a presença de Mexer (Sporting) e Paíto (ex-Sporting), perdeu este sábado por 2-0 contra o Egipto, num jogo da Taça das Nações Africanas (CAN), na segunda jornada do Grupo C da fase de grupos.
Assim, a selecção egípcia ganha acesso aos quartos-de-final, sendo um dos candidatos à final.

No jogo contra Moçambique, o Egipto ganhou vantagem aos 46 minutos com um auto-golo do jogador Dário Kahn depois de um cruzamento da direita. Quando nove minutos faltavam para o final do jogo, o Egipto voltou a marcar, apontado por Mohamed Naugi.

Marcadores:

Dario (Auto golo), 46 minutos

Gedo, 80 minutos

Constituição das Equipas:

Egipto: El Haday, M.Fathalla, H. Said (El Mohamady aos 47’), A. Fathi, Hosni, Zidan (A. Eid aos 57’), Meteeb, S. Moawad, A. Hassan, Shikabala (Gedo aos ….), Gomaa.

Suplentes: El Mohamady, Moatasem S., A. Eid, H.Ghaly, A.Tawfik, Gedo, Wahid, M.Abdelshafi, A.Raouf, S.Hamady, M.A bolseoud


Treinador: Michel Dessuner

Moçambique: Bila, Simão, Mucuana, Pelembe, Fumo (Josimar aos 51’), Bucuane Tico Tico (Hagi aos 86’), Rafael, Lobo (Josemar aos 86), Khan, Chapanga, Sitoe.

Suplentes: Cossa, Hagi, Carimo, Monteiro, Hélder, Fanuel, Parruque, Massinga, L. Sousa, Zainadine, Josemar, Lama.

Treinador: Mart Nooij

No outro jogo do grupo a Nogéria bateu o Benin por 2-0

classificação actual
Egipto 6
Nigéria 3
Benin 1
Moçambique 1

CARIOCÃO

.
COMEÇOU HOJE O CARIOCÃO
E O AMÉRICA DE BEBETO
PERDEU PARA O MADUREIRA
POR 2 A 1


BEBETO, CAMPEÃO DO MUNDO PELA CANARINHA, ESTREOU PERDENDO E TENDO PROBLEMAS COM A GALERA...(JÁ?)

sexta-feira, janeiro 15, 2010

VAGNER LOVE, NO FLAMENGO

.


VAGNER CHOROU DE EMOÇÃO POR VESTIR O "MANTO SAGRADO", SEGINDO ELE, SONHO DE CRIANÇA.

HISTÓRIA DE PORTUGAL -AS GUERRAS LIBERAIS,

.
GUERRAS LIBERAIS PORTUGUESAS(1828-1834)
A Guerra Civil Portuguesa, também chamada de Guerras Liberais, teve lugar em Portugal entre 1831 e 1834, opondo o partido constitucionalista liderado pela Rainha Maria II de Portugal e o seu pai, o Imperador Pedro I do Brasil, ao partido tradicionalista de Miguel I de Portugal. Em causa estava o respeito pelas regras de sucessão ao trono português e a decisão tomada pelas Cortes de 1828, aclamando D. Miguel I como rei de Portugal.

D.MIGUEL

A sucessão de D. João VI
A morte de João VI de Portugal levantou um problema de sucessão. O rei tinha dois filhos adultos mas as relações com ambos eram complicadas. Pedro, o seu primogénito e herdeiro tinha sido deserdado na sequência dos eventos de 7 de Setembro de 1822 que levaram à independência do Brasil. Com Miguel, a relação não era mais fácil, visto que o príncipe já se tinha revoltado contra o pai pelo menos duas vezes e estava exilado.

Após o assassínio de D. João VI, com a ideia de reunificar as coroas de Portugal e Brasil, a regência da Infanta Isabel nomeou D. Pedro, Imperador do Brasil, como seu sucessor. Em 1826, Pedro torna-se Rei de Portugal como Pedro IV, mas, como a constituição brasileira de 1824 impedia que governasse ambos os países, abdicou um mês depois para a filha menor, Maria da Glória (D. Maria II). O seu irmão Miguel foi nomeado regente de Portugal e foi contratado o seu casamento com a sobrinha. D. Miguel voltou do exílio e assumiu a regência em nome da sobrinha. Em 23 de Junho de 1828, as Cortes aclamaram porém D. Miguel como rei de Portugal, considerando-o legitimo herdeiro do trono e ilegítimos todos os actos praticados por D. Pedro em relação a Portugal após a declaração da independência do Brasil. A base para esta decisão foram as Leis Fundamentais do Reino, que à data ainda se encontravam em vigor, e à luz das quais D. Pedro e os seus descendentes tinham perdido o direito à Coroa a partir do momento em que, por um lado, aquele príncipe se tornara soberano de um estado estrangeiro (Brasil) e, por outro, levantara armas contra Portugal.

A Guerra Civil
De início o partido miguelista levou a melhor e a causa pedrista parecia perdida. Miguel I procurou obter reconhecimento internacional, mas foi apenas reconhecido como rei pelos Estados Unidos da América e pelo Vaticano. As restantes monarquias europeias mantiveram-se em silêncio. Em 1831, o Imperador Pedro I foi forçado a abdicar da coroa do Brasil para o filho Pedro II e viajou para Portugal para defender o alegado direito ao trono português por parte de sua filha. Em 1831, Pedro desembarca as suas tropas nos Açores e toma diversas ilhas, estabelecendo o arquipélago como base de operações.

Conquistada a fortíssima posição militar e naval de Angra, nos Açores, por essa armada, D. Pedro partirá depois daí, mais tarde, para invadir o continente português, o que ocorrerá a norte do Porto, na Praia dos Ladrões, depois rebaptizada de praia do Mindelo, que ficou conhecido como Desembarque do Mindelo, onde actualmente se encontra o grande monumento aos mortos da Guerra Civil, em forma de obelisco colocado junto ao mar, nas rochas do desembarque.

Seguidamente, as forças pedristas desembarcadas entrincheiraram-se dentro dos muros da Cidade Invicta, dando os miguelistas início ao duro e prolongado Cerco do Porto. Finalmente, conseguindo furar o bloqueio naval da barra do Douro, uma frota liberal fez-se ao mar e seguiu até ao Algarve, onde desembarcou uma divisão do seu Exército, que avançou para Lisboa rapidamente, protegido pela esquadra inglesa. Lisboa foi entregue ao comandante-chefe liberal, marechal Duque da Terceira, sem combate nem resistência, pelo Duque de Cadaval, antigo primeiro-ministro do rei D. Miguel, em 24 de Julho de 1833.

Levantado o Cerco do Porto graças à queda da capital nas mãos dos pedristas, a guerra continuou no entanto a marchas forçadas e dolorosas, em Coimbra, Leiria e pelo Ribatejo fora. D. Miguel I estabelece então a sua corte em Santarém, onde entretanto morre de peste a infanta D. Maria da Assunção de Portugal, irmã dos dois príncipes inimigos.

Em 24 de Abril de 1834, pelo Tratado de Londres, a Quádrupla Aliança decide-se pela intervenção militar contra as forças do rei D. Miguel I. Enquanto o almirante Charles Napier desembarcou tropas na Figueira da Foz, avançando por Leiria, Ourém e Torres Novas, o general espanhol José Ramón Rodil y Campillo entrou em Portugal através da Beira e Alto Alentejo com uma expedição de 15 mil homens em apoio do partido de D. Pedro e de sua filha D. Maria da Glória. Vai dar-se a definitiva batalha da Asseiceira, ganha pelos pedristas, finda a qual o que restava do exército miguelista se retirou para o Alentejo. A paz assinada na Convenção de Évoramonte determinou o regresso de Maria II à coroa e o exílio de Miguel para a Alemanha.

Protesto e Declaração de Génova

Ao desembarcar em Génova, em 20 de Junho, D. Miguel protestou formalmente à face da Europa contra a violência da Quádrupla Aliança, num documento que ficou conhecido como o "Protesto e Declaração de Génova", ponto de partida para a luta legitimista que virá a durar até 1932. Nesse documento, D. Miguel declarava "como nula e de nenhum valor" a capitulação a que, sob coacção, fora forçado em Évora-Monte. Apesar de vencido militarmente, D. Miguel não abdicava da sua legitimidade como rei de Portugal Muitos miguelistas não depuseram as armas, tendo alguns passado a Espanha, em auxílio dos Carlistas, enquanto outros se dedicavam a actos de guerrilha contra o Governo em território nacional (destacando-se, neste contexto, a figura do Remexido, no Algarve).

D. Maria da Glória, a princesa do Grão-Pará, que entretanto se encontrava ao abrigo da corte de Londres, junto a sua prima, a rainha Vitória, pode finalmente chegar a Portugal, nesse ano de 1834, e, estando o vencedor da guerra, D. Pedro, tuberculoso e com pouca esperança de vida, houve que emancipar rapidamente a jovem princesa, de 15 anos de idade, jurando finalmente a Carta Constitucional, e subindo enfim ao trono de Portugal, pela declaração da sua maioridade em Cortes, e cessação da regência que em seu nome o pai exercia.

Batalhas
Cerco do Porto (Julho 1832 - Agosto 1833)
Batalha do Cabo de São Vicente (5 de Julho de 1833)
Batalha da Praia da Vitória
Batalha da Ponte Ferreira, freguesia de Campo, concelho de Valongo (23 de Julho de 1832)
Batalha de Alcácer do Sal (2 de Novembro de 1833)
Batalha de Pernes (30 de Janeiro de 1834)
Batalha de Almoster (18 de Fevereiro de 1834)
Batalha de Sant’Ana (24 de Abril de 1834)
Batalha de Asseiceira (16 de Maio de 1834)

Gmail - palpites - trancaonline@gmail.com

Gmail - palpites - trancaonline@gmail.com

quinta-feira, janeiro 14, 2010

DÔDÔ , no VASCO, aos 35 anos

.
O VASCO VAI APRESENTAR NO
CARIOCÃO O ARTILHEIRO
DÔDÔ, QUE AOS 35 ANOS
VOLTA AOS GRAMADOS DE-
POIS DE ANO E MEIO DE
PARAGEM



O Cariocão começa neste final de semana

HISTÓRIA DE PORTUGAL - BATALHA DE ALVALADE

.

A Batalha de Alvalade esteve prestes a travar-se entre as tropas de D. Dinis e as de D. Afonso IV, em 1323, mas a luta entre pai e filho foi impedida pela intervenção da Rainha Santa Isabel.

OS DOIS EXERCITOS ENCONTRARAM-SE FRENTE A FRENTE NUM LOCAL, HOJE ASSINALADO POR UM PEQUENO MARCO, NOS CAMPOS DE ALVALADE, HOJE JARDIM SITUADO NO BAIRRO DO ARCO CEGO, PERTO DO LICEU D.FILIPA DE LENCASTRE

Precedentes
O rei de Portugal contava mais de sessenta anos e os cuidados do governo, a par dos desgostos causados pelo seu herdeiro, tinham-lhe abalado profundamente a saúde. Muito doente em Leiria, D. Dinis recebeu aí a visita de dois dos seus filhos, o príncipe herdeiro D. Afonso e D. Afonso Sanches, o único bastardo (legitimado) do rei que até então fizera causa comum com D. Afonso.

Pouco tempo depois dessa visita, sentindo-se pior, D. Dinis regressou a Lisboa, recolhendo-se ao leito. O seu estado aparentava tal gravidade que a rainha, companheira de todos os instantes da sua doença, receou o pior. O próprio doente julgou chegados ao termo os seus trabalhos, pelo que, em Junho de 1322, quis fazer novo testamento, instituindo como principais testamenteiros, em primeiro lugar, a rainha D. Isabel e, em segundo lugar, o bastardo D. Afonso Sanches; mas a morte ainda dessa vez o poupou.

Nos princípios de 1323, as melhoras do seu estado acentuaram-se, o que lhe permitiu providenciar para que fossem presos e submetidos a julgamento todos os autores de roubos, crimes de estupro e assassínios praticados durante as guerras civis. Era a ralé indigna que D. Afonso trouxera ao seu serviço e que a justiça real varria definitivamente do reino.


D. Dinis, 6º rei de PortugalNesse mesmo ano chegou de Castela um pedido de auxílio a favor de Afonso XI de Castela, neto da hábil regente D. Maria de Molina, viúva de Sancho IV de Castela, morta em Junho de 1322. D. Filipe, filho da mesma rainha, recorrera às armas, ameaçando Badajoz.

D. Dinis deu satisfação ao pedido, entregando o comando da expedição ao príncipe herdeiro e enviando-lhe de Lisboa importantes forças. D. Afonso, que se encontrava em Viseu, reforçou a hoste real com todos os combatentes que pôde recrutar nos seus domínios e mandou convite a D. Filipe para que levantasse o cerco de Badajoz, ao que o infante castelhano não acedeu. Então, sem mais perdas de tempo, o orgulhoso e impetuoso D. Afonso marchou para a fronteira, e D. Filipe, a fim de evitar o combate, abandonou Badajoz e retirou-se para Sevilha.

O temor demonstrado por D. Filipe em confrontar as hostes de D. Afonso reacendeu no príncipe português as ambições mal extintas. E como os seus partidários, sedentos de guerra e de rapinas, não deixavam de o excitar, pôs-se a caminho de Santarém, onde então se encontrava D. Dinis, disposto a exigir novos benefícios. El-rei nao concordou com os desejos do filho, e este, furioso ao encontrar junto de seu pai o odiado bastardo Afonso Sanches, reclamou a convocação de Cortes, a que assistiria e com as quais contava para lhe aumentarem a dotação.

D. Dinis aceitou o recurso proposto pelo seu filho e deu ordens para que os três estados - Clero, Nobreza e Povo - se reunissem em Lisboa, no mês de Outubro desse ano de 1323. No entanto, essa convocação das Cortes de Lisboa, que deveria pronunciar-se sobre as exigências do príncipe herdeiro, teria como objecto assuntos de justiça, bem mais importantes para o monarce, o que decerto havia contribuído para a sua pronta aquiescência.


Milagre das Rosas da Rainha Santa Isabel, consorte de D. Dinis e mãe de D. Afonso IVSó depois vieram à discussão os interesses pessoais do príncipe D. Afonso. Tal era o conhecimento das razões alegadas, que o filho de D. Dinis não teve coragem para ir defendê-las. Expostas pelo rei as circunstâncias em que eram formuladas as exigências do príncipe, as cortes recusaram deferi-las, e os representantes nacionais, num gesto de patriotismo, puseram à disposição de el-rei tudo quanto fosse necessário, incluindo vidas e haveres, para castigo dos que ousassem perturbar a ordem geral. Logo que soube do que se passava, D. Afonso partiu de Lisboa para Santarém, onde convocou todos os elementos que lhe eram afectos para marchar sobre a capital e assenhorear-se do trono.

O confronto
Depois de numa última tentativa ter enviado emissários ao filho, a fim de impedir uma renovação de hostilidades, o monarca viu-se forçado a recorrer às armas. Auxiliado pelos filhos bastardos D. Afonso Sanches e João Afonso, reuniu as suas hostes e foi tomar possições no campo de Alvalade, hoje um bairro de Lisboa.

D. Afonso alojou-se no Paço do Lumiar. El-rei quis ainda apelar para uma conciliação, mas o seu emissário, D. Álvaro de Azevedo, foi mal recebido pelo príncipe. Perante a atitude corajosa do fidalgo, avançou sobre ele, de espada em punho. No entanto, graças à intervenção de outros fidalgos, a cena não teve consequências.


Brasão da freguesia de AlvaladeSem mais demoras as hostes do príncipe puseram-se a caminho e, ao aproximarem-se das tropas reais, logo se travou luta por uma troca de setas e dardos. As lanças da cavalaria e os montantes, rijamente empunhados, esperavam apenas o sinal para entrarem em acção.

Uma interpretação romanceada do evento relata que de súbito, como que movidos por uma força invencível, lanças, montantes e pendões se abateram, de um e de outro lado, e toda a peonagem ajoelhou no terreno. Acontecera que, montada na sua pequena mula, surgira entre as duas facções prestes a digladiarem-se a figura veneranda e majestosa da rainha D. Isabel. Ninguém se atreveu a avançar, ninguém pensou sequer em embargar o passo da rainha. Todos se sentiam profundamente emocionados, e de muitos olhos corriam lágrimas.

Mãe dolorosa, esposa desolada, ídolo de plebeus e de nobres, a sua passagem erguia uma barreira luminosa entre as duas hostes. A Rainha Santa Isabel, tão querida de todos, acudira a tempo ao esposo amargurado e ao filho ambicioso, levando consigo a sua dor e a sua bondade, e a batalha não chegou a

CAN 2010 - COPA DE AFRICA- seguindo ANGOLA e MOÇAMBIQUE

.
O NOSSO BOGUE SEGUE OS PAÍSES
DA NOSSA LÍNGUA, SIM, AQUELA
COM QUE NOS ENTENDEMOS NO
BRASIL, EM PORTUGAL NA GUINÉ,
EM CABO VERDE, SÃO TOMÉ, TIMOR
E MACAU




A CAN 2010 est´a disputar-se em Angola, e as seleções de Angola e Moçambique estão na disputa da Copa.

Angola no primeiro jogo da sua série empatou 4-4 com o Mali ,depois de estar a ganhar 4-0.
ANGOLA-MALI (4-4) ...AOS 90M HAVIA 4.1..
Moçambique empatou com o Benin tamém no jogo inicoal do seu grupo (2-2).

Hoje Angola bateu o Malawi e passou a liderar o grupo
Angola vence Malawi
A selecção de Angola venceu esta noite o Malawi, por 2-0, em jogo da segunda jornada do grupo A da Taça Africana das Nações de futebol, disputado no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
Os golos do combinado nacional foram apontados pelos avançados Flávio, aos 47 minutos e Manucho , aos 54.
Grande exibição de Flávio culminada com um grande golo de cabeça.
Pedro Mantorras ,do Benfica, entrou na 2ª.parte e arrancou uma chuva de aplausos da galera, ao nível da alegria que costuma espalhar-se pelas bancadas do Est+adio d Luz quando ele entra em campo.

Equipas:

Angola - Carlos, Kali, Chara, Mabina, Zuela, Stélvio, Gilberto (Jamuana, 35), Rui Marques, Djalma (David, 74), Flávio (Mantorras, 62), Manucho.

Suplentes: Lamá, Jamuana, Enoque, Dias Caires, David, Job, Mantorras, Johnson, Zé Calanga, Love e Wilson.
Tecnico: Manuel José

Malawi - Sanidi, Cavula, Sangala, Mponda, Kamwendo (Mgambi, 75), Kanienda, Kafoteka, Hellings, Nyienda (Chiupeko, 48), Wadabwa (Zakazaka, 54), David.

Suplentes: Mgangira, Chiukepo, Kamanga, Nguira, Ngambi, Nhtala, Zakazaka, Niopndo, Gouaya, Suaini, Nyienda.
Treinador: Kinnah Phiri

Assistência: 50 mil espectadores.

Para o mesmo grupo, a Argélia derrotou a similar do Mali, por 1-0, no mesmo recinto.




Gr. A / Resultados e classificação

Luanda – Resultados e classificação do grupo A da 27ª edição da Taça de África das Nações Orange-Angola2010, após a conclusão hoje da 2ª jornada disputada no Estádio Nacional 11 de Novembro.

RESULTADOS



Angola – Malawi, 2-0
Malí – Argélia, 0-1

CLASSIFICAÇÃO

........... J V E D GM GS Pts
1º Angola 2 1 1 0 6 4 4
2º Malawi 2 1 0 1 3 2 3
3º Argélia 2 1 0 1 1 3 3
4º Mali 2 0 1 1 4 5 1

PRÓXIMA JORNADA (18/1/2010)

Angola-Argélia (17h00) – Luanda
Mali-Malawi (19h30) – Luanda.

MOÇAMBIQUE ,como atr+as referi, empatou na 1ª.jornada do seu grupo com o BENIN (2-2)

Grupo C - Benguela

12 Jan. 17:00 Egipto 3 X 1 Nigéria
12 Jan. 19:30 Moçambique 2 X 2 Benin

MOÇAMBIQUE,2 BENIN,2



Moçambique 2 - 2 Benin


A selecção de futebol de Moçambique impôs Terça-feira, dia 12 de Janeiro, em Benguela, à similar do Benin, um empate, por 2-2, em partida da primeira jornada do Grupo C do CAN2010 disputada no Estádio Nacional de Ombaka.

Moçambique: Bila (Hagi 59’) Simão, Pelembe, Fumo (Hélder 83’), Bucuane (Parruque, 90’), Monteiro, Rafael, Lobo, Khan, Chapanga e Sitoe,
Treinador: Mart Nooij

Benin: Djidonou, Adenon, Chrysostome, Boco, Omotoyossi, Ogunbiyi (Kobena, 76’) Singbo (Emmanuel, 65’), Pote, Sessegnon, Tchomogo, Ahoueya,
Seleccionador Michel Dissien

Groupe C

Egypte 3
Mozambique 1
Bénin 1
Nigeria 0

preliminares

.
Pois é, não se pode ter tudo...

Uma professora dava uma aula aos seus alunos sobre as diferenças entre os
ricos e os pobres.
A Júlia levanta o dedo:
- O meu pai tem tudo: televisão, telescópio, DVD...
- Tudo bem, diz a professora, mas será que tem um barco?
A Júlia reflete e diz:
- Bem, não...
- Estás a ver, é como eu disse, não podemos ter tudo.
- Professora, disse o Artur. O meu pai tem tudo: ele tem TV, telescópio,
DVD, barco...
- Sim, responde a professora, mas será que ele tem um avião particular?
Depois de refletir, Artur responde:
- Bem, não...
- Estão a ver que não se pode ter tudo na vida. Disse a professora.
O Joãozinho levanta o dedo e diz:
- O meu pai agora é que tem tudo, pois no sábado passado, quando a minha
irmã lhe apresentou o seu namorado FLAMENGUISTA o meu pai disse:
- PUTA QUE PARIU!!!!! ERA SÓ O QUE ME FALTAVA!

quarta-feira, janeiro 13, 2010

a 13 de Janeiro nasceu, ANDRÉ REBOUÇAS

.

André Pinto Rebouças (Cachoeira, 13 de janeiro de 1838 — Funchal, 9 de maio de 1898) foi um engenheiro e abolicionista brasileiro. Filho de Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) e de Carolina Pinto Rebouças.

Advogado, deputado e conselheiro de D. Pedro II (1840-1889), seu pai era filho de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. Seus irmãos Antônio Pereira Rebouças Filho e José Rebouças também eram engenheiros.

André Rebouças ganhou fama no Rio de Janeiro, então Capital do Império, ao solucionar o problema de abastecimento de água, trazendo-a de mananciais fora da cidade.

Ao lado de Machado de Assis e Olavo Bilac, foi um dos representantes da classe média brasileira com patente ascendência africana e uma das vozes mais importantes em prol da abolição da escravatura.

Incentivou a carreira de Carlos Gomes, autor da ópera O Guarani.

Cronologia
1838 - Nasce em Cachoeira, na Bahia, com o nome de André Pinto Rebouças, filho de Antônio Pereira Rebouças e Carolina Pinto Rebouças.

1842 - A família Rebouças muda-se para o Rio de Janeiro, André convalesce de um ataque de varíola.

1854 - André e seu irmão Antônio ingressam no curso de engenharia da Escola Militar.

1858 - Os irmãos Rebouças concluem o curso de engenharia.

1860 - André e Antônio são promovidos a primeiro-tenente e recebem a "Carta de Engenheiro Militar".

1861 - De posse de uma bolsa de estudos, os dois irmãos embarcam para a Europa.

1862 - 25 de Outubro: os Rebouças estão de regresso ao Brasil. Começam a procurar emprego.

1863 - André é nomeado para inspecionar as fortalezas do sul do Brasil. Permanece, ao lado de Antônio, em Santa Catarina.

1864 - 1 de Janeiro: André está de volta a Corte. Antônio permanece em Santa Catarina.

Não conseguindo apoio para a sua idéia de construir diques múltiplos, no porto do Rio de Janeiro. André aceita uma comissão para estudar remodelações no porto do Maranhão.
Começa a Guerra do Paraguai.
1865 - André volta ao Rio de Janeiro e apresenta-se como voluntário, seguindo direto para o teatro das operações militares.

Cerco de Uruguaiana. André faz amizade com o Conde D'Eu, que acompanha o imperador em visita ao campo de batalha.
Morre, no Rio, sua mãe Carolina Rebouças.
1866 - Abril: André participa da luta em Passo da Pátria.

Maio: André é atacado pela pneumonia.
Junho: participa da defesa de Tuiuti, mas é novamente afastado da batalha, contraíra varíola.
Julho: está de volta ao Rio e pouco depois, desliga-se do Exército.
Outubro: Zacarias de Góis, ministro da Fazenda, nomeia André inspetor das alfândegas do Rio de Janeiro.
1871 - Depois de dar iníco a inúmeras obras e empreendimentos, por motivos políticos André é demitido de seu cargo.

1872 - Viaja novamente a Europa, onde se empenha em obter auxílio para Carlos Gomes, que acabara de compor a Fosca.

Morre seu irmão Antônio.
1873 - Junho: depois de sua excursão pela Europa, André chega a Nova Iorque, onde sente o peso do preconceito racial.

Julho: volta ao Brasil.
1874 - Passa a evitar a vida social na Corte. Limita-se a publicar nos jornais artigos sobre os mais variados assuntos.

1880 - Morre Antônio Pereira Rebouças, pai de André.

André, pelos jornais, engaja-se definitivamente na campanha abolicionista.
Consegue o cargo de professor da Escola Politécnica.
1883 - É eleito tesoureiro da Confederação Abolicionista. É o grande financiador um dos que orientam a campanha no Rio de Janeiro.

1884 - Libertação dos escravos no Ceará, Amazonas e depois em Porto Alegre.

1888 - É extinta a escravidão no Brasil.

Rebouças procura reagir a corrente republicana.
1889 - Proclamada a República, André acompanha a família imperial a caminho do exílio.

1891 - Morte de Dom Pedro II. Rebouças demonstra sinais de desequilíbrio emocional.

Embarca para a África.
1892 - André se estabelece em Funchal, na Ilha da Madeira.

1898 - Encontrado seu corpo estendido no mar, ao pé de uma rocha, bem em frente ao lugar em que morava. Tinha 60 anos

UMA PORTUGUESA PODE GANHAR O CONCURSO "II LOVE EUROPE"

OI PESSOAL ,QUE ACESSA
TODOS OS DIAS O NOSSO
BLOGUE.

Jovem Portuguesa em Concurso Internacional de Design -

O concurso "I Love Europe", organizado pela Comissão Europeia, destina-se a conceber um cartaz para ilustrar o dia da Europa em 2010.

De 1700 projectos internacionais submetidos foram seleccionados apenas 10 finalistas, entre os quais está o projecto desenvolvido em aula e submetido pela aluna Portuguesa da ESAD - Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) Diana Jung, abaixo divulgado:



Estes 10 finalistas serão votados online e será assim feita a escolha do trabalho vencedor.

Para votar, acessar:

http://www.designeurope2010.eu/index.php?lang=pt

Serão publicadas milhares de cópias do cartaz Dia da Europa 2010 vencedor em todas as línguas oficiais da UE e exibidas por toda a União Europeia em Maio de 2010

Dada a qualidade da imagem que estás a vêr, toca a mexer os dedinhos ,a acessar o site que mostro aqui por cima, e a votar.

preliminares

.
Hipocondríaco
é aquele tipo que vai ao médico e diz:
- Doutor, a minha mulher traiu-me há uma semana
e ainda não me apareceram os cornos.
Será falta de cálcio?

terça-feira, janeiro 12, 2010

ARTISTAS BRASILEIROS - ZECA PAGODINHO

.


Zeca Pagodinho


Zeca Pagodinho, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro, filho de Iréia e Jessé.

Sua primeira gravação foi em 1983, com o samba "Camarão que dorme a onda leva", de sua autoria e de Arlindo Cruz, a partir do convite de sua madrinha Beth Carvalho.

Desde então, Zeca já gravou mais de 18 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país.

Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artístas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".[1]

Zeca nasceu em Irajá onde desde pequeno passou a frequentar rodas de samba influenciado por sua família. Morou em vários bairros do Rio mas sempre demonstrou enorme apreço por Xerém (distrito de Duque de Caxias), na qual possui um sítio e uma escola de música para crianças carentes da região.

Em 2003, no auge de sua carreira, foi o primeiro artista de samba a gravar um especial de TV, CD e DVD pela MTV Brasil (tradicional reduto do pop-rock). O Acústico MTV, gravado no Rio, foi um de seus discos mais vendidos, rendendo inclusive uma segunda edição em 2006 (a primeira da história da MTV Brasil). O segundo acústico, batizado de Acústico MTV Zeca Pagodinho 2 - Gafieira, homenageou o samba de gafieira.

Em 2007, o cantor criou o selo ZecaPagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil. O primeiro trabalho da parceria (lançado em conjunto com o selo Música Fabril, novo selo de Max, com distribuição da gravadora EMI) foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado no Rio de Janeiro, reunindo vários artistas brasileiros de vários estilos musicais, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros.

Atualmente, Zeca reside na Barra da Tijuca com a mulher, Mônica Silva, e seus quatro filhos: Eduardo, Louis, Elisa e Maria Eduarda.

Discografia
Camarão que Dorme a Onda Leva, participação em disco de Beth Carvalho (RCA) - 1983
Zeca Pagodinho - 1986 (RGE)
Patota do Cosme - 1987 (RGE)
Jeito Moleque - 1988 (RGE)
Boêmio Feliz - 1989 (BMG)
Mania da Gente - 1990 (BMG)
Pixote - 1991 (BMG)
Um dos Poetas do Samba - 1992 (BMG)
Alô, Mundo! - 1993 (BMG)
Samba Pras Moças - 1995 (PolyGram)
Deixa Clarear - 1996 (PolyGram)
Hoje é dia de Festa - 1997 (PolyGram)
Zeca Pagodinho - 1998 (PolyGram)
Ao Vivo - 1999 (Universal Music)
Água da minha sede - 2000 (Universal Music)
Deixa a vida me levar - 2002 (Universal Music)
Acústico MTV (Zeca Pagodinho) - 2003 (Universal Music)
À Vera - 2005 (Universal Music)
Acústico MTV II - Gafieira - 2006 (Universal Music)
Uma Prova de Amor - 2008 (Universal Music)
Especial MTV - Uma Prova de Amor Ao Vivo - 2009 (Universal Music)zeca]
[

PENSAMENTO DO DIA

.
BICHO INFELIZ, É O BICHO HOMEM....!!!
TEM PEITOS SEM LEITE,
OVOS SEM CASCA,
PASSARINHO SEM ASA,
E O PIOR DE TUDO:
SACO SEM DINHEIRO...!

segunda-feira, janeiro 11, 2010

LIGA PORTUGUESA

.
OS 4 GRANDE VENCERAM TODOS
CONTINUANDO O BRAGA NA FRENTE
NO FINAL DA 1ª,VOLTA PELO
QUE É O CAMPEÃO DE INVERNO,



JORNADA 15

Sp. Braga 2-0 Nacional
Académica 2-0 Naval
Sporting 1-0 Leixões
Olhanense 1-1 P. Ferreira
FC Porto 3-2 U. Leiria
Belenenses 0-0 V. Setúbal
Marítimo 0-1 V. Guimarães
Rio Ave 0-1 Benfica







CLASSIFICAÇÃO

1 Sp. Braga 36
2 Benfica 36
3 FC Porto 32
4 Sporting 24
5 Nacional 24
6 V. Guimarães 22
7 U. Leiria 20
8 Rio Ave 19
9 Marítimo 19
10 Académica 16
11 Naval 15
12 P. Ferreira 15
13 V. Setúbal 12
14 Olhanense 11
15 Belenenses 11
16 Leixões 11

domingo, janeiro 10, 2010

preliminares

.
A professora divide a turma em dois grupos e decide fazer um jogo com perguntas.
O primeiro grupo a chegar aos 6 ganha um chocolate.
Para que Joãozinho não lhe "encha" a paciência, ela coloca-o no grupo dos
mais inteligentes. Assim nem tem tempo para dar aquelas respostas idiotas.
Vendo isso, ele diz para o outro grupo:
-Nós vamos arrasar-vos, cambada de idiotas!!!!!!
Começa o jogo...

- Quem descobriu a América?
O grupo de Joãozinho responde de imediato:
- CRISTÓVÃO COLOMBO !
E o Joãozinho grita:
- Eu não disse? Bando de orelhudos, 1 a 0 !!!
A Professora repreende-o:
- Está calado Joãozinho!!!

Segunda pergunta:
- Que idioma se fala em Espanha?
O grupo de Joãozinho responde:
- ESPANHOL !!!!
E Joãozinho grita de novo:
- Viram só? Seus atrasados, 2 a 0 !!
A Professora repreende-o:
- Cala-te Joãozinhooo!!!

Terceira pergunta.
- Como chegou Cristóvão Colombo à América?
O grupo de Joãozinho responde:
- DE CARAVELA.
Joãozinho, cheio de emoção, logo de seguida:
- Eu bem avisei, seus sacos de merda, 3 a 0!!!

A professora, irritada, grita:
- Joãozinho!!! LEVANTA E SAI FORA!!!
Joãozinho responde de imediato:
- O PÉNIS "stôra"! Que show, 4 a 0 seus bananas!!!

A professora indignada volta a gritar:
- Joãozinho, SAI E NÃO VOLTA MAIS!!!!!
Joãozinho feliz da vida responde ainda mais rápido:
- A MERDA, A MERDA, professora ! Hahaha, foderam-se! 5 a 0!!!

A professora, não aguentando mais, grita:
- Joãozinho, SAI E SÓ VOLTA DENTRO DE UM MÊS!!!
Joãozinho, excitadíssimo, responde aos saltos :
- A MENSTRUAÇÃO!!! PUTA QUE OS PARIU, 6 a 0!
GANHAAAAAMOOOOSSS

sábado, janeiro 09, 2010

HISTÓRIA DO BRASIL - O CANGAÇO E LAMPIÃO

.
O Cangaço
A História do Cangaço, os cangaceiros, Lampião, problemas sociais no Nordeste no início do século XX, fim do cangaço

Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população.

Entendendo o cangaço

Portanto, podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. Estes, que andavam em bandos armados, espalhavam o medo pelo sertão nordestino. Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a seqüestrar fazendeiros para obtenção de resgates. Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contrário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época.

Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência.

Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos, durante as fugas, da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino (fontes de água, ervas, tipos de solo e vegetação) para fugirem ou obterem esconderijos.

Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém, o mais conhecido e temido da época foi o comandado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido pelo apelido de “Rei do Cangaço”. O bando de Lampião atuou pelo sertão nordestino durante as décadas de 1920 e 1930. Morreu numa emboscada armada por uma volante, junto com a mulher Maria Bonita e outros cangaceiros, em 29 de julho de 1938. Tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, pois o governo queria assustar e desestimular esta prática na região.

Depois do fim do bando de Lampião, os outros grupos de cangaceiros, já enfraquecidos, foram se desarticulando até terminarem de vez ,no final da década de 1930.


O LAMPIÃO



Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, nasceu em 7 de julho de 1897 na pequena fazenda dos seus pais em Vila Bela, atual município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. Era o terceiro filho de uma família de oito irmãos.

Lampião desde criança demonstrou-se excelente vaqueiro. Cuidava do gado bovino, trabalhava com artesanato de couro e conduzia tropas de burros para comercializar na região da caatinga, lugar muito quente, com poucas chuvas e vegetação rala e espinhosa, no alto sertão de Pernambuco (chama-se Sertão as regiões interiores e distantes do litoral, onde reinava a lei dos mais fortes, os ricos proprietários de terras, que detinham o poder econômico, político e policial).

Em 1915, acusou um empregado do vizinho José Saturnino de roubar bodes de sua propriedade. Começou, então, uma rivalidade entre as duas famílias. Quatro anos depois, Virgulino e dois irmãos se tornaram bandidos. Matavam o gado do vizinho e assaltavam. Os irmãos Ferreira passaram a ser perseguidos pela polícia e fugiram da fazenda. A mãe de Virgulino morreu durante a fuga e, em seguida, num tiroteio, os policiais mataram seu pai. O jovem Virgulino jurou vingança.

Lampião formou o seu bando a princípio com dois irmãos, primos e amigos, cujos integrantes variavam entre 30 e 100 membros, e passou a atacar fazendas e pequenas cidades em cinco estados do Brasil, quase sempre a pé e às vezes montados a cavalo durante 20 anos, de 1918 a 1938.

Existem duas versões para o seu apelido. Dizem que, ao matar uma pessoa, o cano de seu rifle, em brasa, lembrava a luz de um lampião. Outros garantem que ele iluminou um ambiente com tiros para que um companheiro achasse um cigarro perdido no escuro.

Comparado a Robin Hood, Lampião roubava comerciantes e fazendeiros, sempre distribuindo parte do dinheiro com os mais pobres. No entanto, seus atos de crueldade lhe valeram a alcunha de "Rei do Cangaço". Para matar os inimigos, enfiava longos punhais entre a clavícula e o pescoço. Seu bando seqüestrava crianças, botava fogo nas fazendas, exterminava rebanhos de gado, estuprava coletivamente, torturava, marcava o rosto de mulheres com ferro quente. Antes de fuzilar um de seus próprios homens, obrigou-o a comer um quilo de sal. Assassinou um prisioneiro na frente da mulher, que implorava perdão. Lampião arrancou olhos, cortou orelhas e línguas, sem a menor piedade. Perseguido, viu três de seus irmãos morrerem em combate e foi ferido seis vezes.

Grande estrategista militar, Lampião sempre saía vencedor nas lutas com a polícia, pois atacava sempre de surpresa e fugia para esconderijos no meio da caatinga, onde acampavam por vários dias até o próximo ataque. Apesar de perseguido, Lampião e seu bando foram convocados para combater a Coluna Prestes, marcha de militares rebelados. O governo se juntou ao cangaceiro em 1926, lhe forneceu fardas e fuzis automáticos.

Em 1929, conheceu Maria Déa, a Maria Bonita, a linda mulher de um sapateiro chamado José Neném. Ela tinha 19 anos e se disse apaixonada pelo cangaceiro há muito tempo. Pediu para acompanhá-lo. Lampião concordou. Ela enrolou seu colchão e acenou um adeus para o incrédulo marido. Levou sete tiros e perdeu o olho direito.

O governo baiano ofereceu 50 contos de réis pela captura de Lampião em 1930. Era dinheiro suficiente para comprar seis carros de luxo.

Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angico, em Sergipe. Os trinta homens e cinco mulheres estavam começando a se levantar, quando foi vítima de uma emboscada de uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra. O combate durou somente 10 minutos. Os policiais tinham a vantagem de quatro metralhadoras Hotkiss. Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram mortos e tiveram suas cabeças cortadas. Maria foi degolada viva. Os outros conseguiram escapar.

O cangaço terminou em 1940, com a morte de Corisco, o "Diabo Loiro", o último sobrevivente do grupo comandando por Lampião.

VASCO DA GAMA DO RIO DE JANEIRO

.
É JÁ NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA QUE
SE INICIA O ESTADUAL DO RIO DE
JANEIRO.

O Vasco acaba de vencer a Segundona e regressa nesta época ao Brasileirão ,ao vonvivio dos grandes.
Antes vai disputar o Estadual do Rio, prova que já venceu inúmeras veses.

Vamos lembrar os resultados dos cruzmaltinos na sua caminhada de regresso:



1º Turno

09/05 - Vasco 1 x 0 Brasiliense-DF
16/05 - Ceará-CE 0 x 2 Vasco
23/05 - Vasco 3 x 0 Atlético-GO
30/05 - Paraná-PR 3 x 1 Vasco
06/06 - Vasco 0 x 0 São Caetano-SP
13/06 - Guarani-SP 0 x 0 Vasco
19/06 - Vasco 0 x 0 Duque de Caxias-RJ
27/06 - Figueirense-SC 1 x 1 Vasco
30/06 - Vasco 0 x 0 Bragantino-SP
11/07 - Vasco 3 x 0 Ponte Preta-SP
14/07 - Vila Nova-GO 0 x 2 Vasco
17/07 - Vasco 3 x 0 ABC-RN
25/07 - Bahia-BA 2 x 1 Vasco
28/07 - Vasco 2 x 1 Fortaleza-CE
01/08 - Juventude-RS 1 x 2 Vasco
08/08 - Vasco 3 x 0 Campinense-PB
11/08 - América-RN 2 x 2 Vasco
15/08 - Portuguesa-SP 1 x 3 Vasco
22/08 - Vasco 4 x 0 Ipatinga-MG

2º Turno

25/08 - Brasiliense-DF 0 x 1 Vasco
28/08 - Vasco 0 x 2 Ceará-CE
05/09 - Atlético-GO 2 x 2 Vasco
11/09 - Vasco 2 x 1 Paraná-PR
15/09 - São Caetano-SP 0 x 1 Vasco
19/09 - Vasco 1 x 0 Guarani-SP
26/09 - Duque de Caxias-RJ 0 x 1 Vasco
29/09 - Vasco 1 x 2 Figueirense-SC
03/10 - Bragantino-SP 0 x 0 Vasco
10/10 - Ponte Preta-SP 1 x 1 Vasco
13/10 - Vasco 4 x 1 Vila Nova-GO
20/10 - ABC-RN 2 x 3 Vasco
24/10 - Vasco 2 x 1 Bahia-BA
31/10 - Fortaleza-CE 1 x 1 Vasco
07/11 - Vasco 2 x 1 Juventude-RS
10/11 - Campinense-PB 0 x 1 Vasco
13/11 - Vasco 2 x 1 América-RN
21/11 - Vasco 0 x 1 Portuguesa-SP
28/11 - Ipatinga-MG 2 x 0 Vasco

(Colocação do Vasco: 1º de 20 - Campeão - Promovido à Série A)

a 9 de Janeiro nasceu OTTO GLÓRIA

.
Otto Glória

Otto Martins Glória (Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 1917 — 2 de setembro de 1986) foi um técnico brasileiro de futebol. Dirigiu as equipas da Portuguesa de São Paulo e do Vasco do Rio de Janeiro, o Benfica, o Belenenses, o FC Porto e Sporting em Portugal, assim como a própria Selecção Portuguesa, em França o Olímpico de Marselha e em Espanha o Atlético de Madrid. Foi o técnico da seleção portuguesa que disputou a Copa do Mundo em 1966, onde obteve o melhor resultado de sempre para Portugal- 3º.ligar, tendo perdido na meia final 2-1 para a Inglaterra, que seria campeã do Mundo .


OS "MAGRIÇOS" ,QUE SOB A ORiENTAÇÃO DE OTTO GLÓRIA CONSEGUIRAM O 3º.LIGAR NO CAMPAEONATO DO MUNDO DE 1966. SÓ PERDENDO PARA O CAMPEÃO (2-1), A INGLATERRA

Acresce dizer que Otto Glória foi trazido para o Benfica, 2m 1954, pelo nosso padrinho de honra JOSÉ ANTÓNIO HERDEIRO, no ano de 1954, quando meu tio era Representante ofucial do Vasco da Gama em Portugal. Otto e meu tio que tornar-se-iam grandes amigos , e da sua família, com quem convivi era então um garoto de 9 anos.

Otto Glória revolucionou então os métodos de treino do Benfica , tornando-o um clube moderno e com métodos e organização idênticos aos praticados nos grandes clubes europeus e sul americanos, o que contribuiria também para a modernização do futebol português.

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 9 de Janeiro de 1917, este homem de ascendência portuguesa (o seu avó paterno era açoriano e o seu avó materno oriundo de Vila Nova de Gaia) foi o treinador mais vitorioso que passou pelo futebol português. Otto Martins Glória, ou simplesmente Otto Glória, é o grande mestre da táctica que hoje vamos visitar no Museu. O seu percurso no futebol foi iniciado na qualidade de jogador, tenho actuado em clubes da sua cidade natal, nomedamente o Vasco da Gama, Botafogo e Olaria. Contava apenas com 25 anos quando pendurou as chuteiras e iniciou uma fantástica carreira de treinador, tendo-lhe sido confiadas na altura as equipas de futebol juvenil do Vasco da Gama. Posteriormente passou a adjunto do técnico Flávio Costa na equipa principal, não tardando muito a assumir ele o comando técnico dos vascaínos. No Botafogo conquistou o primeiro título como condutor de homens, o Campeonato Carioca de 1948. O seu talento chegou aos ouvidos dos dirigentes do futebol português, através do então representante do Vasco da Gama, José Herdeiro, tendo o presidente do Benfica daquela época, Joaquim Bogalho, feito uma aliciante proposta ao jovem técnico para vir para Portugal orientar os encarnados.

Chegar, ver... e vencer

Chegou a Lisboa no dia 24 de Junho de 1954, e desde logo impôs uma profunda remodelação no futebol do Benfica. Com uma forte personalidade e muito saber Otto faria a dobradinha (campeonato e taça) logo no seu primeiro ano de futebol

português, na época 1954/55. Ficaria no clube da Luz nas quatro temporadas seguintes, tendo conquistado mais um campeonato nacional (em 56/57), e mais duas Taças de Portugal (56/57 e 58/59). Deixou o Benfica nas vésperas do clube partir para as conquistas das suas duas Taças dos Campeões Europeus, entregando o comando da equipa a Bela Guttman, de quem já aqui falámos em Agosto de 2006. Apesar das vitórias europeias dos encarnados terem sido alcançadas pelo treinador húngaro muito do trabalho base iniciado é obra de Otto Glória. Saído do Benfica Otto viajou até ao Restelo, para orientar o Belenenses, onde esteve duas temporadas, tendo logo na primeira (59/60) dado ao emblema da Cruz de Cristo a Taça de Portugal. Seguiu-se novo clube da capital, desta feita o Sporting, onde ficaria durante uma época e... alguns dias, pois sairia no início da temporada 61/62 devido a desentendimentos de nível directivo. Depois de Lisboa Otto rumaria ao Porto para treinar o clube mais emblemático desta cidade, o FC Porto. Não seria muito feliz nos dois anos em que esteve na Invicta, tendo por duas vezes ficado à porta do título nacional (dois 2ºs lugares) e perdido a final da Taça de Portugal de 63/64. Voltaria ao Sporting, em 65/66, para ao serviço dos leões conquistar mais um título de campeão nacional. Mas como se costuma dizer: não há amor como o primeiro, e Otto voltaria na época seguinte ao Benfica, tendo nas três épocas em que lá ficou vencido por mais duas vezes o campeonato nacional e também por duas vezes a Taça de Portugal. No total foram cinco campeonatos nacionais e seis Taças de Portugal. Notável...

Carreira de Otto Glória

1948 - Botafogo FR 1948 - Campeonato Carioca
1951 CR Vasco da Gama
1954-1959 SL Benfica 1955 - Copa de Portugal
1955 - Campeonato Nacional de Portugal
1957 - Copa de Portugal
1957 - Campeonato Nacional de Portugal
1959 - Cup of Portugal
1959-1961 CF «Os Belenenses» 1960 - Copa de Portugal
1961 Sporting CP
1962 Olympique Marseille
1963 CR Vasco da Gama
1964-1965 FC Porto
1965-1966 Sporting CP 1966 - Campeonato Nacional de Portugal
1966 Portugal
1966 - DIRIGIU A SELEÇÃO DE PORTUGAL NO MUNDIAL DE INGLATERRA DE 66, CONSEGUINDO UM 3º.LUGAR
1966-1968 Atlético Madrid
1968-1970 SL Benfica 1968 - Campeonato Nacional de Portugal
1969 - Copa de Portugal
1969 - Campeonato Nacional de Portugal
1970 - Copa de Portugal
1971-1972 Grêmio (RS)
1973-1975 Portuguesa (SP) 1973 - Campeonato Paulista
1977 Santos FC
1978-1979 CF Monterrey
1979 CR Vasco da Gama
1980-1982 Nigéria 1980 - Copa Africana de Nações
1982-1983 Portugal
1983 CR Vasco da Gama
.