contador de visitas

free web counter

terça-feira, novembro 27, 2012

filmes da história do cinema brasileiro -

.

fadistas portuguesas - MARIA ANA BOBONE

.



Maria Ana Bobone é unânimemente reconhecida como uma das melhores fadistas da sua geração. Canta Fado, e canta-o de uma forma distinta: na tradição das grandes vozes.

Maria Ana Bobone estreou-se a cantar Fado os 16 anos, tendo concluído posteriormente os cursos de Piano e de Canto do Conservatório Nacional de Música de Lisboa.

O seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Alma Nova”, gravado em parceria com outros dois fadistas, viria a ser o início de uma carreira brilhante. Seguidamente, e já a solo, grava dois discos para a editora americana MA Recordings: Luz Destino e Senhora da Lapa, ambos de um gosto musical exímio e onde acolhe magistralmente novos instrumentos (cravo e saxofone) para além da habitual presença da Guitarra Portuguesa. Grava depois “Nome de Mar”, trabalho que lhe traz o merecido reconhecimento público e onde recolhe excelentes críticas por parte dos mais relevantes “media”. Nele, Maria Ana canta grandes poetas em brilhantes fados originais, cruzando o alinhamento com alguns fados de sempre.

As qualidades e o enorme talento de Maria Ana Bobone levam-na a efectuar diversas participações noutros projectos musicais, envolvendo-se constantemente em parcerias de sucesso. São estas mesmas qualidades que a levam a reunir à sua volta prestigiados guitarristas como Ricardo Rocha e Pedro Caldeira Cabral, cada um deles contribuindo com o empenho, a exclusividade e a beleza das suas composições e que, na voz de Maria Ana Bobone, alcançam a sonoridade desejada. Actua sistematicamente nas principais salas de espectáculos portuguesas (Centro Cultural de Belém, Casa da Música, São Luiz, Culturgest, entre muitas outras) assim como é convidada regular em inúmeros festivais e salas relevantes pelo mundo fora, dignificando o nome do Fado e de Portugal. Do leque destes países destacam-se Inglaterra, EUA, Brasil, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Suiça, França, México, Itália, Marrocos, Malta e Holanda.

Lança em Junho de 2012 o seu mais recente trabalho – Fado & Piano. Nele, em parceria com o produtor Rodrigo Serrao, explora e revela a completa dimensão de todo o seu talento: compõe, escreve, canta, faz arranjos e toca todos os temas ao piano que assume como instrumento de eleição no acompanhamento do Fado (tradição que remonta ao final do século XIX), inovando, sustentada num respeito e conhecimento profundo das tradições, acompanhada pela incontornável Guitarra Portuguesa e pelo Contrabaixo. Tudo isto torna Maria Ana Bobone, numa das mais importantes e distintas referências artísticas da actualidade.

sexta-feira, novembro 23, 2012

artistas brasileiros- FAUZER DENNER

.
O FAUZER DENNER ESTÁ EM PORTUGAL
HÁ POUCO TEMPO ,NAS CONTINUA A FA-
ZER MÍCA SERTANEJA





domingo, novembro 18, 2012

TEATRO DO BRASIL NA PROGRAMAÇAO DO ANO DO BRASIL EM PORTUGAL

.
DIAS 24 E 25 NO TEATRO D.MARIA II
A FARSA DA BOA PERGUIÇA.




Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna, vai a Portugal



Depois do sucesso de público e crítica em várias temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma turnê por 6 cidades do Brasil a comédia musical Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna, chega a Lisboa para fazer parte da programação do Ano do Brasil em Portugal. Com apresentações nos dias 24 e 25 de novembro no Teatro Nacional Dona Maria II, o espetáculo conta com a direção de João das Neves, um dos fundadores do “Grupo Opinião”. No elenco de protagonistas, Bianca Byington, Alexandre Dantas, Daniela Fontan e Jackson Costa, a quem se juntam os atores Leandro Castilho, Vilma Melo, Fábio Pardal e Francisco Salgado.



A peça, indicada para todas as idades, inclusive jovens e adolescentes, narra a história de Joaquim Simão (Alexandre Dantas ), poeta de cordel, pobre e “preguiçoso”, que só pensa em dormir. Joaquim é casado com Nevinha (Daniela Fontan), mulher religiosa e dedicada ao marido e aos filhos. O casal mais rico da cidade, Aderaldo Catacão (Jackson Costa ) e Clarabela (Bianca Byington), possui um relacionamento aberto. Aderaldo é apaixonado por Nevinha e Clarabela quer conquistar Joaquim Simão. Três demônios fazem de tudo para que o pobre casal se renda a tentação e caia no pecado, enquanto dois santos tentam intervir. Jesus observa e avalia tudo. A partir daí, situações inusitadas e muito divertidas fazem deste texto uma das peças mais divertidas do teatro brasileiro.

Para Ariano Suassuna, a Farsa da Boa Preguiça tem dois temas centrais. Nela, não defendo indiscriminadamente a preguiça — coisa que, aliás, não poderia fazer, pois ela é um dos “sete vícios capitais” do Catecismo. No Teatro antigo, havia uma convenção, segundo a qual, no fim da história, o autor podia dar sua opinião sobre o que acontecera no palco. Era a chamada “licença”, ou “moralidade”. Pois bem. Na “licença” da “Farsa”, numa das estrofes finais do terceiro ato, diz um dos personagens:

“Há uma Preguiça com asas,
outra com chifres e rabo.
Há uma preguiça de Deus
e outra preguiça do Diabo”.



Com um texto rimado, característica muito presente nas obras de Ariano, Alexandre Elias, diretor musical da montagem, musicou vários momentos do espetáculo. Entre eles a música de abertura, composta pelo próprio João das Neves. Segundo Alexandre, são 15 músicas no total. “A sonoridade que estou construindo para o espetáculo é a que encontramos no universo do Ariano, uma mistura de musica nordestina de raiz, música folclórica, e, como não poderia deixar de faltar, música armorial. Essa música armorial é uma mistura da música nordestina de raiz com música medieval e clássica”, explica Elias.

Farsa da Boa Preguiça
24 e 25 de novembro | Teatro Nacional Dona Maria II – Sala Garrett – Lisboa

ANO DO BRASIL EM PORTUGAL

.
EM ALCANTARA, LISBOA NASCEU UM
ESPAÇO DESTINADO AO ANO DO BRASIL
EM PORTUGAL. EH NO LX FACTORY
LISBOA




O Esoaço de 1200 metros quadrados - um armazém restaurado por Aby Cohen e com decoração do jovem artista plástico brasileiro Derlon - tem uma sala de espectáculos (com 400 lugares sentados e 900 de pé), uma galeria de arte, um bar chamado Brasileirinho, uma área para gastronomia e ainda um cineclube (de 40 lugares que abrirá mais tarde), e vai ficar para além deste Ano do Brasil em Portugal, que termina a 10 de Junho de 2013. Os brasileiros querem que ele seja um ponto de encontro com a sua cultura e foi inaugurado por Marta Suplicy . Para já, a promessa é que ficará para lá de 2013.

Numa conferência de imprensa ontem, em Lisboa, em que participaram também o embaixador brasileiro Mário Vilalva e o comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, Antonio Grassi, a ministra, que está no cargo há 50 dias, afirmou que os dois países têm "ainda um caminho a percorrer" e que esta celebração é uma possibilidade de "afivelarmos os nossos laços e nos aproximarmos não só na cultura, mas empresarialmente e tecnologicamente".

O Espaço Brasil vai ter uma programação que saia de fora do eixo Rio-São Paulo, que é o Brasil que os portugueses conhecem através das telenovelas. O espaço teve um investimento de 1,6 milhões de euros, patrocinados pela empresa Embratur, um braço do Ministério do Turismo brasileiro. Hoje à noite, será inaugurada a exposição O Brasil na Arte Popular - acervo do Museu Casa do Pontal e haverá também um concerto da fadista Mariza e o espectáculo Baile do Simonal, concebido e produzido por Max de Castro e Wilson Simoninha, filhos do famoso cantor dos anos 1960 Wilson Simonal.

Já há programação até meados de 2013, mas o comissariado vai estudar qual a melhor forma de dar continuidade para que passe a ser um novo espaço para apresentações artísticas em Lisboa, já que tem uma dimensão média, com características diferentes das salas que já existem na capital. "O futuro da utilização do espaço vai depender também da programação que se vai desenvolver", explicou Antonio Grassi. O acordo de ocupação está assinado até ao final do próximo ano, acrescentou o comissário.

escritoras portuguesas - CRISTINA CARVALHO

.



Maria Cristina Nunes da Gama Carvalho Meira da Cunha (Lisboa, 10 de Novembro de 1949) é uma escritora portuguesa. Seu primeiro livro, Até Já Não é Adeus, foi publicado em 1989. É filha da escritora Natália Nunes com o professor e poeta Rómulo de Carvalho, conhecodo no mundo da Literatura como Antonio Gedeao.

Publicou o seu primeiro livro, "Até Já Não É Adeus" em 1989. É filha do professor e poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão) e da escritora Natália Nunes. Publicou contos em várias revistas e jornais, nomeadamente no Jornal de Letras e revista Egoísta.

Em Março de 2009 publicou o romance "O Gato de Uppsala", na Sextante Editora, uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo – o grande e rico Vasa – navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de Agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.

Mais recentemente, publicou, entre outras obras, "Nocturno", um romance biográfico sobre Chopin,"A Casa das Auroras» e «Lusco-Fusco». Algumas dos seus romances estão integrados no Plano Nacional de Leitura.

Obra publicada

CARVALHO, Cristina, ATÉ JÁ NÃO É ADEUS, Signo (ed), Ponta Delgada, Açores (1989)(esgotado)

CARVALHO, Cristina, MOMENTOS MISERICORDIOSOS, Relógio d'Água (ed) Lisboa 1992 - ISBN 972-708-181-9

CARVALHO, Cristina, ANA DE LONDRES, Relógio d'Água (ed) Lisboa 1996 - ISBN 972-708-302-1

CARVALHO, Cristina ESTRANHOS CASOS DE AMOR, Relógio d'Água (ed) Lisboa 2003 - ISBN 972-708-761-2

CARVALHO, Cristina O GATO DE UPPSALA, Sextante Editora(ed) Lisboa Fevereiro de 2009 -ISBN 978-989-8093-82-0 Plano Nacional de Leitura desde 2010

CARVALHO, Cristina NOCTURNO: O ROMANCE DE CHOPIN, Sextante Editora(ed)Lisboa Novembro de 2009 - ISBN 978-989-676-004-5 Plano Nacional de Leitura

CARVALHO, Cristina TARDE FANTÁSTICA, 7dias6noites (ed) Março de 2011 - ISBN 978-989-686-076-9

CARVALHO, Cristina A CASA DAS AURORAS, Planeta Manuscrito (ed) Abril de 2011 - ISBN 978-989-657-186-3

CARVALHO, Cristina LUSCO-FUSCO, Sextante Editora, Outubro 2011 – ISBN 9 78920 071446

CARVALHO, Cristina RÓMULO DE CARVALHO/ANTÓNIO GEDEÃO Príncipe Perfeito, editorial Estampa, Outubro 2012 - ISBN: 978-972-33-2692-

sábado, novembro 17, 2012

HISTORIS DO BRASIL - O TRATADO DE PETROPOLIS

.
Tratado de Petrópolis


O atual estado brasileiro do Acre era, no início do século XX, uma região pertencente à Bolívia, que vinha sendo ocupada por seringueiros, brasileiros em plena época de expansão da economia de extração da borracha. Para resolver a tensão que se agravava, o Barão do Rio Branco dirigiu as negociações que resultaram no Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano. Em contrapartida, cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo rio Amazonas.


Antecedentes

A região que corresponde ao atual estado brasileiro do Acre era uma possessão da América espanhola, de acordo com o Tratados Hispano-Portugueses de 1750 (Tratado de Madrid), 1777 (Santo-Ildefonso) e 1801 (Badajoz). Havia naquela região uma busca intensa por látex, que fez gerar conflitos fronteiriços.[3] Os seringueiros do Brasil subiram os rios Purus e Acre e ocuparam os seus afluentes, estimulando assim o povoamento da região.

Com a Comissão Demarcadora de Limites, ocorrida em 1898, e após as independências da América Latina, o Brasil reconheceu aquela zona como boliviana, através do tratado de limites. No entanto, a região é de difícil acesso, e não houve efetiva ocupação boliviana.

O tratado determinava que a fronteira entre Brasil e Bolívia seria definida por uma linha reta entre a foz do rio Abunã no rio Madeira e a nascente do rio Javari, ainda desconhecida. Portanto, a fronteira estava determinada, mas não era definitiva. Algumas missões encarregadas de determinar a nascente do Javari não tiveram sucesso, enquanto a ocupação daquela parte do território boliviano por seringueiros brasileiros (em sua maioria, nordestinos fugindo da seca) era um fato.Era um fato também o jeito que eles trabalham, era incrivelmente brusco.



O tratado estabeleceu definitivamente as fronteiras entre Brasil e Bolívia, compensando a anexação do Acre por meio da cessão de pequenos territórios próximos à foz do rio Abunã (numa região próxima ao Acre) e na bacia do rio Paraguai, do pagamento da quantia de 2 milhões de libras esterlinas, o correspondente a, atualmente, 630 milhões de reais.

Como a Bolívia perdeu, após guerra com o Chile, sua saída para o mar, dois artigos do Tratado de Petrópolis obrigaram o Brasil e a Bolívia a estabelecerem um Tratado de Comércio e Navegação que permitisse à Bolívia usar os rios brasileiros para alcançar o oceano Atlântico. Além disso, a Bolívia poderia estabelecer alfândegas em Belém, Manaus, Corumbá e outros pontos da fronteira entre os dois países, assim como o Brasil poderia estabelecer aduanas na fronteira com a Bolívia.

O Brasil assumiu também a obrigação de construir uma ferrovia "desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré", com um ramal que atingisse o território boliviano. Era a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Por fim, o Brasil se obrigava a demarcar a nova fronteira com o Peru. A licitação para a ferrovia foi realizada em 1905; as obras foram iniciadas em 1907 e concluídas em 1912.

Além da questão territorial, havia um componente econômico em disputa: a fonte de uma das matérias-primas mais valorizadas no mercado internacional, o látex, responsável pelos milhões de dólares movimentados pela indústria mundial da borracha.[2]

segunda-feira, novembro 12, 2012

BRASILEIRAO

.
O FLUMINENSE SAGROU-SE CAMPEAO
E TROUXE PARA O RIO O TERCEIRO
TITULO EM 4 ANOS


10/11/2012 19:30 (Saba) Atlético-GO 2 x 1 Santos Bezerrão
10/11/2012 19:30 (Saba) Botafogo-RJ 3 x 0 Portuguesa Engenhão
10/11/2012 21:00 (Saba) Corinthians 5 x 1 Coritiba Pacaembu
11/11/2012 17:00 (Dom) Vasco 1 x 1 Atlético-MG São Januário
11/11/2012 17:00 (Dom) Palmeiras 2 x 3 Fluminense Eduardo José Farah
11/11/2012 17:00 (Dom) Grêmio 2 x 1 São Paulo Olímpico
11/11/2012 19:30 (Dom) Náutico 0 x 1 Flamengo Aflitos
11/11/2012 19:30 (Dom) Cruzeiro 3 x 1 Bahia Independência
11/11/2012 19:30 (Dom) Ponte Preta 1 x 0 Internacional-RS Moisés Lucarelli
11/11/2012 19:30 (Dom) Figueirense 1 x 1 Sport Orlando Scarpelli



Aproveitando o empate do Atletico Mineiro frente ao Vasco, o Fluminense sagrou-se campeao antecipado.




artistas portuguesas - CELINA PIEDADE

.
CELINA PIEDADE UMA ALENTEJANA
COM MUITA MUSICA NA ALMA UM
DIA DESTES ENCONTREI-A NO
CENTRO DE LISBOA, TOCANDO
O SEU ACORDEON



em pleno Largo Luis de Camoes, e cantando



ninguem ficou indiferente



e Lisboa ficou mais rica.

sábado, novembro 10, 2012

livro "A COMICIDADE DA DESILUSAO"

.
O HUMOR NAS TRAGEDIAS CARIOCAS
DE NELSON RODRIGUES

"A COMICIDADADE DA DESILUSAO"



DE FERNANDO MARQUES



Sinopse
"Habilmente, Fernando Marques vai deslindando a vida que se espraia no que ela poderia ter sido e não foi nas duas peças analisadas, “A falecida” e “Toda nudez será castigada”. Aqui e ali, pinça também outras obras do autor, como “Doroteia”, “Bonitinha, mas ordinária” ou “Perdoa-me por me traíres”. E, em todas elas, ‘Nelson antes nos impõe a percepção do avesso, esfrega-o no rosto de seu público’. O cômico e o farsesco estão lá, porém vulneráveis às ressonâncias trágicas. [...] Ao final deste belo livro, o que chama a atenção do leitor é a constatação de que o teatro de Nelson Rodrigues parte de uma premissa civilizatória ao contrário. Em vez de razão civilizatória, induz o espectador ‘a reconciliar-se com a sua natureza dupla, simultaneamente apolínea e demoníaca’ e, ao mesmo tempo, assinala ‘a impossibilidade de acordo entre razão e instintos, entre consciência e inconsciente. O sexo, o desejo, alheio a conveniências e a argumentos convencionais, será freqüentemente o índice, ou a metáfora, das dificuldades de acordo entre os polos’. [...] Esta Comicidade da desilusão nos fala de um movimento pendular, presente em Toda nudez será castigada, que acredito ser muito esclarecedor, inclusive para o que postula acerca das encenações rodriguianas: 'O resultado? Um sistema, por assim dizer, pendular, mas não o caos, em que os elementos aflitivos - o sórdido, o mórbido - enervam o riso e sabotam a distância confortável em que nos situamos ao rir de alguém. Sistemas pendular no qual a tônica ora será cômica, o que nos leva a pensar na suspensão, por parte do público, dos tormentos sofridos pelas personagens; ora mórbida, o que nos leva a sentir com elas, um pouco horrorizados, a falência de suas esperanças'. [...] Nas palavras de Marques: 'As personagens experimentam a derrota de seus projetos e esperanças, a sua desilusão. Esta palavra indicará ainda a desalienação do espectador'." Do prefácio de Antonio Cadengue

sexta-feira, novembro 09, 2012

seguindo o BENFICA, O PORTO e o BRAGA na CHAMPIONS

.
O BENFICA DERROTOU POR
2-0 O SPARTAK DE MOSCOVO



O Benfica ainda pode classificar-se

O PORTO EMPATOU COM O
DINAMO DE KIEV 0-0 E
JA SE APUROU PARA
A FASE DAS ELIMINATO-
RIAS.



O BRAGA PERDEU EM CASA
COM O MANCHESTER UNTD
1-3



...E FICOU EM M´´A SITUAÇ~~AO PARA PODER SEGUIR EM FRENTE

terça-feira, novembro 06, 2012

segunda-feira, novembro 05, 2012

brasileirão - 35ª.rodada

.
O FLUMINENSE EMPATOU COM O SÃO PAULO
E BENEFICIANDO DA DERROTA DO ATLETICO
DE MG, APROXIMA-SE DO TÍTULO.
O VASCO COMTINUA NA SUA AGONIA E PER-
DE EM CASA COM O SPORT DE RECIFE.


03/11/2012 19:30 (Saba) Grêmio 1 x 0 Ponte Preta Olímpico
03/11/2012 19:30 (Saba) Cruzeiro 0 x 4 Santos Independência
03/11/2012 21:00 (Saba) Flamengo 1 x 0 Figueirense Raulino de Oliveira
04/11/2012 17:00 (Dom) São Paulo 1 x 1 Fluminense Morumbi
04/11/2012 17:00 (Dom) Atlético-GO 0 x 2 Corinthians Elmo Serejo Farias
04/11/2012 17:00 (Dom) Vasco 0 x 3 Sport São Januário
04/11/2012 17:00 (Dom) Palmeiras 2 x 2 Botafogo-RJ Fonte Luminosa
04/11/2012 19:30 (Dom) Portuguesa 0 x 1 Bahia Canindé
04/11/2012 19:30 (Dom) Coritiba 1 x 0 Atlético-MG Couto Pereira
04/11/2012 19:30 (Dom) Náutico 3 x 0 Internacional-RS Aflitos


SÃO PAULO , FLU 1-1



FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 x 1 FLUMINENSE

Gols:

SÃO PAULO: Luís Fabiano, aos 5min do 2º tempo

FLUMINENSE: Fred, aos 22min do 2º tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington e Denílson; Lucas, Jadson (Willian José) e Osvaldo (Ademílson); Luís Fabiano.
Técnico: Ney Franco.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho e Jean; Wellington Nem (Diguinho), Thiago Neves (Higor) e Rafael Sóbis (Samuel); Fred.
Técnico: Abel Braga.


CLASSIFICAÇÃO DOS 10 PRIMEIROS

1° Fluminense 73 34 21
2° Atlético-MG 64 34 18
3° Grêmio 63 34 18
4° São Paulo 59 34 18
5° Botafogo-RJ 51 34 14
6° Internacional-RS 51 34 13
7° Vasco 50 34 14
8° Corinthians 50 34 13
9° Santos 46 34 11
10° Coritiba 45 34 13