contador de visitas

free web counter

segunda-feira, abril 28, 2014

CAETANO VELOSO CANTA HOJE NO COLISEU DE LISBOA

.


O músico brasileiro Caetano Veloso atua hoje no Coliseu de Lisboa, num regresso a esta sala, mas com as canções do álbum “Abraçaço”, editado no final de 2012.


Depois de uma longa série de concertos no Brasil, Caetano Veloso está na Europa para uma digressão que passará também por Itália, França, Suécia, Reino Unido, França ou Espanha e que terminará novamente em Portugal.

A 02 e 03 de junho estará no Teatro Micaelense, em São Miguel, Açores, e, a 05 de junho, no festival Optimus Primavera Sound, no Porto.

Em palco estarão Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo e teclado) e Marcelo Callado (bateria).

“Abraçaço” saiu em 2012, ano em que o músico baiano completou 70 anos, e depois disso, já este ano, o espetáculo já deu origem a um álbum ao vivo e respetivo DVD, tal como Caetano Veloso tem feito com os últimos discos de originais.

Gravado com a Banda Cê, com os mesmos músicos que imprimiram uma marca mais rock e elétrica nos registos “Cê” (2006) e “Zii & Zie” (2009), “Abraçaço” abre com o tema “A bossa nova é foda”, na qual faz referência a João Gilberto, Carlos Lyra, Machado de Assis ou Vinicius de Moraes.

Do alinhamento fazem ainda parte “Estou triste”, “O império da lei”, feita a pensar em Dorothy Stang, missionária assassinada em 2005, no Pará, e “Um comunista”, sobre o político e guerrilheiro Carlos Marighella.

“Abraçaço”, palavra que remete para a forma como Caetano Veloso se despede em correspondência com amigos, valeu-lhe ainda um Grammy Latino em 2013.

BRASILEIRÃO - 2ª.RODADA

.
O FLUMINENSE É O ÚNICO SÓ COM
VITÓRIAS


26/04/2014 18:30 (Saba) Coritiba 0 x 0 Santos Couto Pereira
26/04/2014 21:00 (Saba) Palmeiras 0 x 1 Fluminense Pacaembu
27/04/2014 16:00 (Dom) Vitória-BA 2 x 2 Atlético-PR Pituaçu
27/04/2014 16:00 (Dom) Cruzeiro 1 x 1 São Paulo João Havelange
27/04/2014 16:00 (Dom) Botafogo-RJ 2 x 2 Internacional-RS Maracanã
27/04/2014 16:00 (Dom) Corinthians 2 x 0 Flamengo Pacaembu
27/04/2014 18:30 (Dom) Figueirense 0 x 2 Bahia Arena Barueri
27/04/2014 18:30 (Dom) Goiás 1 x 0 Criciúma Juscelino Kubitschek
27/04/2014 18:30 (Dom) Grêmio 2 x 1 Atlético-MG Arena do Grêmio
27/04/2014 18:30 (Dom) Sport 2 x 1 Chapecoense Ilha do Retiro


PALMEIRAS-FLUMINENSE 0-1




CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRÃO 2014 SÉRIE A


1° Fluminense 6 2 2 0 0 4 0 4
2° São Paulo 4 2 1 1 0 4 1 3
3° Corinthians 4 2 1 1 0 2 0 2
4° Atlético-PR 4 2 1 1 0 3 2 1
5° Cruzeiro 4 2 1 1 0 3 2 1
6° Internacional-RS 4 2 1 1 0 3 2 1
7° Sport 4 2 1 1 0 3 2 1
8° Goiás 4 2 1 1 0 1 0 1
9° Bahia 3 2 1 0 1 3 2 1
10° Grêmio 3 2 1 0 1 2 2 0
11° Palmeiras 3 2 1 0 1 2 2 0
12° Santos 2 2 0 2 0 1 1 0
13° Coritiba 2 2 0 2 0 0 0 0
14° Vitória-BA 1 2 0 1 1 2 3 -1
15° Atlético-MG 1 2 0 1 1 1 2 -1
16° Chapecoense 1 2 0 1 1 1 2 -1
17° Flamengo 1 2 0 1 1 0 2 -2
18° Botafogo-RJ 1 2 0 1 1 2 5 -3
19° Criciúma 0 2 0 0 2 1 3 -2
20° Figueirense 0 2 0 0 2 0 5 -5

quinta-feira, abril 24, 2014

O BENFICA SAGROU-SE CAMPEÃO DE PORTUGAL PELA 33ª.VEZ


.
COM UM PLANTEL MUITO VALIOSO, COM 2 JOGADORES
DE IGUAL DIMENSÃO PARA CADA LUGAR ,O BENFICA
SAGOU-SE CAMPEÃO PORTUGUÊS NO ULTIMO DOMINGO


Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional pela 33ª vez, ao vencer o Olhanense na Luz, por 2-0. Os golos apareceram na segunda parte. O brasileiro Lima, aos 57 e 60 minutos, marcou os tentos do conjunto comandado por Jorge Jesus, que passou a contar 73 pontos, mais sete do que o Sporting, quando há apenas seis por disputar. A formação "encarnada", que não ganhava a prova desde 2009/2010, tem agora mais seis títulos do que o FC Porto, que tinha triunfado nos últimos três campeonatos, e 15 em relação aos "leões", o último em 2001/2002.

cantautores portugueses - JOÃO PESTANA

.
O JOÃO PESTANA É UM CANTAUTOR
PORTUGUÊS, ALENTEJANO DE SERPA
RADICADO ES VASTRO VERDE.

terça-feira, abril 22, 2014

1ª.jornada do BRASILEIRÃO

.
FLUMINENSE E SÃO PAULO COM UM
BOM COMEÇO NO BRASILEIRÃO



TABELA BRASILEIRÃO 2014 SÉRIE A


19/04/2014 18:30 (Saba) Fluminense 3 x 0 Figueirense Maracanã
19/04/2014 18:30 (Saba) Internacional-RS 1 x 0 Vitória-BA Beira Rio
19/04/2014 21:00 (Saba) Chapecoense 0 x 0 Coritiba Arena Condá
20/04/2014 16:00 (Dom) São Paulo 3 x 0 Botafogo-RJ Morumbi
20/04/2014 16:00 (Dom) Bahia 1 x 2 Cruzeiro Arena Fonte Nova
20/04/2014 16:00 (Dom) Atlético-PR 1 x 0 Grêmio Orlando Scarpelli
20/04/2014 16:00 (Dom) Atlético-MG 0 x 0 Corinthians Parque do Sabiá
20/04/2014 18:30 (Dom) Flamengo 0 x 0 Goiás Mané Garrincha
20/04/2014 18:30 (Dom) Santos 1 x 1 Sport Vila Belmiro
20/04/2014 18:30 (Dom) Criciúma 1 x 2 Palmeiras Heriberto Hulse




CLASSIFICAÇÃO GERAL

1° Fluminense 3 1 1 0 0 3 0 3
2° São Paulo 3 1 1 0 0 3 0 3
3° Cruzeiro 3 1 1 0 0 2 1 1
4° Palmeiras 3 1 1 0 0 2 1 1
5° Atlético-PR 3 1 1 0 0 1 0 1
6° Internacional-RS 3 1 1 0 0 1 0 1
7° Santos 1 1 0 1 0 1 1 0
8° Sport 1 1 0 1 0 1 1 0
9° Atlético-MG 1 1 0 1 0 0 0 0
10° Chapecoense 1 1 0 1 0 0 0 0
11° Corinthians 1 1 0 1 0 0 0 0
12° Coritiba 1 1 0 1 0 0 0 0
13° Flamengo 1 1 0 1 0 0 0 0
14° Goiás 1 1 0 1 0 0 0 0
15° Bahia 0 1 0 0 1 1 2 -1
16° Criciúma 0 1 0 0 1 1 2 -1
17° Grêmio 0 1 0 0 1 0 1 -1
18° Vitória-BA 0 1 0 0 1 0 1 -1
19° Botafogo-RJ 0 1 0 0 1 0 3 -3
20° Figueirense 0 1 0 0 1 0 3 -3


terça-feira, abril 15, 2014

no proximo final de semana começa o BRASILEIRÃO

,
VEM AÍ O BRASILEIRÃO, ESTE ANO SEM
O VASCO E A PORTUGUESA , DESPROMO-
VIDOS À SEGUNDONA QUE TAMBÉM SE
INICIA NO FINAL DE SEMANA


JOGOS DA SERIE A

19/04/2014 18:30 (Saba) Fluminense x Figueirense Maracanã
19/04/2014 18:30 (Saba) Internacional-RS x Vitória-BA Beira Rio
19/04/2014 21:00 (Saba) Chapecoense x Coritiba Arena Condá
20/04/2014 16:00 (Dom) São Paulo x Botafogo-RJ Morumbi
20/04/2014 16:00 (Dom) Bahia x Cruzeiro Arena Fonte Nova
20/04/2014 16:00 (Dom) Atlético-PR x Grêmio A definir
20/04/2014 16:00 (Dom) Atlético-MG x Corinthians A definir
20/04/2014 18:30 (Dom) Flamengo x Goiás Maracanã
20/04/2014 18:30 (Dom) Criciúma x Palmeiras Heriberto Hulse
20/04/2014 18:30 (Dom) Santos x Sport Vila Belmiro


E OS JOGOS DA SÉRIE B



18/04/2014 19:30 (Sex) Sampaio Corrêa x Paraná Castelão
18/04/2014 19:30 (Sex) Vila Nova-GO x Luverdense Serra Dourada
18/04/2014 19:30 (Sex) Joinville x Portuguesa Arena Joinville
18/04/2014 21:50 (Sex) Ponte Preta x Icasa Moisés Lucarelli
19/04/2014 16:20 (Saba) Bragantino x Náutico Nabi Abi Chedid
19/04/2014 16:20 (Saba) Boa-MG x Atlético-GO Dilzon Melo
19/04/2014 16:20 (Saba) Vasco x América-MG A definir
19/04/2014 16:20 (Saba) Santa Cruz-PE x ABC-RN Arruda
19/04/2014 21:00 (Saba) Ceará x Oeste Castelão
19/04/2014 21:00 (Saba) América-RN x Avaí A definir

quem foram os campeões brasileiros

Atlético Mineiro
1959 Bahia
1960 São Paulo
1961 São Paulo
1962 São Paulo
1963 São Paulo
1964 São Paulo
1965 São Paulo
1966 Minas Gerais
1967 Palmeiras
1968 Rio de Janeiro Botafogo(2) / São Paulo Santos(3)
1969 São Paulo Palmeiras Paraná Grêmio Maringá
1970 Fluminense
1971 Atlético Mineiro
1972 Palmeiras
1973 Palmeiras
1974 Vasco da Gama
1975 Internacional PA
1976 Internacional PA
1977 São Paulo
1978 Guarani
1979 Internacional PA
1980 Flamengo
1981 Grêmio
1982 Flamengo
1983 Flamengo
1984 Fluminense
1985 Coritiba
1986 São Paulo
1987 Sport Refife
1988 Bahia
1989 Vasco da Gama
1990 Corinthians
1991 São Paulo
1992 Flamengo
1993 Palmeiras
1994 Palmeiras
1995 Botafogo
1996 Grêmio
1997 Vasco da Gama
1998 Corinthians
1999 Corinthians
2000 Vasco da Gama
2001 Atlético Paranaense
2002 Santos
2003 Cruzeiro
2004 Santos
2005 Corinthians
2006 São Paulo
2007 São Paulo
2008 São Paulo
2009 Flamengo
2010 Fluminense
2011 Corinthians
2012 Fluminense
2013 Cruzeiro

HISTÓRIA DO BRASIL - DUQUE DE CAXIAS

.

Luís Alves de Lima e Silva

Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias GCNSC (Porto da Estrela, 25 de agosto de 1803 — Desengano, 7 de maio de 1880), alcunhado O Pacificador, foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil.1

Filho do brigadeiro e regente do Império brasileiro, Francisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no exército do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória "apoteótica" é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.2

Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída de oficiais superiores e generais do exército português, e, posteriormente, quando da independência do Brasil, em 1822, do exército brasileiro. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.



Biografia

Luís Alves de Lima e Silva desde cedo ingressou na vida militar. Teve intensa carreira profissional no Exército, ascendendo ao posto de marechal-de-campo aos trinta e nove anos de idade.

Cadete desde os cinco anos de idade, ingressou aos 15 anos na Academia Militar, de onde saiu como tenente para ingressar numa unidade de elite do Exército do Rei. Em 1822, organizou a Guarda Imperial de D. Pedro I. O batismo de fogo teve lugar no ano seguinte, ao entrar em campanha para combater os revoltosos na Bahia, no movimento contra a independência comandado pelo general Madeira de Melo1 . Em 1825, o então capitão Luiz Alves deslocou-se para a campanha da Cisplatina, nos pampas gaúchos. Participou do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império após a abdicação de Pedro I, em 1831.

Voluntariamente se junta as forças do Corpo de Guardas Municipais Permanentes que marcham contra a rebelião de Miguel de Frias (3 de abril de 1832), que tentava derrubar a Regência.3

Em 20 de outubro de 1832, após ser promovido a tenente-coronel, assume o seu primeiro comando militar: o Corpo de Guardas Municipais Permanentes - A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro4 . A frente dela, implanta várias inovações na Corporação, como as rondas de Cavalaria e o Serviço Médico, além dos postos de major e tenente-coronel (a oficialidade da corporação só ia até capitão).

Em 1833, casou-se com Ana Luisa do Loreto Carneiro Viana, na época com dezesseis anos de idade, membro da aristocrática família Carneiro Leão, sendo neta da Baronesa de São Salvador de Campos1 . Com ela teve duas filhas: Luísa do Loreto, casada com o Barão de Santa Mônica, e Ana do Loreto, casada com o Visconde de Ururaí. Também tiveram um varão, Luís Alves de Lima Filho, falecido na adolescência. Suas filhas deixaram conhecida descendência, em sua maioria, estabelecida em Macaé (RJ).

Em 1839, segue para o Rio Grande do Sul com uma força de 200 permanentes, para lutar na Revolução Farroupilha. Em dezembro de 1839 passa o comando dos permanentes, por ter sido nomeado presidente da Província do Maranhão.

Caxias tomou parte nas ações militares da Balaiada, na Província do Maranhão, em 1839. Foi nomeado para Presidente (governador) da Província do Maranhão e Comandante Geral das Forças Militares em operação, num esforço de união civil e militar. O papel que desempenhou, na resolução do conflito, valeu-lhe seu primeiro título de nobreza, o de Barão de Caxias, outorgado em 1841. O título faz referência à cidade maranhense de Caxias, palco de batalhas decisivas para a vitória das forças imperiais. Neste mesmo ano, foi eleito deputado à Assembléia Legislativa pela Província do Maranhão.

Dominou os movimentos revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842). Em 1845, quando decorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de marechal de campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. A sua ação militar e diplomática levou à assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Sua atuação aliou ação militar com habilidade política, respeitando os vencidos. Contribuiu, assim, para a consolidação da unidade nacional brasileira e para o fortalecimento do poder central. Foi feito Conde de Caxias.1

No plano externo, participou de todas as campanhas platinas do Brasil independente, como a campanha da Cisplatina (1825-1828), contra as Províncias Unidas do Rio da Prata. Comandante-chefe do Exército do Sul (1851), dirigiu as campanhas vitoriosas contra Oribe, no Uruguai, e Juan Manuel de Rosas, na Argentina (1851 - 1852). Comandante-geral das forças brasileiras (1866) e, pouco depois, comandante-geral dos exércitos da Tríplice Aliança (1867), na Guerra do Paraguai (1864-1870), Caxias, que já havia atuado como conselheiro no começo da guerra, assumiu o treinamento e a reorganização das tropas. Instituiu o avanço de flancos gerais, o contorno de trincheiras e o uso de balões cativos para espionagem. Finalmente, depois da célebre batalha de Itororó seguiu-se a campanha final, a Dezembrada, uma fase de vitórias, como as batalhas do Avaí e Lomas Valentinas, em dezembro de 1868, conduzindo à ocupação da cidade de Assunção.

Após a ocupação da capital paraguaia, ainda antes do término do conflito, por motivos de saúde retornou a Corte, o comando das tropas foi mais tarde passado ao Conde D'Eu. 5 Seu retorno a Corte, foi polêmico, seus opositores, partidários do Conde D'Eu, o acusavam de ter abandonado uma guerra ainda em curso, por outro lado, seus partidários defendiam que a tomada de Assunção encerrava a guerra, com o Paraguai sem recursos e Solano Lopez isolado e liderando um bando de maltrapilhos.

Na vida política do Império seu papel foi, também, significativo, como um dos líderes do Partido Conservador. Tornando-se senador vitalício desde 1845, foi presidente (governador) das províncias do Maranhão e Rio Grande do Sul, por ocasião dos movimentos revolucionários que venceu, e vice-presidente da província de São Paulo. Ministro da Guerra e presidente do Conselho por três vezes na segunda metade do século XIX (1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878), procurou modernizar os regulamentos militares, substituindo as normas de origem colonial.1

Na terceira vez em que ocupou a presidência do Conselho apaziguou os conservadores, divididos no que dizia respeito à questão da escravatura, encerrou o conflito entre o Estado e os bispos ("questão religiosa") e iniciou o aperfeiçoamento do sistema eleitoral. Em reconhecimento aos seus serviços, o Imperador Pedro II agraciou-o, sucessivamente, com os títulos de Barão, Conde, Marquês e Duque de Caxias.

Retirou-se, por motivos de saúde, para a fazenda de Santa Mônica, em Desengano (hoje Juparanã, Rio de Janeiro) em 1878, onde morreu dois anos depois, em 7 de maio. Foi enterrado no jazigo de sua esposa, no Cemitério do Catumbi, onde repousou até 1949, quando seus restos foram exumados e trasladados para o Panteão Duque de Caxias.

Para culto de sua memória, o governo federal proclamou-o, em 1962, "Patrono do Exército Brasileiro". O dia do seu nascimento, 25 de agosto, é considerado o Dia do Soldado. Seu nome está inscrito no "Livro dos Heróis da Pátria".

Os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras prestam o seguinte juramento durante a cerimônia de graduação:

"Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da Honra Militar

FLAMENGO CAMPEÃO CARIOCA 2014

.
VOLTANDO A EMPATAR NA 2ª.MÃO
DA FINAL DO CARIOCÃO ,COM O
VASCO (1-1), O FLAMENGO SA-
GROU-SE CAMPEÃO CARIOCA.



A história repete-se , o Flamengo volta a ser campeão , desta vez empata 2 vezes com o Vasco e....é campeão.

Este regulamento é deveras esquisito, e inaplicável na Europa, mas é que que se aplica aqui.

FLAMENGO 1 X 1 VASCO

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Wallace, Chicão e André Santos (Nixon), Amaral (Gabriel), Márcio Araújo, Luiz Antonio e Everton (Erazo); Paulinho e Alecsandro. Técnico: Jayme de Almeida.

VASCO: Martín Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Pedro Ken, Fellipe Bastos (Bernardo) e Douglas; William Barbio (Reginaldo) e Thalles (Aranda). Técnico: Adilson Batista.

Local: Maracanã (Rio de Janeiro/BRA)
Data/Horário: 13/04/2014, às 16h (Horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA/BRA)
Gols: Douglas (75') e Márcio Araújo (90')

quarta-feira, abril 09, 2014

PARA A HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

.



Cabra Marcado para Morrer


Brasil
1984 • p&b / cor • 119 min

Direção Eduardo Coutinho
Roteiro Eduardo Coutinho
Elenco Eduardo Coutinho
Ferreira Gullar
Tite de Lemos
Género documentário



Cabra marcado para morrer é um filme documentário brasileiro de 1984, dirigido por Eduardo Coutinho.



Sinopse

O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962.

Em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia foi cercado por forças policiais. Parte da equipe foi presa sob a alegação de "comunismo", e o restante se dispersou.

O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro e das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé.

Elenco
Eduardo Coutinho .... ele mesmo
Ferreira Gullar .... narração
Tite de Lemos .... narrador

Principais prêmios e indicações[editar código-fonte]

XXXV Festival de Berlim 1985 (Berlim/Alemanha)
Recebeu os prêmios FIPRESCI e Interfilm do Fórum de Cinema Jovem.

FesTróia - Festival Internacional de Cinema de Tróia 1985 (Setúbal/Portugal)
Recebeu o Golfinho de Ouro.

VI Festival do Novo Cinema Latino-americano 1984 (Havana/Cuba)
Recebeu o Prêmio Coral na categoria de Melhor Documentário.

I FestRio 1984 (Rio de Janeiro/RJ)
Recebeu o Tucano de Ouro na categoria de Melhor Filme, o Prêmio da Crítica, o Prêmio OCIC (Ofício Católico Internacional de Cinema) e o Prêmio D. Quixote da FICC (Festival Internacional de Cinema).

13º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado 1985 (Gramado/RS)
Recebeu o prêmio Hours Concours.

Festival de Cine Realidade 1985 (Paris/França)
Recebeu o Grande Prêmio.









ALENTEJO

.


O Alentejo, com a sua beleza tranquila, com os seus vinhos e qualidade, com a sua gastronomia e canatres muito próprios

O REALIZADOR DE CINEMA PORTUGUÊS MANOEL OLIVEIRA INICIA RODAGEM DE FILME AOS...105 ANOS

,
É UM CASO UNICO DE LONGEVIDADE
MANOEL DE OLIVEIRA INICIA AOS
105 ANOS A RODAGEM DE MAIS UM
DOS SEUS FILMES

Manoel de Oliveira inicia rodagem de filme aos 105 anos

O realizador português estava há vários meses a aguardar financiamento para avançar com o filme "O velho do Restelo".


Aos 105 anos, o realizador português Manoel de Oliveira inicia na quarta-feira, no Porto, a rodagem do filme "O velho do Restelo", afirmou a produtora 'O Som e a Fúria'. A rodagem decorrerá de 09 a 13 de abril e contará com a participação dos atores Luís Miguel Cintra, Ricardo Trepa, Diogo Dória e Mário Barroso, a partir de um argumento assinado por Manoel de Oliveira.

O realizador português estava há vários meses a aguardar financiamento para avançar com este filme, só possível agora, segundo a produtora, com o "patrocínio do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que reconheceu o mérito cultural deste projeto", e com apoio da ministra da Cultura e Comunicação de França, Aurélie Filippetti.

A produção contará ainda com apoio da autarquia portuense, através da Porto Film Commission, e da Universidade Católica do Porto.

Manoel de Oliveira, nascido no Porto em 1908, completou 105 anos no dia 11 de dezembro

terça-feira, abril 08, 2014

PINTORES PORTUGUESES - JOSÉ TAKLYN

.
O JOSÉ TAKLYN É UM DOS MAIORES
VULTOS DA PINTURA POERUGUESA
E UMA REVOLUÇÃO NA TÉCNICA
DE PREENCHER UMA TELA.


José Taklyn nasceu em Lagos, em 1943.

Estudou História de Arte na Faculdade de Letras de Lisboa e Pintura em Florença.

Frequentou o curso "Pintura e Desenho do sec. XX" na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Desde finais dos anos oitenta participou em mais de uma vintena de exposições de nomeada, sempre acolhido em espaços prestigiados.



Meditação sobre um quadro - 2001-70x70


O Arrivista 2000-50x61 cm


José Taklyn



BREVE INVENTÁRIO

Na pintura de José Taklyn há duas vertentes dominantes. Uma mais figurativa, outra assimilável a um sistema expressivo de forças.

Na vertente figurativa podemos ainda notar uma cisão entre um lado ameno e outro mais agreste em que as formas ainda reconhecidas configuram uma disposição ora dramática ora irónica.

Na outra vertente a abstracção não se inscreve em qualquer estratégica estética nem decorre de qualquer discurso teórico. A sua razão de ser assenta na necessidade de se ultrapassar de forma exigente e talvez purificadora.

Em cada caso porém o seu modo chega a ser brutal mesmo quando amenizado por uma expressividade poética mais serena.

Tendo renunciado à noção de modelo clássico objectivo e exterior ao artista, José Taklyn opta pelo modelo romântico que é interior e coincidente com a vontade criativa do artista.

A conquista do espaço lírico começa numa necessidade intuitiva... Depois a obra orienta-se para a sua via solitária, libertando-se de tudo, salvo das suas leis intrínsecas.

O pintor destrói e altera os referentes figurativos e, explorando o valor do irracional, do humor e do acaso, inicia uma pesquisa formal, tendente a reduzir a SINAIS o que quer que reste de naturalidade e identidade desses elementos. Sempre segundo uma linha de força: meditação e espontaneidade.

O quadro é um lugar de experiências e de soluções transitórias. A arte viva é antes de tudo aberta, móvel, desconfiada das suas próprias qualidades e atractivos.

Através desta espécie de transfiguração surgem outras formas e outros sentidos que se tornam modelos de si mesmos. Recriar o desconhecido e revelá-lo é afinal o objectivo do pintor.

O quadro constrói-se assim como um objecto enigmático, resultado intencional de uma investigação introspectiva e solitária.

A obra realiza-se numa tensão construção/destruição de que resulta o seu dramatismo. Tudo ameaça ruir mas tudo ressurge com a energia do que sobrevive, numa interrogação constitutiva de uma realidade estável e ambígua desocultando um mundo em que o humano apenas deixa as suas marcas; vestígios que revelam a condição precária do Homem, a sua consciência dividida e a busca de unidade que lhe subjaz.

Um rumor atravessa estas pinturas, o sopro de uma frase não dita, um apelo inarticulado&ldots; É como uma poesia na sua totalidade fascinante e paradoxal que a pintura de José Taklyn deve ser entendida e interpretada.

APAGÃO

.
O NOSSO BLOG SOFREU UM APAGÃO
POR MOTIVOS ALHEIOS ^`A NOSSA
VONTADE, POR QUASE 1 MÊS

Renasce hoje , com o cyber transtorno ultrapassado.

Nos aguardem


HISTÓRIA DO BRASIL . A REVOLTA DA VACINA

.