contador de visitas

free web counter

sexta-feira, maio 09, 2008

a 9 de Maio nasceu DÉDÉ SANTANA

.
Dedé Santana


Dedé Santana Nascimento 9 de maio de 1936
Niterói
Nacionalidade Brasileiro
Manfried Sant'Anna, mais conhecido por Dedé Santana, (Niterói, 9 de maio de 1936) é um ator e humorista brasileiro, conhecido por participar na série televisiva Os Trapalhões.

Foi criado entre artistas de circo. Entrou no seu primeiro espectáculo de circo apenas com três meses de vida.

Em 1958, conheceu a atriz Ana Rosa, que veio a ser sua esposa e com quem teve dois filhos. Com Ana Rosa, excursionou com o Circo de Revista Real. Em 1960, Dedé Santana e Ana Rosa inauguraram a TV Alvorada, em Brasília. Na ocasião, apresentaram juntos, ao vivo, diversos números circenses e tele-teatros. Após um ano, foram às pressas para São Paulo, aonde Maurício, o primeiro filho do casal, veio a falecer de leucemia, no dia 14 de fevereiro de 1961. No mesmo ano, Dedé e Ana se separaram e ela seguiu para Santos, onde voltou a trabalhar em circo. Meses depois, o casal reatou e, em abril de 1962, a atriz deu á luz a Maria Leone, hoje com 45 anos. Algum tempo depois o casal separou-se definitivamente.

Dedé formou, com o ator Dino Santana, uma dupla, "Maloca e Bonitão". Foi, contudo, com Renato Aragão, que conheceu na TV Tupi, que iniciou o grupo de comediantes que lhe viria a dar fama "Os Trapalhões".

Em 2005, Dedé Santana voltou à televisão com o programa "Dedé e o Comando Maluco", em associação com o empresário e comediante Beto Carrero. Seu programa vai ao ar pelo SBT nos sábados, às 6 horas da tarde.

O programa já foi exibido no mesmo horário do programa "A Turma do Didi", de seu antigo parceiro Renato Aragão. De acordo com o Ibope, o programa de Dedé já chegou a vencer A Turma do Didi.
Filmografia

Solo
1986 - As Sete Vampiras (não creditado)

1973 - Sob o Domínio do Sexo
1972 - Os Desempregados
1970 - Se Meu Dólar Falasse
1969 - Deu a Louca no Cangaço
1969 - 2000 Anos de Confusão
1967 - A Espiã Que Entrou em Fria
1964 - Lana - Königin der Amazonen (não creditado)
1962 - Rio à Noite

Nenhum comentário: