.
O NOSSO PADRINHO DE HONRA JOSÉ ANTÓNIO HERDEIRO,
NASCEU A 24 DE FEVEREIRO DE 1915, HÁ 100 ANOS.
JOSÉ ANTÓNIO HERDEIRO, AQUI COM A SUA ESPOSA ,MARIA AMÉLIA HERDEIRO
.
José António Herdeiro é um dos padrinhos do nosso blogue, e meu tio.
Nasceu em Manaus a 24 de Fevereiro de 1915, há 100 anos, filho de José Francisco Herdeiro ,de São Vivente de Pereira, uma freguesia de Ovar, Portugal e de Elisa Rodrigues Coimbra Herdeiro, de Couto de Cucujães,Portugal.
ERA ASSIM MANAUS, NO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 1915, NO DIA E ANO EM QUE NASCEU
Nesse dia e ano, era Presidente da Republica do Brasil, WENCESLAU BRAZ, que foi o presidente a declarar guerra pelo Brasil aos chamados Impérios Centrais (Alemanha e Austria) e levar o país a entrar na 1ª.guerra mundial.
Nesse dia e ano, em Portugal ,terra do seus pais, era Presidente da Republica o General PIMENTA DE CASTRO
24 de FEVEREIRO DE 1915 - Pelo decreto nº 1352 é revogada a lei eleitoral de 11 de Janeiro de 1915 e restabelecida a de 3 de Julho que permitia o direito de voto aos militares. Marcadas eleições para o dia 6 de Junho. Emitida pelo governo de Pimenta de Castro, não entra em vigor. Os unionistas logo falaram em perigo plebiscitário. Sufrágio directo e secreto. Dá direito de voto a oficiais, sargentos e equiparados (art. 3º). Número total de 163 deputados. 37 deputados reservados às minorias. Minorias de 1 em círculos de 3 a 6 deputados; de 2 em círculos de 7 a 10 deputados; de 3 nos de 11. 22 círculos plurinominais no Continente, dos quais 17 coincidem com os distritos. As cidades de Lisboa e do Porto foram anexadas aos círculos limítrofes. Este decreto foi feito ao abrigo da autorização parlamentar de 8 de Agosto de 1914, atendendo a que na actual conjuntura não é possível recorrer para esse efeito aos meios normais, vista a situação do Congresso, as dúvidas suscitadas sobre a sua legalidade, e as perturbações que já tem determinado o seu funcionamento (do preâmbulo). Revoga a lei de 11 de Janeiro de 1915 que reintroduzia o escrutínio de lista incompleta nas cidades de Lisboa e do Porto. Segundo esta última lei, Lisboa era dividida em dois círculos de 10 deputados e Porto passava a constituir um círculo de 10 deputados. Redução para 159 deputados. 126 deputados a eleger pelas maiorias e 37 pelas minorias. Pimenta de Castro não consegue convencer os ministros das suas teses de 1884 e de 1890, sendo especialmente hostil Herculano Galhardo. Em 1908, num folheto intitulado Remédio aos Males Pátrios, Pimenta de Castro defendera um círculo eleitoral único, listas uninominais, sendo eleitos os indivíduos mais votados até um número pré-fixado. A nova lei eleitoral baseia-se tradicional no sistema da lista incompleta plurinominal. Apoio de António José de Almeida e Brito Camacho
- Também a 24, num artigo publicado em A Luta questiona se o governo de Pimenta de Castro ainda é uma ditadura consentida pela lei de 28 de Agosto ou estava a tornar-se numa ditadura assumida.
27 600 militares fazem manifestação de apoio a Pimenta de Castro. Jornal O Mundo aparece trajado de
- Neste dia, Norton de Matos é demitido de governador de Angola
Muito jovem foi trabalhar e residir no Rio de Janeiro, pelo qual se apaixonou, assim como pelo Vasco da Gama, clube que nunca abandonou,mesmo quando veio viver e constituir familia em Lisboa.
O Rio de Janeiro dos anos 30, onde viveu e trabalhou ,era assim:
Em Portugal dividiu o seu amor clubistico cruzmaltino com o lisboeta Sporting Clube de Portugal.
Foi representante em Portugal do Clube de Regatas Vasco da Gama, levando o seu cargo muito a sério, na promoção do clube carioca em Portugal e mesmo na Europa.
Desde muito miúdo habituou-me a ouvir os relatos dos jogos do Vasco através dum potente rádio lá de casa.
Acompanhei-o muitas vezes ele recebia o time do seu Vasco em passagens por Portugal, como esta equipa de 1957, que veio a Lisboa encantar quem a viu jogar:
Irritava-se muito quando alguém se referia a um natural do Brasil como estrangeiro, pois para ele, portugueses e brasileiros não se deveriam considerar mutuamente como estrangeiros.
Herdei dele essa forma de entender as duas comunidades e também eu me sinto no Brasil como um deles e acolho um brasileiro como meu compatriota.
Tio Zé ,onde quer que esteja ,este blogue também é seu,decerto adoraria ter escrito aqui textos sobre o seu Brasil, do seu Rio, da sua Manaus.
A 24 DE FEVEREIRO nasceram
ao longo dos anos
1500 - Carlos V - imperador do Sacro Império Romano-Germânico
1536 - Papa Clemente VIII
1786 - Wilhelm Grimm - filólogo
1843 - Teófilo Braga - político
1927 - David Mourão-Ferreira - escritor
1943 - George Harrison - músico
1955 - Steve Jobs - empresário
1955 - Alain Prost - piloto de Fórmula
Nenhum comentário:
Postar um comentário