contador de visitas

free web counter

quinta-feira, novembro 20, 2014

um português - CARLOS DO CARMO, venceu GRAMY

.
O CANTOR E FADISTA CARLOS DO CARMO
GANHOU UM GRAMMY DE CARREIRA


Carlos do Carmo foi distinguido pela Latin Recording Academy com o grammy que distingue a carreira do artista. É o primeiro português a receber este prémio.



O "Lifetime Achievment" agora atribuído a Carlos do Carmo destina-se a premiar a obra de uma carreira. A academia considera Carlos do Carmo "um dos melhores fadistas de sempre", lembrando o importante papel que a mãe, a fadista Lucília do Carmo, desempenhou na sua carreira, como referência musical.

De acordo com o jornal "Blitz", Carlos do Carmo, 74 anos, foi informado ontem pelo presidente da Latin Recording Academy, Gabriel Abaroa Jr, que tinha ganho o galardão. A estatueta deverá ser-lhe entregue no dia 19 de novembro, no Hollywood Theatre da MGM, em Las Vegas (EUA).

O fadista, de 74 anos, tem uma carreira artistica de 50 anos e estreou-se na casa de fados lisboeta O Faia, propriedade dos seus pais.

Numa entrevista à Lusa, o fadista contou que começou a ouvir fado ainda dentro do ventre da mãe, destacando também a importância das idas às verbenas para ouvir fados, acompanhado pelos pais, e "a escola que era O Faia onde se ouvia muitos fadistas, designadamente Alfredo Marceneiro", e a sua mãe, criadora de êxitos como "Maria Madalena" e "Foi na travessa da Palha".

Do seu repertório constam vários temas assinados por Barbosa du Bocage, Almeida Garrett, Frederico de Brito, José Carlos Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, Manuel Alegre, José Saramago, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, Júlio Pomar, Maria do Rosário Pedreira e compositores como Victorino d'Almeida, Fernando Tordo, Nuno Nazareth Fernandes, Martinho d'Assunção, José Luís Tinoco, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, José Niza, Mário Moniz Pereira e Alfredo Marceneiro, entre outros.


Ler Artigo Completo (Pág.1/3)

Nenhum comentário: