contador de visitas

free web counter

domingo, junho 14, 2015

O KUDURO de ANGOLA

.
O KUDURO É A DANÇA E O SOM
NACIONAL DE ANGOLA, NÃO
HÁ JOVEM QUE NÃO GOSTE DE
KUDURO



Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola. É influenciado por outros géneros como Sungura e Rap.

Recentemente, o Kuduro tornou-se um fenómeno musical em todos os países de língua portuguesa, assim como em outras partes do mundo1 .



Origem

O kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluindo para um género musical, estilo house africano em que se mistura elementos electrónicos com o folclore tradicional, feito pelo povo mais pobre de Luanda e com os meios precários que dispunham. A musica é peculiar no uso de breaks e funk muito utilizados nos anos 80 para criar melodias, mas utilizando loops e letras explícitas, que acabam por ser um reflexo de boa parte da população 2 .

O nome da dança referia-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a "bunda dura", simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, que segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro e conhecido entre o povo como o "Rei do Kuduro", foi de onde surgiu a ideia da dança, depois de o mesmo ver o filme de 1988, de Jean Claude Van Damme, "O Desafio do Dragão". em que ele aparece num bar, todo bêbado, a dançar com um estilo muito rijo e pouco habitual para aquela época 3 1 2 . ==

Estilo musical

As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário em dialectos angolanos (por exemplo, kimbundo), tais como as musicas Da Dombolo, de Dj SL, ou Salale de Dog Murras 2 .

Actualmente tem havido muita modernização do Kuduro, e Grupos músicas com uma figura e Representação Própria como a Pintura do Cabelo visto em Sebem, Nagrelha dos Lambas e os Trajes típico dos Namayer.

Popularidade

I Love Kuduro


O documentário “I Love Kuduro”, realizado pelos irmãos Mário e Pedro Patrocínio, estreou com grande êxito no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o maior Festival de Cinema da América Latina, e em Portugal, no DocLisboa. I Love Kuduro” foi rodado em Angola e retrata a origem do fenómeno do kuduro.


Nenhum comentário: