contador de visitas

free web counter

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

O FIME BRASILEIRO "SENNA" PREMIADO NOS BAFTA

.
NO FESTIVAL DE CINEMA QUYE EM
INGLATERRA É DENOMINADO DE
BAFTA PRIZES . UM VERDADEIRO
OSCARES DE HOLLYWOOD, O FIL-
ME BRASILEIRO "SENNA" FOI
UM DOS PREMIADOS



Senna é um documentário lançado em 2010 que conta a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1. É uma co-produção de França, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. O longa foi produzido pela Working Title em parceria com a ESPN Films e foi distribuído pela Universal Pictures.

Recebeu aclamação tanto da crítica quanto do público, tornando-se um dos maiores de seu gênero em todos os tempos e um dos maiores da atualidade.[1]


Sinopse

O documentário foca na carreira de Senna na fórmula 1 entre 1984 e 1994 com principal atenção na rivalidade com o piloto francês Alain Prost, como também suas rusgas com dirigentes da FIA, notadamente o seu presidente na época o francês Jean-Marie Balestre. A produção também conta com várias imagens inéditas dos bastidores da fórmula 1, como reuniões entre os pilotos e dirigentes.

O lado pessoal também é mostrado, porém com pouco destaque. Com imagens de arquivo da família Senna e depoimentos da irmã, além de entrevistas do pai e mãe do piloto. O lado de "superstar" do piloto também é lembrado durante a obra.

A produção também conta com a participação do jornalista Reginaldo Leme, conhecido por cobrir a fórmula 1 desde a década de 1970 e narrações de algumas corridas por Galvão Bueno.

Os entrevistados deste documentário não são mostrados, apenas o áudio é exibido, a produção foca nas imagens das corridas, bastidores, entrevistas da época abordada pelo filme, dando assim, um dinamismo ao produto final.

Lançamentos

O filme foi primeiramente lançado no Japão em outubro de 2010, sendo posteriormente lançado no Brasil no mês seguinte. Em 2011 o filme foi lançado em boa parte da Europa, com especial atenção para o Reino Unido no mês de junho. Em julho seria lançado na Austrália,[2] porém o lançamento foi adiado, sendo posteriormente lançado no mês de agosto.[3] No mesmo mês de agosto foi a vez dos Estados Unidos receber a história de Ayrton Senna.[

Recepção

A recepção tanto do público quanto da crítica especializada foi em sua grande maioria de elogios, tornando-se um grande sucesso de crítica.[5] Em um dos sites mais conceituados sobre cinema, Rotten Tomatoes, a aprovação foi de 92%, já entre os usuários a aprovação foi de 97% ao filme. O crítico Dan Jolin da Empire Magazine atribuiu nota 4 de 5 à produção. Alex Zane do jornal britânico The Sun, igualmente classificou a obra com a nota 4 de 5, dizendo que o documentário é "fascinante e profundamente comovente". Já Steve Rose do The Guardian, também anotou um 4 de 5 para a obra, afirmando: "com várias imagens gravadas disponíveis da fórmula 1, foi possível moldar a história de Senna como um drama de ação ao vivo, em vez de um documentário póstumo.[9] No site Internet Movie Database, a produção recebeu inúmeros elogios, classificada por milhares de usuários com nota média Em um dos principais sites de cinema do Brasil, o e-Pipoca, os usuários igualmente classificam o documentário como sendo de ótimo nível.

Nenhum comentário: