contador de visitas

free web counter

segunda-feira, setembro 30, 2013

2 GRANDES SUCESSOS PARA O DESPORTO PORTUGUÊS

.
NESTE FINAL DE SEMANA TÍVEMOS
2 ATLETAS PORTUGUSES A TRIUN-
FAR EM PROVAS INTERNACIONAIS
IMPORTANTES, COMO SÃO O CAM-
PEONATO DO MUNDO DE CICLISMO
E O ATP WORLD TOUR DE TENIS,
NO ACSO O DA MALÁSIA.



RUI COSTA CAMPEÃO DO MUNDO DE CICLISMO

Rui Costa, O jovem ciclista português, sagrou-se campeão do mundo de ciclismo, ao vencer a prova de fundo dos Mundiais de Itália, em Florença.

É a primeira vez que um ciclista português ganha o Mundial.

O ciclista da Póvoa de Varzim está a viver um ano fenomenal. Depois do triunfo na Volta à Suíça e das duas vitórias em etapas na Volta à França, o atleta da Póvoa de Varzim sagrou-se agora campeão do mundo, ganhando, assim, o direito a usar a camisola arco-íris durante um ano.

O português superiorizou-se nos metros finais ao espanhol Joaquim Rodríguez. Tal como há um ano, o espanhol Alejandro Valverde ficou em terceiro, cortando a meta 16 segundos depois de Rui Costa.

À Lusa, o português confessou a alegria com o triunfo: “Eu acho que ainda não assimilei. Como tenho dito, é um sonho. Sempre sonhei ser campeão do mundo e hoje poder realizá-lo... Acho que é algo que não acreditava e que agora estou a viver. Vou vivê-lo da melhor forma.”

O ciclista poveiro não hesitou em eleger o triunfo na prova de estrada dos Mundiais de Florença como “o ponto mais alto” da sua carreira e assumiu estar desejoso para mostrar em Portugal a camisola arco-íris de campeão do mundo.

“Em princípio, tinha a Volta à China para fazer, mas creio que irei fazer a Lombardia, já com a camisola de campeão do mundo. Tenho de desfrutar ao máximo o resto da temporada”, prosseguiu, escusando-se a traçar objectivos para a próxima temporada, que correrá pela Lampre-Merida.

CLASSIFICAÇÃO
1. Rui Costa (Portugal), 7h25m44s
2. Joaquim Rodríguez (Espanha), m.t.
3. Alejandro Valverde (Espanha), a 16s
4. Vincenzo Nibali (Itália), a 16s
5. Andriy Grivko (Ucrânia), a 31s
6. Peter Sagan (Eslováquia), a 34s
7. Simon Clarke (Austrália), m.t.
8. Maxim Iglinskiy (Cazaquistão), m.t.
9. Philippe Gilbert (Bélgica), m.t.
10. Fabian Cancellara (Suíça), m.t.


JOÃO SOUSA TRIUNFA NO ATP WORLD TOUR DA MALÁSIA



João Sousa venceu este domingo a final do Open da Malásia, torneio do ATP Tour 250 disputado em Kuala Lumpur, ao derrotar o francês Julien Benneteau, por 2-6, 7-5 e 6-4, tornando-se no primeiro português a conquistar um evento do ATP World Tour.
O número 77.º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o gaulês, 33.º, e venceu ao fim 2H18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal. Para lá chegar , o vimaranense teve, inclusive, de salvar um match point quando perdia por 4-5 no segundo set.
Depois da reviravolta nesse segundo parcial, Sousa arrancou o terceiro set logo com uma quebra de serviço e aguentou um final de nervos, em que conseguiu salvar os quatro pontos de break que teve pela frente. Por fim, foi hora de começar os festejos inéditos para o ténis português.
João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.
Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado.
Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158 mil dólares (cerca de 117 mil euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59.º posto de Rui Machado em 3 de outubro de 2011.

Nenhum comentário: