contador de visitas

free web counter

quinta-feira, dezembro 05, 2013

cantoras portuguesas - AUREA

.
PERTENCE À NOVA VAGA DE
CANTORAS PORTUGUESAS COM
ESTATUTO INTERNACIONAL



Aurea



Aurea2 (Santiago do Cacém, Santiago do Cacém, 7 de Setembro de 1987) é uma cantora portuguesa.




Biografia

Aurea nasceu a 7 de setembro em Santiago do Cacém, na freguesia com o mesmo nome, onde viveu até aos 2 anos. Desde cedo afirmou que queria ser atriz, entrando mais tarde para o curso de Teatro da Universidade de Évora,3 onde "congelou" a matricula no último ano e ainda não decidiu se um dia irá acabar o curso.

Rui Ribeiro foi autor de 9 dos 10 temas do seu álbum de estreia,4 que marca uma influências claramente pop/soul. O disco foi produzido por João Matos e Ricardo Ferreira.

O álbum de estreia homónimo foi lançado a 27 de setembro de 2010,5 tendo atingido o primeiro lugar da tabela em Portugal, destronando o álbum ao vivo dos Pearl Jam, Live on Ten Legs.6 7

A cantora participou no "Concerto mais pequeno do mundo" da Rádio Comercial no dia 12 de fevereiro de 2011, no Monte Prado Hotel & Spa, em Melgaço.8

Aurea recebeu o Globo de Ouro de "Melhor Intérprete Individual" em 2011.9

Foi anunciado, a 19 de setembro de 2011, que Aurea estava nomeada para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act",10 tendo ganho o mesmo, a 18 de outubro de 2011.11

O lançamento do segundo álbum de estúdio, está previsto para 26 de novembro e será intitulado Soul Notes, já tendo sido lançado o single de apresentação "Scratch My Back", que estreou dia 7 de setembro. O álbum foi produzido pela Blim Records, sendo exclusivamente composto por temas originais, onde Aurea contou com a colaboração de Rui Ribeiro e Ricardo Ferreira, tal como aconteceu com o seu álbum de estreia de 2010.12

A cantora irá encerrar a sua digressão de apresentação no dia 26 de outubro em Macau, com um concerto no 26º Festival Internacional de Música.12

Foi nomeada para o título de Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards de 2012,13 o qual ganhou pela segunda vez na sua carreira e com esta conquista, fica automaticamente nomeada para o prémio "Worldwide Act" que irá decorrer em Frankfurt na Alemanha a 11 de novembro de 2012.14

Participou da edição 2013 do Rock in Rio, em 15 de setembro, apresentando-se no palco Sunset em conjunto com a banda portuguesa The Black Mamba.15 Pouco tempo antes do mesmo ano, a canção/single "Busy (For Me)", foi adicionada à banda sonora(trilha sonora) da telenovela brasileira Amor à Vida.16

Influências musicais[editar código-fonte]

De entre as suas influências, estão nomes como Aretha Franklin, Joss Stone, John Mayer, Amy Winehouse, James Morrison e ainda Zero 7.17

Dueto virtual[editar código-fonte]

Quando o Rei do Rock - Elvis Presley - morreu em 1977, Aurea ainda não tinha nascido, cresceu a ouvir o rei que o pai lhe mostrava, sem sequer pensar que um dia ia gravar com o próprio. Foi feita uma nova versão de "Love Me Tender", na qual foi adicionado a voz do rei que culminou num dueto virtual, que saiu no disco Viva Elvis The Album a 9 de Novembro de 2010.18 19

Um disco baseado no espetáculo "Viva Elvis", do Cirque du Soleil, em Las Vegas e assinala o 75º aniversário do cantor. Aurea disse numa entrevista:

“ Quando me propuseram gravar esta canção, senti-me uma privilegiada, apesar de nunca ter sido uma daquelas fãs incondicionais do Elvis Presley. Depois, vim a saber que o tema foi aprovado pela própria família do Elvis, e isso encheu-me de orgulho.20 ”

Acrescentou ainda:

“ Esta versão é a minha cara. A primeira vez que ouvi "Love Me Tender" era ainda muito pequenina, e acho que me deve ter sido mostrada pelo meu pai (...) Têm-me dito que eu faço inteira justiça à canção.20 ”

A cantora espera obter autorização para poder apresentar o tema ao vivo nos seus concertos.20

Discografia
Álbuns de estúdioAurea (2010)21 22
Soul Notes12
Ao vivoAurea – Ao Vivo no Coliseu dos Recreios (2011)23
Aurea – Ao Vivo no Rock in Rio (2013)
Singles"Busy (For Me)"
"Okay Alright"
"The Only Thing That I Wanted"
"Scratch My Back"
"Nothing Left to Say"

Nenhum comentário: