contador de visitas

free web counter

quarta-feira, setembro 07, 2005

7 DE SETEMBRO DE 1822

..
Hoje, 7 de Setembro, o Brasil celebra o Dia da Independência.

DOM PEDRO DÁ O GRITO DO IPIRANGA, PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Com o brado de "Independência ou Morte!", Sua Alteza Real, o príncipe Dom Pedro declarou ontem o Brasil independente de Portugal. Ele retornava de breve visita às fortificações em Santos quando recebeu uma correspondência que o intimava a retornar ao seu país-natal. Indignado com mais esta ingerência sobre seus atos de governante, e influenciado por auxiliares que defendem a ruptura com as Cortes, decidiu pela separação do reino de Portugal e Algarves.

in "O Estado de S.Paulo", 8 de Setembro de 1822

Primeiro discurso oficial de D. Pedro, enquanto Imperador do Brasil, na abertura dos trabalhos da Assembleia Constituinte Brasileira

:Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer oficialmente a Independência do Brasil - em Julho de 1824. Seguiram-se o México e a Argentina, em 1825. A Inglaterra exigiu pelo reconhecimento, que o Brasil pagasse dois milhões de libras esterlinas devidos por Portugal aos bancos ingleses. Para cumprir a exigência, o Brasil pediu dinheiro emprestado à própria Inglaterra - a primeira dívida externa do novo país -, criando uma dependência que se estenderia até o fim da Guerra do Paraguai.

Nenhum comentário: