contador de visitas

free web counter

terça-feira, dezembro 27, 2005

BRASILEIROS EM PORTUGAL

..
..

BRASILEIRO É FESTA POR ONDE PASSA<, ONDE SE INSTALA. EM PORTUGAL VIERAM DAR MAIS VIDA ,MAIS CÔR.MAIS TERNURA , MAIS PROXIMIDADE ENTRE AS PESSOAS. BENVINDOS.

Durante séculos, os Portugueses foram imigrantes no Brasil. Com quase regular continuidade, ao nível de várias dezenas de milhar anuais, os nossos compatriotas demandaram aquele destino após a sua independência, como colonos agrícolas, mineiros, empregados de comércio, trabalhadores industriais ou ainda como activistas políticos e exilados. Esta permanência continuada só veio a quebrar-se a partir dos anos 60 do presente século, quando as perspectivas de trabalho e de acumulação de poupanças nesse Estado Além-Atlântico foram suplantadas pelas que eram oferecidas pela migração intra-europeia.

Olhando o problema de um ponto de vista recíproco, a presença de Brasileiros em Portugal não tinha tido expressão significativa. A partir da década de 80, porém, a situação inverteu-se, e Portugal assistiu ao crescimento regular do fluxo de emigração brasileira, cujas motivações estão ainda por apurar. Este artigo tem como objectivo uma introdução a esse estudo.

A partir de dados colhidos por investigadores brasileiros em relação a comunidades imigradas, sensivelmente na mesma época, para regiões bem precisas dos E.U.A., poder-se-á inferir que, entre as razões apontadas, avulta a profunda crise económica então vivida no Brasil. Por outro lado, terá jogado em favor do destino português, a identidade linguística e a afinidade cultural entre Portugueses e Brasileiros, bem como a motivação afectiva da existência, real ou mitificada, de uma possível ascendência lusa. Factores mais concretos terão sido também as expectativas e o conhecimento dos benefícios de estatuto conferidos aos cidadãos brasileiros em Portugal. O destino português apresenta ainda outros tipos de vantagens como a reconhecida ausência de movimentos xenófobos entre nós e uma mais fácil inserção em situação de clandestinidade, pois os Brasileiros rapidamente se diluem na sociedade portuguesa.

Nenhum comentário: