contador de visitas

free web counter

sexta-feira, junho 22, 2007

a 22 de Junho nasceu HERMETO PASCOAL

.
Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal (Lagoa da Canoa, 22 de junho de 1936) é um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro.



Biografia
Nascido no interior de Alagoas, desde pequeno tocava flauta e acordeão; com 8 anos já se apresentava em forrós e feiras na companhia do irmão.

Deixou a cidade natal e foi para o Recife; no fim da década de 50 partiu para o Rio de Janeiro e depois São Paulo, aonde formou o grupo Som Quatro. Integrou o Sambrasa Trio, ao lado de Airto Moreira (bateria) e Claiber (baixo).

Em seguida, fez parte do Quarteto Novo, ao lado de Airto Moreira, Heraldo do Monte e Théo de Barros. Originalmente chamado Trio novo, acompanhava Geraldo Vandré e posteriormente seguiram Edu Lobo em Ponteio, no Festival de Música Popular Brasileira. O nome para Quarteto só mudou quando da entrada de Hermeto.

Algum tempo depois, Airto Moreira apresenta Hermeto a Miles Davis, de cuja banda era integrante. Desse encontro são gravadas duas canções, com a participação de Hermeto Pascoal apresentando o Bruxo, ou Albino Doido (apelido dado a Hermeto) ao mundo.

Reverenciado pela crítica mundial como um dos maiores gênios da música, o mestre multi-instrumentista toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta e diversos outros instrumentos musicais. Hermeto notabilizou-se por utilizar os mais variados objetos, tocando em bacias d'água, apitos, garrafas, brinquedos de plástico ou borracha, sons corporais, e até mesmo animais.

Atualmente, com 70 anos, com mais ou menos quatro mil músicas escritas, cerca de 30 discos próprios, centenas de participações em discos, Hermeto Pascoal toca com cinco formações musicais: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.

Dentre as parcerias estão: Airto Moreira, Heraldo do Monte, Théo de Barros, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Egberto Gismonti, Taiguara, Sivuca, Arismar do Espírito Santo, Miles Davis, Naná Vasconcelos, Elis Regina, Chick Corea, John McLaughlin, entre muitos outros.

Em 2000 lançou o livro Calendário do Som, com a partitura e cifra de uma canção para cada dia do ano, inclusive um dia a mais para anos bissextos.

Mais recente trabalho
Seu mais recente trabalho é a dupla Chimarrão com Rapadura, com a esposa Aline Morena, que em 2006, lançou CD e DVD independentes com esse mesmo nome.

Discografia
Alguns de seus álbuns:

Chimarrão com Rapadura (2006) CD e DVD
Mundo Verde Esperança (2002)
Eu e Eles (1999)
Música - O Melhor da Música de Hermeto Pascoal (1998)
Hermeto Pascoal/Renato Borghetti - CCBB, ao vivo (1993)
Hermeto Pascoal/Pau Brasil - Série Música Viva, ao vivo (1993)
Festa dos Deuses (1992)
Mundo Verde Esperança (não lançado)
Hermeto Solo - Por Diferentes Caminhos ou Por Diferentes Caminhos: Piano Acústico (1988)
Só Não Toca Quem Não Quer (1987)
Brasil Universo (1986) ou (1985)
Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca (1984)
Hermeto Pascoal & grupo (1982)
Cérebro Magnético (1980)
Ao Vivo Montreaux Jazz Festival (1979)
Zabumbê-bum-á (1979)
Missa dos Escravos (1977)
Slaves Mass (1976)
A Música Livre de Hermeto Pascoal (1973)
Hermeto (1970) ou (1971)
Quarteto Novo (1967)

Nenhum comentário: