contador de visitas

free web counter

segunda-feira, maio 11, 2009

a 11 de Maio de 1938, deu-se um LEVANTE INTEGRALISTA no BRASIL

.
Levante integralista


Levante integralista foi um levante armado contra o governo brasileiro do chamado Estado Novo ocorrido em 10 de maio de 1938.

História
Getúlio Vargas, desde a fundação da Ação Integralista Brasileira (AIB), teve seu apoio, tendo em vista que seu principal líder, Plínio Salgado, almejava o cargo de ministro da Educação. Mesmo assim, após a criação do Estado Novo, e tendo prometido, na pessoa do Ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra ao chefe integralista Plinio Salgado, grande espaço de atuação ideológica para o integralismo, Vargas decretou o fechamento de todos os partidos políticos nacionais, incluindo a AIB.

Em retaliação, um grupo de 80 integralistas, entre a zero hora e as duas horas do dia 11 de maio de 1938, atacou o Palácio Guanabara, residência oficial do Governo Federal, em uma tentativa de depor Vargas e reabrir a AIB. Os integralistas, entre os quais membros da família real brasileira, liderados por Severo Fournier, quase conseguiram entrar no palácio Guanabara e matar Getúlio, mas o Exército e a Polícia Especial chegaram no último momento e controlaram a situação.



Após o ataque ser contido muitos dos revoltosos foram fuzilados e presos. Como resultado, outros, em torno de 1.500 integralistas, foram presos e Plínio Salgado, líder do movimento integralista no Brasil, foi exilado em Portugal.

Nenhum comentário: