contador de visitas

free web counter

sábado, maio 30, 2009

fadistas portuguesas . CARMINHO

.


Carminho é já um grande nome do fado em Portugal.

Carmo Rebelo de Andrade, conhecida como Carminho, é uma fadista portuguesa. É filha da também cantora Teresa Siqueira.

Percurso
Cantou com o grupo Tertúlia de Fado Tradicional com quem gravou quatro canções ("Toca Pr'á Unha", "O Vento Agitou O Trigo", "Fado Pombalinho" e "O Fado da Mouraria") do cd "Saudades do Fado", editado em 2003.

Aquando das cerimónias de adesão de Malta à União Europeia actuou no país a convite da Embaixada Portuguesa.

Em 2005 cantou num espectáculo, que teve lugar no Teatro Camões, oferecido pelo presidente da Turquia ao presidente Jorge Sampaio. Ainda em 2005 recebeu o prémio Amália, na categoria de Revelação Feminina.

Em 2006 colaborou nas gravações do disco "O Terço Cantado" que recebeu a bênção apostólica do Papa Bento XVI. As músicas são de Ramon Galarza e as vozes são dos irmãos Carmo Rebelo de Andrade e Francisco Rebelo de Andrade (participante no programa "Operação Triunfo").

Carminho participou no filme "Fados" de Carlos Saura de 2007. O disco com a banda sonora inclui a faixa "Casa de Fados" com a participação de Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro e Pedro Moutinho.

Em Maio de 2008 participou num concerto de Tiago Bettencourt, também actuou na Casa da Música, na Expo Zaragoza 2008 e foi convidada para o espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico.

Ainda em 2008 interpretou "Gritava contra o silêncio", excerto de um conto de Sophia de Mello Breyner Andersen, no primeiro disco de inéditos de João Gil.

Foi apontada pelo site Cotonete[1] como um dos Nomes a seguir no ano de 2009.

O disco de estreia, "Fado", produzido por Diogo Clemente, é editado em 1 de Junho de 2009.

Discografia
Fado (CD, EMI, 2009)

Nenhum comentário: