contador de visitas

free web counter

segunda-feira, agosto 31, 2009

HISTÓRIA DO BRASIL -A GUERRA DO PARAGUAI

.
A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864 a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.



Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.

Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três paises lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.

Esta guerra durou seis anos; contudo, já no terceiro ano, o Brasil via-se em grandes dificuldades com a organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias que os derrotavam na maioria das vezes. Diante deste quadro, Caxias foi chamado para liderar o exército brasileiro. Sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou várias vitórias até chegar em Assunção no ano de 1869. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chega ao seu final com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.


AS TROPAS BRASILEIRAS VITORIOSAS

Conclusão: Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.

3 comentários:

carlos disse...

ACHO QUE A PESSOA QUE ESCREVEU ISSO AQUI DEVERIA SE INFORMAR MELHOR A RESPEITO DESTA GUERRA QUE COMEÇOU PELO SEGUINTE MOTIVO:
EM 1863 O URUGUAI TINHA UM GOVERNO BRANCO O DE VERNARDO VERRO QUE ERA ALIADO DO PARAGUAI, ELE FOI DERROCADO PELOS COLORADOS A MANDO DE VENANCIO FLORES, OS GOVERNOS DE BRASIL E ARGENTINA APOIARAM E AJUDARAM NO GOLPE O BRASIL ATACOU FORTEMENTE A CIDADE DE PAISANDÚ FOI QUANDO O GOVERNO DE VERNARDO PEDIU AJUDA A SOLANO LOPEZ, FOI QUANDO O PARAGUAY DECLAROU A GUERRA AO BRASIL MAS PARA ISSO ELE DEVERIA PASSAR POR SOLO ARGENTINO FOI QUANDO O GOVERNO DA ARGENTINA NÃO PERMITIU A PASSAGEM DOS PARAGUAIOS E PERMITIU A PASSAGEM DOS BRASILEIROS PARA ATACAR O PARAGUAY, UMA TRAIÇOEIRA FORMA DE NEUTRALIDADE, ASSIM O PARAGUAI SE VIU OBRIGADO A DECLARAR TB GUERRA A ARGENTINA E O NOVO GOVERNO URUGUAIO TAMBEM SE UNIU A GUERRA PELO TRATADO DA TRIPLICE ALIANÇA, E MUITO FACIL FALAR QUE O PARAGUAY QUERIA SAIDA AO MAR E DECLAROU GUERRA AO BRASIL PARA TIRAR O PESO DE NOS BRASILEIROS POR ESSE MASSACRE ONDE MATAMOS ATÉ AS CRIANÇAS!!

carlos disse...

http://www.youtube.com/watch?v=E_CGy1IA4Ok&feature=related

Mordaz disse...

O Paraguai nunca foi desenvolvido. Era um país atrasado e pobre. A riqueza ficava nas mãos do brancos que viviam num luxo europeu, importando padrão francês. A indústria do paraguai foi apenas dirigida para a guerra. Não produzia nada de destaque. Exportava erva mate, fumo e madeira e seus consumidores, no caso da erva mate, só podia ser o cone sul. O Paraguai recolhia um terço de Libras esterlinas em impostos do que fazia o Uruguai, com metade da população. Um líder deve se sacrificar pelo seu povo e pela sua nação, ou deve sacrificar o seu povo e nação para si? Quem matou as crianças, quem as obrigou a empunhar em armas ou quem perseguia o facínora para pagar pelos seus crimes? Só conhecemos outro caso igual na história com Hitler usando crianças para não se render e pagar por seus crimes.