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Iberê Camargo
Biografia
Carreira artística
Iberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, com Parlagreco e Frederico Lobe. Já em Porto Alegre estudou pintura com João Fahrion. Em 1942 ele chegou ao Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Mas, insatisfeito com a metodologia ali adotada, juntou-se a outros artistas, também insatisfeitos, e com seu professor de gravura, Alberto da Veiga Guignard, para fundar o "Grupo Guignard". Em 1953 tornou-se professor de gravura no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em seu próprio ateliê ou em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior. Em Porto Alegre, foi um dos grandes incentivadores do Atelier Livre.
Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas e formas de vista, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza.
Prisão
No dia 5 de dezembro de 1980 ocorreu uma tragédia na vida de Iberê Camargo. O pintor matou a tiros o engenheiro Sérgio Alexandre Esteves Areal, 32. Uma versão diz que o homem discutia com uma mulher quando Camargo se intrometeu. Após uma luta, o pintor teria atirado no engenheiro. Segundo a Fundação Iberê Camargo, ele passou um mês preso e foi absolvido por legítima defesa.
Vida pessoal
Iberê Camargo não gostava de cachorros nem de crianças e teve apenas uma filha, Gerci, fruto de um romance passageiro na década de 1944. Gerci Camargo deu-lhe dois netos, Carlos Iberê e Doralice, e três bisnetos, Roberta, Fernando e Maissa. Iberê renovou as amizades, mas encontrou o verdadeiro companheirismo em 1983, no gato Martim, o seu "cucuruco", como o chamava. O pintor colocava o bichano no bolso do macacão enquanto preparava seus quadros e fazia questão de que sua esposa, Maria Coussirat Camargo, pusesse um prato de comida para o gato na mesa de jantar. "O animal é melhor do que o homem, que hoje come na tua mesa e amanhã te faz velhacaria", comparava.
Fundação
Fundação e Museu Iberê Camargo
Em 1995, no ano seguinte à sua morte, foi criada a Fundação Iberê Camargo, com sede na antiga moradia do artista, no bairro Nonoai, para conservar, catalogar e promover obra de Iberê. Mais tarde, a sede mudou-se para o bairro Cristal, em um prédio projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza.
1.↑ entrevista com León Ferrari
[editar] Cronologia
1928 Estudou pintura na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
1939 Frequentou o curso técnico de Arquitetura do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre.
Casou-se com Maria Coussirat.
1942 Exposição individual no palácio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Transferiu-se para o Rio de Janeiro como bolsista do governo do Estado do Rio Grande do Sul.
1943 Criou, com outros artistas, o Grupo Guinard, Rio de Janeiro.
1944 Exposição individual na Casa das Molduras, Porto Alegre.
Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Exposição Auto-Retrato no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
1945 Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Mostra 20 Artistas Brasileiros, Buenos Aires, Argentina.
1946 Salão Nacional do Rio de Janeiro.
Exposição individual no Ministério de Educação e Saúde, Rio de Janeiro.
1947 Prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Exposição individual na Casa das Molduras, Porto Alegre.
Exposição Pintura Contemporânea Brasileira, Montevidéu, Uruguai.
1948 Exposição Pintura Contemporânea Brasileira, Johanesburgo, África do Sul.
Exposição Pintura Contemporânea, na Biblioteca Pública de Salvador.
Exposição Pintura Brasileira, Chile.
1948/49 Estudou com De Chirico, Petrucci, Achille e Rosa, Roma, Itália.
1949/50 Frequentou a Academia André Lhote, Paris França.
1951 Membro do júri do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
I Bienal de São Paulo
Exposição individual no Museu de Arte de Resende, Rio de Janeiro.
Bienal de Arte Hispano-Americana, Madri, Espanha.
1952 Integrou, até 1955, a comissão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Expôs, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, gravuras para a ilustração do livro O Rebelde, de Inglêz de Souza, destinado aos sócios do grupo Os Cem Bibliófilos do Brasil.
Exposição na Universidade do Chile.
Exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Exposição no Museu de Arte de Florianópolis.
Coletivo no Instituto Brasil - Estados Unidos, Rio de Janeiro.
1953 Como professor concursado, fundou o curso de gravura em metal no então Instituto Municipal de Belas Artes, hoje Escola de Artes Visuais, Rio de Janeiro.
Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Exposição Gravuras Brasileiras, Berlim, Alemanha.
1955 Administrou curso de gravura em metal, Porto Alegre.
Exposição individual no Clube da Gravura, Porto Alegre.
Bienal de Madri, Espanha.
Novo Salão Carioca, Rio de Janeiro.
Idealizou o Salão Miniatura como protesto pela insignificante redução das taxas de importação das tintas para artistas plásticos, na Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro.
1956 Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Mostra coletiva no Museu Guggenheim, Nova York, Estados Unidos.
III Bienal Hispano-Americana, Barcelona, Espanha.
Exposição 50 Anos Paisagem Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
1957 Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Exposição organizada pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em Buenos Aires, Argentina.
Exposição de gravura brasileira, Montevidéu, Uruguai.
1958 Exposição de gravura brasileira no Museu de Quito, Equador.
Bienal da Cidade do México.
Salão Pan-Americano do Instituto de Belas Artes, Porto Alegre.
Exposição individual na Galeria GEA, Rio de Janeiro.
Membro do júri do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
1959 Exposição na União Pan-Americana, Washington, Estados Unidos.
V Bienal de São Paulo.
Exposição 30 Anos de Arte Brasileira na Galeria Macunaíma, Rio de Janeiro.
Exposição em homenagem aos críticos de arte, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Participou da exposição itinerante de gravadores brasileiros organizada pela Comissão de Cultura em colaboração com o Smithsoniam Institute of Washington, Estados Unidos.
Coletiva no Museu de Arte Moderna de Chapultepec, Cidade do México.
1960 International Bienal Exhibition of Prints in Tokio, National Museum of Modern Art Yomiuri Shimbun, Tóquio, Japão.
Mostra Latin American Painters and Painting, organizada pelo Museu Guggenheim, Nova York, Estados Unidos.
Exposição individual no centro de Artes e Letras de Montevidéu, Uruguai.
Bienal da Cidade do México.
Curso de pintura na Prefeitura de Porto Alegre, origem do Ateliê Livre da cidade.
Exposição inaugural do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Argentina.
Administrou curso de gravura em metal, Montevidéu, Uruguai.
Exposição individual no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Mostra inaugural da Galeria Bonino, Rio de Janeiro.
1961 Bienal do Japão.
Prêmio Melhor Pintor Nacional, na VI Bienal de São Paulo.
Coletivas: O Perfil e a Obra e A Natureza Morta na Pintura no Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro.
Exposições de gravura: Estados Unidos e Japão.
1962 Bienal de Veneza, Itália.
Retrospectiva no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Pintou painéis para a Companhia de Navegação Costeira e os expôs no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Coletiva na Galeria Relevo, Rio de Janeiro.
Exposição na Walter Art Center of Minneapolis, Estados Unidos.
Participou da exposição na Embaixada dos Estados Unidos, Rio de Janeiro.
Exposição de gravura, Japão.
1963 Sala Especial na VII Bienal de São Paulo.
Exposição individual na Petite Galerie, Rio de Janeiro.
Exposição de gravura, Lima, Peru.
Exposição Resumo do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.
Exposição no Museu Lagos, Nigéria.
Exposição A Paisagem como Tema, no Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro.
1964 Exposição individual na Galeria Bonino, Rio de Janeiro.
Publicou nos Cadernos Brasileiros o seu Tratado sobre Gravura em Metal, Rio de Janeiro.
1965 Exposição individual na Galeria Bonino, Rio de Janeiro.
Exposição Ocho Grabadores Brasileños, na Galeria Rene Mentres, Barcelona, Espanha.
Transferiu-se do curso de gravura em metal para o de pintura do Instituto Municipal de Belas Artes do Rio de Janeiro, atual Escola de Artes Visuais, Rio de Janeiro.
Ministrou curso de pintura promovido pelo Museu de Arte do rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Exposições no Royal College of Art Galleries, Londres, Inglaterra; Galerie Subel, Paris, França; Museu de Arte Moderna de Madri, Espanha, e de Toronto, Canadá; Fundação Calouste Gulbekian, Lisboa, Portugal; Museu Guggenheim, Nova York, Estados Unidos.
1966 Executou painel de 49 metros quadrados oferecido pelo Brasil à Organização Mundial da Saúde, Genebra, Suíça.
Exposição Brasillianisch Kunst Heunst, Bonn, Alemanha.
Exposição no Museu de Arte Moderna do México.
Exposição individual na Galeria Bonino, Rio de Janeiro.
1967 Exposição Resumo do Jornal do Brasil, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
1968 Bienal Internacional de Tóquio, Japão.
Integrou o júri do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
1969 Individuais: Galeria Yázigi, Porto Alegre; Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.Ministrou os cursos: pintura, para detentos da Penitenciária de Porto Alegre; gravura em metal, na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Coletivas nos Estados Unidos: Gallery Confianza, Barnegat Light, Nova Jersey; Art Gallery Center for Inter-American Relations, Nova York.
1970 Aulas de pintura na Penitenciária de Porto Alegre e de gravura em metal na Escola de Belas Artes da Universidade de Porto Alegre.
Exposição individual na Galeria Barcinski, Rio de Janeiro.
1971 Sala Especial na XI Bienal de São Paulo.
Exposição Resumo do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.
1972 Expôs na inauguração de seu ateliê, Rio de Janeiro.
1973 Exposição individual na O'Hana Gallery, Londres, Inglaterra.
Exposição individual na Galeria do Ineli, Porto Alegre.
Exposição individual na Maison de France, Rio de Janeiro.
Exposição Internacional de Gravura, Ljubljana, Iugoslávia.
Exposição Gravura brasileira no Século XX, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Exposição no Museu de Arte Contemporânea, São Paulo.
1974 Exposição individual na galeria da Aliança Francesa, Rio de Janeiro.
Exposição de gravuras no Centro Cultural Alemão do Rio Grande do Sul.
Inauguração da Galeria Iberê Camargo no Diretório Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
1975 Exposição individual na Galeria de Arte Luiz Buarque de Holanda e Paulo Bittencourt, Rio de Janeiro.
2ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, São Paulo, Rio de Janeiro e Japão.
Participou de exposição de tapeçaria na Galeria Contorno, Rio de Janeiro.
Integrou a exposição do Acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
1976 Exposição individual na Galeria Bonino, Rio de Janeiro.
1977 Exposição individual na Galeria Oficina de Arte, Porto Alegre.
Exposição individual na galeria Iberê Camargo de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
3ª Exposição de Belas Artes Brasil-Japão, São Paulo, Rio de Janeiro e Japão.
X Quadrienal Nacional de Arte, Roma, Itália.
Exposição Arte Global, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
1978 Exposição individual na Galeria Cristina Faria de Paula, São Paulo.
1º Encontro Íbero-Americano de Críticos de Arte e Artistas Plásticos no Museu de Belas Artes Los Caoobos, Caracas, Venezuela.
1979 Exposição individual na Galeria Debret, Paris, França.
Exposição individual na Galeria Ipanema, Rio de Janeiro.
XV Bienal internacional de São Paulo.
Retrospectiva de desenhos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
1980 Retrospectiva de desenhos no Museu Guido Viaro, Curitiba.
Exposição Homenagem a Mário Pedrosa, na Galeria Jean Boghici, Rio de Janeiro.
Exposição individual na Galeria do Centro Comercial de Porto Alegre.
1981 Exposição individual na Galeria Acervo, Rio de Janeiro.
Exposição individual na Galeria do Centro Comercial de Porto Alegre.
Exposição Arte Contemporânea Brasil-Japão, no Museu Nacional de Osaka, Japão.
1982 Mostra Homenagem a Iberê Camargo no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Exposição individual no Studio de Arte Cláudio Gil, Rio de Janeiro.
Mostra Entre a Mancha e a Figura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
1983 Exposição individual na Galeria Tina Presser, Porto Alegre. Projeção do curta-metragem sobre sua obra, por Mário Carneiro e Embrafilme, Rio de Janeiro.
Exposição 3.4 Grandes Formatos no Centro empresarial Rio, Rio de Janeiro.
Outdoor para a Rede Brasil Sul, que foi exposto nas ruas de Porto Alegre.
Exposição Autos-Retratos na Galeria do Banerj, Rio de Janeiro.
1984 Exposição individual comemorativa à passagem de seu 70º aniversário, na Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Exposição iconográfica Iberê Camargo, Aquele Abraço!, comemorativa à passagem de seu 70º aniversário, no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre.
Dois painéis para a Funarte.
Exposição retrospectiva comemorativa à passagem de seu 70º aniversário no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Exposições individuais: Galeria Tina Presser, Porto Alegre; Galeria Luisa Strina, São Paulo; Studio de Arte Cláudio Gil, Rio de Janeiro; Galeria Thomaz Cohn, Rio de Janeiro; Petite Galerie, Viva a Pintura, homenagem a Iberê, Rio de Janeiro.
1985 Mostra retrospectiva Trajetória e Encontros no Museu de Arte do rio Grande do Sul. Lançamento de livro sobre sua vida e obra, editado pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul, pela Fundação Nacional de Arte e pelo Ministério da Cultura.
Prêmio Golfinho de Ouro pela sua atuação como artista plástico durante o ano de 1984, concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Medalha Mérito Cultural, concedida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
1986 Exposição Trajetória e Encontros: Museu de Arte de São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Teatro Nacional de Brasília.
Exposição individual de desenhos (série agrotóxicos) e de óleos na galeria Tina Presser, Porto Alegre.
Exposição individual de desenhos As Criadas, de Genet, na Galeria Usina, Vitória.
Exposição individual de óleos e desenhos e lançamento da suíte de serigrafias (manequins) na Mas Stolz Galerie, Curitiba.
Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
1987 Exposições: Galeria Montesanti, São Paulo; Galeria Espaço Capital, Brasília; Galeria Art-Con, Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Galeria Soluzzione, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul; Galeria Espaço de Arte, Florianópolis; M.D. Galeria de Arte, Uberaba, Minas Gerais; Galeria Luisa Strina, São Paulo; Galeria Paulo Klabin, São Paulo; Galeria Paulo Klabin, Rio de Janeiro; Centro de Exposiciones do Departamento de Cultura, Montevidéu, Uruguai; Centro de Cultura de Cruz Alta, Rio Grande do Sul; Galeria Van Gogh, Pelotas, Rio Grande do Sul; Galeria Matiz, Santa Maria, Rio Grande do Sul; Galeria Tina Presser, Porto Alegre.
1988 Exposição Modernidade Brasileira do Século XX, no Museu de Arte Moderna de Paris, França.
Livro de contos No Andar do Tempo com as seguintes individuais: Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre; Galeria Documenta, São Paulo; Galeria Montesanti, Rio de Janeiro; Galeria Van Gogh, Pelotas, Rio Grande do Sul.
Individual na Galeria Multiarte, Fortaleza.
Individual de gravuras na Galeria Álvaro Santos, Aracaju.
Coletiva na Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre.
Coletiva Os Ritmos e as Formas da Arte Contemporânea Brasileira, na Galeria SESC Pompéia, São Paulo.
Coletiva Os Ritmos e as Formas da Arte Contemporânea Brasileira, Dinamarca e países escandinavos.
1989 Exposições coletivas: Forma e Estrutura, na Galeria Raquel Arnaud, São Paulo. Panorama da Pintura no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Galeria Saramenha, Rio de Janeiro.
Galeria Tina Zappoli, sala especial comemorando os 75 anos de Iberê Camargo, Porto Alegre.
Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre.
Exposição individual na Galeria Santana do Livramento, Rio Grande do Sul.
Arti, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
1990 Exposição Brasil-Japão de Arte Contemporânea.
Exposição individual na Galeria Van Gogh, Pelotas, Rio Grande do Sul.
Retrospectiva de gravura na Galeria do Banco Francês e Brasileiro, Porto Alegre.
Retrospectiva de gravura no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
1991 Exposição coletiva Sobre a Árvore na Galeria Montesanti, São Paulo.
Retrospectiva de gravura no Museu de Arte de São Paulo.
Exposição coletiva Guaches na Galeria Goethe, Porto Alegre.
Exposição individual, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Exposição individual, Bahia.
1992 Exposição Históricos, obra sobre papel, no Museu de Arte do rio Grande do Sul.
Lançamento do livro técnico A Gravura, Editora Sagra, Porto Alegre.
Exposição Debret a Iberê, que marcou a reabertura do Museu da Cidade, Rio de Janeiro.
Museu da Chácara do Céu da Fundação Castro Maya recriou a Sociedade Amigos da Gravura, comercializando entre os sócios uma gravura de Iberê.
Exposição individual na Multi Arte Galeria, Fortaleza.
1993 Exposições individuais: Galeria Camargo Vilaça, São Paulo; Museu de Arte de Santa Catarina; Escritório de Arte da Bahia, Salvador; guaches Retratos de Amigos, Porto Alegre; gravuras em metal, Ribeirão Preto.
Inauguração da Galeria Iberê Camargo, em Porto Alegre, com guaches do artista.
1994 Participa do núcleo Abstrações na Bienal Brasil Século XX e da XXII Bienal Internacional de São Paulo.
Exposição Homenagem a Iberê Camargo, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
Última individual de desenhos e gravuras no Espaço Cultural FIAT, São Paulo.
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