contador de visitas

free web counter

terça-feira, setembro 03, 2013

TUTTI MARAVILHA

.
TUTTI MARAVILHA É UMA FIGURA
INCONTORNAVEL COMO LOCUTOR,
E APRESENTADOR DA RÁDIO NO
BRASIL




Tutti Maravilha Tutti MaravilhaRadialista, locutor e apresentador do Bazar Maravilha, da Rádio Inconfidência. Atuou nas emissoras TV Bandeirantes, TV Alterosa, TV Horizonte, Rádio Capital, dentre outras. Foi um dos primeiros produtores musicais em BH e contribuiu para que a capital entrasse definitivamente no roteiro de shows musicais.Aílton José Machado, mais conhecido como Tutti Maravilha, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1950. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), se especializou em apresentação de eventos culturais.

Nos anos 70, foi o responsável pelos melhores shows de Música Brasileira e teatro na capital mineira. Chico Buarque, Caetano Veloso, Gil, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Maria Bethania, Mílton Nascimento, Gal Costa, Clara Nunes, e outros lotaram várias vezes os teatros da cidade sob a batuta de Tutti. O primeiro disco acústico brasileiro – Rita Lee Bosa’n Roll – nasceu no projeto “Semana Elis”, produzido, criado e dirigido pelo jornalista.

Como apresentador de TV já participou de vários programas, entre eles, “Folhetim” na TV Bandeirantes, programas culturais da Rede Minas, “Bazar Maravilha”, na TV Alterosa e, recentemente, ficou três anos apresentando o talk-show “Tutti no 25” no canal 25 da TV a Cabo. Foi um dos apresentadores do semanal “Retratos”, na TV Horizonte, durante três anos e meio.

Durante 25 anos, foi o apresentador oficial do Festival de Papagaios da Cemig. É Mestre de Cerimônia da “Ação Global da Rede Globo – SESI” há quinze anos. Foi o agitador cultural do Projeto “Expresso Melodia” durante quatro anos, fazendo shows em vários bairros de Belo Horizonte e também pelo interior de Minas.

Sua paixão pela Música Brasileira já era evidente e, no final dos anos 70, foi convidado a integrar a equipe jornalística do programa Radiofatos, da Rádio Capital, emissora importante de Belo Horizonte nas décadas passadas. Tutti então, estreava no rádio, e posteriormente, passou a apresentar um programa de três horas diárias na emissora, falando e tocando a MPB.

Logo na estréia, contou com a força da amiga Elis Regina, que fez questão de dar uma entrevista exclusiva, ao vivo, pelo telefone, direto de Brasília, onde fazia show. A estrela da MPB da época se tornou a atração principal do programa. O trabalho na Rádio Capital foi de grande projeção e dali para a Inconfidência foi um pulo.

No início dos anos 80 nasce a Rádio Brasileiríssima/ Inconfidência FM 100,9 e Tutti foi convidado para ter o seu programa “Bazar Maravilha” na grade de programação. O programa está no ar até hoje e completa, no mês de julho de 2012, 26 anos no ar. Com ele, Tutti tem lançado e apoiado vários artistas mineiros, como Pato Fú, Skank, Vander Lee, as cantoras Marina Machado, Regina Sposito, dentre outros.

O “Bazar” é um programa de toques culturais, toques engraçados, entrevistas e o melhor da música brasileira. Para divulgar a MPB o programa possui várias sessões como “Marcha-Ré” com canções do passado , “Tirando o Selo” com lançamentos , “Dois Tons” para música instrumental , “Dor de Cotovelo” com canções românticas e outras .

Em abril de 2003, Tutti recebeu, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o diploma de “Honra ao Mérito” pelo programa “Bazar Maravilha” e outro diploma, também de “Honra ao Mérito”, pelo seu trabalho cultural na capital mineira

Em 2007, o Bazar recebeu o prêmio PQN de Ouro, na categoria Melhor Programa de Rádio.

Fez parte do grupo de comunicadores culturais, escolhidos pela Secretaria Estadual de Cultura de MG, para a escolha dos participantes da edição do Projeto Pixinguinha, Funarte – Edição 2004 .

Apresentou, durante sete anos, o projeto Cidade em Debate, do Shopping Cidade, projeto este ganhador do Prêmio “Gentileza Urbana” do IAB. Nessa época, também recebeu o “Troféu do Rádio Eduardo Mauro Velloso de Araujo”.

É o apresentador do Festival Sesiminas de Música/MG e tem apresentado a Mostra de cinema de Tiradentes, e a Mostra de cinema de Ouro Preto, eventos que acontecem anualmente em Minas Gerais.

Em 2009, o seu programa de Rádio, o Bazar Maravilha, foi convidado para ser transmitido diretamente do Museu de Arte da Pampulha comemorando os 53 anos do Museu e 113 de Belo Horizonte. Foi o primeiro programa de rádio FM transmitido diretamente do Museu.

Além do seu trabalho na rádio, Tutti também assinou diversas colunas em jornais como o Diário da Tarde e Jornal do Shopping.

2 comentários:

Janaina Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janaina Moreira disse...

Tutti também é um educador. Em seu programa diário, nos ensina sobre os bastidores da MPB, conta histórias por trás das músicas e dos shows, dá ênfase em partes de letras de músicas que ouvimos todo dia e que nos fazem ressignificá-las. Apresenta o Bazar Maravilha de modo tão especial que faz com que todos nós, ouvintes, o consideremos próximo, um amigo. E dessa forma, faz o milagre do rádio, desde os primórdios: instigar a imaginação. Todos os ouvintes já o ouviram perguntar "sou baixinho de bigodão ou altão de bigodinho?" E, se trata de rádio, exercemos a liberdade pensar sobre como seria... Vi o Tutti uma vez pessoalmente e algumas por foto. Sei responder essa pergunta. Mas prefiro falar do que é o Tutti Maravilha para além da forma física: ele é gigante, enorme! Mas cabe no meu coração.