contador de visitas

free web counter

quinta-feira, abril 23, 2009

BANDAS PORTUGUESAS - DA WEASEL

.
O GRUPO DA WEASEL É UMA
DOS MAIS EM VOGA ,BANDAS
PORTUGUESAS



Da Weasel


Da Weasel é uma banda de música portuguesa formada em 1993.


História
Nascem em meados de 1993, como um projecto 100% em inglês e numa onda experimentalista. Na altura, os Da Weasel eram Pac, Armando Teixeira, Jay Jay Neige e Yen Sung.

Um ano depois, dá-se a primeira aventura discográfica do grupo com o lançamento do EP More Than 30 Motherf*****s. Desde logo, surge o primeiro hino do grupo, que, ainda hoje, é um dos temas de maior sucesso em concerto: "God Bless Johnny".

Não demoraria mais de um ano, para que editassem o primeiro álbum – "Dou-lhe com a Alma". Neste trabalho assiste-se à transição para o português como língua dominante. Nessa altura, à formação inicial juntam-se Pedro Quaresma (guitarra) e Guilherme Silva (bateria).

Volta a haver mexidas na formação com a saída de Yen Sung e entra Virgul. O grupo dá um concerto acústico na Antena 3 onde é estreado o tema "Dúia". O álbum "Dou-lhe Com A Alma" é reeditado com um cd-bonus com o registo desse concerto.

1997 traz o 3º Capítulo. Um disco duro, de discurso duro e onde Pac se afirma - definitivamente – como um dos maiores e mais engenhosos letristas do panorama musical português. "Todagente" torna-se um dos hinos do grupo.

Em 1998, é feita uma reedição deste álbum. Ao alinhamento inicial junta-se um CD extra, com remixes de quatro temas: "Dúia" (remisturado por Ricardo Camacho/ Amândio Bastos), "Pregos" (por Alex Fx), "Casos de Polícia" (por DJ C-Real) e "Para a nóia" (por Armando Teixeira).

Ainda neste ano, participam no projecto "Tejo Beat" - colectânea produzida por Mário Caldato, com o tema "Produto Habitual".

No início de 1999 é editado "XX Anos XX Bandas", disco de tributo aos Xutos & Pontapés em que participaram com o tema Esquadrão da Morte.

Em Setembro de 1999 é editado o álbum Iniciação A Uma Vida Banal - O Manual onde se destaca o tema "Outro Nível". Este álbum leva o grupo para a estrada numa digressão memorável. Um dos pontos altos da digressão foi a primeira parte do concerto dos Red Hot Chili Peppers (Novembro, 1999), realizado no Pavilhão Atlântico.


Jay-Jay.Em Agosto de 2000, os Da Weasel atingem os dois primeiros galardões de prata da sua carreira, atribuídos aos álbuns "3º Capítulo" e "Iniciação A Uma Vida Banal - O Manual".

No decurso desse mesmo ano, além dos concertos, assinala-se a participação no álbum de tributo ao disco "Ar de Rock" de Rui Veloso - "20 anos depois Ar de rock" – com o tema "Miúda (fora de mim)".

Armando Teixeira sai da banda. No início de 2001 entram em trabalho de composição para o novo álbum de originais. Durante o Verão participam nos festivais do Sudoeste e de Paredes de Coura. Em Dezembro foi editado o álbum "Podes fugir mas não te podes esconder", com produção de Mário Barreiros, que se torna o primeiro disco de Ouro da Banda. "Tás na Boa" foi o primeiro single. Outro dos destaques é a participação dos Orishas no tema "Sigue, Sigue!".


VirgulEm 2004 os Da Weasel começam o ano da melhor forma: na pré-produção do disco que se virá a chamar “Re-Definições”. Um sexteto desde a entrada de DJ Glue para a família (aquando do início da tournée de “Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder”), o grupo reúne-se diariamente na casa do guitarrista Quaresma juntamente com o co-produtor e amigo de longa data João Martins e começa a “re-definir” a sua sonoridade mais uma vez.

No primeiro fim-de-semana de Fevereiro fazem as malas e arrancam para o Algarve. O destino é Olhão, morada do estúdio Zip-Mix (de Tó Viegas e Viviane dos Entre Aspas), onde mais tarde se lhes juntarão os convidados João Gomes (Cool Hipnoise e Spaceboys) e André Rocha. Levando o trabalho com a calma necessária de quem quer fazer um disco com conta, peso e medida, os Da Weasel permanecem no Algarve até ao final desse mês, saindo do estúdio com o novo cd praticamente acabado de gravar. Falta agora apenas registar as colaborações de Manel Cruz (ex-Ornatos Violeta, Pluto) e da locutora/apresentadora Anabela Mota Ribeiro, bem como um ou outro pormenor. Nas primeiras semanas de Março todas as gravações são terminadas nos Estúdios Valentim de Carvalho em Paço de Arcos e João Martins, juntamente com Pedro Caldeira começa a misturar Re-Definições, provavelmente o disco mais intimista dos Da Weasel desde “3º Capítulo”. No princípio de Abril o álbum é masterizado em Londres.

Nesse mesmo ano a Banda percorre o País em concertos e em Festivais, como Super Bock Super Rock, com esse seu recente álbum, além de gravarem um DVD com um concerto ao vivo em Tondela e um documentário sobre a digressão.

"Re-tratamento" (o primeiro single extraído do álbum) foi a música que os lançou definitavemnte para o mercado português permitindo-os acabar o ano em beleza com a atribuiçao do prémio "Best Portuguese Act" no MTV Europe Music Awards, em Roma.


QuaresmaJá em 2005, cristaliza-se um ciclo de amadurecimento, marcando a entrada numa nova etapa da caminhada: Re-Definições. O disco recebe o galardão de quadrupla platina por mais de oitenta mil unidades vendidas. Recebem 2 Globos de Ouro (Melhor Grupo e Melhor Canção do Ano) entre muitos outros prémios. Os refrões são entoados pelo público de Norte a Sul do país, destacando-se as lotações esgotadas dos concertos dos Coliseus (Lisboa e Porto) e Olympia de Paris.

Em 2006 participaram na compilação "Play Up" da Copa do Mundo desse ano com o tema "Play Up". Quase no fim da digressão do álbum "Re-Dedefinições", a banda juntou-se à orquestra sinfónica, dirigida pelo maestro Rui Massena, num espectáculo único onde se presenciou à brilhante fusão entre o Hip-Hop e a Música Clássica.

No dia 2 de Abril de 2007 lançaram o álbum Amor, Escarnio e Maldizer. o disco conta com muitas participações, tais como Gato Fedorento, Bernardo Sassetti, Rapper e o produtor americano Atiba the Dappa e a participação especial da orquestra de Praga dirigida pelo Maestro Rui Massena. Nesse álbum destacam-se os temas "Dialectos da Ternura" e "Mundos Mudos".

Dia 10 de Novembro de 2007 deram um concerto no Pavilhao Atlantico, tendo como convidados nomes como o maestro Rui Massena, com a orquestra sinfónica de Praga, Bernardo Sasseti, Manuel Cruz, Gato Fedorento e Atiba The Dappa.

Dia 29 de Novembro de 2008 foi lançado o DVD com o concerto realizado no Pavilhão Atlântico.

Discografia
1994: More Than 30 Motherf*****s (EP)
1995: Dou-lhe Com A Alma (reeditado com CD-bónus - 1996)
1997: 3º Capítulo (reeditado com CD-bónus - 1998)
1999: Iniciação A Uma Vida Banal - O Manual
2001: Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder
2004: Re-Definições (reeditado numa edição especial - 2005)
2007: Amor, Escarnio e Maldizer
Ao vivo

2005: Ao Vivo Coliseus
2008: Ao Vivo No Pavilhão Atlântico

Participações
1995: Ao Vivo No Johnny Guitar em 1994 - God Bless Johnny (Ao Vivo)
1995: 100% - God Bless Johnny (95 Mix)
1998: Ao Vivo Na Antena 3 - Dúia / Dou-Lhe Com A Alma
1998: Tejo Beat - Produto Habitual
1999: XX anos XX Bandas - Esquadrão Da Morte
2000: 20 Anos Depois Ae De Rock - Miúda (Fora de Mim)
2006: Play Up - Play Up
2007: Cool Train Crew - Retratamento (DEStratamento mix)

Videografia
2004: Ao vivo Tondela (DVD)
2008: Ao Vivo No Pavilhão Atlântico (2DVD e 2CD)

Prémios
PRÉMIOS BLITZ
Em 1995 receberam os Prémios Blitz de melhor grupo.

BEST PORTUGUESE ACT
No dia 18 de Novembro de 2004, os Da Weasel receberam o prémio "Best Portuguese Act" (Melhor Grupo/Banda Portuguesa) no evento MTV Europe Music Awards, realizado em Roma (Itália).

Em 2007 venceram a categoria de "Best Portuguese Act" nos MTV Europe Music Awards desse ano.

GLOBOS DE OURO SIC/CARAS
Em 2006 venceram 2 Globos de Ouro nas categorias "Melhor Banda Portuguesa" e "Revelação do Ano".

Em 2008 foram novamente nomeados para os Globos de Ouro, na categoria de "Melhor Banda Portuguesa", tendo vencido o prémio.

Nenhum comentário: