contador de visitas

free web counter

sexta-feira, agosto 13, 2010

FILMES DA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO - "TERRA EM TRANSE"

.
Terra em Transe
1967 • p&b • 106 min

Terra em Transe é um filme brasileiro de 1967, do gênero drama, cuja direção e roteiro são do cineasta Glauber Rocha. Quaisquer semelhanças com a situação do país no início dos anos 1960 que levou à ditadura militar do Brasil, naturalmente são intencionais.



Sinopse
Na fictícia República de Eldorado, Paulo Martins é um jornalista idealista e poeta ligado ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz e sua amante meretriz Silvia, com quem também mantêm um caso fomando um triângulo amoroso. Quando Porfírio se elege senador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, supostamente progressista, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. Ao ganhar a eleição, Vieira se mostra fraco e controlado pelas forças econômicas locais que o financiaram e não faz nada para mudar a situação social, o que leva Paulo, desiludido, a abandonar Sara e retornar à capital e voltar a se encontrar com Sílvia. Se aproxima de Júlio Fuentes, o maior empresário do país, e lhe conta que o presidente Fernandez tem o apoio econômico de uma poderosa multinacional que quer assumir o controle do capital nacional. Quando Diaz disputa a Presidência com o apoio de Fernandez, o empresário cede um canal de televisão para Paulo que o usa para atacar o candidato. Vieira e Paulo se unem novamente na campanha da presidência até que Fuentes trai ambos e faz um acordo com Diaz. Paulo quer partir para a luta armada mas Vieira desiste.

O filme pode ser lido como uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, na medida em que metaforiza em seus personagens diferentes tendências políticas presentes no Brasil no contexto. Realiza uma exaustiva crítica de todos aqueles que participaram desse processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira. Isto foi um dos motivos pelos quais foi tão mal recebido pela crítica e pelos intelectuais nacionais.

Elenco
Jardel Filho .... Paulo Martins, representa os intelectuais que apóiam a revolução social
Glauce Rocha .... Sara, ativista politica
José Lewgoy .... Felipe Vieira, político populista
Paulo Autran .... Porfírio Diaz, representa os tecnocratas anticomunistas e favoráveis ao domínio imperialista do capital americano
Paulo Gracindo .... Júlio Fuentes, representa o empresariado local e corrupto
Francisco Milani .... Aldo, apoia a luta armada
Hugo Carvana .... Álvaro
Jofre Soares .... Padre Gil representa o apoio da igreja aos políticos populistas
Danuza Leão .... Sílvia
Paulo César Peréio .... estudante

Nenhum comentário: