contador de visitas

free web counter

quarta-feira, abril 25, 2012

HISTÓRIA de PORTUGAL - O 25 de ABRIL DE 1974 -

.
Em 25 de Abril de 1974, os militares portugueses derrubaram um regime fascista que oprimia o País de 1926 e restaurou a democracia.
Salazar governou o País de forma a evitar a industrialização, não permitido a criação de empresas industrias (a não ser 3 grandes estatais) para que não se formasse uma classe operária que ele temia que ganhasse consciência de classe e pusesse o regime em causa. Fê-lo através de uma Lei , A Lei da contenção Industrial, e a criação de uma policia política torcionária, que protegia o regime de qualquer ideia que o pudesse pôr em casa.
Fomentou o analfabetismo funcional, criando a ideia de que as pessoas não tinham necessidade de obter mais que uma 4ª.classe e essa escolástica , isto é, de marranço, de memorização. Saber o nome dos rios do cognome dos reis é que era importante, saber a razão das coisas , o conhecimento por investigação, esse era só para as elites, e era deficiente.
O MFA , movimento dos Capitães, promoveu um golpe de estado seguido de revolução , que permitiu a introdução do sistema democrático e um enorme salto no conhecimento das populações.
Aconteceu no dia 25 de Abril de 1974, que hoje se comemora

Nenhum comentário: