contador de visitas

free web counter

quarta-feira, outubro 03, 2012

FILMES PORTUGUESES NO FESTIVAL DE CINEMA DO RIO 2012


DECORRE NO RIO DE JANEIRO O
FESTIVAL DE CINEMA 2012
COM O CINEMA PORTUGUÊS EM
GRANDE DESTAQUE

Amanhã, vai passar nas salas do certame o "FILME DO DESASSOSSEGO do realizador português JOÃO BOTELHO que tanto abanou a comunidade cinefila portuguesa .


...Lisboa, hoje. Um quarto de uma casa na Rua dos Douradores. Um homem inventa sonhos e estabelece teorias sobre eles. A própria matéria dos sonhos torna-se física, palpável, visível. O próprio texto torna-se matéria na sua sonoridade musical. E, diante dos nossos olhos, essa música sentida nos ouvidos, no cérebro e no coração, espalha-se pela rua onde vive, pela cidade que ele ama acima de tudo e pelo mundo inteiro. Filme desassossegado sobre fragmentos de um livro infinito e armadilhado, de uma fulgurância quase demente mas de genial claridade. O momento solar de criação de Fernando Pessoa. A solidão absoluta e perfeita do EU, sideral e sem remédio. Deus sou eu!, também escreveu Bernardo Soares.


O realizador encontra-se desde ontem no Rio,onde irá apresentar o seu filme ,no que é acompanhado pelo produtor Alexandre Oliveira (Ar de Filmes)






Festival do Rio apresenta mostra de cinema português


Também o filme Tabu, uma produção a preto e branco de Miguel Gomes, estreia no Brasil no âmbito da mostra de cinema luso, que terá um total de 31 filmes portugueses, para ver até 11 de outubro.

Tabu conta a história da jovem Aurora, em Moçambique.

Rio de Janeiro - A diversidade da produção cultural portuguesa será destaque na 14ª edição do Festival do Rio, evento que começou esta quinta-feira no Rio de Janeiro e se prolonga até 11 de outubro. Associado ao Ano de Portugal no Brasil, o Festival traz à cidade a mostra Imagens de Portugal que conta com a exibição de 31 filmes portugueses.

Entre eles está "Tabu", de Miguel Gomes, que estreia no Brasil. O filme, co-produzido por Portugal, Alemanha, Brasil e França, é o vencedor dos prêmios Alfred Bauer, de inovação, e crítica do Festival de Berlim 2012."Tabu" estará em exibição nos dias 3, 5 e 9 de outubro. A estreia, na próxima quarta-feira, 3, será às 19h15 no espaço Odeon Petrobras.

"Tabu" fala da exótica e melancólica história de um amor adúltero, filmado em Moçambique, que reconstrói o início do fim do império de Portugal no continente africano. A preto e branco, o roteiro brinca com referências cinematográficas, especialmente com filmes do mestre do cinema mudo alemão Friedrich Wilhelm Murnau, para contar a história da excêntrica Aurora, interpretada por Ana Moreira, uma bela jovem que herda uma fazenda em Moçambique. Também fazem parte do elenco os atores Teresa Madruga, Laura Soveral e Carloto Cotta.

Vendido para mais de 40 países, repetindo um percurso internacional à semelhança de seu longa-metragem anterior, "Aquele Querido Mês de Agosto", o filme de Miguel Gomes aprofunda temas como a velhice e a juventude, a solidão e a possibilidade do amor. De acordo com o diretor, a crítica implícita à sociedade colonial não exclui a beleza e a evocação de algo destruído.

Considerado o evento de cinema mais importante da América Latina, o Festival do Rio este ano prestará homenagem a um dos maiores cineastas portugueses, Manoel de Oliveira. Com 103 anos, ele é o mais velho do mundo em atividade — 81 anos de cinema. A mostra Imagens de Portugal vai exibir curtas e médias metragens da sua carreira.

Assim como Manoel de Oliveira, John Carpenter e Alberto Cavalcanti, o cineasta João Pedro Rodrigues também será homenageado pelo Festival, com uma retrospectiva de sua obra, que contará com a apresentação de oito filmes.

A última obra de João Pedro Rodrigues, "A última vez que vi Macau", que também está na mostra, foi premiado em Locarno e exibido numa sessão especial em Cannes. Também integram a mostra Imagens de Portugal os filmes Cisne, de Teresa Villaverde, Filme do Desassossego, de João Botelho e Fantasia Lusitana, de João Canijo, entre outros.

"No contexto do Ano de Portugal no Brasil, que se estenderá até junho de 2013, o Festival consolida a imagem do Portugal atual — tecnologicamente avançado, com vasto patrimônio histórico e importante produção cultural contemporânea", nota um comunicado dos promotores do evento.

Nenhum comentário: