contador de visitas

free web counter

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

CHAMPIONS e LIGA EUROPA - seguindo o PORTO e BENFICA

.
O PORTO VENDEU O MALAGA
POR 1-0 NA 1ª.MÃO DOS
OITAVOS FINAL DA
CHAMPIONS.
O BENFICA VENCEU O
BAUER DE LEVERKUSEN
2-1, E CLASSIFICA-SE
PARA AS QUARTAS DE
FINAL






Encaminhado! O FC Porto derrotou o Málaga (1x0), no Dragão, em jogo dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e viaja para o sul de Espanha em vantagem para a partida da segunda mão.

Muito FC Porto, pouco Málaga

A Liga dos Campeões regressou ao Estádio do Dragão e o FC Porto tratou de dominar o jogo diante do Málaga. As investidas dos azuis e brancos foram várias mas esbarraram quase sempre na organização defensiva dos espanhóis.

O conjunto de Vítor Pereira foi sempre mais equipa, criou mais oportunidades de golo mas demorou a encontrar o caminho da felicidade, o tal que todos procuram.

Um dragão confiante e encantador ia sendo travado por um Málaga muito na expectativa e algo retraído, longe de provar as credenciais que deles fizeram a sensação da fase de grupos.


Moutinho jogou, fez jogar e marcou ©Catarina MoraisO aviso já tinha sido dado pelo treinador do conjunto andaluz. Manuel Pellegrini prometera lutar para que a decisão da eliminatória fosse na segunda mão, no Estádio La Rosaleda, e os seus jogadores tentaram colocar em prática a ideia do seu técnico.

Não admira, pois, que a intensidade do jogo azul e branco fosse bem patente mas faltava marcar os golos que tudo ditam no futebol.

Izmaylov, por exemplo, quase abriu o marcador nos últimos minutos da primeira parte. O russo, que está em excelente momento de forma desde que chegou ao FC Porto, atirou de pé esquerdo e a bola não passou muito distante das redes de Willy Caballero. Todavia, o intervalo chegou ao Dragão com o nulo cravado no marcador.

Izmaylov: quem o viu, quem o vê

No regresso dos balneários os treinadores não alteraram o figurino das equipas. As mesmas apostas, a mesma toada de jogo. Um FC Porto dono e senhor da partida, a tentar definir bem as suas jogadas e um Málaga fechado e a tentar manter o nulo.


Izmaylov foi dos mais inspirados ©Catarina MoraisSe a primeira parte terminou com Izmaylov a ameaçar as redes do Málaga, a segunda parte abriu com uma magnífica ocasião de golo para o russo. Varela, a partir da esquerda, cruzou e o russo apareceu em antecipação ao defesa do Málaga e desviou a bola que acabou por passar rente ao poste da baliza espanhola.

Aliás, Marat Izmaylov foi dos jogadores mais inspirados e determinados em carregar o FC Porto. É mesmo caso para dizer: «quem o viu, quem o vê». O ex-Sporting mostrou-se em bom nível no palco milionário da Liga dos Campeões. Mas Izmaylov faz parte de um grupo que tem como 'maestro' João Moutinho.

Os 42 209 espetadores que preencheram as bancadas do Dragão já mereciam ver golos e Moutinho tratou de lhe dar um presente (amargo, claro, para os apoiantes do Málaga). Alex Sandro fez um passe de rutura e o internacional português, de primeira, fez a bola passar por entre as pernas de Willy Caballero. Uma grande jogada dos portistas a fazer «explodir» o Dragão em festa. O lance deixa, porém, algumas dúvidas no posicionamento de Moutinho. O Málaga pediu fora-de-jogo.

A vencer e sabendo que a eliminatória estava longe de decidida, o FC Porto continuou a carregar na direção das redes espanholas e tentou encostar o Málaga ainda mais. É uma repetição da primeira parte? Sim, mas foi mesmo assim. Este Málaga – equipa sensação da fase de grupos – teve uma exibição muito pálida, sem chama e sem argumentos para este «Porto».

Os últimos minutos viram um Málaga a tentar o golo e obrigou, pois, o FC Porto a baixar as linhas e defender o resultado bem positivo. Desta forma, os bicampeões portugueses seguem em vantagem para o jogo da segunda mão, no Estádio La Rosaleda.

Os quartos-de-final está, por assim dizer, reservados. Resta confirmar em Espanha.

BENFICA-BAYER LEVERKUSEN 2-1





Numa primeira parte nem sempre bem jogada, poucos lances a merecerem nota de destaque: aos 12 minutos Kiessling, rematou ao poste direito; Carvajal encontrou Schurrle na área e Artur defendeu (38) e Schurrle, do lado esquerdo, desferiu remate potente, de fora da área, e acertou em cheio, novamente no poste direito (40).

Os alemães estiveram claramente em melhor plano nos primeiros 45 minutos, com a Benfica a sentir algum desconforto no centro do terreno, com Carlos Martins a aparecer à frente de Matic e Enzo Peréz. Na frente, Cardozo esteve pouco ativo.

O momento de viragem acabou mesmo por ser a lesão (mais uma) de Carlos Martins. Gaitán passou para o meio, Salvio ocupou-se da direita e Ola John foi para a esquerda. Foi deste lado que o Benfica começou a desbravar caminho para a vitória.

O endiabrado avançado foi gigante e partiu para cima dos alemães, sem dó nem piedade e, aos 60 minutos, foi protagonista de uma jogada genial. Fintou Castro, ganhou o ressalto a Wollscheid e escolheu o segundo poste para fazer balançar as redes, fruto de um espetacular remate em arco.

Jorge Jesus percebeu que tinha descoberto o filão e trocou Cardozo por Lima, em clara aposta na velocidade. E logo aos 75 minutos, Ola John cruzou para Lima, mas o remate saiu por cima. Contra a corrente do jogo, o Bayer Leverkusen fez o empate, fruto de alguma displicência da defesa encarnada, mas os adeptos do Benfica ficaram calados por pouco tempo. Volvidos dois minutos, Artur lança o contra-ataque, colocando a bola nas costas da defesa, Lima dominou na direita, olhou para a área e viu Matic, fez um cruzamento milimétrico e o sérvio teve a frieza de rematar ao segundo poste, com um belo cabeceamento cruzado.

Os alemães carregaram no ataque, mas os encarnados não deram azo a grandes alaridos, afastando o perigo da baliza de Artur.

Nenhum comentário: