contador de visitas

free web counter

sábado, fevereiro 02, 2013

SAQUAREMA , RIO DE JANEIRO

.
Saquarema



Saquarema é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Topônimo

"Saquarema" é uma palavra oriunda da língua tupi. Nessa língua, significa "enseada fedorenta que se atravessa", através da junção dos termos asab (atravessar)[7], kûá (enseada)[8] e rem (fedorento)[9]. É uma referência à Lagoa de Saquarema.

História

Na época da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI, a região de Saquarema era ocupada pelos índios tupinambás, também chamados tamoios. Os índios tupinambás se aliaram aos franceses e se tornaram inimigos dos portugueses, o que motivou sua perseguição por parte dos colonizadores portugueses, em especial por parte do governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema.

Em 5 de outubro de 1594, padres da Ordem do Carmo obtiveram, junto à coroa portuguesa, algumas sesmarias na região, o que estimulou o surgimento de várias fazendas ocupadas por colonos portugueses na região. Os padres da Ordem do Carmo construíram o Convento de Santo Alberto, hoje desaparecido, no lugar denominado Carmo, próximo a Ipitangas[10].

No século XVII, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora de Nazaré, no mesmo lugar onde, hoje, se encontra a Igreja Matriz. No século XIX, houve importante produção de café na região. A partir do século XX, tornou-se uma região basicamente turística e de veraneio[11].

Geografia

Distante cerca de cem quilômetros da capital do estado, possui as as seguintes praias: Massambaba, Barra Nova, Prainha, Boqueirão, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila, com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna, que é conhecida como "o Maracanã do surfe"[12].

Turismo

Cidade predominantemente turística, é conhecida também como "A capital nacional do surfe". As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local. As principais atrações turísticas da cidade são: as praias, as lagoas, cachoeiras e cascatas, serras, o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4 500 anos), a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, de 1630, o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei), o Mirante do Morro da Cruz, o Centro de Treinamento de Vôlei e a rampa de voo livre.

[

Nenhum comentário: