contador de visitas

free web counter

sexta-feira, maio 03, 2013

O BENFICA ELIMINOU O FENERBAÇE E VAI À FINAL DA LIGA EUROPA

.
O BENFICA VOLTA A UMA FINAL EUROPEIA
DEPOIS DE 23 ANOS AFASTADO DAS GRAN-
DES DECISÕES.




Ontem `à noite no retorno da das semi finais da Liga Europa, o Benfica venceu por 3-1 os turcos do Fenerbaçe, arrancando uma excelente exibição, nos moldes ds grandes noites europeias do Estádio da Luz.

Os turcos não estão à altura do Benfica, e só não perderam por mais por mero desacerto na hora de rematar dos encarnados.




23 anos depois o Benfica está numa final europeia. O voo com destino ao sonho da nação benfiquista foi garantido com uma exibição aguerrida, com suor e muita alma. A equipa da Luz derrotou o Fenerbahçe (3x1) e anulou, desta forma, o 0x1 que trouxe da Turquia. Dia 15 de maio... eles aí vão para Amesterdão.

Muito Benfica, pouco Fenerbahçe, afinal um Fenerbaçe sem o estatuto do Benfica.


Ao contrário de Istambul, em Lisboa tudo era diferente; o tom das cores, os gritos e a coreografia. Casa tão preenchida que só alguma luz solar, e a pedir licença, conseguiu ainda entrar. É que por razões de segurança a UEFA não permite que o estádio fique lotado.


Alguns vieram de bem longe para oferecer cumplicidade, carinho e apoio ao seu clube. Estava tudo lá, tudo mesmo, sem exceção: as bandeiras, os cachecóis, os apelos. Bastavam, claro, os golos, as jogadas, os simples rasgos de génio para o sonho fazer sentido e chegar a Amesterdão.


Gaitán marcou o primeiro golo da noite ©Carlos Alberto CostaA equipa de Jorge Jesus precisava de dois golos e de não sofrer nenhum, ou seja, uma reviravolta. A história, por seu lado, dizia que na época 1975/76 o Fenerbahçe foi eliminado pelas águias na Taça dos Campeões Europeus, depois de uma goleada por 7x0.


Foi com essa crença que os adeptos encarnados procuraram empurrar a sua equipa para uma noite europeia perfeita. Faltava, claro está, os artistas provarem em campo ao que iam.

Numa fase da época em que não é de esperar grandes exibições por parte dos jogadores, o Benfica entrou em campo muito mais preocupado em virar a eliminatória e vencer o jogo do que em ser brilhante. Com uma distância curta entre os jogos, a tão badalada 'nota artística' - em tempos uma bandeira de Jorge Jesus - ficou na gaveta. Valores mais altos se levantavam nesta noite.

Na Luz, o Benfica deixou de olhar para o acessório e centrou-se no essencial. Na verdade, o Benfica procurou cedo o golo mas os turcos souberam gerir bem os espaços. Sem Topal e Raul Meireles, a equipa que viajou de Istambul conseguiu, ainda assim, tirar raio de ação aos rápidos jogadores encarnados.


Dirk Kuyt marcou de grande penalidade para os turcos , empatando a partida.Com André Almeida do lado esquerdo da defesa encarnada, Jorge Jesus procurou explorar também os espaços interiores com Nico Gaitán, que regressou à titularidade, depois da ausência frente ao Marítimo.

Depois de uma entrada a todo o gás, a Luz entrou em euforia com o golo, precisamente, do argentino El Zurdo, aos nove minutos. Lima entrou pela direita, tirou o cruzamento e Gaitán, com categoria, empurrou a bola para o fundo da baliza turca. Festa na Luz, estava anulado o golo sofrido em casa do Fenerbahçe.

O tempo corria e só dava Benfica. A equipa de Jorge Jesus empurrava o adversário, as bancadas empurravam os encarnados; os turcos evidenciaram muitas dificuldades na sua primeira fase de construção.

Seria, porém, com um Benfica balanceado para o ataque que o Fenerbahçe chegou ao golo, aos 23', na transformação de uma grande penalidade. Garay jogou a bola com a mão; chamado a marcar, Dirk Kuyt não falhou frente a Artur Moraes.

A precisar de marcar dois golos para passar para a frente, Jesus pedia aos seus jogadores para irem em busca do golo e ele apareceu. Aos 35 minutos, Óscar Cardozo rematou, à entrada da área, e colocou o Benfica em vantagem no jogo, mas não na eliminatória.

Até final da primeira parte os encarnados ainda tentaram o terceiro golo mas sem sucesso. 2x1 em tempo de intervalo.


Gaitán fabricava golos, À semelhança da primeira parte, os primórdios da segunda mostraram mais Benfica. Os turcos estavam na frente da eliminatória e iam aproveitando para deixar correr o relógio do árbitro.

Entretanto, enquanto as bancadas pediam mais um golo em tons de encarnado, Gökhan Gönül (Fenerbahçe) teve de sair em maca, depois de um lance com Nico Gaitán, que o pontapeou no rosto, com gravidade, tendo o jogador turco que seguir para o Hospital

Por esta altura, o Benfica ia colocando bolas na área turca mas os jogadores do Fenerbahçe limpavam quase tudo. Quase tudo, sim, porque um tal de Óscar Tacuara Cardozo incendiou (outra vez) a «Catedral». Aos 66 minutos, o paraguaio recebeu a bola e rematou de pronto para o terceiro.


No dia 15 de maio, Amesterdão vai receber o Benfica e o Chelsea, que derrotou o FC Basel por 3x1 (5x2 no conjunto da eliminatória).





Nenhum comentário: