contador de visitas

free web counter

quinta-feira, maio 09, 2013

PEDRO MOTTA, JOVEM FOTÓGRAGO BRASILEIRO, VENCEU O BES PHOTO 2013

.
O JOVEM FOTÓGRAFO BRASILEIRO
PEDRO MOTTA VENCEU O PRÉMIO
BES PHOTO 2013.


Fotógrafo brasileiro Pedro Motta vence a 9.ª edição do Prémio BES Photo


Pedro Motta, fotógrafo brasileiro, é o vencedor da 9.ª edição do Prémio BES Photo, o maior galardão nacional na área da fotografia, no valor de 40 mil euros, foi hoje anunciado no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.




Os finalistas desta edição do prémio eram Albano da Silva Pereira (Portugal), Filipe Branquinho (Moçambique), Pedro Motta e Sofia Borges (Brasil).
Iniciativa do Banco Espírito Santo, o prémio é organizado em parceria com o Museu Coleção Berardo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O prémio manteve, nesta edição, o alargamento a artistas de nacionalidade brasileira e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O júri internacional que elegeu o vencedor foi composto pelo escritor inglês Geoff Dyer, o escritor e crítico de arte belga Luc Sante e a crítica espanhola de arte Rosa Olivares.
O Prémio BES Photo já galardoou Helena Almeida, José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares, Edgar Martins, Filipa César, Manuela Marques e Mauro Pinto.

É uma pesquisa sobre a paisagem, sobretudo sobre a geografia afetiva". É assim que o artista brasileiro Pedro Motta, que venceu ontem a 9.ª edição do prémio BES Photo, descreve o seu trabalho, que estará patente no Museu Berardo, no centro Cultural de Belém, em Lisboa, até 2 de junho.

Ainda "assustado", depois da revelação de que era o vencedor da iniciativa promovida pelo BES em parceria com o Museu Berardo e o Instituto Tomie Ohtake, o fotógrafo, de 36 anos, tem agora 40 mil euros para investir no seu trabalho. "Dá-me liberdade de produção. Não sei o que vou fazer em concreto, mas dá-me liberdade para trabalhar durante meses, talvez um ano", diz o artista, natural de Belo Horizonte.

A exposição que está agora no CCB seguirá depois para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, Brasil, onde estará entre 18 de junho e 28 de julho


Nenhum comentário: