contador de visitas

free web counter

sábado, agosto 24, 2013

O VIOLEIRO GUILHERME FARIA, VENCEU O FESTIVAL MINEIRO DE VIOLA CAIPIRA

.


Mineiro violeiro filho e neto de Dorense vence 1º Festival Mineiro de Viola caipira


Mineiro, violeiro e com raízes dorenses vence o Primeiro Festival Mineiro de Viola Caipira.

Filho de Jair Faria Pinto e de Maria José de Faria, Guilherme Faria, mineiro de Belo horizonte, nascido em 28 de outubro de 1982, é cantor, compositor, intérprete e violeiro. Apaixonado pela música de viola desde de sua infância, é autodidata e começou a estudar viola caipira com o violeiro Fernando Sodré aos vinte um anos. Guilherme Faria ainda estudou com outros mestres violeiros como Júlio Marques, Taquinho Costa e atualmente está aperfeiçoando sua técnica com o violeiro Renato Caetano.

Em 2005, tornou-se integrante do grupo de dança e projeções folclóricas Guararás, onde teve a oportunidade em 2006 de participar do Festival Internacional de Folclore em Israel. Participou de 2003 a 2011 do Encontro de Violeiros Santa Viola que acontece todos os anos na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. Desde de 2007, participou da banda Viola Urbana, comandado por João Araújo, que em maio de 2008 gravou o CD e DVD "Viola Urbana ao vivo", no Grande Teatro do Palácio das Artes, ao lado de vários dos maiores violeiros do Brasil na atualidade (Roberto Corrêa, Chico Lobo, Amauri Falabela, Sérgio Andrade, Taquinho Costa, Rodrigo Delage, Renato Caetano, Fernando Sodré, Rogério Gulin).

Guilherme Faria participou também de programas de rádio e televisão como o programa “Arrumação”(apresentado por Saulo Laranjeira) da Rede Minas, “Viola Brasil” (apresentado por Chico Lobo) da TV Horizonte e “Bom dia Minas” da Rede Globo, além de participação em programas da Rádio América e Rádio Inconfidência. Guilherme, já se apresentou em Belo Horizonte e em várias cidades do interior de MG (Antônio Carlos, Ipoema, Ouro Branco, Três Marias, Cordisburgo, Capelinha, Frutal, Piacatuba, Varzelândia).

Atualmente, Guilherme Faria se apresenta com seu show “Uma viola simples” onde interpreta músicas regionais renomadas, além de músicas de sua autoria.

Nenhum comentário: