contador de visitas

free web counter

quinta-feira, outubro 20, 2005

IMAGENS DO BRASIL

..
..
MANAUS É PARA MIM UMA CIDADE MÍTICA
PARA ONDE EMIGROU MEU AVÔ , LÁ NAS-
CERAM MEU PAI E TIOS, E LÁ VIVERAM E
LABUTARAM OS MEUS AVÓS.
SÓ JÁ NA CASA DOS 20 ANOS É QUE VISI-
TEI A CIDADE , E FOI COM GRANDE EMOÇÃO
QUE PERCORRI AS RUAS , SEJNHTI OS CHEI-
ROS , BEBI O AR DAQUELA CIDADE DO AMA-
ZONAS.
É INENARRÁVEL O QUE SENTI AO NAVEGAR
DE BARCO PELO RIO ATÉ AO LOCAL ONDE
O RIO SOLIMÕES SE UNE AO RIO NEGRO,
FORMANDO O RIO AMAZONAS.
.
Na época de grandes explorações de países do velho mundo, começou uma corrida de conquistas por novas terras.

Em 1540 Francisco de Orellana, o qual vinha do Perú e pretendia chegar a Espanha, descobriu um rio que logo deu o nome de Rio Orellana. Mas ao ser atacado na foz do Nhamundá por tribo de mulheres guerreiras, passou a chamar o rio de Amazonas. E antes mesmo de Orellana navegar por este rio, ele já recebia o nome de Amaru Mayu, ou "A Serpente Mãe do Mundo".

Os relatos realizados pela expedição de Orellana despertaram interesse de portugueses, espanhóis, holandeses, ingleses e franceses. E por volta de 1600, começaram as investidas na região.

Os Portugueses então, tentam defender suas conquistas. Partindo de Pernambuco, atingem a região do Amazonas por volta de 1616, lutando contra os franceses que haviam invadido o litoral do Maranhão. Nesta época, Belém é criada onde outrora ficava o Forte do Presépio.

Para combater e explorar a região, e para garantir o domínio portugues, foi criado em 1669 o Forte São José da Barra (Imagem ao Lado). Em torno deste forte, nasceu o arraial que deu origem a cidade de Manaus.

Toda a região Amazônica era comandada a partir de Belém, região conhecida como Grão-Pará. Como a região era abrangente, ficou quase impossível atender a população da área e manter a paz entre com os Índios. Em 3 de março de 1755, criou-se então a Capitania de São José do Rio Negro para atender as dificuldades e garantir a dominação portuguesa.

Em 1833 passa a categoria de Vila, com o nome de Manaus, que na língua nativa significa "Mãe de Deus", homenagem à tribo Manaós.

Em 24 de Outubro de 1848 recebe o título de cidade, tornando-se a Capital da Província do Amazonas.

Tentativas de ocupar toda a extensão territorial não foram bem sucedida, e logo o Perú, com apoio do EUA, tentou expandir suas fronteiras. Dessa necessidade de definitiva ocupação criou-se em 5 de Setembro de 1850 a Província do Amazonas, desmembrando-se do Grão-Pará.

Anos depois, surgiu um dos mais importantes ciclos econômicos do estado: o Ciclo da Borracha. Uma época em que imigrantes nordestinos, fugiam da seca e se instalavam nos seringais. O sonho era único: enriquecer. Nesta mesma época, a participação inglesa foi importante para o surgimento de melhorias na cidade. Uma rede de esgotos, água encanada, luz elétrica, o Porto, e bondes elétricos contribuiriam para o desenvolvimento. Muitos destes serviços nem mesmo existiam no restante do país.



Um tempo de muito luxo, época em que os comerciantes mandavam seus filhos estudarem na Europa, e os prédios locais eram construídos com material todo europeu. Destaque para o famoso Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. E que ainda hoje são destaques na arquitetura local. Um estilo neoclássico e art nouveau.



Por meio século, a cidade sofreu com o declínio da borracha, provocado pela concorrência na Ásia. A solução para que o desenvolvimento regional continuasse surgiu com a criação da Zona Franca de Manaus em 1967. Manaus ganhou um fluxo turistíco muito grande e hotéis são construídos para formar parte da infra-estrutura de atendimento ao turista. Ainda hoje, a Zona Franca é a principal fonte de renda do estado.
do Forte

Nenhum comentário: