contador de visitas

free web counter

sábado, julho 18, 2009

A 18 DE JULHO, nasceu, BABY CONSUELO

.


Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade (Niterói, 18 de julho de 1952) conhecida como Baby do Brasil e também como Baby Consuelo, é uma cantora e compositora brasileira. Fez parte do grupo Novos Baianos de 1969 à 1979.

Carreira
A carreira artística de Baby caracterizou-se desde sempre pela musicalidade, criatividade e versatilidade, iniciando sua carreira como a única cantora do maior grupo da música popular brasileira "Novos Baianos", sua presença constante na mídia ao longo de três décadas. A maior parte de seus discos solo atingiu sucesso de vendas a exemplo de Menino do Rio, Brasileirinho, Sem Pecado e Sem Juízo, Cósmica, Telúrica, entre outros, sendo ela considerada das maiores cantoras de todos os tempos. O perfil exótico de Baby, um caso à parte no cenário artístico brasileiro, sempre foi o diferencial que a tornou única no cenário nacional.

Baby, oriunda de uma família de classe média alta e criada na cidade de Niterói e na cidade do Rio de Janeiro, começa a cantar e tocar violão ainda na infância, inclusive vencendo um festival de música em Niterói aos 14 anos, oportunidade em que interpretou música do renomado maestro Eduardo Lages. Em 1969, muda-se para Salvador, Bahia, onde conhece os músicos Moraes Moreira, Galvão e Paulinho Boca de Cantor e o guitarrista e futuro marido Pepeu Gomes,quando formam o grupo "Os Novos Baianos". No ano seguinte, é lançado o primeiro disco dos Novos Baianos, pela gravadora RGE FermataÉ Ferro na Boneca. O trabalho coloca a banda na midia nacional, pouco tempo depois, a banda com mulheres e filhos muda-se para o famoso sítio em Jacarepaguá, cidade do Rio de Janeiro, laboratório para criação do CD de maior sucesso da banda, Acabou Chorare, eleito pela revista Rolling Stones através de 100 críticos musicais como o maior CD de MPB dos últimos tempos. Baby e Pepeu permanecem no grupo até 1978, oportunidade em que o grup decide ser o momento de iniciarem suas carreiras solo no mesmo ano.

O primeiro CD "O que vier eu Traço" atinge grande sucesso de midia e vendagem pela gravadora Warner Music e Baby atinge as paradas musicais. Seu primeiro grande sucesso solo, a canção "Menino do Rio" música de Caetano Veloso, composta exclusivamente para Baby , tema da novela "Agua Viva" da Rede Globo, aparece no seu segundo disco solo, Pra Enlouquecer, campeão de vendas atingindo novamente as paradas de sucesso, em que Baby aparece posando ao lado de quatro de seus seis filhos na época: Riroca (que viria a trocar seu nome para Sarah Sheeva), Zabelê, Nana Shara e Pedro Baby. Os quatro tornaram-se músicos, e as três garotas formaram a girl-band SNZ. Baby ainda daria à luz a outros dois meninos: Krishna Baby (que aparece na contracapa do disco que leva o nome da criança, de 1984) e Kriptus Baby (presente na capa do álbum Sem Pecado e Sem Juízo, do ano seguinte).

Baby sempre foi uma buscadora e uma caçadora de Deus, depois de passar por inúmeras experiências sobrenaturais, no fim da década de 1990, converteu-se ao Cristianismo e seu testemunho tem impactado e levado muitas pessoas as igrejas e hoje além de todas as suas atividades Baby, além de cantora é uma Pastora, ou melhor, uma Popstora que prega e ministra na Igreja "Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus".

Discografia
Com os Novos Baianos
É Ferro na Boneca (1970)
Acabou Chorare (1972)
Novos Baianos F.C. (1973)
Novos Baianos (1974)
Vamos Pro Mundo (1974)
Caia na Estrada e Perigas Ver (1976)
Praga de Baiano (1977)
Farol da Barra (1978)
Infinito Circular (1997, ao vivo)

Solo
O Que Vier Eu Traço (1978)
Pra Enlouquecer (1979)
Ao Vivo Em Montreux (1980)
Canceriana Telúrica (1981)
Cósmica (1982)
Kryshna Baby (1984)
Sem Pecado E Sem Juí­zo (1985)
Ora Pro Nobis (1991)
Um (1997)
Acústico Baby do Brasil (1998)
Exclusivo Para Deus (2000)

Nenhum comentário: