contador de visitas

free web counter

sexta-feira, setembro 28, 2012

artistas brasileiras - NÁDIA CAMPOS

.
O BLOG LUSO CARIOCA PROSSEGUE
NA DIVULGAÇÃO DE ARISTAS E
CANTORES BRASILEIROS E POR-
TUGUESES, FALANDO HOJE DA
JOVEM NÁDIA CAMPOS




Desde menina, Nádia Campos criou gosto pela música caipira e pela terra, como todo sertanejo. Sob influência de artistas como João Bá, os irmãos Doroty e Dércio Marques, Violeta Parra, Mercedes Sosa e tantos outros, aos nove anos começou a participar de festivais de música, gravou uma participação no disco de Rubinho do Vale e, mais tarde, foi aluna do paraguaio Eládio Pérez Gonzáles, na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte.

Investindo na carreira musical, a cantora e compositora fez diversas participações em gravações e shows de outros artistas do meio. Emprestou sua voz e habilidade com a flauta doce ao disco Umumakaia, espírito do vento, do colega Sotero Sol, além de registrar poesias cantadas no disco Jardim de Todos.

Nádia Campos também mostrou seu interesse pelas expressões de cultura popular acompanhando e participando de congadas, batuques e cantadores na Serra do Cipó, em Minas Gerais. E ainda foi além das fronteiras brasileiras e participou do encontro Guitarra de Américas na capital Chilena, Santiago.

Também interessada pela cultura latino-americana, Nádia passou os anos de 2007 e 2008 conhecendo as culturas argentina e chilena. Neste período, teve contato com os músicos Ernesto Cavour, da Bolívia, o peruano Raul Garcia Zarate, Tânia Ramos, do Paraguai, o colombiano Fernando León e Gustavo Colinas, da Venezuela.

Após a experiência internacional, a cantora gravou seu primeiro disco, Por que Cantamos. Após a gravação, participou de outro festival no Chile, encontros de violeiros do Movimento dos Sem Terra, entre tantos outros, nos quais dividiu o palco com mestres da viola como Dércio Marques, João Bá e Pena Branca.

Nenhum comentário: