.
"Violeiro de estirpe,
mestre de notas cho-
radas."(TARIK DE SOUSA)

Chico Lobo é provàvelmente o cidadão brasileiro mais alentejano que conheço.
Desde o momento em que no ano passado (2007) ele veio actuar em Portugal, em Serpa, onde assumiu o cargo de direcor musical do IV Encontro de estrelas de Portugal,Brasil,Cabo Verde, e conheceu Pedro Mestre e a viola campaniça (viola semelhante à caipira) que ,fascinado pelo Alentejo, ele assumiu a sua paixão por esta região do Sul de Portugal - o Alentejo.
Até faz sentido, pois o Alentejo é bem semelhante ao Estado brasileiro de Minas Gerais, na sua ruralidade, no modo de relacionamento das suas gentes, no tipo de paisagem e até no clima.
Mineiro radicado em Belo Horizonte, nasceu na centenária e histórica cidade
de São João Del Rei, entre folias e serestas,filho do seresteito Aldo Lobo, dele recebeu a herança da música e do carácter.

ALDO LOBO, SEU PAI, NUMA ACTUAÇÃO CONJUNTA
Recebeu ainda ao longo da sua carreira grandes influências : de inicio doa Banda Pau e Corda, de Mestre violeiro Renato Andrade, do Grupo Aruanda de Danças Folclóricas,do qual participou, e através do qual conheceu o mundo, recolheu ainda
influências de Pena Branca e Xavantinho, Rolando Boldrim, Rubinho do Vale.
Cantautor de folias, cangados,catiras e modas, ele foi também criador para telenovelas de televisão das canções "Bicho do mato" da Record, e América" da Globo.
Mas Chico foi mais além, tem coluna na Revista "Viola Caipira" e na rádio o programa "Canto da Viola" na Rádio Inconfidência.
Em Portugal tem percorrido o país , e ilhas da Madeira e Açores, espalhando o perfume da sua arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário