contador de visitas

free web counter

segunda-feira, setembro 29, 2008

cidades brasileiras - JUNDIAÍ

.
O NOSSO BLOG TEM VINDO
A SER ACESSADO POR
LEITORES DE JUNDIAÍ

VAMOS PRESTIGIAR A
CIDADE E DIVULGÁ-LA


VISTA DA CIDADE

Aniversário 14 de dezembro
Fundação 1655
Gentílico jundiaiense
Estado São Paulo
Área 431,969 km²
População 342.983 hab. (SP: 19º) - est. IBGE/2007 [1]
Densidade 807,1 hab./km²
Altitude 761 metros
Clima tropical de altitude

Jundiaí é um município brasileiro do estado de São Paulo. Dista cerca de 60 km da capital do Estado. Sua população estimada em 2007 era de 342.983 habitantes.[1] Ocupa uma área de 431,9 km².

Evolução econômica e populacional
Tem apresentado um grande crescimento populacional, gerado em grande parte pela busca de melhores condições de vida e emprego dos moradores de São Paulo. Considerada uma região próspera no Estado, Jundiaí ocupa o oitavo lugar no PIB. Além de ser uma mais importantes cidades do Brasil.

De acordo com a Emplasa, constitui uma aglomeração urbana instersticial, localizada entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas, e próxima de outras regiões importantes do estado macro região de Sorocaba, região de São José dos Campos.

A aglomeração urbana de Jundiaí é composta pelos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, e tem cerca de 700 mil habitantes.

A Serra do Japi, situada a sudeste da cidade, é uma grande reserva ambiental, com uma das maiores áreas florestais do estado de São Paulo intactas.

Seu principal rio é o rio Jundiaí.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transporta diariamente em seus trens cerca de 350 Mil passageiros na linha A Jundiaí - Estação da Luz, ligando a cidade com toda a capital.

Jundiaí possui um grande pólo industrial. Conta com mais de 500 indústrias, dentre as quais: Coca-Cola, Kraft Foods, Akzo Nobel, Sadia, Ambev, Siemens, Bollhoff, e outras, motivo pelo qual o município apresenta um dos maiores índices de poluição atmosférica do País.[carece de fontes?]

História
A inauguração de uma capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, no ano de 1651, marcou o início do reconhecimento da povoação de Jundiaí. Quatro anos mais tarde, elevada à categoria de vila.

Em 1655 Jundiaí marcava o limite norte do povoamento da capitania de São Vicente. Este povoamento acusava dois rumos principais: um de Jundiaí para leste, atingindo a zona montanhosa banhada pelo rio Atibaia, e outro de Jundiaí para o norte, alcançando o vale do rio Mojiguaçu. No primeiro caso, surgiu a fundação do povoado de Atibaia na Fazenda de São João, por Jerônimo de Camargo, onde em 1655 se fixaram os índios trazidos do sertão pelo padre Mateus Nunes de Siqueira, povoado que passou a ser capela curada em 1680. E, cerca de 1676, a povoação de Nazaré. Depois da descoberta das minas de Goiás no século XVIII chegou a traçado definitivo o «caminho dos Guaiazes», partindo de Jundiaí, atravessando as povoações d Mojimirim e Mojiguaçu, rumando para o noroeste por áreas que mais tarde formarão o Sul de Minas Gerais.

No dia 28 de março de 1865, Jundiaí foi elevada à condição de cidade.

O aniversário da cidade é comemorado em 14 de dezembro, data em que foi elevada à categoria de Vila. Em 2005 foi aprovada uma emenda que decretou feriado municipal na data, comemorado a partir de 2006.

Nas décadas seguintes, a cidade tornou-se uma estratégica área de entroncamento ferroviário, o que possibilitou a imigração de ingleses, espanhóis e italianos, motivados por incentivos governamentais, que tencionavam substituir a mão-de-obra escrava.

Nas últimas décadas do século XIX, Jundiaí destacou-se como importante centro produtor de café do estado de São Paulo e, à partir de 1890, a cidade recebeu uma grande massa de imigrantes italianos, cujas influências começaram a surgir em perfeita sintonia com os habitantes da cidade.

Na primeira metade do século XX, Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, que perdura até hoje, pois a cidade possui um dos maiores parques industriais da América Latina, o que contribui para os altos níveis de poluição do município.

A indústria do lazer nas cidades próximas também está incrementando a economia local, com a instalação de parques temáticos que atraem turistas e geram empregos para os jundiaienses.

Geografia
Jundiaí situa-se a uma altitude média de 760 metros.

Clima: O clima da cidade é o Tropical de altitude, apresentando verões quentes e chuvosos e invernos amenos e subsecos. A temperatura média anual gira em torno dos 21ºC, sendo o mês mais frio Julho (média de 17ºC) e o mais quente Fevereiro (média de 24ºC). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.

População Total: 333.397

Urbana: 301.207
Rural: 23.190
Homens: 158.591
Mulheres: 164.806
Densidade demográfica (hab./km²): 748,78

Personalidades nascidas em Jundiaí

Ana Carolina Reston Macan (1985-2006), modelo
Antônio de Queirós Teles, barão de Jundiaí (1789-1870), político
Antônio de Queirós Teles, conde do Parnaíba (1831-1888), político, presidente da província de São Paulo (1886-1887)
Cazuo Matsumoto, esportista membro da seleção brasileira de tênis de mesa.
Cida Marques, modelo e atriz
Dalmo Gaspar, bi-campeão interclubes pelo Santos Futebol Clube em 1963
Décio Pignatari (1927), poeta, ensaísta e tradutor
Doni (1979), jogador de futebol
Douglas Tufano, professor e autor de vários livros didáticos sobre lingua portuguesa e literatura
Eloísa Mafalda (1924), atriz
Grafite (1979), jogador de futebol
Fábio Zanon, reconhecido como um dos maiores violinistas do mundo, especialmente como grande intérprete de Villa-Lobos
Jean Fercondini (1987), ator
Max Gehringer (1949), consultor
Oscar Maroni Filho (1949), empresário
Reginaldo (31 de julho de 1983) , jogador de futebol
Zenaide Oliveira (1985), corredora da equipe brasileira de atletismo, participou dos 3.000 metros com obstáculos nas Olimpíadas de Pequim

Nenhum comentário: