contador de visitas

free web counter

terça-feira, setembro 30, 2008

TABOÃO DA SERRA

.
HOJE O NOSSO BLOG FOI
ACEDIDO POR VISITANTE
DE TABOÃO DA SERRA.
VAMOS PRETIGIAR A
CIDADE E AS SUAS GENTES

Taboão da Serra

Aniversário 19 de fevereiro
Fundação 1959

Estado São Paulo
Itapecerica da Serra
Distância até a capital 16 quilômetros
Características geográficas
Área 20,478 km²
População 219.200 hab. est. IBGE/2007 [1]
Densidade 10.704,2 hab./km²



Visão geral
Sem divisas geográficas relevantes com a capital paulista, Taboão da Serra não se distingue dos bairros paulistanos que fazem divisa com a cidade, como Butantã e Campo Limpo. Por muitos anos, a cidade se dividiu entre o perfil de cidade “dormitório” – residência de muitos trabalhadores da cidade de São Paulo – e de localidade industrial.

Até meados da década de 1990, a cidade mantinha o perfil industrial como principal atividade econômica. O parque industrial da cidade, no entanto, não era suficientemente robusto para absorver toda a mão-de-obra da cidade, que acabava se deslocando até São Paulo para encontrar emprego. No início dos anos 2000, o caráter econômico passou por mudanças.

Com o encarecimento dos custos e os problemas de tráfego, muitas indústrias deixaram a cidade e o município passou a ter características mais comerciais, passando a ocupar em poucos anos o posto de pólo de atração de serviços da região sudoeste da Grande São Paulo. Nessa época, grandes varejistas – como o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Wal Mart e a Nacional Iguatemi (administradora do Shopping Taboão) – realizaram investimentos na cidade, o que consolidou o perfil terciário da cidade.

A vinda de grandes varejistas abriu novas frentes de emprego e oportunidades para os habitantes. Com a chegada dessas empresas, a cidade passou a contar com serviços que não existiam na cidade, como cinemas e supermercado aberto 24h. Isso consolidou a cidade como pólo de atração de cidades vizinhas – como Embu e Itapecerica da Serra – e de bairros paulistanos próximos – como o Butantã, Vila Sônia, Portal do Morumbi, Campo Limpo e Capão Redondo.

Apesar da mudança econômica, a cidade ainda sofre com os problemas comuns às áreas periféricas das grandes cidades brasileiras. Os índices de criminalidade são altos, principalmente na região periférica, cuja população se concentra em atividades de baixa e média escolaridade. Um exemplo do delicado quadro da segurança pública é a conquista da segunda delegacia de polícia, que ocorreu apenas em 2006.

Apesar desta conquista problemas políticos impedem a instalação do novo distrito policial que por decreto deverá ser localizado no Bairro do Pirajussara.

História
A história de Taboão da Serra é de certa forma antiga, e em alguns aspectos confunde com a própria história da cidade de São Paulo. A área que hoje se chama Taboão da Serra nos séculos XVI e XVII fez parte da rota dos bandeirantes paulistas que viviam nos arrebaldes que hoje pertence ao centro de São Paulo. Muitos bandeirates passavam pelo municipio em busca de indios para escravizá-los e ao mesmo tempo servia de rota tanto para o litoral paulista, quanto ponto de passágem para a região sul do Brasil. No século XVI padres jesuítas passavam pelas matas que hoje faz parte do municipio para fundar áreas para protegerem os índios dos paulistas, localizada no município de Embú, divisa com Taboão da Serra. Quanto ao nome do município provavelmente veio da taboa, que é uma planta hidrófila que era facilmente encontrada na cidade, em brejos próximo ao córrego Pirajuçara que corre no município. E Serra provavelmente veio da forma do relevo exuberante que o município apresenta, funcionando como um imenso divisor de água. Sendo assim, a palavra "taboa", veio do tupi, e "serra", português, o que deu nome ao município. Na região havia diversas aldeias indígenas que foram destruídas nos fins do século XIX e início do XX pelos europeus recem-chegados na região, tanto para a posse da terra para atividade agrícola, quanto para o surgimento de pequenas vilas, as quais foram formadas no início do século passado.

A emancipação de Itapecerica da Serra, e a conseqüente elevação à categoria de município, deu-se em 1° de janeiro de 1959, graças aos esforços de, entre outros, Léo Baranowsky, Sebastião da Cunha, Benedito Carneiro de Freitas, Hosuke Hatake, Luzia Hellmeister, Mary Rose Ducase Maciel, José Andrade de Moraes, José Ruiz Moreno e Álvaro Manoel de Oliveira[3].

Geografia
Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, está a oeste da capital paulista, na microrregião de Itapecerica da Serra. A população estimada pelo IBGE em 2007 era de 219.200 habitantes[1] e a área é de 20km², o que gera uma densidade demográfica de 10.704,17 hab/km².


População
Cerca de 38% da população de Taboão da Serra é composta por nordestinos ou descendentes diretos. 20% são de paulistas do interior ou descendentes, 23% são provenientes de outros municípios da Grande São Paulo, 8% são sulistas - principalmente do Paraná e Rio Grande do Sul - 10% são imigrantes ou descendentes - principalmente japoneses, coreanos, chineses e poloneses e 1% estão como outros.

Grande parte dos nordestinos e descendentes é negra ou mestiça, havendo também, uma parcela branca de origem portuguesa. Os de origem sulista e sudestina são, majoritariamente, de ascendência portuguesa, italiana, espanhola, alemã, polonesa, libanesa, ucraniana e holandesa.

A maior comunidade estrangeira da cidade é a dos japoneses, que representam cerca de 15% dos estrangeiros.




Brancos 66,2%
Amarelos 10,6%
Pardos 14,4%
Negros 8,8

[editar] Demografia
Pessoas residentes (Censo 2000): 197.644 habitantes
Estabelecimentos de saúde: 28 estabelecimentos
Leitos hospitalares: 183 leitos
Leitos hospitalares disponíveis ao SUS: 49 leitos
Ensino (2004). Matrículas:

Ensino fundamental: 34.806 matrículas
Ensino médio: 12.330 matrículas
Eleitores: 161.120 (2000)
Instituições Financeiras: 18 agências bancárias
Rendimento médio chefe de familia = R$ 849,08[carece de fontes?]

[editar] Rodovias

Nenhum comentário: