contador de visitas

free web counter

sexta-feira, novembro 21, 2008

a 21 de novembro nasceu COLUMBANO BORDALO PINHEIRO

.
Columbano Bordalo Pinheiro


.
Columbano Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de Novembro de 1857 — Lisboa, 6 de Novembro de 1929) foi um pintor naturalista e realista português.

Biografia
Filho do pintor e escultor Manuel Maria Bordalo Pinheiro, iniciou a sua formação na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluno de Simões de Almeida, um afamado escultor do romantismo português.

Anos após completar a sua formação, rumou a Paris, beneficiando de uma bolsa de estudo, custeada pelo rei consorte D. Fernando II de Portugal, já viúvo da rainha D. Maria II de Portugal. Ali, em Paris, recebeu a influência de pintores como Manet e Edgar Degas, sendo esta notável na sua obra.


"DESCENDO O CHIADO" uma obra de Columbano

Na "cidade-luz", representou-se, em 1882, numa grande exposição, no famoso "Salon de Paris". Nesta apresentou ao público, maioritariamente burguês, o quadro Soirée chez Lui, sendo este surpreendentemente aclamado pela difícil crítica de artes parisiense.

De regresso a Portugal, juntou-se ao "Grupo do Leão", o qual tencionava renovar a estética das composições na arte do país. Deste período ficaram celebres os retratos de Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental, por ele pintados. Para além disto, deu nova ênfase aos palácios lisboetas, ao pintar os painéis que se encontram na sala de recepções do Palácio de São Bento, os Painéis dos Passos Perdidos.

Tornou-se, em 1901, professor de pintura histórica na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde se formara na sua juventude e, em 1914, foi nomeado pelo novo regime republicano, recentemente instaurado, para director do recém-criado Museu Nacional de Arte Contemporânea (1911), sucedendo a Carlos Reis.

Nenhum comentário: