contador de visitas

free web counter

terça-feira, novembro 18, 2008

PRÉMIO INTERNACIONAL PARA O PORTUGUÊS ADALBERTO ALVES

.
O PORTUGUÊS ADALBERTO ALVES
FOI AGRACIADO COM O PRÉMIO
SHARJAH 20O8 PELA UNESCO


Escritor Adalberto Alves distinguido pela UNESCO


O escritor português Adalberto Alves foi distinguido com o prémio Sharjah 2008 para a cultura árabe, atribuído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
De acordo com um comunicado da UNESCO, o prémio, também atribuído ao professor egípcio Gaber Asfour, será entregue aos dois laureados numa cerimónia a realizar na sede da UNESCO, em Paris, a 17 de Novembro.

O prémio Sharjah, no valor de 30 mil dólares (22 mil euros) para cada vencedor, foi criado em 1998 com fundos oferecidos pelo Emirado de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, por proposta do xeque sultão Bin Mohamed Al-Oassimi. O objectivo do prémio é distinguir personalidades, grupos ou instituições que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento, a difusão e a promoção da cultura árabe no mundo e também a preservação e revitalização deste património cultural.

Atribuído pela primeira vez em 2001, o prémio Sharjah tem distinguido sempre duas personalidades, uma do mundo árabe e outra de um país não árabe, como acontece este ano com o português Adalberto Alves.

José Adalberto Coelho Alves, 69 anos, advogado, é presidente do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves. O seu interesse pela cultura muçulmana levou-o a estudar Língua Árabe na Universidade Nova de Lisboa, encontrando-se ligado a diversas instituições, entre as quais se pode destacar a Fundação da Memória Árabe, o Centro Português de Estudos Islâmicos e a Academia de Altos Estudos Ibero-Árabes.

Entre os livros de poesia, contos e ensaios que publicou incluem-se títulos dedicados ao mundo árabe: «O Meu Coração é Árabe», «Arabesco - da Música Árabe e da Música Portuguesa», «Al-Mu'tamid/ Poeta do Destino» e «Ibn'Ammâr Al-Andalusi - O drama de um poeta».

Nenhum comentário: