contador de visitas

free web counter

sexta-feira, novembro 07, 2008

TERRAS BRASILEIRAS - VIAMÃO

.
O NOSSO BLOGUE ESTÁ NESTE
MOMENTO SENDO ACESSADO
POR UM CYBER VISITANTE
FR VIAMÃO - RS

VAMOS PRESTGIGIAR VIAMÃO
E CONVIDAR O NOSSO VI-
SOTANTE A MANDAR UM
EMAIL A DAR-SE A CO-
NHECER E A REVELAR
UM POUCO MAIS DA SUA
TERRA.

Viamão


Fundação 14 de Setembro de 1741

Estado Rio Grande do Sul
Distância até a capital 10 quilômetros
População 257.844 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 169,5 hab./km²
Altitude 111 metros
Clima subtropical Cfa

Viamão é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É o maior município em extensão territorial da mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e da microrregião de Porto Alegre.

IGREJA MATRIZ DE VIAMÃO


História
No século XVIII a região do atual estado do Rio Grande do Sul deixou de ser uma zona de passagem entre Laguna e a Colônia do Sacramento (atual cidade de Colônia no Uruguai). Vários colonizadores se fixaram nas terras propícias à pecuária e ao plantio.

No ano de 1725, Cosme da Silveira, filho de António Silveira de Ávila, natural do Concelho da Calheta, ilha de São Jorge, Açores, Portugal Capitão-mor da referida localidade da Calheta, na ilha de São Jorge, integrou a frota de João de Magalhães nomeado capitão pelo seu sogro Francisco de Brito Peixoto. Instalou-se nas cercanias do atual município de Viamão. Outro marco foi a chegada e fixação de residência de Francisco Carvalho da Cunha, em 1741, no sítio Estância Grande, onde foi erguida a capela da Nossa Senhora da Conceição.


Matriz de N. S. da ConceiçãoA partir dos primeiros colonizadores, a chegada dos açorianos deram o impulso definitivo no povoamento da região. Em 1747 foi elevada à categoria de freguesia. Com a invasão castelhana de 1766 houve a necessidade da instalação da sede do governo da capitania. Viamão conservou-se sede do governo até 1773. Nesta época, a sede foi transferida para Porto dos Casais (atual Porto Alegre). No ano de 1880, separou-se de Porto Alegre para tornar-se sede do município.

Em 1889, com o advento da República e a dissolução das Câmaras Municipais como sede do poder executivo local (municipal), é eleito seu primeiro prefeito, o Tenente-Coronel Tristão José de Fraga, que anteriormente já era o presidente da supracitada Câmara Municipal. Seu segundo prefeito será o Coronel Felisberto Luiz de Barcellos.

A importância econômica da região, por ser sede das primeiras estâncias de criação de gado, originou-se daí o comércio e transporte da carne de gado (charque) e couro para Laguna e São Paulo. As três rotas comerciais da época iniciavam-se onde é hoje o município de Viamão, conhecida como o Caminho do Viamão. A principal delas, a Estrada Real, saía dali e passava por Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Itararé, chegando a Sorocaba. Outra rota era através do litoral até Laguna.

A origem provável do nome Viamão é controversa, a versão mais comum é de que a partir dos morros da região, e do topo da igreja matriz, é possível se avistar o rio Guaíba e seus cinco rios afluentes: Jacuí, Caí, Gravataí, Taquari e rio dos Sinos, que formam uma mão aberta. Daí a frase: "Vi a mão".


[ Geografia

Hidrografia
É um município que conta com as águas do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos. Possui muitos lagos, um deles, o Lago Tarumã, está praticamente abandonado pela administração. Conta também com a Barragem do Saint Hilaire, o lugar de onde sai a água para o Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.


Ecologia
Possui rigorosa legislação ambiental. Nela existe o Parque Saint-Hilaire, com mananciais de água não poluída e exuberante vida selvagem, não obstante a proximidade de grande região urbanizada. O parque, com a pressão populacional da área nas últimas décadas, vem sendo ameaçado na sua integridade. Seu nome homenageia o famoso viajante e pesquisador Auguste de Saint-Hilaire, que passou pelo Rio Grande do Sul no século XIX, descrevendo aspectos naturais e costumes regionais. É atribuída à ele a seguinte frase, referindo-se ao clima : "Neste Estado não há viventes, só há sobreviventes."

Um comentário:

TURISMO VIAMÃO RS disse...

TURISMO:
VIAMÃO UMA DESCOBERTA
Muitos, tem Viamão como uma cidade dormitória, uma cidade com grandes problemas.
Quando se fala em desenvolvimento, vemos viamonenses descontentes e reclamando o tempo todo.
Vemos também jornais circulando falando mal da cidade e elogiando outras cidades.
Políticos votando contra projetos relevantes para cidade só para satisfazer seus companheiros, partidos.
Portanto, vemos um certo grupo de militantes contra oque é mais importante, a sua própria cidade.
Poderíamos abordar vários ítens para o desenvolvimento como;Apostar nos potenciais da cidade, buscar recursos, montar projetos, criar ongs ou mesmo juntar todos estes políticos e mandar de avião para bem longe curtir férias e deixar quem quer trabalhar nos seus lugares;
Porque Viamão é uma cidade abençoada com a melhor água para beber, para se banhar, melhor ar, belezas inigualáveis, ao lado da metrópole, perto de tudo e tudo para dar certo;amém;
CARLA ROSANE UMA APAIXONADA;

Grata por sua atenção.
Orkut: Professora Carla Rosane
Fone: (51) 9679.7122
MSN: cursodemodelo@hotmail.com

olha o síte de turismo viamão;

http://turismoviamao.coolpage.biz/
olha o vídeo;
http://youtu.be/Te5R_Fgz2F8