contador de visitas

free web counter

sexta-feira, março 18, 2011

bandas portuguesas - OS DEOLINDA

.
OS DEOLINDA SÃO UMA BANDA
PORTUGUESA NA CRISTA DA
ONDA.




Deolinda é um grupo de música popular portuguesa (MPP), inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais.


Biografia

O projecto musical surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (ex-Bicho de 7 Cabeças) convidaram a prima, Ana Bacalhau, então vocalista dos Lupanar, para cantar quatro canções que tinham escrito. Após perceberem que a voz da prima se adequava na perfeição às rimas e melodias por eles criadas, convidaram também José Pedro Leitão, contrabaixista dos Lupanar (actual marido de Ana Bacalhau), para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda.

O tema "Contado Ninguém Acredita" foi incluído na compilação Novos Talentos de 2007, lançado pelas lojas FNAC.

Em 21 de Abril de 2008 [3], foi lançado o disco de estreia, Canção ao Lado. Desde então, em finais de Outubro de 2008, chegou à sua posição cimeira, o 3º lugar, do Top Oficial da AFP,[4] a tabela semanal dos 30 álbuns mais vendidos em Portugal, tendo saído (e reentrado) por duas vezes nos primeiros tempos, ficado um total de quatro semanas fora desta tabela.

Em Outubro de 2008 [5], o disco Canção ao Lado tornou-se "disco de ouro". Em Dezembro de 2008 [3], tornou-se "disco de platina".[6] Durante o ano de 2009, o disco "canção ao lado" atinge o galardão de dupla-platina, correspondente à venda de mais de 40 mil unidades. [7]

Em 2 de Março de 2009, o disco Canção ao Lado foi lançado no mercado europeu pela editora World Connection. Em Abril de 2009, entrou directamente para o 8º lugar da tabela de vendas discográficas World Music Charts Europe[8] e em Maio subiu ao 4º lugar dessa mesma tabela.

Ainda em Abril de 2009, o grupo deu início à sua primeira digressão europeia. Actuaram em diversos países, entre eles Holanda, Alemanha e Suíça, regressando a Portugal para diversos concertos em cidades como Porto, Braga e Barcelos.

O álbum Canção ao Lado ficou em 10ª lugar nas preferências dos ouvintes da rádio Antena 3, numa votação levada a cabo por esta estação em abril de 2009, na qual se perguntava qual seria o melhor álbum de música portuguesa editado entre 1994 e 2009, tendo como base uma lista de 100 álbuns lançados nesse período.

Em 23 de Abril de 2010 a banda estreou um novo álbum (Dois Selos e Um Carimbo) que teve como single de apresentação "Um Contra o Outro"

O seu segundo álbum, Dois Selos e Um Carimbo, entrou directamente para nº 1 do top de vendas português e recebeu o galardão de platina em Novembro de 2010. .

A canção Parva que Sou, estreada nos 4 concertos feitos nos Coliseus de Lisboa e Porto, em Janeiro de 2011, foi imediatamente considerada um hino de uma geração.
a GERAÇÃO RASCA que congrega jovens de esquerda e de direita. O grupo porem, descarta-se da colagem política

Formação ;Ana Bacalhau (voz) (2006-actualidade)
Luís José Martins (guitarra clássica, ukelele, cavaco, guitalele, viola braguesa e voz) (2006-actualidade)
Pedro da Silva Martins (composição, letrista, guitarra clássica e voz) (2006-actualidade)
José Pedro Leitão (contrabaixo e voz) (2006-actualidade)
[editar] Discografia[editar] Álbuns de estúdioCanção ao Lado (2008) (CD, iPlay / World Connection)
Dois Selos e Um Carimbo (2010) (EMI Music Portugal)
[editar] ParticipaçõesNovos Talentos (2007) com o tema "Contado Ninguém Acredita"
Feitiço de Amor - Banda Sonora (2008) com o tema "Fado Toninho"
Fado Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã! (2008) com o tema "Fado Toninho"
Elas, as Melhores Vozes Femininas Portuguesas (2009) com o tema "Clandestino"
Beginners Guide To Fado (2010) com o tema "Clandestino"

Distinções e prémiosEm 2009, venceram a categoria de "Melhor Revelação do Ano" da XIV Gala dos Globos de Ouro no dia 17 de Maio. Foram os vencedores no grupo de dos quatro intérpretes ou grupos com discos lançados e que se revelaram em 2008, grupo que incluía Classificados, Per7ume e Rita Redshoes.

Na mesma gala estavam ainda nomeados na categoria de "Melhor Grupo" (como um dos quatro melhores grupos portugueses com discos lançados em 2008) partilhando a honra com Da Weasel, Mesa e com os vencedores Buraka Som Sistema.

"Canção ao Lado", o álbum de estreia dos Deolinda, foi considerado pelo "Sunday Times" o terceiro melhor disco do ano de World Music. "Ana Bacalhau e os seus comparsas cruzam o sentimento do fado com a sensibilidade da pop, de olhos postos no quotidiano lisboeta. As canções são belíssimas", pode ler-se na edição de 6 de Dezembro da publicação britânica. Os Deolinda estão nomeados como uma das revelações do ano pela revista Songlines[16] Recorde-se que no Verão passado, o "Sunday Times" já se tinha referido ao registo, editado este ano nos EUA e em vários países da Europa, como "brilhante, absolutamente brilhante".

Ganharam o prémio "Best Newcomer", atribuído pela prestigiada revista inglesa Songlines, em Abril de 2010.

Ainda em 2010, o seu segundo álbum, "Dois Selos e Um Carimbo" foi considerado um dos 10 melhores álbuns de World Music, pelo Sunday Times e o Miami Herald aconselhou-o como uma das 10 melhores compras da música latina.

O seu concerto em Nova Iorque recebeu uma crítica positiva no prestigiado "Huffington Post".

Nenhum comentário: