.
Teolinda Gersão (Coimbra, 1940) é uma escritora e professora universitária portuguesa.
Estudou Germanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tuebingen e Berlim, foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa,onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada até 1995. A partir dessa data passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.
Além da permanência de três anos na Alemanha viveu dois anos em São Paulo (reflexos dessa estada surgem em alguns textos de Os Guarda-Chuvas Cintilantes,1984), e conheceu Moçambique, cuja capital, então Lourenço Marques,é o lugar onde decorre o romance de 1997 A Árvore das Palavras.
Escritora residente na Universidade de Berkeley em Fevereiro e Março de 2004, esteve presente na Feira do Livro de Frankfurt em 1997 e 1999 e, entre outros prémios literários, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu romance A Casa da Cabeça de Cavalo (1995), os Prémios de Ficção do Pen Clube pelos livros O Silêncio (1981) e O Cavalo de Sol (1989)e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco por Histórias de Ver e Andar (2002).
OBRAS PUBLICADAS
Silêncio
Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo (1982)
História do Homem na Gaiola e do Pássaro Encarnado
Os Guarda-Chuvas Cintilantes
O Cavalo de Sol (1984)
A Casa da Cabeça de Cavalo
A Árvore das Palavras
Os Teclados
Os Anjos
Histórias de Ver e Andar
O Mensageiro e Outras Histórias com Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário