contador de visitas

free web counter

quarta-feira, julho 06, 2011

CAMAQUÃ, RIO GRANDE DO SUL

.
PORQUE NOS ACESSAM DIARIAMENTE
DE CAMAQUÃ,NO ESTADO DO RIO
GRANDE DO SUL, VAMOS PRESTIGIAR
AQUELA CIDADE BRASILEIRA

Camaquã

Municípios limítrofes



São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, São Lourenço do Sul, Lagoa dos Patos, Arambaré, Sentinela do Sul, Dom Feliciano, Amaral Ferrador, Cristal e Chuvisca

Distância até a capital
123 km

Camaquã é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.


Localiza-se a uma latitude 30º51'04" sul e a uma longitude 51º48'44" oeste, estando a uma altitude de 39 metros. Sua população estimada em 2004 era de 63 128 habitantes. Pertence à Microrregião de Camaquã.

O município de Camaquã está localizado na Serra do Sudeste (Encosta da Serra do Sudeste); faz parte da Região Centro-Sul; localiza-se a 30º51' minutos de latitude Sul e 51º e 48' de longitude Oeste, situando-se à margem esquerda da Laguna dos Patos e à margem esquerda do Rio Camaquã, hoje município de Cristal (ex-distrito de Camaquã), distante 127 km da Capital do Estado - Porto Alegre, e 152 km de Pelotas. No km 362 da BR-116.

O município conta com as águas do Rio Camaquã,do Arroio Duro e ainda é banhado pela Laguna dos Patos onde se localiza um belo balneário, conhecido pelos camaquenses como Areal ou como IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), pois lá existe uma unidade desativada dessa instituição.

A Barragem do Arroio Duro

A barragem do Arroio Duro, além de ser grande ponto turístico por sua beleza, constitui também um importante marco para a economia da região, com 170 milhões de metros cúbicos de água acumulada para irrigar a área de 50.000 has de terras fertilíssimas, onde o índice de produtividade média é excepcional.

Barragem Passo do Maria Ulguim

Em 2008 iniciaram as obras da Barragem do Passo do Maria Ulguim, que além de aumentar a proteção contra enchentes, irá aumentar a capacidade de água acumulada.

Dados Gerais
Área territorial - 1.680 km²
Área urbana - 77,95%
Área rural - 22,05%
População - 63.128 habitantes
Masculina - 49,68%
Feminina - 50,32%

História

A região onde atualmente está localizado Camaquã já era conhecida desde os tempos coloniais de 1714. Por volta de 1763 diversos casais açorianos foram descendo para o Sul, localizando-se na margem esquerda do Estuário Guaíba e da margem direita da Lagoa dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o Rio Camaquã.

O povoamento da região foi despertado pelo interesse religioso e pecuário. A população cresceu com a vinda dos imigrantes: portugueses, franceses, poloneses, alemães, espanhóis, negros e com os já donos desta terra os irmãos indígenas. Constava do extenso território da Freguesia do Triunfo, as sesmarias do Cordeiro, do Duro e do Cristal de propriedade do Capitão Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves, que ao doar terreno na atual localidade da Capela Velha, 8º distrito requereu autorização para fundar a Capela Curada de São João Batista de Camaquã.

Em 9 de dezembro de 1815 foi concedida a licença para a criação da capela. Esta é a primeira data oficial consolidando a criação de uma comunidade. É, portanto, seu fundador, segundo pesquisas do historiador Luis Alberto Cibilis, o Capitão Joaquim Gonçalves da Silva, doador do primeiro terreno para construção da Capela e o requerente da provisão que a criou. Embora haja uma corrente que atribua a filha do Capitão Joaquim, que doou o terreno onde ainda encontra-se a Igreja e dos terrenos ao redor desta (a primeira capela não serviria para sede do município por ser desprovida de recursos hídricos)como a real fundadora da cidade, haja vista que foi o local definitivo de sua instalação. A 19 de abril de 1864, a Lei Municipal nº 569 cria o município de São João Batista de Camaquã. Camaquã possui também a riqueza de fatos históricos decorrentes do período da Revolução Farroupilha (1835-1845).

Como destaque os heróis como o general Bento Gonçalves, o general Antônio de Souza Netto, proclamador da República Rio-Grandense, André Pacheco e o Revolucionário Italiano Giuseppe Garibaldi com sua fiel e brava companheira Anita Garibaldi.

Camaquã também é a terra natal de José Antônio Netto, conhecido como General Zeca Netto, um líder maragato da Revolução de 1923 que em luta contra os chimangos de Borges de Medeiros, manteve sob seu domínio a cidade de Pelotas, com grande apoio popular, durante seis horas. Zeca Netto tinha como ídolo militar seu tio General Netto.
Origem do nome

Dentre os diversos significados dados ao município de Camaquã o mais adequado segundo o autor Antonio Cândido Silveira Pires é o de rio correntoso ou rio forte. Camaquã vem de Icabaquã e na língua tupi-guarani, onde "I" significa rio, água e "Cabaquã" quer dizer velocidade, correnteza. O Rio Camaquã cruza a região, sendo a origem do nome do município.

Nenhum comentário: