contador de visitas

free web counter

domingo, julho 10, 2011

O CHORINHO E O SAMBA INVADIRAM LISBOA, no TEATRO DO BAIRRO

.
O TEATRO DO BAIRRO, É UMA
NOVA SALA QUE ABRIU EM
LISBOA, NO CORAÇÃO DO
BAIRRO ALTO, E AOS SEGUN-
DOS SÁBADOS DE CADA MÊS
TRAZ O CHORINHO E O SAMBA
À NOITE DA CAPITAL

.
POIS É, E O NOSSO BLOG RECOMENDOU
UMA IDA ATÉ LÁ PARA CURTIR
AO VIVO UMA NOITE DE CHORINHO
BEM BRASILEIRO.


E também disse que ia lá estar .
E esteve...


O enorme espaço ,que já foi o local onde o jornal Record e outros foram editados, durante muitos anos, hoje transformado em multi usos de teatro,cinema,espaço de baile e dança, encheu-se dos sons tropicais do chorinho e do samba, e de gente bonita e divertida e disponível para ser feliz numa noite louca.

Já aqui havia dito que ..
.."O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de rodas de choro ou regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado, alegre e ricamente sincopado, caracterizado por sutis modulações e pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.

..é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.

Surgiu provavelmente em meados de 1870, no Rio de Janeiro, e nesse início era considerado apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros, que eram populares naquele tempo, como os europeus xote, valsa e principalmente polca, além dos africanos como o lundu.
Alguns dos chorões mais conhecidos são Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. Alguns dos choros mais famosos são
"Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu
"Brasileirinho", de Waldir Azevedo
"Noites Cariocas", de Jacob do Bandolim
"Carinhoso" e "Lamento" de Pixinguinha
"Odeon", de Ernesto Nazareth


A história do Choro provavelmente começa em 1808, ano em que a Família Real portuguesa chegou ao Brasil.Com a corte portuguesa vieram instrumentos de origem européia como o piano, clarinete, violão, saxofone, bandolim e cavaquinho e também músicas de dança de salão européias, como a valsa, quadrilha, mazurca, modinha, minueto, xote e principalmente a polca, que viraram moda nos bailes daquela época. Esta última foi apresentada ao público em Julho de 1845.

A reforma urbana, os instrumentos e as músicas estrangeiras, juntamente com a abolição do tráfico de escravos no Brasil em 1850, podem ser considerados uma "receita" para o surgimento do Choro, já que possibilitou a emergência de novas classes sociais: operários, funcionários públicos (isto é, carteiros, telegrafistas, trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil), instrumentistas de bandas militares e pequenos comerciantes, geralmente de origem negra, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Essas pessoas, sem muito compromisso, passaram a formar conjuntos para tocar de "ouvido" essas músicas, que juntamente com alguns ritmos africanos já enraizados na cultura brasileira, como o batuque e o lundu, passaram a ser tocadas de maneira abrasileirada pelos músicos que foram então batizados de chorões."


Deixemos o enquadramento histórico e mergulhemos na noite do Teatro do Bairro:

No telão imagens aéreas fantásticas dum Rio de Janeiro lindo de morrer, e dos ícones da cidade maravilhosa, como o Maracanã, a virtuose do Pelé, os gritos da torcidas do Flamengo, Vasco,Flu e Fogão, dos fantásticos bumbuns das mulatas do Sargentelli, os passes de sambistas consagrados , dos morros, do espirito brasileiro.



No palco os músicos dos "Democratas do Samba" ,que com seus instrumentos,

vozes ,requebros e melodia, conclamaram a sala a se misturar com os chorinhos e os sambas .



Logo,logo, os pares riscaram a pista com vistosos e improvisadas coreografias expontâneas ,que mais não foram




que convites a que ninguém ficasse sentado.


e ninguém parou, pois, pela madrugada dentro.

O BLOG LUSO CARIOCA convida os seus leitores, brasileiros a viver e trabalhar em Portugal, e portugueses que se amaram nos ritmos do Brasil,a visitar todas os segundos sábados de cada mês, o TEATRO DO BAIRRO ,onde vão poder curtir o chorinho ,o samba e o clima de curtição puro, que aqui vos mostro

Nenhum comentário: