contador de visitas

free web counter

segunda-feira, janeiro 30, 2012

SÃO CARLOS , ESTADO DE SÃO PAULO

.
São Carlos (São Paulo)



São Carlos (a partir de cima, esquerda): Catedral de São Carlos, UFSCar, P-47D Thunderbolt e Demoiselle 22 (do Museu Asas de um Sonho), Estação Ferroviária de São Carlos, Parque da Chaminé, Escola Álvaro Guião e um panorama da cidade.


Distância até a capital
231 km[2]

São Carlos é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, próximo de seu centro geográfico, e a uma distância rodoviária de 231 quilômetros da capital paulista. Com uma população recenseada em 221.936 habitantes (IBGE/2010), distribuídos em uma área total de 1.141 km², é a 13.ª maior cidade do interior do estado em número de residentes.



A cidade é um importante centro regional industrial , com a economia fundamentada em atividades industriais e na agropecuária (neste setor, destaca-se a produção de cana-de-açúcar, laranja, leite e frango). Servida por vários sistemas rodoviário e ferroviário, São Carlos conta com uma unidade comercial da multinacional Suíça Leica-Geosystems e com unidades de produção de algumas empresas multinacionais, dentre as quais a Volkswagen , Faber-Castell (a subsidiária são-carlense é a maior do grupo em todo o mundo, produzindo 1,5 bilhão de lápis por ano) , Electrolux Tecumseh e Husqvarna . Algumas unidades de produção de empresas nacionais, dentre as quais Toalhas São Carlos , Tapetes São Carlos , Papel São Carlos , Prominas Brasil Opto Eletrônica e Latina .

Atendendo às necessidades locais, e, em certos aspectos, regionais, há uma rede de comércio e serviços distribuída em lojas de rua, postos de conveniência e um shopping center da rede Iguatemi. No campo de pesquisas, além das universidades, estão presentes no município dois centros de desenvolvimento técnico da Embrapa.

Os dois campi da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), além de outras duas instituições de ensino superior particulares, o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e as Faculdades Integradas de São Carlos (FADISC), tornam intensa a atividade universitária no município, que conta com uma população flutuante de mais de vinte mil graduandos e pós-graduandos , boa parte atraída de outras cidades e estados.


Conde do Pinhal, um dos fundadores de São Carlos.
São Carlos foi fundado na segunda metade da década de 1850, por iniciativas de Antônio Carlos de Arruda Botelho (Conde do Pinhal) e Jesuíno José Soares de Arruda.

A data histórica de fundação é o dia 4 de novembro de 1857, dia de São Carlos Borromeu, padroeiro da cidade.

Em 1865, o povoado tornou-se vila, com o nome de São Carlos do Pinhal, e em 1880 foi elevada a cidade, desmembrando-se de Araraquara.

Sua denominação foi reduzida de São Carlos do Pinhal a São Carlos no ano de 1908 .

A cidade é conhecida pelo nome de "Cidade do Clima", devido ao clima seco e ameno. Hoje é conhecida como a "Capital da Tecnologia" .

Cidadãos Ilustres

Destacam-se: O humorista Ronald Golias (1929-2005), um dos pioneiros da televisão brasileira, o cantor Pardinho (1932-2001), da dupla Tião Carreiro & Pardinho e Diego Pila, conhecido na cidade como "Simprão", o único ainda vivo, mas que deixou a cidade para tentar a vida em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Grupos étnicos

Mais da metade da população é descendente de italianos, tanto que a cidade era conhecida na Itália como "Piccola Italia" . O restante é composta principalmente por descendentes de espanhóis, sírio-libaneses, portugueses, africanos, alemães, e japoneses, embora muitos tenham origem mista.

Etnias

O município, juntamente com Araraquara e outras 25 cidades, integra a Região Administrativa Central do estado, compreendendo uma população de cerca de um milhão de habitantes.
A cidade possui dois distritos: Santa Eudóxia fundada em 1933, ao nordeste, e Água Vermelha criada em 1948, ao norte do distrito-sede; e os sub-distritos: Ana Prado criado em 1959 e recriado como Bela Vista São-carlense em 1981, ao oeste, e Vila Nery criado em 1981, a leste do distrito-sede; estes dois últimos são conurbados com o distrito-sede. Atualmente o município está próximo de se conurbar com Ibaté.
O município possui uma área total de 1.141 km², sendo 67,25 km² de área urbana.
Limites de coordenadas: 37º Rumo nordeste
47º30´ e 48º30´ Longitude Oeste
21º30´ e 22º30´ Latitude Sul

Limites geográficos: Norte: Rincão 58 km, Luís Antônio 90 km, Santa Lúcia 52 km.
Sul: Ribeirão Bonito 33 km, Brotas 60 km, Itirapina 27 km.
Leste: Descalvado 35 km, Analândia 41 km.
Oeste: Ibaté 15 km, Araraquara 45 km, Américo Brasiliense 52 km

Nenhum comentário: