contador de visitas

free web counter

quinta-feira, janeiro 19, 2012

TAGUATINGA - TOCATINS

.
Taguatinga (Tocantins)


Arraias-Tocantins, Aurora do Tocantins-Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus-Tocantins e Luíz Eduardo Magalhãs-Bahia


Taguatinga é um município do estado do Tocantins, no Brasil.

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés etc.[6]

A partir do século XVIII, a região sudeste do atual estado de Tocantins foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras, atualmente, de importante património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão de obra escrava caracterizaram a colonização.

A cidade de Taguatinga, especificamente, teve a sua origem na Fazenda Brejo, no século XVIII. Em 1855, o povoado foi elevado à condição de vila. A comarca de Taguatinga só foi criada em 1918, com sede na Vila de Santa Maria de Taguatinga. Enfim, em 1948, foi criado o município de Taguatinga. O nome é derivado da palavra tabatinga, um barro branco que os antigos moradores usavam para caiar as paredes das casas, muito comum na região. A "terra das palmeiras", como é conhecida Taguatinga, ainda conserva seus casarões do século XIX.

[editar] Geografia

Localiza-se a uma latitude 12º24'14" sul e a uma longitude 46º26'10" oeste, estando a uma altitude de 634 metros, por causa deste fato, a cidade possui um clima mais ameno, relativamente frio para os parâmetros do Tocantins. Sua população é de 14 528 habitantes e possui uma área de 2 446,81 quilômetros quadrados (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2008).

Turismo

As belezas naturais são também marcas de Taguatinga. O município localiza-se em uma região montanhosa, de serras e morros com inúmeros rios de águas cristalinas, com quedas d'água de rara beleza, portal de entrada para o Tocantins dos estados de Goiás e Bahia. Todos os anos, a cidade recebe turistas atraídos pelas belezas naturais do município, como a Cachoeira do Registro, as grutas e as serras.

O caminho que segue para a Cachoeira do Registro exibe um cerrado exuberante, cercado por serras imponentes. Chegando à cachoeira, o turista se depara com uma área preservada. No descer das águas da cachoeira, outro espetáculo é o voar em círculos das andorinhas, que fazem uma espécie de balé. O lugar também é a morada das araras azuis. Na tranqüilidade do cenário, é possível ver várias delas voando ou cantando nos galhos das árvores retorcidas do cerrado.

Na divisa com a cidade de Aurora do Tocantins, a atração é o Rio Azuis. Dois olhos d´água que brotam num barranco e formam um lago com águas azuis-esverdeadas e que forma o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros, o rio Azuis deságua no Rio Sobrado.

Outra marca do município de Taguatinga, é a religiosidade do seu povo. Todos os anos, a cidade se prepara para os festejos de Nossa Senhora D'Abadia. São dez dias de extensa programação religiosa e cultural. Os preparativos são intensos e envolvem cerca de 150 pessoas e gastos que giram em torno de 150 000 reais. As Cavalhadas são o centro dos festejos.

Única cidade do Tocantins que preserva a tradição trazida por portugueses e espanhóis, Taguatinga encena a batalha das cavalhadas desde o início do século passado, apesar de algumas vezes interrompida, a tradição é responsável por atrair de milhares de turistas, vindos de várias cidades da região e também de Palmas, a capital do estado; cidades de Goiás, Bahia, Mato Grosso e também da capital federal

Nenhum comentário: