contador de visitas

free web counter

sábado, janeiro 21, 2006

CARLOS LACERDA

..
CARLOS LACERDA PASSOU DA ESQUERDA MILITANTE
DO PARTIDO COMUNISTA PARA A DIREITA PURA
E DURA, FOIU UMA FIGURA POLITICA CONTROVER-
SA DA HISTÓRIA DO BRASIL.

Carlos Frederico Werneck de Lacerda (1914-1977), jornalista e político carioca, membro da União Democrática Nacional - UDN, nasceu em 30 de abril de 1914 na cidade do Rio de Janeiro.

Foi governador do Estado da Guanabara e dono do jornal Tribuna da Imprensa.

Comunista na juventude, rompeu com o movimento em 1939, por considerar que tal doutrina levaria a "uma ditadura, pior do que as outras, porque muito mais organizada, e, portanto, muito mais difícil de derrubar".

Fundou em 1949 o jornal Tribuna da Imprensa.

Vítima de atentado em agosto de 1954, atribuiu-o ao governo de Getúlio Vargas, do qual era ferrenho opositor. Esse incidente foi ponto decisivo na crise que levou ao suicídio de Getúlio Vargas em 1954, sobretudo após o chefe da guarda pessoal do presidente, Gregório Fortunato, ter sido acusado pelo crime.

Opôs-se também ao governo de Juscelino Kubitschek, atacando, entre outras coisas, a construção de Brasília.


Apoiou inicialmente o golpe militar de 1964, porém se voltou contra ele em 1966, com a prorrogação do mandato militar que cancelou as eleições, para as quais pretendia concorrer. Passou a dirigir a Frente Ampla, movimento de resistência ao golpe, juntamente com João Goulart e Juscelino Kubitschek. Foi cassado em 1968 pelo regime militar.

Fundou a editora Nova Fronteira em 1965, que publicou importantes obras de autores nacionais e estrangeiros, inclusive o dicionário Aurélio desde 1975 até 2004.

Faleceu em 22 de maio de 1977, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: