contador de visitas

free web counter

sábado, junho 10, 2006

GOIÂNIA

,
O NOSSO BLOG CONTINUA
A DIVULGAR CIDADES
DO BRASIL.
HOJE FALAMOS SOBRE
A CIDADE DE GOIÂNIA.




SITUADA NO ESTADO DE GOIÁS

População
1.181.438 (IBGE — est. — 2005)
PIB
R$ 6,271 bi (Prefeitura — 2000)

Goiânia é a capital e maior cidade do Estado brasileiro de Goiás. O município foi fundada em 24 de Outubro de 1933, tendo sido elevada a município em 1935 para posteriormente substituir a Cidade de Goiás como capital do estado(1937). Sua população estimada em 2004 era de 1.181.438 habitantes.

A região metropolitana de Goiânia tem aproximadamentede 1.750.000 de habitantes, o que a torna a segunda cidade mais populosa da região Centro-Oeste, perdendo apenas para Brasília.

Goiânia, juntamente com a Capital Federal, do eixo Goiânia-Brasília, que apresenta uma das maiores concentrações populacionais e consumidoras do país, com mais de 6 milhões de habitantes numa estreita faixa de 200 quilômetros de extensão, tornando-se assim, o terceiro maior aglomerado populacional do Brasil.

Visão geral
Goiânia é uma cidade planejada e em 2005 a cidade foi considerada pela FGV a segunda melhor do Brasil em qualidade de vida. Seu urbanismo é marcado por centenas de praças floridas, ruas arborizadas, limpas e bem iluminadas. No centro da cidade se encontra um raro patrimônio Art Decó, o maior do país. Situada em uma região de topografia quase plana, Goiânia surge como um degrau de acesso às terras mais elevadas do Brasil Central.

Goiânia situa-se no coração do Brasil e praticamente equidistante de todos os outros estados brasileiros, tornando-se assim um centro estratégico da indústria e das telecomunicações. Impulsionada originalmente pela pecuária e pela agricultura, a economia do município apoia-se hoje principalmente no comércio, prestação de serviços e na indústria, sobretudo de alimentos, vestuário, móveis e mineração.

Goiânia é referência nacional em diversos ramos de especialidade, destacando-se sobremaneira as especialidades médicas como oftalmologia, neurologia, tratamento de queimaduras, além dos setores de engenharia e planejamento.

A cidade também tem um sistema viário dos mais eficientes do País e dispõe de boa rede de ensino pública e particular, com destaque para o ensino superior e profissionalizante, onde despontam a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Católica de Goiás (UCG) e inúmeras outras instituições de grande procura.

História
Foi o Art Déco que inspirou os primeiros prédios de Goiânia, nova capital do Estado de Goiás, projetada em 1935 por Atílo Correia Lima. O acervo arquitetônico de Goiânia é considerado um dos mais significativos do País. Construídos nas décadas de 40 e 50 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) pela portaria de número 507 em 18 novembro de 2003. Estão incluídos 22 prédios e monumentos públicos, o centro original de Goiânia e o núcleo pioneiro de Campinas (localidade que deu origem à capital de Goiânia).

Goiânia foi criada nos anos 30 deste século, durante o primeiro governo Vargas. Surgiu da necessidade de uma nova sede administrativa para o Estado de Goiás, que sinalizava novos tempos de crescimento econômico e populacional apoiado na evolução da pecuária e no processo gradativo de industrialização.

No final do século XVI a região virou notícia, com a descoberta de ouro pelos bandeirantes que adentravam o sertão desconhecido. Durante o século XVII Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, explorou o território em importantes expedições. Outros aglomerados foram então surgindo em função da mineração. O território é desmembrado de São Paulo, dando origem em 1824 à província de Goiás. Em 24 de Outubro de 1933, data em que se comemora o aniversário da cidade Pedro Ludovico Teixeira, nomeado interventor federal, assume a missão endossada pelo presidente Vargas de criar a nova capital.

Hoje a cidade está tomada pelos carros e orgulha-se de ter um dos melhores sistemas viários do País. Mas as filas enormes e silenciosas bicicletas ainda circulam pela memória dos moradores mais antigos, que guardam também com carinho as imagens de café Central na esquina de Anhanguera com a Rua 7, o Cine e Teatro Goiânia, o Grande Hotel, o Mercado Central, o Bar e Lanches Acapulco, o Automóvel Clube. E a Praça do Bandeirante, principal logradouro público goianense, lugar onde os mais saudosistas ainda podem ir reverenciar a estátua do Bartolomeu Bueno da Silva com sua bateia, e lembrar dos tempos românticos que

(elementos colhidos na Wilkipedia)

2 comentários:

Cairo Roberto Gontijo disse...

Esse seu artigo sobre Goiânia é uma cópia do que está escrito na Wikipédia.

Alberto Finotti Filho disse...

Goiânia já é a melhor cidade do brasil em qualidade de vida :)