contador de visitas

free web counter

quinta-feira, outubro 05, 2006

5 de Outubro de 1910,QUEDA DA MONARQUIA EM PORTUGAL

.
NESSE DIA 5 DE OUTUBRO DE 1910.
QUANDO SE DEU O TRIUNFO DA
REPÚBLIA EM PORTUGAL, O PRE-
SIDENTE DA RÉPUBLICA DO BRASIL
ERA NILO PEÇANHA.
.
Como se sabe , a Monarquia caiu no Brasil em 1890, 20 anos antes do trinfo da Republica em Portugal. Na ocasião o primeiro Presidente da Republica do Brasil foi DEODORO DA FONSECA.

Quando se deu o 5 de Outubro de 1910 em Portugal, o Presidente da Republiaca do Brasil era NILO PEÇANHA:


Nilo Procópio Peçanha (Campos dos Goytacazes, 2 de outubro de 1867 — Rio de Janeiro, 31 de março de 1924) foi um político brasileiro. Assumiu a presidência da república após o falecimento de Afonso Pena, em 14 de junho de 1909, e governou até 15 de novembro de 1910.

Terminou os estudos preliminares em sua cidade. Estudou Direito em São Paulo e depois no Recife, onde se formou. Participou das campanhas abolicionista e republicana. Iniciou sua vida política ao ser eleito para a Assembléia Constituinte em 1890. Em 1903 foi sucessivamente senador e presidente do estado do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo até 1906 quando foi eleito foi vice de Afonso Pena. Em 1909, com a morte deste, assumiu o cargo de presidente.

Seu governo foi marcado pela agitação política em razão de suas divergências com Pinheiro Machado, líder do Partido Republicano Conservador. Graças à campanha civilista, os conflitos entre as oligarquias estaduais se intensificaram, sobretudo Minas Gerais e São Paulo. Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e inaugurou no Brasil o ensino técnico. Passou pela crise da Primeira Guerra Mundial e iniciou o saneamento básico da Baixada Fluminense.

Ao fim do seu mandato, retornou ao Senado e em dois anos depois foi novamente eleito governador do Estado do Rio de Janeiro. Renunciou a este cargo em 1917 para assumir a pasta de Relações Exteriores. Em 1918 foi novamente eleito senador e em 1921 encabeçou a chapa do Movimento Reação Republicana, que tinha como objetivo contrapor o liberalismo político contra a política das oligarquias estaduais.

Faleceu em 1924, no Rio de Janeiro, afastado da vida política

COMO OCORREU A QUEDA DA MONARQUIA EM PORTUGAL
.CAÍU A MONARQUIA, VIVA A REPÚBLICA

OS REVOLTOSOS TIVERAM O APAIO DO POVO DE LISBOA

5 de Outubro de 1910

As movimentações militares da revolução do 5 de Outubro iniciaram-se no dia 3 de Outubro pelas 3 da madrugada. Foi nessa altura que os soldados da Infantaria 16 se instalaram no cimo da Avenida da Liberdade onde se juntaram as baterias do Regimento de Artilharia 1. Nessa zona instalar-se-ia o quartel-general dos revolucionários chefiados pelo comissário naval Machado Santos.

A marinha aderiu imediatamente à revolta tendo-se juntado outros militares de baixa patente de ideais republicanos. Os navios Adamastor e São Rafael prepararam-se para o bombardeamento ao Palácio das Necessidades, que se veio a efectura no dia seguinte. Não obstante a oposição do cruzador D. Carlos, as operações navais rapidamente foram controladas.

Entretanto, mal se soube do início das operações, registou-se uma grande agitação entre a população que rapidamente se prestou a ajudar os revoltosos. Há que salientar neste aspecto a acção da Carbonária que desempenhou um papel importante no sucesso do golpe militar.

As tropas terrestres tinham-se instalado na Rotunda onde sofriam um forte bombardeamento das forças monárquicas. Na madrugada do dia 4 a situação dessas tropas podia considerar-se desesperante, chegando ao ponto do capitão Sá Cardoso admitir a hipótese de depôr as armas. Todavia Machado Santos não se conformou com a situação dizendo que preferia morrer a entregar as armas. Foi a tenacidade deste homem que possibilitou um autêntico volte-face na situação. No dia seguinte ele escrevia: "Tenho a honra de comunicar que as forças do meu comando, acampadas na Rotunda da Avenida, venceram as tropas monárquicas. Escusado será lembrar o que foram para as forças que tive a honra de comandar essas horas terríveis de luta de um contra dez. " (Relatório do comandante Machado Santos ao Governo Provisório).

O ataque de um grupo de marinheiros chefiados pelo comissário Mariano Martins ao Rossio, onde se encontrava o general Gorjão, comandante da 1.ª divisão viria a revelar-se decisivo na vitória das forças republicanas, pois veio diminuir os ataques sobre a Rotunda.

ROSSIO OCUPADA PELAS TROPAS REPUBLICANAS VITORIOSAS

Assim, às 9 horas da manhã do dia 4 de Outubro, Paiva Couceiro, o general-chefe das forças monárquicas assinou a acta da rendição. Na manhã de 5, a República foi proclamada na Câmara Municipal de Lisboa. Ao meio-dia a Revolução estava consumada.

Na tarde desse dia o rei D. Manuel acompanhado pelas rainhas D. Amélia e D. Maria Pia, embarcava na Ericeira, a bordo do iate Amélia rumo a Gibraltar. Daí, seguiu para Inglaterra, a sua morada definitiva.

Nenhum comentário: